domingo, 8 de junho de 2014

ERIVAN MORAIS


FRANCISCO ERIVAN DE MORAIS, nasceu no dia 07 de outubro de 1971 na cidade de Apodi-RN. Filho dos agricultores João Batista de Morais e Luiza Raimunda da Conceição Morais, sendo o filho mais velho dos 6 irmãos.

No ano de 1979 começou a estudar, no Sítio Largoinha, com a Professora Eliza de Arnaldo Costa (Madrinha de formatura). Em 1980, a família voltou a morar no sítio Barra II e Erivan foi matriculado na Escola Isolada Ponta (hoje extinta), com a Professora Nilza.

Erivan teve de repetir de ano, devido as dificuldades para estudar na cidade e só em 1987 ele fez a 5ª série, quando foi aceito por sua tia Helena. Assistia aula a noite, dormia na casa da tia Helena, de manhã voltava para casa, ajudava aos pais e a tarde voltava para a cidade, porque não tinha transporte escolar.

De 1991 a 1993, Erivan estudou na Escola Estadual Professor Antônio Dantas e concluiu o Ensino Médio (Auxiliar de Escritório).

Induzido por colegas, Erivan fez vestibular em 1994, mas não conseguiu êxito. No ano seguinte tentou novamente, mas novamente não obteve sucesso. Devido as dificuldades, ficou um ano sem tentar o vestibular, mas em 1996, Erivan foi aprovado no vestibular da UERN para o curso de Química.

Como o curso de Química é diurno, Erivan passou a morar na Casa do Estudante de Mossoró. Logo no 3º período (1998) Erivan recebeu o convite para lecionar na Escola Estadual Abel Freire Coelho de Mossoró e o convite foi aceito. Depois, passou a lecionar também na Escola Estadual Eliseu Viana em Mossoró e assim, Erivan ficou irregular.

No ano de 2001, Erivan casou-se com Maria Efigênia de Oliveira Morais, com quem teve um filho, João Heitor de Oliveira Morais. De volta para o Apodi, Erivan foi desligado da Universidade. No ano de 2002, Erivan lecionou a disciplina de Química na Escola Estadual Professor Antônio Dantas da cidade Apodi.

Também no ano de 2001, Erivan começou a trabalhar voluntariamente, na Rádio Luta FM, onde atua até hoje.

Antes de passar no vestibular, Erivan também trabalhava na agricultura e fazia parte da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Sítio Barra.

No ano de 2007, Erivan fez vestibular novamente, voltou para a UERN e concluiu o Curso de Química em 2010.
Em 2005, Erivan foi nomeado diretor da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, localizada no bairro Bacurau I e permaneceu até o ano de 2012.

No ano de 2014, Erivan ingressou UFRN, no Curso de Pedagogia, modalidade a distância e com pretensão de ter mais uma graduação.

De 2005 a 2012, Erivan também foi Presidente do Conselho Comunitário do bairro Bacurau I, onde houve vários eventos, como celebração do Dia das Mães, arraiás juninos, Comemoração do Dia das Crianças, atividades esportivas e outros.

Erivan também foi vice coordenador da Pastoral da Criança, nomeado pelo pároco da cidade, Padre Theodoro.

Em novembro do ano de 2013, Erivan passou a trabalhar no Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Reunidas – PDA Santa Cruz, onde está atuando até hoje.

FALTAM QUATRO DIAS PARA A COPA DO MUNDO DE 2014!!!

 
 

Menor é ferido á golpes com vidro no distrito de Soledade em Apodi

Hospital de Apodi (Foto: Arquivo / SOS Notícias do RN)
Uma bebedeira entre amigos no distrito de Soledade, na região da Chapada do Apodi, deixou um adolescente ferido após um desentendimento nas primeiras horas da noite deste sábado, 07 de junho. A vítima identificada como A. E. A. O. S., de 16 anos, sofreu um ferimento na cabeça provocado por um pedaço de vidro.

De acordo com o adolescente, após ingerir uma certa quantidade de bebidas alcoólicas, ele e um amigo deram início a uma discussão. Com raiva, o seu colega que também é menor de idade, quebrou um copo e desferiu um golpe em sua cabeça, atingindo a orelha e parte da nuca.

A vítima foi socorrida, imediatamente, até o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, na zona urbana do município, onde passou por um procedimento cirúrgico e passa bem.

Segundo o soldado PM Hildefonso Morais, a Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência por volta das 19:30 da noite. O acusado está sendo procurado para prestar esclarecimentos à polícia. 


*Josemário Alves - SOS Notícias do RN.

SANTA ROSA SOFRE AÇÃO DOS ASSALTANTES MAIS UMA VEZ NESSE DOMINGO

RN - 233, nas proximidades do local do assalto (Foto: Josemário Alves)
Os moradores da comunidade de Santa Rosa II, zona rural de Apodi, registraram mais um assalto na localidade durante as primeiras horas da manhã deste domingo, 08 de junho. O crime é o segundo em apenas três dias contra comerciantes e moradores da comunidade.

Segundo relatos da vítima à Polícia Militar, ele, que é vendedor ambulante, estava saindo em seu veículo tipo Strada de cor vermelha e placas OJU – 8356, quando foi abordado por três elementos em uma moto Bros de cor preta.

Os indivíduos armados com uma arma de cano curto dispararam uma vez para evitar reação da vítima e ameaçaram-no, assumindo o controle do automóvel e fugindo em direção a Caraúbas, pela RN – 233, levando o comerciante como refém.

No entanto, nas proximidades do Olho D’água Park Hotel, os indivíduos liberaram a vítima e prosseguiram a fuga com destino desconhecido. De acordo com a PM, dois dos assaltantes conduziam o veículo carregado com roupas, e o terceiro, a motocicleta usada no assalto.

Segundo a Central de Operações da polícia, por volta das 23:00 horas da noite de sábado, a PM foi acionada para conferir uma movimentação suspeita nas proximidades do colégio estadual situado naquela comunidade. Mas, após patrulha da polícia, nada foi encontrado.

Ainda de acordo com a PM, não se sabe quem poderia ter cometido o crime. Além do veículo, os criminosos ainda levaram toda a carga de roupas, que seria vendida na cidade de Rodolfo Fernandes, e um aparelho celular.

Na última quinta-feira (05/06), três criminosos assaltaram uma mercearia local, levando dinheiro e jóias, e uma motocicleta. Após o crime, os acusados fugiram por uma estrada carroçável com destino a Umarizal.

Patrulhas serão realizadas na área para evitar possíveis novas ações criminosa.

Qualquer informação sobre os assaltantes e/ou o automóvel roubado pode ser repassado para a polícia através dos números telefônicos: (84) 3333-2703 / 9677-6004 / 190.

Josemário Alves - SOS Notícias do RN.

Henrique encampa luta contra MP que prejudica setor eólico no RN

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), entrou na luta contra a alteração de uma lei federal que pode decretar a falência da indústria eólica do Rio Grande do Norte. Neste sábado (07), ele recebeu representantes do setor em Natal e assumiu o compromisso de batalhar pela causa em Brasília.

“Em defesa do Rio Grande do Norte, essa briga eu vou comprar”, afirmou o deputado, adiantando que segunda-feira vai tratar do tema com o relator da matéria, Vital do Rego. “Que as outras energias renováveis cresçam, mas não em detrimento da eólica”, disse.

No centro da questão está a Medida Provisória 641, que tramita no Congresso. Uma emenda a essa MP muda a lei 9.427/96, que regulariza a energia eólica no Brasil. A emenda propõe a extinção de descontos nas Tarifas de Uso dos Sistemas de Transmissão (TUST) e de Distribuição (TUSD).
O problema é que a emenda retira o incentivo apenas do setor eólico, mantendo o benefício para outras fontes como Biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH). “No momento em que o RN lidera o setor de eólica e começa a exportar energia, vem essa proposta”, lamenta Elbia Melo, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), que participou da reunião.

Caso seja aprovada, a MP beneficiará diretamente outros estados, já que no Nordeste não há produção de Biomassa e PCH. Maior gerador de energia eólica, o RN será o maior prejudicado. “Sem o incentivo, a eólica ficará em segundo plano. É preciso ter continuidade no trabalho”, acrescentou Sérgio Azevedo, empresário do setor e presidente do comitê de Energia Renovável e Meio Ambiente da Fiern.

Além da Abeeólica, a reunião contou com representantes da Federação do Comércio (Fecomercio) e Federação da Agricultura (Faern).

*Icém Caraúbas.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO