terça-feira, 13 de maio de 2014

Graduação em Medicina no interior recebe autorização do MEC

O Curso de Medicina Multicampi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe sua primeira turma já no segundo semestre letivo deste ano, conforme autorizou o Ministério da Educação no Diário Oficial da União desta terça-feira, 13.

A graduação oferecerá 40 vagas e funcionará em três campi no interior do estado: Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. Para a vice-reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, a autorização “é um dos passos importantes da Universidade no processo de expansão e interiorização em andamento, conforme prevê o plano da atual gestão, e está em sintonia com as necessidades e interesses regionais”. Com esse curso, analisa a vice-reitora, a Instituição reafirma seu papel no aperfeiçoamento e na execução de políticas públicas.

“Acreditamos que, em médio ou longo prazo, a realidade das populações que residem no Seridó e Trairi, no que concerne à saúde, será diferente da atual. Jovens que residem nessas regiões terão a oportunidade de estudar em suas regiões de origem”, diz Fátima Ximenes, que compôs o grupo de professores da UFRN que formatou o projeto pedagógico do curso.

Para a reitora Ângela Paiva Cruz, a abertura do curso “trata-se de uma grande conquista do povo potiguar, tendo em vista que UFRN tem, como instituição pública, a missão de educar, produzir e disseminar o saber universal, preservar e difundir a cultura, e contribuir para o desenvolvimento humano”.

Ângela Paiva relata que “a gestão decidiu pensar um projeto pedagógico inovador para a formação de futuros médicos norte-riograndenses, que tenham compromissos com a saúde dos cidadãos”. Além disso, realça a reitora, a nova graduação, “está voltada para a educação médica baseada na comunidade, ou seja, com o foco no profissional preparado para agir na saúde pública”.

Projeto inovador

Em abril último, o projeto pedagógico do Curso de Medicina Multicampi da UFRN foi destaque no seminário sobre o ensino da Medicina, em Brasília, por priorizar a formação dos novos médicos para atuarem na rede de saúde pública.

O curso faz parte de oito novas graduações em Medicina que estão sendo abertos por meio da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, em seis estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, onde foi identificada a necessidade de formação de médicos. A iniciativa integra, também, o Programa Mais Médicos, cuja meta é criar 11.447 vagas até 2017, em faculdades de Medicina no interior do país.

RADIALISTA DENUNCIA PROGRAMA DO LEITE EM APODI AO PAA

O radialista Wilson Oliveira fez denúncia no programa do Leite em Apodi.
Por que Senhores do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) O município de Apodi/RN recebe apenas ‘’um total de 580 litros’’ para uma cidade de mais de 34.777 pessoas, e enquanto que ‘’Pau dos Ferros/RN’’ tem uma população MENOR de um pouco mais de 27.733 pessoas e recebe 1.200 litros e igualmente a cidade de ’’ São Miguel/RN ‘’ de uma população ainda menor que as duas cidades citadas com uma população de um pouco mais de 22.159 pessoas que também recebe a quantia de 1.200 litros de leite? 

A população de Apodi se sente discriminada e abandonada pela falta de assistência JUSTA com seus munícipes QUEREMOS o aumento similar PARA 1200 LITROS, haja visto que o município de Apodi tem sua população muito maior.

BOLETIM DAS CHUVAS EM TODO O RN


Per.: das 7:00hs de 12/05/2014 as 7:00hs de 13/05/2014

 No. Postos Existentes: 197                No. Postos sem Contato:  59
  No. de Postos com Chuva:   3               No. de Postos sem Chuva: 135

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Jandaira(Sind Trab (ex-particular))                       8,5

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Natal                                                     1,6
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde)                       0,6

REVENDEDOR AUTORIZADO SHINERAY!!!

NOVA JET SHINERAY
SÉRIE ESPECIAL DA COPA
REVENDEDOR AUTORIZADO DE APODI
GRÁTIS CAPACETE E DOIS ANOS DE GARANTIA, R$ 4.490,00 A VISTA BREVE EM APODI VIEIRA MOTOS SHINERAY, TODOS OS ESTILO DE MOTOS, PEÇAS, ACESSÓRIOS E MANUTENÇÃO!

ISAQUE SOUZA CONTATOS: (84) 9106-7685 OU 9938-2332!

Shineray JET série especial da copa e JET +, a partir de 4.490,00 Dois anos de garantia
AGUARDEM, BREVE EM APODI SHINERAY.

Em reunião na manhã desta terça-feira, 13 Vereadores de Apodi definem nomes que comporão a CEI

A CMA de Apodi se reuniu na manhã desta terça-feira, 13 na sede do legislativo apodiense, onde foi formada a comissão que vai investigar supostas irregularidades da prefeitura municipal de Apodi, o que levaram o chefe do executivo apodiense, negligenciar informações solicitadas pelo legislativo apodiense.

A Comissão Especial foi escolhida hoje de forma democrática na Câmara Municipal.

Ficou assim composta:
  
Presidente: Nilson PMDB. 
Relator: Chico De Marinete 
Secretário: Filho Neto. 
1° Suplente : Laete Oliveira 
2° Suplente: Soneth Ferreira 
3° Suplente: Angelo Suassuna 

No prazo de 60 dias podendo ser prorrogado por mais trinta, a comissão deverá averiguar os fatos e havendo ou não irregularidades, deverá apresentar a sociedade apodiense, e havendo constatação devem oferecer denuncia junto a Ministério Público. 

*Josenias Freitas.

Defesa civil de Apodi não cumpre acordo com associação dos pequenos produtores de Trapiá

A comunidade de Trapiá não gostou nada da troca que o prefeito Flaviano fez entendam, antes quem abastecia a comunidade era a secretária de agricultura, e foi feito um acordo com a associação de 10 pipas de água por mês, essa parceria durou alguns meses e vinha dando certo, de repente o prefeito passou a pasta para a defesa civil de Apodi, Jerlândio Moreira visitou a comunidade, conversou com os sócios, explicou as dificuldades, e assegurou que a parceria iria continuar a mesma.

Porém o mesmo não assumiu o compromisso e o presidente da associação Audivan Fernandes disse que abriu mão da parceria qe não podia se responsabilizar de conseguir as pipas de águas para os sócios por que o acordo não estava sendo cumprido, os sócios não gostaram nada dessa situação, porém entenderam que Audivan não pode se responsabilizar, por uma parceria que não existe compromisso por parte da defesa civil.


Deixo aqui minha indagação, por que o prefeito de Apodi tende a mudar o que está dando certo, para complicar ainda mais os travamentos como ele mesmo diz em nossa cidade?


Emerson Medeiros.

Capotamento com vitima fatal na RN 013 proximo ao assentamento Jurema


Um acidente tipo capotamento deixa uma pessoa morta no local e duas socorridas para o Tarcísio Maia apresentando ferimentos.
O capotamento aconteceu por volta de 18 horas e 30 minutos na RN 013 próximo ao assentamento Jurema, estrada que liga a cidade de Tibau/Mossoró.
Segundo informações, o veiculo tipo taxi da cidade de Icapuí, seguia para Mossoró quando o condutor identificado como Charles, teria tentado desviar um animal morto na pista, perdeu o controle da direção e capotou varias vezes.
Paulo José de Souza Costa, 20 anos de idade natural da cidade de Fortaleza no estado do Ceará ficou preso em baixo do veiculo e morreu na hora. Paulo era estudante do curso de Ciências e tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi Árido, Ufersa em Mossoró e residia em Icapuí. Uma senhora identificada como Juliana Delegada da Policia Civil de Icapuí e o condutor do veiculo conhecido apenas como Charles foram socorridos para o Tarcísio Maia, pela equipe do Samu. Segundo o Medico Intervencionista, Dr Djalma as vitimas estavam com o estado clinico sob controle.
Mais duas jovens, também passageiras do Taxi nada sofreram. Uma delas é escrivã da Policia civil de Icapuí e esposa do condutor do carro.

*Informações e imagens: O Câmera.




Assunto sobre instalação do campus da UERN é intocável entre Flaviano e Rosalba

A governadora Rosalba Ciarlini esteve novamente em Apodi, para inaugurar a obra de pavimentação rodoviária que dá acesso ao terminal turístico barragem de Santa cruz, uma das poucas coisas que a governadora fez aqui em nossa cidade,se não a única. Então novamente o prefeito de Apodi que tem um vínculo muito forte com a governadora devido a intercessão de Getúlio Rêgo deputado líder do governo de Rosalba, e essa parceria só tem contribuído para conseguir alguns poços para abastecer algumas comunidades rurais, pois não vejo resultados nesses governos em nossa cidade.

Pois bem foram lá inauguraram, estavam em uma alegria só,o prefeito pediu o apoio da governadora e o empenho na construção do polo industrial, e foi aquele "frozô" como diria um amigo meu, porém nessa festança toda o prefeito esqueceu completamente de sua promessa de campanha que foi justamente a instalação do campus da UERN em nossa cidade, mais engraçado ainda é que ele também esqueceu da mesma coisa no lançamento do RN sustentável, evento que aconteceu a poucos meses em nossa cidade.


É bem insustentável o comportamento do prefeito de Apodi, primeiro coloca os apodienses pra irem lutar, fazerem pressão nos políticos do estado, no conselho da universidade, coloca o povo na rua, no seu primeiro ano de mandato comemora a vinda do campus, e depois simplesmente esquece de reivindicar a principal autoridade que é responsável pela concretização desse sonho do compromisso com a cidade, vê se pode uma coisa dessa?


Esperamos que no próximo encontro com a governadora o prefeito se lembre do sonho dos apodienses e lembre-se de pedir o apoio de sua aliada a governadora Rosalba a vinda do campus.


*Fonte: Emerson Medeiros.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO