segunda-feira, 19 de maio de 2014

PROFESSORA IVONE FLORÊNCIO DE MORAIS ESTÁ DE ALTA E NESSA TERÇA ESTARÁ EM SUA CASA!!!

Depois de quatro meses sofrendo no leito de um hospital, esperando a vez para se submeter a uma cirurgia na sua coluna, a Professora Maria Ivone Florêncio de Morais foi operada no Hospital Memorial da capital e está bem, graças a Deus!
Ivone recebeu alta nessa segunda e espera agora pelo carro, para voltar a sua casa, em Apodi-RN. Em contato com a Professora, via telefone, ela demonstrou muita alegria e felicidade e disse, não imaginava, que tivesse tanta gente torcendo pela sua vitória. Ivone agradece a todos, que oraram, que pediram a Deus a sua recuperação! Ela disse, que só pode ter sido Deus, que fez ela vencer essa primeira etapa! Ivone ainda vai fazer mais duas cirurgias, uma cabeça, região do coro cabeludo e outra na clavícula, mas serão realizadas em Mossoró. Antes, ela vai ficar repousando em casa.
 Seu sobrinho, Laércio Morais hoje...
Seu esposo, João, que não sai de perto de Ivone!

Acidente com vitima fatal em Baraúna-RN

Um acidente com vítima fatal foi registrado na tarde de segunda feira 19 de Maio de 2014, na cidade de Baraúna Rio Grande do Norte.

Francisco Cláudio Bezerra, chegava em sua residência de bicicleta quando foi atropelado por um veículo tipo caçamba na Rua Inácio Rinaldo, cerca de 200 metros do pelotão de polícia da cidade, o mesmo não resistiu aos ferimentos e veio a obito no local.

A policia militar esta local realizando o isolamento até a chegada do Instituto Técnico e Científico de Polícia, que fará a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró.

A polícia não descarta a possibilidade do idoso ter caído da bicicleta, antes de ser atropelado.

*O Câmera.

Hospital confirma morte cerebral de procurador-geral do RN

O procurador-geral do Rio Grande do Norte, Miguel Josino, teve morte cerebral constatada nesta segunda-feira (19). A informação foi confirmada pela equipe médica do Hospital do Coração onde ele está internado desde o último domingo (18) quando caiu da varanda do apartamento onde morava, no bairro Candelária, zona Sul de Natal. Miguel Josino tinha 48 anos. 

O boletim médico divulgado pelo Hospital do Coração no início da tarde relata que "a equipe, apesar de toda assistência dedicada ao paciente, constatou dano cerebral irreversível".
 

O acidente aconteceu na tarde de domingo durante um churrasco que Miguel Josino oferecia a amigos e familiares. De acordo com Sebastião Leite Júnior, irmão do procurador, ele estava no apartamento acompanhado da esposa, do pai, Sebastião Leite, do juiz Bento Herculano e a noiva dele. "Ele estava fazendo churrasco na varanda e saiu para olhar a carne, mas demorou para voltar. Aí o pessoal começou a procurá-lo e encontrou ele caído no térreo do prédio", disse.
 

Miguel Josino foi socorrido ao Hospital do Coração, onde foi constatado traumatismo craniano e medular. O primeiro boletim médico divulgado ainda na noite de domingo (18) já informava que o quadro era considerado 'muito grave'. 

Miguel Josino era especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professor de Direito Constitucional da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) e da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (Farn). Foi aprovado em 1º lugar no concurso público para provimento do cargo de procurador do estado do Rio Grande do Norte em 1993. Assumiu o cargo de procurador-geral do Rio Grande do Norte no início do governo de Rosalba Ciarlini, em janeiro de 2011.

Veja a nota completa do Hospital do Coração

O Procurador Geral do Estado, Miguel Josino Neto, de 48 anos, foi internado ontem às 17h50 na UTI do Hospital do Coração com traumatismo crânioencefálico.
 

Miguel Josino foi atendido pelos médicos Eduardo Ernesto, Nilson Pinheiro Júnior, Gutemberg Gurgel, Ana Cláudia Solano e Madson Vidal. 

A equipe, apesar de toda assistência dedicada ao paciente, constatou dano cerebral irreversível.
 

Os exames feitos hoje reafirmaram o diagnóstico inicial, se configurando um quadro de morte encefálica.
Equipe médica do Hospital do Coração de Natal.
 

*G1 RN/O Câmera.

Aos 88 anos, morre o aviador e escritor Pery Lamartine

Pery Lamartine foi piloto e instrutor de voo, conhecido pelo pioneirismo em viagens



O escritor e aviador Pery Lamartine, neto do ex-governador Juvenal Lamartine morreu na madrugada deste sábado, dia 17, aos 88 anos, vítima de um câncer de fígado. Além de piloto e instrutor de voo, Pery Lamartine é conhecido pelo pioneirismo em viagens, com a fundação de uma das primeiras agências de turismo do Rio Grande do Norte e por ser um pesquisador meticuloso em duas vertentes: a aviação e o sertão potiguar. Ele vinha em tratamento, há mais de dois anos e faleceu às 3 horas de ontem, em casa. Lamartine era casado há 63 anos, com Ieda, e deixa quatro filhos e oito netos.

Amigos e familiares prestaram as últimas homenagens durante o velório realizado na tarde de ontem, com sepultamento às 18h, no cemitério Morada da Paz, em Emaús. A viúva, Ieda Lamartine, a destacou o companheirismo ao longo de seis décadas e o pai afetuoso, além do grande humanista que o marido foi.

“Todas as relações eram pautadas pelo respeito pelo ser humano, pela vida e pela paixão que tinha em suas causas, dono de um memória que o fez referência para historiadores e o recebia com o mesmo ânimo e entusiasmo”, afirmou.  Pery manteve a lucidez até os últimos dias.

O advogado e presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Diógenes da Cunha destacou a importância da obra deixada pelo escritor e amigo de longa data. “Pery trouxe a poesia do sertão que ele tinha no livro Oiticica para o dia a dia. Um sertanejo fantástico, dedicado ao estudo e à Academia que soube deixar um recado de vida: que é preciso valorizar o que é nosso”, ressalta.

“Ele era um apaixonado pela aviação, um pesquisador e historiador, escritor e antes de tudo um homem de bem, um cavalheiro”, lembrou o jornalistae professor Woden Madruga.

O conselheiro do TCE, Cláudio Emerenciano, destacou a importância do acervo deixado pelo pesquisador em historiar o marco da travessia do Oceano Atlântico, em 1930, pelo piloto francês Jean Mermoz que, aterrissou na capital potiguar sobre o rio Potengi. Outros aviadores franceses que desbravaram as rotas transoceânicas, Henri Guillaumet e Antoine de Saint-Exupéry, também foram objeto de estudo do escritor. “Além de uma figura excepcional, pesquisador e estudioso meticuloso, pessoa de fino trato. É realmente uma perda inestimável para nós, mas também para a Academia e cultura potiguar”, disse.

A obra literária é composta por 16 livros que versa sobre duas vertentes e grandes paixões do potiguar: o sertão e a aviação.  Entre eles Assentamentos da “Família Lamartine”, “Aeroclube”,  “Timbaúba Uma Fazenda no século XIX” e “Velhas Oiticicas” - um precioso documento etnográfico, elaborado a partir da exposição de suas raízes no sertão do Seridó -, “Epopeia nos ares”, “Serra Negra, anos 30”, “Coronéis do Seridó” e “Saint-Exupery na América do Sul”.

O médico Hernane Rosado ressaltou o empreendedorismo do aviador que foi figura importante para alavancar o turismo potiguar, enquanto fundador da primeira agencia de viagem do Rio Grande do Norte. “A morte dele deixa o Rio Grande do Norte menor, uma das figuras mais admiráveis e doce que conheci”, disse.

Para o diretor da Fundação Rampa, Augusto Maranhão a partida do escritor para o outro plano é uma perda irreparável para a o Estado e amantes da aviação. “Pery sintetiza o que há de melhor na estirpe potiguar. Com ele, aprendemos não apenas sobre aviação e história, mas para a vida”, disse. A Fundação Rampa é responsável pelo resgate da Memória da aviação no RN. Relatos de fatos pitorescos viraram documentos da FRampa.


*TN

RELATÓRIO DE TRANSIÇÃO

Projeto de Educação:

Foto 1: Atividade de Práticas leitoras nas dependências do PDA Santa Cruz em Apodi/RN.

Foto 1.2: Atividade de teatro, do grupo Arte Poty do PDA Santa Cruz, em apresentação no IV Fórum Cultural de Crianças e Adolescentes.

fotos pda 020.jpg
Foto 1.3: Apresentação do grupo Poty Lata do PDA Santa Cruz.

Projeto de saúde:
Foto 1.1: Curso para fabricação da multimistura com as mães da comunidade de Trapiá em Apodi/RN.

100_5585.JPG
Foto 1.2: Curso de medicina alternativa com mães da comunidade Agrovila Palmares em Apodi/RN realizado em parceria com o SENAR.
MVC-013S
Foto 1.3: Palestra sobre os Riscos da Desnutrição, na comunidade de Melancias.

Projeto de Desenvolvimento Economico:
Fotos das hostas 026
1.1: Horta orgânica da comunidade de Baixa Fechada, colheita de hortaliças para comercialização na Cooperativa da Agricultura Familiar – COOAFAP.
Foto 1.2: Criação de matrizes de cabras leiteiras de uma família assistida pelo PDA Santa Cruz.


Foto 1.3: Atividade de Vivência prática com Jovens de comunidades rurais na Cooperativa da Agricultura familiar de Apodi – COOAFAP.

Projeto de Desenvolvimento de lideres:
Foto 1.1: Oficina com jovens para discutir políticas públicas para a juventude.
Foto 1.2: Capacitação de lideranças comunitária na sede do PDA Santa Cruz.
Foto 1.3: Seminário sobre a importância do papel da liderança comunitária.













Historia de mudança mais significativa:
Foto 1.1: Tarup um dos equipamentos adquiridos pelo PDA Santa Cruz Para Produção da ração animal “Feno”.

Foto 1.2: Produção de Feno das famílias do Projeto de Assentamento Moaci Lucena Apodi/RN.
Foto 1.3: Animais se alimentam com feno produzido pelas famílias no período de estiagem.
Fórum de crianças e adolescentes 064

Funcionário afastado da Secretaria de Saúde de Apodi diz que não tem culpa e que estão lhe perseguindo

O funcionário da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi, Rivânio Diógenes, entrou em contato com o blog do jairgomes.com para relatar a respeito do ocorrido no bloqueio dos recursos destinados a pasta. Durante a conversa ele relatou que não assume mais a função de digitador desde Janeiro deste ano e que já não respondia mais pela função.



Rivânio falou que a atual secretária, Nikellyne Monteiro, está o acusando, juntamente com grande parte dos funcionários comissionados do prefeito, de ter sido o responsável pelo não envio dos dados, o que originou o bloqueio dos recursos do Ministério da Saúde. Segundo ele o responsável seria Polastry, antigo secretário adjunto de agricultura.



Para o funcionário o problema possa ter ocorrido pela falta de experiência dos que exercem o cargo. "Eu estava na função a 16 anos e não tinha havido nenhum problema, sou agente de endemias e estava como digitador por que na época ninguém sabia sobre a área. Estão me culpando sobre o que ocorreu mais não tenho nada haver com isso e no meu lugar ficaram Pedro Victor e Jânio Duarte alimentando o sistema," disse ele.



Ele ainda disse que estavam o acusando de ter deletado alguns programas, sendo que não aconteceu nada disso, o problema é que a CPU, que tinha os mecanismos para efetuar os trabalhos estava danificada e tinha sido enviada para o conserto.



Segundo Rivânio a intenção não é acusar ninguém, mas se defender diante as acusações que estão fazendo contra ele. "Eu estou sendo perseguido," revelou.


*Fonte: http://jairgomesapodi.blogspot.com.br

Apodi: casal sofre grave acidente de transito na RN 233, próximo ao Sitio Santa Rosa.

Na madrugada desta segunda-feira (19/05), por volta das 01:40hs, aconteceu um grave acidente de transito do tipo queda de motocicleta, onde foram vitimas uma casal que trafegava pela RN 233, no trecho entre as cidades de Apodi e Caraúbas  quando nas proximidades do Sitio Santa Rosa, no município de Apodi, o condutor perdeu o controle vindo a colidir com o meio fio, e descendo o acostamento.
As são moradores da cidade de Caraúbas, e segundo policiais militares estava com sintomas de embriagues.
Uma equipe do SAMU, da cidade de Apodi, esteve no local e com o apoio da Radio da Patrulha, fizeram o socorrimento das vitimas para o hospital regional Helio Morais Marinho, na cidade de Apodi, onde receberam os primeiros cuidados, e devido a gravidade dos ferimentos, as mesmas foram transferidas para o hospital Tarcísio Maia na cidade de Mossoró / RN.
A policia não sabe o que possa ter provocado a perda do controle da motocicleta, mas não descarta a hipótese de excesso de consumo de bebida alcoólica por parte do condutor.
Mais Imagens 




 *BLOG F5 APODI.

Tráfego de motoqueiros em alta velocidade deixa dois feridos em Apodi

O tráfego de motocicletas em alta velocidade na cidade de Apodi, vem proporcionando grande perigo aos pedestres e provocando diversos acidentes de trânsito, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Na tarde deste domingo (18/05), duas pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança de 3 anos, após envolver-se em acidentes distintos na cidade de Apodi.

De acordo com informações repassadas pela assistência social do hospital da cidade, Francisco Irinaldo Marinho, de 48 anos, foi vítima de um acidente de moto nas proximidades do bairro Portal da Chapada e teve uma de suas pernas fraturadas, além de escoriações por todo o corpo.

Francisco foi encaminhado ao Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, onde passou por uma cirurgia e passa bem.

Ainda durante a tarde, Mariane Gabrielle da Silva Oliveira, de 3 anos, foi atropelada por um motoqueiro na rua Joana Estér Soares, no bairro Lagoa Seca. A criança foi socorrida até o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, onde recebeu os cuidados médicos e foi liberada. Mariane Gabrielle sofreu apenas escoriações leves.

A Polícia Militar vem desenvolvendo um rigoroso trabalho, afim de regulamentar o trânsito e evitar acidentes como os que foram relatados anteriormente. Mesmo assim, muitos ainda são os casos graves registrados na região.

*Josemário Alves - SOS Notícias do RN.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO