sexta-feira, 11 de abril de 2014

MORRE ATOR QUE ATUOU NA ASSOCIAÇÃO RAIMUNDA DANTAS EM APODI


Tristeza na Associação Raimunda Dantas de Apodi. Faleceu hoje o ator Aluísio (conhecido Luy).

Alguns momentos ficaram registrados na Associação e na memória de muita gente, que assistiu a alguns espetáculos que participou no adro da Igreja Matriz de Apodi. Isso mesmo, em aqui em nossa terra Apodi, ele deixa um bom legado de plena participação cultural, artística e de amizade. Muitas pessoas foram felizes nos bons e nos maus momentos em que Luy esteve em nossa cidade... No momento de partida, todos da Associação ficam na saudade, lembrando dos melhores momentos vividos dentro e fora da entidade. A Associação Raimunda Dantas diz, obrigado pela sua colaboração, encenação, carinho, coragem, luta e principalmente o amor, que transmitiu nas montagens. Você foi um grande e precioso amigo! Vá em paz Luy e aqui estaremos sempre a orar por você e olhar por você. Fique na luz de Deus amigo!

Descanse em paz!


Pesquisa aponta déficit de professores nas escolas estaduais de Natal

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) constatou que o déficit de professores na rede estadual de educação ainda é grande. Nas 25 escolas onde foram aplicados questionários, 80% registra falta de até cinco docentes. A estratégia da Secretaria Estadual de Educação e Cultura de encaminhar professores temporários foi criticada por alguns entrevistados. De acordo com o IDE muitos disseram que os profissionais são encaminhados para o horário não ficar vazio, mas não criam vínculos com as escolas.

Matemática permanece como sendo a disciplina de maior dificuldade para completar o quadro de docentes, com déficit em 32% das escolas. Já as disciplinas de Física e Biologia já não aparecem mais entre as com o maior déficit de mestres em salas de aulas. O noturno é o turno com o índice mais baixo (23%) de déficit de professores. Uma hipótese é de que professores concentram bem mais as suas atividades, durante o dia, em escolas particulares, já o turno vespertino sofre com a falta de quase 50% dos professores que as escolas têm carências.

Em 2013, a ausência de professores se revelou bastante acentuado. Numa das escolas pesquisadas chegou a 15 profissionais. Entre as unidades entrevistadas, 61% informaram ter convivido com o déficit de professores durante todo ano letivo, o que se considera bastante preocupante, enquanto 17% das escolas informaram que o déficit de professores foi inferior a um semestre, menor tempo na escala trabalhada.

O levantamento constatou, ainda, que, em 2013, 72% das escolas chegaram ao final do ano com falta de professores, o que gerou dificuldades para finalizar o ano letivo. Em mais da metade das escolas com ausência de professores, para os diários de classe serem finalizados, as escolas, por meio de coordenadores ou outros profissionais, orientaram trabalhos para os alunos realizarem e as notas serem lançadas nos diários e em 18% das escolas professores foram encaminhados no final do ano e também se limitaram à orientação de trabalhos e lançamento de notas. Quanto aos revezamentos de turmas, apontados por 9% das escolas, os prejuízos são incalculáveis, pela diminuição do tempo de aulas. Entre outras estratégias, registrou-se: alunos que ficaram em dependência; alunos foram considerados aprovados; mesmo aposentada, a professora voltou à escola e concluiu o trabalho.

O relatório do estudo, que será entregue à SEEC e ao Ministério Público, aponta algumas recomendações: que se proceda para a contratação imediata de professores para as disciplinas que estão em aberto; que as escolas, por meio dos conselhos escolares, exerçam pressão e exijam o quadro completo de professores para que possam cumprir as suas missões, apresentando os resultados desejados por todos; que ocorra a explicitação, à luz da normativa legal vigente, do quadro de professores ativos do Estado e os respectivos órgãos de lotação; que se disponibilize todas as informações sobre os déficit de professores nas escolas estaduais de todos os municípios do RN, considerando que a Secretaria de Educação tem divulgado o potencial dos sistemas de gerenciamento online que implantou e que o Ministério Público atue para garantir o direito da população, sobretudo crianças e adolescentes, à educação.


*TN.

BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS EM TODO O RN



Per.: das 7:00hs de 10/04/2014 às 7:00hs de 11/04/2014

No. Postos Existentes: 197 No. Postos sem Contato: 91

No. de Postos com Chuva: 46 No. de Postos sem Chuva: 60

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Martins(Particular) 69,0

Patu(Particular) 55,0

Frutuoso Gomes(Emater) 35,0

Janduis(Emater) 28,8

Messias Targino(Prefeitura) 26,0

Luis Gomes(Delegacia) 25,0

Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 25,0

Parana(Emater) 22,3

Marcelino Vieira(Emater) 17,0

Vicosa(Prefeitura) 15,0

Portalegre(Particular) 13,3

Piloes(Prefeitura) 12,6

Coronel Joao Pessoa(Emater) 12,0

Rafael Fernandes(Emater) 12,0

Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 12,0

Pau Dos Ferros(Particular) 10,0

Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 10,0

Jose Da Penha(Emater) 9,5

Venha Ver(Emater) 9,0

Assu(Emater/st. Casa Forte) 7,3

Jucurutu(Emater) 6,2

Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 5,6

Agua Nova(Prefeitura) 5,0

Tibau(Prefeitura) 4,2

Sao Miguel(Emater) 3,5

Assu(Particular) 1,4

Campo Grande(Particular 2) 1,2

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Santana Do Serido(Emater) 45,0

Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 43,0

Caico(Acude Mundo Novo-emparn) 35,0

Angicos(Prefeitura) 23,6

Fernando Pedroza(Emater) 21,9

Florania(Sitio Jucuri) 20,0

Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 12,2

Caico(Emater) 7,8

Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 7,5

Florania(Inemet) 4,6

Sao Joao Do Sabugi(Emater) 4,5

Tenente Laurentino Cruz(Emater) 1,3

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Varzea(Prefeitura) 5,0

Jacana(Emater) 2,9

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Extremoz(Emater) 9,4

Natal 6,2

Parnamirim(Emater) 3,8

Maxaranguape(Particular) 1,5

Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 0,5

COMO SE ENCONTRA A UNIDADE MÓVEL ODONTOLÓGICA DE APODI

Apodi que estar se '' vendo e que hoje temos '' não é a cidade que '' queremos '' mais uma ''ação'' parada na atual gestão 2013, essa ambulância servia para levar pacientes todos os dias para Natal/RN e hoje encontra-se abandonada se degradando com '' sol e chuva ''.
 

PROCESSO SELETIVO INSTRUTOR DE LIBRA

Os interessados em concorrer ao processo Seletivo para Instrutor de Libras, comparecer à 13ª DIRED munidos da documentação necessária listada a baixo, até o dia 22 de Abril:
  • Currículo
  • Informações pessoais e bancárias

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO DANTAS RECEBE VISITA IMPORTANTE

Diretor do Antônio Dantas disse: recebemos nesta manhã em nossa Escola a coordenadora da SUASE da SEEC a professora NEIDE, a professora da UFRN INGRID como também as alunas de nutrição LUMILA FREIRE e RENATA PESSOA, que juntas fizeram uma pesquisa para o projeto ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. 

ESTUDANTES DO SÍTIO PONTA 2, PERCORREM 2 KM A PÉ PARA PEGAR O ÔNIBUS

Isso mesmo! Os estudantes do Sítio Ponta 2 estão sendo prejudicados, pois precisam fazer uma caminhada de 2 Km para pegarem o transporte escolar. Com as chuvas caídas nos últimos dias, a estrada de acesso à comunidade do Sítio Ponta 2, está intrafegável para o ônibus que transporta os alunos para a cidade.

A Rosa pode botar a "boca no trombone"...

Se houver veto pelo Democratas a candidatura à reeleição da governadora do Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não vai ficar calada.
Vai contar toda a história de sua trajetória do seu governo e o que fizeram os seus ex-aliados que agora querem crucificá-la.
Pelo menos é isso que corre nos bastidores...

Governo Federal reconhece situação de emergência de 159 municípios do RN

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência dos 159 municípios do Rio Grande do Norte atingidos pela seca. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 10, e assinada pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. O reconhecimento por parte da União é importante, pois garante o envio de recursos ao Governo do Estado para as ações de combate à estiagem.

A portaria publicada tem como base o decreto estadual de 24 de março de 2014, quando o Executivo confirmou quadro de gravidade no abastecimento de água em 159 municípios, o que representa 95% dos municípios potiguares.

Os oito municípios que não estão em estado de emergência são Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macau, Goianinha, Maxaranguape e Rio do Fogo.

OAB sugere melhorias para a segurança do Estado

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Norte, entregou ontem 10, à governadora Rosalba Ciarlini, uma pauta que sugere melhorias no sistema de segurança pública do Estado.

A entrega do documento aconteceu durante o movimento #Basta de Violência no RN - organizado por representantes da OAB e sociedade civil. A expectativa é reunir dezenas de pessoas vestidas de branco para protestar contra o aumento dos índices de criminalidade.

O manifesto teve início às 10h em frente à Governadoria, no Centro Administrativo do Estado. 


*Carlos Skarlack.

MAESTRO JANILSON DE CARVALHO FAZ AGRADECIMENTOS PELA HOMENAGEM DA BANDA DE MÚSICA DE PATU

Foi um prazer estar mais uma vez em Patu/RN, terra do monumental Santuário do Lima, e motivo de muita emoção. Um reencontro com muitos amigos músicos, ex-alunos, autoridades e comunidade. Agradeço ao Vereador Rubinaldo Maia pela proposição. Preciso parabenizar a Câmara Municipal de Patu pela realização deste significativo evento em prol da Banda de Música Luiz de França Dantas que completa 15 anos de atividades ininterruptas resistindo ao poder da indústria cultural, que por meio dos veículos de comunicação de massa a cada dia impõem "outros" gostos musicais à população.

Uma pessoa morta e quatro baleadas em Mossoró na tarde e noite de quinta feira

O plantão policial na cidade de Mossoró foi bastante agitado na tarde e noite de quinta feira 10 de Abril. No final da tarde um jovem foi morto e outros dois baleados no bairro Nova Betânia

Fabricio de Souza 26 anos de idade, foi morto alvejado com três disparos de arma de fogo na Avenida Diocesana. Seu irmão, Frankimar de Souza, 20 anos e Tiago da Silva Gomes, 28, foram alvejados e socorridos para Hospital Regional Tarcísio Maia. Segundo informações, brigas envolvendo torcidas organizadas de times de futebol seria a motivação para a ação criminosa.

No inicio da noite um adolescente de 16 anos, residente no bairro Santo Antônio, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento do Bairro alvejado nas duas pernas com disparos de arma de fogo. O menor disse aos socorristas que foi baleado no momento que saiu de casa para fazer compras. Um casal de motocicleta teria sido vistos saindo do local logo após os disparos.

No final da noite uma Unidade de Suporte Avançado “Alfa” do Samu foi acionada para socorrer um adolescente de 17 anos, alvejado na região glútea, na Rua Rodrigues Alves, próximo a Praça da Baixinha no Abolição I. A motivação teria sido creditada a nova briga envolvendo Torcidas organizadas. A informação foi desmentida por um irmão que acompanhou a vitima para o Tarcísio Maia. Segundo o irmão do adolescente, ele estava na rua com os amigos e dois individuos passaram efetuado disparos em via publica e o mesmo foi atingido.


*Informações e imagens: O Câmera.
 

CLÁUDIA REGINA PEDE IMPUGNAÇÃO DA CHAPA DE FRANCISCO JOSÉ JÚNIOR E LUIS CARLOS

Os advogados da prefeita afastada Cláudia Regina (DEM) já protocolou pedido de impugnação da candidatura do prefeito interino Silveira Júnior (PSD).

VEJA:

Um jovem foi morto e dois baleados por causa de briga envolvendo torcedores de times de futebol de Mossoró

Um acerto de contas envolvendo briga de gangues de torcidas de times de futebol termina com uma pessoa morta e dois baleados em Mossoró no Rio Grande do Norte. A ação criminosa aconteceu na Avenida Diocesana, no bairro Nova Betânia, no final da tarde de quinta feira 10 de abril de 2014.

Segundo informações, os três jovens estavam sentados conversando na calçada da Clinica, onde Fabricio trabalhava e foram surpreendidos por dois indivíduos em uma motocicleta, que já chegaram atirando.

Fabricio de Souza 26 anos de idade, foi alvejado três vezes nas costas e no peito, ainda tentou correr, mas caiu morto a poucos metros do local onde trabalhava uma clínica veterinária situada na Avenida Diocesana.

Frankimar Gomes da Silva, 20 anos de idade, irmão de Fabricio, morador da Rua Alexandre Silva, Boa Vista, foi alvejado de raspão no pescoço.

Tiago da Silva Gomes, 28 anos de idade, morador da Rua Francisco Sólon, bairro Boa Vista, foi alvejado com um tiro na perna. Os rapazes foram socorridos para o Hospital Regional Tarcísio Maia e não correm riscos de morrer.

Segundo informações de amigos e conhecidos, Fabricio era um jovem trabalhador e não tinha qualquer envolvimento com torcida organizada. Já seu irmão Frankimar participa do movimento de torcidas e seria o alvo dos atiradores.


*Informações e imagens: O Câmera.