sexta-feira, 11 de julho de 2014

Secretaria de Educação anuncia finalistas do Parlamento Jovem Brasileiro

Os jovens são protagonistas de muitas das mudanças construídas em nossa sociedade nos últimos tempos. Quatro estudantes da rede estadual de ensino fazem parte deste grupo de adolescentes engajados com a formação cidadã. A Secretaria de Educação anunciou, na manhã de hoje, os finalistas da fase estadual do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Cada estudante teve que redigir um projeto de lei e encaminhá-lo a Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC para participarem do PJB.
Nesta edição, a Secretaria de Educação recebeu 152 projetos de leis, de 290 escolas de todo o Estado, oriundos da rede pública e privada de ensino. Para chegar aos quatro finalistas, uma banca composta por técnicos e professores julgou todos os projetos e atribuiu nota de acordo com a justificativa da proposição, relevância para o país e a técnica legislativa utilizada na escrita da lei. Cada estudante poderia criar a lei seguindo os eixos da Educação, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública.
 
Defendendo a Extinção da taxa de deslocamento cobrada pelas operadoras de telefonia móvel do Brasil, a estudante Dallyne de Fátima Silva, da Escola Estadual Profª Terezinha Carolino de Souza é uma das finalistas do PJB. Residindo no município de Jaçanã, a aluna pretende criar um mecanismo que gere menos gastos ao consumidor. Natal também terá um representante. A Aluna Débora Santos Silva, da Escola Estadual José Fernandes Machado, representará o Estado com o projeto de lei que visa medidas punitivas para jovens infratores, trata-se do Projeto Tratamento de Choque para Menores Infratores.
 
Com uma temática voltada para a educação, Mateus Praxedes de Freitas, da Escola Estadual Sebastião Gurgel, localizada no município de Caraúbas, propôs alteração na Lei 8.086/90, o Estatuto de Criança do Adolescente, criando a Escola Construção do Futuro, instituições de ensino que priorizem técnicas de aprendizagem. O último projeto selecionado também tem como objetivo a melhoria da educação, com a construção de cisternas em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, proposta da aluna Raiane de Oliveira Silva, da Escola Estadual Deputado Djalma Marinho, em Passa e Fica.

Na segunda etapa, uma equipe formada por servidores da área legislativa da Câmara dos Deputados realiza a seleção final dos projetos, a partir de critérios de avaliação estabelecidos pela Câmara e define os 78 estudantes que serão os deputados jovens. O resultado final será divulgado nos próximos meses.

(Foto 1: Débora Santos; Foto 2: Dallyne Silva; Foto 3: Raiane de Oliveira e Foto 4: Mateus Praxedes).


*Portal da Educação.

BREVE EM APODI CONCESSIONÁRIA SHINERAY

Compra Já a sua Shineray
Procure o Revendedor mais próximo de sua cidade, em Apodi ISAQUE SOUZA, TIM (84) - 9938-2332 CLARO (84) - 9106-7685 !!!

Morre Osmar de Oliveira, comentarista da Band

Morreu nesta sexta-feira o comentarista da TV Band Osmar de Oliveira, aos 71 anos, após parada cardíaca. Ele estava internado no hospital AC Camargo, em São Paulo, onde se recuperava de uma cirurgia para a retirada de um tumor na próstata. Ele também tinha problema de pulmão.

A morte foi confirmada pela família de Osmar de Oliveira. O comentarista sofreu complicações na área renal na tarde desta sexta-feira e precisou passar por um procedimento. Após forte hemorragia, houve nova complicação; médicos tentaram reanimá-lo, mas ele sofreu uma parada cardíaca por volta de 18h30.

O velório deverá ocorrer no Beneficência Portuguesa. O sepultamento ocorrerá no Cemitério São Paulo, em Pinheiros.

Corintiano roxo, Osmar de Oliveira havia passado por susto em julho de 2013, quando sofreu infarto. Na ocasião, ele foi submetido a cateterismo. Bem humorado, Osmar “culpou'' o árbitro Carlos Amarilla pela internação do ano passado. Amarilla havia apitado jogo em que o Corinthians foi eliminado da Libertadores frente ao Boca Juniors. O juiz teve atuação polêmica.

Paralelamente à carreira como comentarista e narrador, Osmar também atuou como médico ortopedista. Osmar se formou em Jornalismo e Medicina. Ele dá nome ao Instituto Osmar de Oliveira, que fica em São Paulo, voltado ao atendimento em ortopedia, fisioterapia e medicina esportiva.

Osmar trabalhou no departamento médico do Corinthians, além de passagem pelo São Bento. Na TV, o comentarista trabalhou na Rede Globo no início dos anos 80. Ele também já trabalhou na equipe de esporte da Record e SBT. Na Band, ele exercia a função de comentarista desde 2007, em sua segunda passagem pela emissora paulista.

Colegas de imprensa e Band expressaram suas condolências nas redes sociais:


Alexandre D Praetzel: Faleceu Dr. Osmar de Oliveira. Um colega sempre afável e com grande coleguismo. Luto no jornalismo e na medicina. Descanse em paz.

Carlos Cereto: Soube agora que faleceu o Dr. Osmar de Oliveira. Grande jornalista, médico e corintiano. Que Deus o ilumine.

Milton Neves: LUTO! Faleceu meu Doutor Osmar de Oliveira! Triste demais. O BandNaCopa de hoje é pra ele. Vá com...

Elia Junior: Luz e paz a um parceiro de longa data que nos deixa. Saudades do Dr Osmar de Oliveira...

*Uol Esporte.

De Aluna a Professora do IFRN: O Curso de Licenciatura em Química contribuindo para transformação social e realização de sonhos

"De Aluna a Professora do IFRN: O Curso de Licenciatura em Química contribuindo para transformação social e realização de sonhos".

Isso é o que pode ser concluído do depoimento da Aluna Sebastiana Estafana Torres Brilhante, que assim como outros alunos que concluíram o curso de licenciatura em Química no Campus Apodi, estão conseguindo atingir metas e realizar seus sonhos.

Além deste caso, vários outros podem ser ressaltados entre as conquistas realizadas pelos egressos deste curso, destacando-se alunos(as) aprovados(as) em concurso para rede estadual de ensino e outros aprovados em cursos de pós-graduação.

Veja o depoimento:

“Sou Estefana Torres, egressa do Curso de Licenciatura em Química do campus Apodi e atual professora de Química do campus Natal Zona Norte.

Ingressei no IFRN em 2009, minha turma foi a primeira do campus em nível superior. O início do curso foi bastante difícil pois as salas não tinham ventiladores, poucos livros na biblioteca e poucos equipamentos e reagentes nos laboratórios de química. Mas, como recompensa a essas dificuldades, tive professores que me ensinaram a ser uma educadora e uma pessoa apaixonada pela química.

Ao final dos quatro anos de curso eu tinha mais uma meta a ser cumprida, um sonho a ser realizado, que era sair do IFRN formada e voltar como docente desta instituição que me proporcionou a formação acadêmica desejada por muitos brasileiros.

Hoje sou professora substituta, o que já representa uma grande vitória e conquista na minha caminhada, mas, espero e trabalho arduamente para conseguir, futuramente, conseguir minha efetivação nesta instituição e, assim poder contribuir na formação de novos profissionais.” 


*IFRN.

WILSON OLIVEIRA: CAMPANHA GAROTOS DO FUTURO!!

Campanha do face book '' Garotos de Futuro '', doa mais 50 litros de leite na tarde de quinta feira á 25 famílias de crianças de 01 á 10 anos no programa da luta fm 88.50 Notícias de Hoje com Wilson Oliveira, participe você também, ligue e indique qual família você deseja que receba a nossa doação. 9156 3020 ou 9820 9649.

Estudante da Ufersa de Mossoró pratica suicídio na própria residência

Estudante do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró, e natural de Aracati (CE), o estudante Fakner de Oliveira Dias faleceu nessa quarta (09), cometendo suicídio por enforcamento.
Segundo Nota de Falecimento publicada pela instituição em seu site oficial, o velório está sendo realizado em Aracati e o sepultamento ocorrerá às 15h desta quinta (10) no cemitério daquela cidade.
A Ufersa disponibilizará um micro-ônibus para os colegas que desejarem prestar uma última homenagem ao falecido. O veículo sairá às 12h30 da guarita do Campus Leste, em Mossoró. Segundo informação da Polícia Militar de Aracati, por volta das 18h30min, Falkner Dias, 25 anos, se enforcou em sua residência.
Relato dos próprios familiares dá conta que os parentes ainda tentaram socorrê-lo, ligando para o serviço de resgate da Guarda Municipal aracatiense e levando-o para a unidade hospitalar do município.
Apesar da tentativa, infelizmente o estudante não resistiu e veio a óbito. Falkner Dias residia à Travessa Felismino Filho, nº 1.099, bairro Várzea da Matriz, em Aracati, filho do casal Aureliano Lima Dias e Elisomar Ferreira de Oliveira Dias.

*Fonte: Blog Pauta Aberta/João Moacir.

Cidadã apodiense lamenta falta de médico na Maternidade Claudina Pinto

Uma cidadã apodiense externou através do seu perfil no Facebook sua tristeza pela falta de médico plantonista na Maternidade Claudina Pinto em Apodi, ao levar sua filha grávida de seis meses até a unidade e ser confirmada a falta de médico.
Afirmações como estas nos levam a contestar a propaganda feita pela prefeitura municipal, de que está tudo as mil maravilhas, e que não falta médico para atender nossas gestantes. Lamentável!


*Josenias Freitas.

PANIFICADORA ALVES EM APODI!!!

Campus Apodi realiza atividades de projeto de extensão objetivando a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos

A política nacional de resíduos sólidos (Lei 12.305/10), determina que os municípios brasileiros construam até agosto de 2014 seus planos de gestão integrada de resíduos sólidos e realizem ações em parceria com outras instituições no sentido de gerenciar adequadamente os resíduos produzidos na esfera local.

Diante disso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi, vem realizando o projeto de extensão: DISSEMINANDO VALORES E RECICLANDO ATITUDES NA CONSTRUÇÃO DE UM APODI SUSTENTÁVEL. Esta atividade tem como objetivo principal realizar um amplo processo de mobilização comunitária e educação ambiental para implantação da coleta seletiva na cidade de Apodi.

Desse modo, no dia 02 de julho os bolsistas João Paulo e Valéria Sibeguiny, estiveram ao lado do professor coordenador do projeto Julimar França, visitando residências no centro da cidade, local onde terá início o trabalho de sensibilização comunitária. Na oportunidade, a maioria dos moradores das ruas visitadas demonstram-se sensíveis com relação à importância de participar da coleta seletiva e esperam ansiosos o início do trabalho de logística que será realizado por uma das instituições parceira do projeto a Fundação Dário Pereira de Macêdo.
 
*IFRN.

Raimunda Célia - Esta desaparecida desde de domingo - Vamos ajudar

Essa pessoa saiu da casa de uma irmã no bairro Abolição II domingo, dia 06 de Julho e não deu mais noticia. O nome dele é “Raimunda Celia” tem 46 anos de idade e mora no Alto de Xerem em Mossoró no Rio Grande do Norte.

Raimunda Célia sofre de Esquizofrenia. Ela passou o dominga na casa de uma irmã, no Abolição II e por volta de 17 horas saiu para o Santa Delmira, onde mora outro irmão seu e não mais foi vista. Ela está conduzindo uma bolsa de mão com todos os documentos.

Por favor quem souber, ou quem viu ela passando pela sua rua entre em contato: 84 8885-9648, 9161-0497, 3318-3938, 9938-1040 3318-3938. ! Obrigado!

Popular morreu afogado durante uma pescaria no Rio Mossoró na madruga de de hoje

Uma pescaria na barragem do Genésio, próximo a Ponte sobre o Rio Mossoró, na Avenida do contorno, terminou com um dos pescadores morrendo afogado, na madrugada de hoje, 11 de Julho de 2014.

Laudjânio Neves do Carmo de 35 anos de idade, morador do bairro Belo Horizonte, saiu de casa na Rua Cristiano de Morais, onde residia com os pais, para pescar com alguns amigos, depois de uma bebedeira e morreu afogado.

Segundo informações dos amigos, Laudjanio antes de entrar nas aguas escorregou e caiu no local da pescaria. Depois ainda foi visto tentando atravessar pra o outro lado do lago, mas não conseguiu. Os amigos ainda buscaram ajuda, mas o corpo só foi encontrado já próximo ao amanhecer, com ajuda de outros pescadores.
O corpo de Laudjanio Neves foi removido e será necropsiado na sede Regional do Intituto Tecnico e Cientifico de Policia, Itep, em Mossoró.

P.S: Laudjanio era irmão do Cb Neves do Departamento Estadual de Transito de Mossoró.

*Informações e imagens: O Câmera.

Município de Felipe Guerra registra morte violenta após oito anos

A Polícia Militar de Felipe Guerra registrou o primeiro crime de homicídio no município depois de oito anos sem este tipo de ocorrência. O assassinato ocorreu por volta das 20 horas de quinta-feira, 10 de julho.

Segundo informações da PM, a vítima Mauricélio Morais da Silva, de 26 anos, foi alvejada com um disparo de arma de fogo do tipo espingarda calibre 12 na comunidade de Vertente.

Populares comunicaram à polícia que, desde o início da noite, estariam ouvindo barulhos semelhantes a disparos de arma de fogo na localidade. Os militares encontraram o jovem ferido, prestaram atendimento, mas o mesmo morreu antes de chegar à unidade de Saúde local.

A Policia Militar não informações sobre a motivação e nem os nomes dos possíveis acusados. Em situação semelhante “Morte violenta” os corpos das vitimas são conduzidos para a sede regional do Itep em Mossoró, onde será necropsiado. 

*SOS Notícias do RN/O Câmera.
*Com informações de Santana Notícias
*Foto: Márcio Costa / Foco Filipense

Furto no Partage Shopping em Mossoró... Pega o ladrão!

O indivíduo que aparece nas imagens aproveitou o momento que uma adolescente saiu da fila do caixa do “Mcdonald's do Partage Shopping” em Mossoró no Rio Grande do Norte e furtou, roubou, pegou sem autorização e não devolveu mais, sei o que, o telefone celular da mesma.

A adolescente conversava ao celular com o avô, na fila para comprar um sorvete por volta de 19 horas de ontem, 09 de Julho. Na hora de abrir a bolsa e pegar o dinheiro para pagar a conta ela colocou o celular no balcão. Como o dinheiro foi pouco ela saiu da vila e foi pegar o que dinheiro que faltava com a família que estava ao lado e deixou o Celular “Iphone” no balcão.

O elemento que estava atrás da adolescente, na vila e com uma criança nos braços, não contou conversa e embolsou o aparelho de telefone da menina. O que ele não sabia ou sabia e não esperava, é que o circuito de câmeras de segurança do “Partage Shopping” estava gravando tudo e forneceu as imagens para a família da vitima.

Provavelmente Mariana não irá reaver o seu celular, que o pai ainda está pagando, mas o prazer de estampar a cara desse desonesto na internet não perderemos! 


*Informações e imagens O Câmera.

CONVITE MISSA DE 30º DIA!!