quarta-feira, 16 de julho de 2014

CONSEPE aprova adesão da UERN ao ENEM/SISU a partir de 2015

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), aprovou por 18 votos a favor e duas abstenções, a adesão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), ao ENEM/SISU. A partir de agora, a instituição passará a adotar o ENEM como única forma de ingresso, já para o primeiro semestre de 2015.

Antes dos conselheiros votarem a adesão, eles assistiram a uma exposição do diretor da Comissão Permanente do Vestibular da UERN (COMPERVE), professor Egberto Mesquita. Entre outros pontos, ele explicou quais as alterações que o Exame Nacional do Ensino Médio provocará em relação ao Processo Seletivo Vocacionado (PSV).

Segundo o professor, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), determina respeito à autonomia das universidades que adotarem o ENEM, a UERN poderá definir peso diferenciado nas provas, mantendo a mesma sistemática do vestibular vocacionado. Outro diferencial será o regime de cotas para portadores de necessidades especiais (PNE), aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

“As políticas de cotas sociais serão mantidas”, adiantou o diretor da COMPERVE, lembrando que também não haverá prejuízo para os alunos da rede pública de ensino, antes amparados também por uma lei estadual. As regras do ENEM asseguram cotas para os alunos oriundos das escolas públicas. Isso significa que todos os benefícios do PSV serão mantidos.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, explica que o ENEM será adotado para todos os cursos da UERN. Inessa adianta que mesmo com a aprovação pelo CONSEPE, a Universidade seguirá todo o calendário universitário que prevê para o dia 15 de setembro, a publicação do edital quando serão definidas as vagas e todas as normas para o ingresso na instituição.

Depois de aprovar internamente as normas para o ingresso, a UERN assinará termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permitirá a participação dos alunos nas políticas de assistência estudantil como FIES, PROUNI, Ciências Sem Fronteiras e outros programas do governo federal.

A adesão ao exame e ao sistema do Ministério da Educação possibilitará, ainda, o direcionamento de uma verba de R$ 2 milhões e 250 mil como incentivo aos programas de assistência estudantil da UERN.

O reitor Pedro Fernandes lembrou que antes da aprovação pelo CONSEPE, colegiado competente para definir a forma de ingresso-, a adesão da UERN ao ENEM foi amplamente discutida com a sociedade potiguar. A Universidade participou de audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró, realizou fóruns de debates no âmbito da universidade e anunciou a possibilidade de adesão nos órgãos de comunicação e em todas as ocasiões onde o assunto foi tratado. “ A discussão do ENEM na UERN, tornou-se pública”, reforçou o reitor.


*Portal Difusora.

CONVITE DE CANTORIA!!!


Aprovada municipalização do Nogueirão de Mossoró

Por unanimidade 11 filiados da LDM autorizam processo de municipalização de Estádio Leonardo Nogueira

Agora é oficial.

Os 11 dos 14 filiados a LDL presentes ao Ginásio Pedro Ciarlini em reunião votaram em favor da municipalização do Estádio Manoel Leonardo Nogueira.

Agora, a proposta será levada ao prefeito de Mossoró Francisco José Júnior.


*Carlos Skarlack.

Jovem que tentou suicídio hoje em Mossoró cobrava audiência com a governadora

Rodrigo tentava conseguir um emprego
Karla Viegas

Jovem cobrava audiência com a governadora Rosalba Ciarlini Foto: Wilson Moreno
 
No final da manhã desta quarta-feira, 16, o jovem Rodrigo da Silva de 23 anos, ameaçou pular do Viaduto I, do Complexo Viário do Abolição, no conjunto Santa Delmira, e tirar a própria vida.
Depois de horas com as duas vias da Avenida Rio Branco e o acesso ao viaduto interditado, felizmente, tudo acabou bem. De acordo com informações colhidas nas redes sociais, o Tenente Diomedes do 2º BPM, conseguiu evitar o que seria uma provável tragédia.
No local, além de populares, estiveram Policiais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Policia Rodoviária Federal e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo familiares que estavam presenciando o fato, Rodrigo já vinha apresentando sintomas de depressão e, ainda, cobrava uma audiência com a Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, objetivando conseguir um emprego. 
Depois de horas, sucesso na operação do Corpo de Bombeiros e Rodrigo foi resgatado.

*Portal Difusora.

13ª DIRED ABRIRÁ OS JERN'S NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA

A 13ª Diretoria Regional de Educação realizará neste dia 18/07/2014, sexta-feira a abertura dos XLIV JERN"S 2014, com o Tema: O Esporte na Formação dos Jovens, as 8:h no Ginásio de Esportes Wilson Custódio Diógenes.
Após a abertura acontecerá os primeiros jogos.
Convidamos a população em geral e as equipes escolares para prestigiar os atletas.

CHUVA NA CIDADE DE APODI

Na noite desta quarta feira, (16/07) a cidade de Apodi recebe uma chuvinha agradável. Mesmo tendo passado o período chuvoso na nossa região, mas as chuvas chegam de surpresa e agrada muito ao homem do campo. 
No final da tarde de hoje, o tempo parecia dia de inverno e ao anoitecer, a chuva chegou para amenizar o clima quente da nossa região.

Fátima foge do confronto com Wilma de Faria e ignora críticas sobre sua inexperiência

O Jornal de Hoje estampa a deputada federal Fátima Bezerra (PT) evitou responder às críticas da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que afirmou em entrevista a uma emissora de TV que a parlamentar do PT e candidata ao Senado não fez tanto pela educação como apregoa.

A petista preferiu não peitar Wilma, que apontou ações realizadas nas áreas de educação como prefeita, deputada federal e governadora. Em vez de responder aos questionamentos de Wilma, Fátima mandou, por meio da assessoria, respostas lacônicas em relação às declarações da vice-prefeita de Natal, principal adversária da petista na disputa por uma vaga no Senado nas eleições deste ano.


*JBelmont.

Professora Wilma dispara conta professora Fátima Bezerra

A atuação da deputada federal Fátima Bezerra (PT) em prol da educação do Rio Grande do Norte acaba de ser posta à prova pela vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB).

Professora como Fátima, Wilma disse que a parlamentar do PT “não é nenhuma ministra da educação” para se arvorar como dona de todos os resultados do setor no Estado. Wilma afirmou que, como prefeita, deputada federal constituinte e governadora, sempre defendeu a área, citou exemplos, e disparou: “Se for comparar com minha adversária, o que ela fez, ela (Fátima) não executou nada do que está dizendo. Porque não é ministra da educação, da saúde, da agricultura”, declarou a socialista, durante entrevista ao “Jornal Verdade” (REDE TV RN) nesta terça.

Alemanha foi recebida por 400 mil

A seleção da Alemanha voltou para casa na manhã desta terça-feira. E fez uma grande festa para celebrar a conquista do seu quarto título mundial, garantido com a vitória por 1 a 0 sobre a Argentina no último domingo no Maracanã, ao lado de centenas de milhares de torcedores, que acompanharam a chegada da delegação em Berlim. O avião da seleção alemã aterrissou por volta das 10 horas locais (5 horas em Brasília) no Aeroporto Tegel, depois de sobrevoar a multidão que se concentrava no Portão de Brandemburgo, tradicional ponto de festejos em Berlim. O capitão Philipp Lahm foi o primeiro jogador da equipe comandada pelo técnico por Joachim Löw a deixar ao avião e ergueu a taça da Copa do Mundo, repetindo o gesto eternizado no último domingo no Maracanã.
Michael Sohn

 
Jogadores foram cercados pela multidão após o desembarque
Lahm foi seguido pelo volante Bastian Schweinsteiger, um dos principais jogadores da seleção, que estava envolto em uma bandeira alemã e com um curativo em seu olho direito, resultado de um corte sofrido durante a decisão contra a Argentina.

Do aeroporto, a seleção alemã partiu para o centro de Berlim, em um ônibus pintado com os anos das vitórias da Alemanha na Copa do Mundo - as ocasiões anteriores foram em 1954, 1974 e 1990. A delegação, então, subiu em um carro aberto preto, avançando através da multidão, estimada em 400 mil pessoas pelos organizadores da festa.

O atacante Lukas Podolski publicou uma foto com Schweinsteiger e o troféu. "A Copa está em Berlim", escreveu o jogador do Arsenal no Twitter. Autor do gol do título, já na prorrogação da final de domingo no Maracanã, Mario Götze foi um dos jogadores mais festejados pela torcida e também se manifestou através da rede social. "Nossa, o que está acontecendo aqui é incrível", afirmou o meia-atacante do Bayern de Munique.

Os campeões mundiais foram levados até um palco montado próximo do Portão de Brandemburgo. A dança dos jogadores, no entanto, causou polêmica. Ao imitarem os argentinos agachados e mostrarem os alemães como eretos, os atletas estariam sendo racistas segundo o jornal Olé, da Argentina. A publicação exigiu uma tomada de providência por parte da Federação platina.
 *TN.

BREVE EM APODI CONCESSIONÁRIA SHINERAY

Compra Já a sua Shineray
Procure o Revendedor mais próximo de sua cidade, em Apodi ISAQUE SOUZA, TIM (84) - 9938-2332 CLARO (84) - 9106-7685 !!!

Porcellanati busca recursos para retomar produção

Presidente da Porcellanati relata situação da indústria no Rio Grande do Norte ao deputado Henrique Alves.

O presidente do Grupo Itagres/Porcellanati, Gilmar Rabaioli, conversou nesta terça-feira, 15, com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. De acordo com a presidência do grupo, o objetivo da conversa foi atingindo.

“Queríamos e precisávamos desta conversa para informar ao deputado a real situação da indústria em Mossoró”, informou Rabaioli.

Nos últimos dias, a empresa emitiu nota informando que a produção está paralisada em virtude do não fornecimento de recursos vitais para o funcionamento do setor cerâmico: energia elétrica e gás natural.

“Informei ao deputado Henrique Alves que a indústria está com as duas linhas de produção paradas, por falta de energia elétrica e gás natural. No ensejo solicitei seu apoio para que tenhamos de volta esses recursos à fabrica, e que possamos produzir de forma plena”, disse o presidente do grupo.

De acordo com Rabaioli, o deputado Henrique Alves, ainda, não se posicionou definitivamente sobre o assunto, porém se mostrou bastante receptivo ao apelo. Com isso a expectativa, segundo Gilmar, é de que “deve-se ter boas notícias nos próximos dias”.

EMPREGO E RENDA – A indústria de revestimentos cerâmicos, situada em Mossoró/RN, já demitiu cerca de 50 funcionários. Essa onda de demissões vem gerando certa instabilidade no quesito emprego e renda do Rio Grande do Norte.

Recentemente, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, no município de Mossoró, Mairton França, já se mostrou preocupado com a situação e informou que em breve deverá se reunir com a diretoria da empresa.

Outra autoridade que, também, demonstrou estar apreensivo foi o deputado federal Henrique Eduardo Alves. Ontem (15), Henrique foi procurado e atendeu, prontamente, a presidência do grupo para conversar sobre as dificuldades enfrentadas pela indústria.

Segundo Gilmar Rabaioli, presidente do grupo, o real momento da Porcellanati foi repassado ao presidente da Câmara dos Deputados e, os recursos solicitados.

“Vamos aguardar o posicionamento final do deputado, e desde já acrescento que deve ser uma boa notícia. E, esperamos também o contato do secretário Mairton França em Mossoró, que deve acontecer em breve”, disse Gilmar.

*Fonte: Carlos Skarlack .

APODI= Capitão Carvalho reúne-se com moradores do Sítio Santa Rosa para discutir sobre segurança na comunidade.

Na noite desta Terça feira dia 15/07, aconteceu na escola estadual da comunidade de Santa Rosa, uma importante reunião que contou com a presença do comandante da Polícia Militar da nossa cidade, Cap. Carvalho, e um expressivo número de moradores daquela região.

A reunião que foi requisitada pelos moradores, que estão assustados, devido aos últimos acontecimentos "assaltos" ocorridos na comunidade. Em meio a ideias, soluções que possa conter a onda de assalto que assola aquela região, prevaleceu a da criação da "BIC", (Base Integrada Cidadã), já em pleno funcionamento nas cidades de Mossoró e Baraúna, trazem resultado positivo, com grande diminuição da criminalidade.

Como Funciona a BIC?

A BIC é um convênio da Policia Militar com a prefeitura, onde são usados policiais voluntários que estejam na sua folga do serviço normal, sendo pago pela prefeitura por essa escala extra.

Segundo o Capitão Carvalho, para Baraúnas, a BIC, custa a seus cofres, um valor em torno de 35 mil reais mensais, funcionando 24 horas. Em Apodi, a princípio, o projeto será de 12 horas, apenas a noite, entre o período de 18:00 e 06:00 da manhã, com três policiais trabalhando, e um custo mensal de aproximadamente 13 mil reais.

O projeto será enviado ao prefeito de Apodi, Professor Flaviano Monteiro, como também a câmara de vereadores para ser analisado, e se tudo ocorrer como esperamos, posto em prática.


*Informações e imagens: Sentinelas do Apodi.

Surpresos, impugnados já providenciam suas defesas

João Maia, deputado federal, candidato a vice-governador

Tribuna do Norte – Nenhum dos candidatos ao pleito de outubro, cujos registros foram objeto de propostas de impugnação apresentadas pela Procuradoria Regional Eleitoral foi notificado pelo TRE. Mesmo assim, tomando conhecimento através dos meios de comunicação, os que foram contactados pela TRIBUNA DO NORTE, pessoalmente ou através de suas assessorias, externaram confiança em sua argumentação de defesa.

De acordo com o jurista Erick Pereira, a Justiça terá até o dia 21 de agosto para julgar as propostas de impugnação. No caso da candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), a PRE alega que está inadimplente com uma multa eleitoral. Contudo, o advogado dela, Rodrigo Alves Andrade, garantiu que, no momento certo, comprovará a regularidade de sua situação. A seguir a manifestação de outros impugnados:

AGNELO ALVES
Candidato a reeleição, o deputado estadual Agnelo Alves afirmou que respeita o posicionamento da Procuradoria, mas confirmou que está quite com a Justiça Eleitoral. “Ao encaminhar a documentação do registro de minha candidatura, juntei a certidão de quitação eleitoral emitida pelo cartório competente. Observa-se que o procurador Geral Eleitoral deve ter usado apenas a via do sistema informatizado judiciário eleitoral que não está interligado à Receita Federal, que é o órgão que controla os recebimentos de multas”, comentou. Ele disse que está “absolutamente tranquilo, aguardando o despacho e trâmites finais do processo”.

JOÃO MAIA
A Assessoria do deputado federal João Maia, candidato a vice-governador na chapa de Henrique Eduardo Alves, disse que não há qualquer procedência o pedido de impugnação da candidatura. Segundo a Assessoria, o deputado não tem dívida com a Justiça Eleitoral e todas as multas foram pagas. A Assessoria informou ainda que o advogado do político apresentará defesa com os comprovantes de pagamento das multas eleitorais.

AMAZAN
O cantor Amazan, que disputará pela primeira vez o cargo de deputado estadual, disse que o advogado já providenciou toda documentação e o pedido do Ministério Público foi apenas por ausência de documentos. “Posso garantir que com Amazan está tudo certo”, afirmou.

ROGÉRIO MARINHO
A assessoria jurídica de Rogério Marinho (PSDB), candidato a deputado federal, informou que o pedido de impugnação do registro de sua candidatura ocorreu pela ausência de Certidão de Quitação Eleitoral referente a multa adquirida em pleito passado. Mas, segundo a Assessoria, a multa foi quitada integralmente no mês de junho de 2014. A Certidão de Quitação Eleitoral foi anexada ao processo de Registro de Candidatura. A Assessoria informou que a resposta ao pedido de impugnação será entregar o documento de quitação eleitoral.

FERNANDO MINEIRO
Também impugnado por questão semelhante, o deputado estadual Fernando Mineiro esclareceu: “A multa foi parcelada e o que houve é que a Receita não informou ao TRE o pagamento. São duas situações simples, sem maiores implicações e os documentos serão entregues ao TRE”.

LARISSA ROSADO
Segundo o advogado Marcos Lanuce, que defende a deputada estadual do PSB, a proposta de impugnação de sua candidatura à reeleição foi motivada pelo fato de não ter sido, ainda, publicado acórdão de recente decisão do TSE que, por 5×2, restaurou a sua condição de elegibilidade.


*O Xerife.

FORRÓ NO SÍTIO!!!


DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO