quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Vox Populi: Dilma tem 38%, Marina, 25%, e Aécio, 17%

O instituto Vox Populi divulgou na tarde desta quinta-feira (25) uma nova pesquisa sobre a corrida presidencial. Segundo o levantamento encomendado pela revista Carta Capital, a presidente e candidata à reeleição Rousseff (PT) lidera com 38% das intenções de voto, numa vantagem de 13 pontos sobre a segunda colocada, Marina Silva, que registrou 25%. Aécio Neves (PSDB) tem 17%.

Na pesquisa anterior do Vox Populi para a revista, realizada entre 8 e 9 de setembro, Dilma tinha 36%, Marina marcava 28%, e Aécio pontuava com 15%. Na simulação de segundo turno, Dilma e Marina estão em empate técnico. A petista tem 42% e a candidata do PSB, 41%. Se a disputa fosse entre a presidente e Aécio, ela venceria o tucano por 45% a 37% das intenções de voto. Dois mil eleitores, em 147 municípios brasileiros, foram ouvidos pelo Vox Populi entre os dias 23 e 24 de setembro.


Do Xerife.

Aécio afirma que Dilma usou ONU para campanha

No RS, ele diz que PT administra a pobreza.
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, criticou nesta quinta-feira (24) o tom do discurso de Dilma Rousseff durante a abertura da 69ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na quarta-feira (24). Para ele, a presidente usou o espaço para fazer campanha eleitoral e afirmou que a história se lembrará do fato. O tucano está no Rio Grande do Sul para cumprir agenda de campanha em Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul.

"A história se lembrará do discurso da presidente na ONU. Ela esqueceu onde estava e para quem falava para fazer propaganda para o horário eleitoral. Um dia triste para o Brasil", afirmou a jornalistas após participar do Painel RBS especial de eleições, promovido pelo Grupo RBS, no qual foi sabatinado por uma hora.

País não precisa de um 'choque fiscal', diz Dilma

Ela falou sobre meta de superávit primário. A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, afirmou nesta quinta-feira (25) que o Brasil não precisa de “choque fiscal” para cumprir a meta fiscal de superavit primário, que é a economia feita para pagar juros da dívida pública, fixada neste ano em R$ 99 bilhões para todo o setor público consolidado (governo, estados, municípios e empresas estatais).

eleições 2014: Marina diz que fará o país voltar a crescer

Candidata do PSB quer órgão para verificar gasto e dar transparência fiscal.
A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, afirmou que, para a economia brasileira voltar a crescer com baixa inflação, é necessário um governo que não vá se "aventurar" na política econômica e corte gastos que geram "desperdício" de recursos públicos. Só assim o país teria credibilidade para atrair investimentos, disse a candidata em entrevista realizada nesta quarta e exibida nesta quinta-feira (25) no Bom Dia Brasil.

Agricultura familiar prejudicada por falta da regularização do SIM em Apodi/RN

Os agricultores da agricultura familiar do município de Apodi, estão cada vez mais desamparados e preocupados com a falta de regularização do SIM – Selo de Inspeção Municipal, que foi criado em fevereiro de 2012, e que está sem funcionamento, prejudicando diretamente agricultores familiares que comercializam seus produtores através da COOAFAP – Cooperativa da Agricultura Familiar com sede do município oestano.

A cooperativa que hoje comercializa os produtos de mais de 500 famílias em mais de 60 comunidades já contabiliza um prejuízo em 2014, de mais de R$ 1 milhão de reais, já que hoje os programas PAA( Programa de Aquisição de Alimentos), e PNAE ( Programa Nacional de Alimentos na Escola), só compram produtos seguindo a exigência do Ministério da Agricultura, e se faz necessário que esses produtos sejam inspecionados e certificados ao menos pelo SIM.

Segundo o presidente da COOAFAP, José Ferreira, o Dedé do Vila Nova já aconteceram mais de oito reuniões entre agricultores e secretaria de agricultura do município de Apodi, e nada ainda foi feito para acelerar a regularização, que segundo membros da secretaria teria que passar novamente pela aprovação junto a Câmara Municipal, e mesmo assim diante da pressão dos agricultores nada andou, continua estagnado.

Para piorar a situação dos agricultores familiares, a partir do primeiro dia de outubro eles não poderão comercializar nem um produto como carne bovina, suína, caprina, ovos, mel, doces, queijo, hortaliças, polpa de frutas, entre outras sem ter a certificação do selo municipal, ficando, portanto impossibilitados de escoar a sua produção junto a cooperativa, que hoje ainda atende as escolas estaduais e municipais, na questão da merenda escolar.

Cabe a prefeitura oferecer estrutura e transporte para a fiscalização dos produtos

O entrave acontece justamente na falta de ação do poder público municipal de Apodi/RN, que mesmo estando a oitenta dias em mãos de toda documentação, da lei aprovada em 2012 ainda não encaminhou o projeto ao legislativo, e justifica junto aos agricultores familiares não ter condições de oferecer apoio logístico para manutenção da equipe que necessita apenas de uma sala, e um transporte para acompanhar nas comunidades.

Sem o SIM e sem a regularização do mesmo até o início do próximo mês todos os agricultores terão suas atividades paralisadas, produzirão, mas não poderão comercializar gerando um prejuízo incalculável, já que metade da população apodiense reside na zona rural e tem como principal fonte de renda a agricultura familiar.


Fonte: Josenias Freitas.

Marta Suplicy encerra agenda em Mossoró

Ministra da Cultura ministrou palestra no Teatro Dix-huit Rosado
Marta Suplicy com a primeira dama Amélia Ciarlini e o prefeito Francisco José Júnior, antes de seguir para São Paulo – Fotos: iPad Skarlack
Depois de proferir palestra que abriu o Seminário Novas Liberdades, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a ministra Marta Suplicy almoçou com o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior e a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Amélia Ciarlini, no Tenda Restaurante.

Em seguida a comitiva seguiu para o aeroporto Dix-sept Rosado, de onde Marta seguiu para Natal, em um avião do Governo do Estado.

Marta Suplici é recebida por governadora e prefeito de Mossoró

Ministra da Cultura ministra palestra no Teatro Dix-huit Rosado
 Por Carlos Skarlack.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, desembarcou em Mossoró, por volta das 12h. No aeroporto Dix-sept Rosado, a ministra foi recepcionada pela governadora do RN, Rosalba Ciarlini e pelo prefeito da cidade, Francisco José Júnior. Do aeroporto a ministra seguiu para o Teatro Municipal Dix-huit Rosado onde ministra palestra abrindo a série de palestras da programação da Festa da Liberdade.


Rosalba e Francisco José Júnior no aeroporto Dix-sept Rosado para receber ministra

Marta Suplicy ministrará palestra no Teatro Dix-huit Rosado
Fotos: Carlos Skarlack.

Servidores da saúde decidem manter greve em Mossoró

Grevistas farão protesto no desfile de 30 de Setembro
Por: Carlos Skarlack.
 

Os servidores de saúde que estão em greve no município de Mossoró decidiram manter o movimento paredista. Em Assembleia geral Extraordinária realizada, às 9h, desta quinta-feira, 25, as categorias que integram a rede municipal de saúde, no Hotel Vila Oeste, votaram pela continuação da greve. Para o dia 30 de setembro os grevistas anunciam um grande protesto durante o Cortejo da Liberdade. Todos só grevistas irão protestar vestindo preto. Dentre os pleitos está a solicitação de atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

Inmet não descarta tornado ter atingido cidade de naufrágio em MS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não afasta a possibilidade de um tornado ter atingido Porto Murtinho, a 443 quilômetros de Campo Grande, na tarde desta quarta-feira (24) provocando diversos estragos na cidade. Durante o fenômeno, um barco-hotel naufragou no rio Paraguai com 27 pessoas a bordo. Treze pessoas conseguiram se salvar, outras 13 estão desaparecidas e um homem foi encontrado morto.

Em contrapartida, na opinião do meteorologista Natálio A. Filho, da Universidade Anhanguera/Uniderp, foi um tornado que atingiu o município e provocou diversos estragos.

“Essa rajada atingiu um pico de 93 km por hora num deslocamento de um quilômetro. O deslocamento em curta distância da nuvem que os chamamos de nuvem funil ele desce com velocidade muito intensa e na superfície ele provoca o giro desse vento. Todas as características de um tornado estavam presentes nessas nuvem em Porto Murtinho”, comenta.

Para a meteorologista do Inmet, entretanto, para ser considerado um tornando é preciso que se analisem outros aspectos do fenômeno, além da grande velocidade do vento, como, por exemplo, se foi formado uma espécie de “funil” que chegava até o solo e se árvores foram retorcidas e telhados sugados.

O acidente

O acidente ocorreu por volta das 17h30 (de MS). O naufrágio aconteceu quando os ventos chegaram a até 93 km por hora no município.

Segundo boletim de ocorrência da Polícia Civil, o barco-hotel que naufragou se chamava “Sonho do Pantanal”.

A embarcação é de nacionalidade paraguaia e estava levando 16 turistas brasileiros e 11 tripulantes paraguaios.

Cinco turistas que estavam na embarcação e oito tripulantes conseguiram se salvar. Estão desaparecidas 13 pessoas. Um homem, já identificado, foi encontrado morto e sem roupa. Segundo informações da Polícia Civil, o nome da vítima era Sidinei Romano, tinha 34 anos e era de Sabáudia, no norte do Paraná.

Ele era gerente de uma cooperativa agropecuária e estava de férias viajando com um grupo de amigos. Segundo João Antônio Esturaro, sobrinho de Sidinei, o tio era casado e tinha dois filhos. "Sidinei era de uma família bem conhecida na cidade e, por isso, não só a família vai sentir a falta dele, bem como quase toda a cidade. Ele era muito querido por aqui”, afirmou. O velório está previsto para ocorrer após as 23h desta quinta-feira (25), na Capela Mortuária de Sabáudia.

Segundo os familiares da vítima, ele e um grupo de amigos de Alvorada do Sul, no norte do Paraná, participavam periodicamente de pescarias em rios do Paraná e do Mato Grosso do Sul e dessa vez passariam alguns dias no pantanal mato-grossenseAs buscas aos desaparecidos no naufrágio começaram ainda na quarta-feira e foram retomadas no início da manhã desta quinta-feira (25). Para ajudar nos trabalhos foram enviados a Porto Murtinho bombeiros da capital sul-mato-grossense, de Dourados e de Jardim. Participam também dos trabalhos o Exército, a Marinha e a Polícia Militar.

Segundo o bombeiro, cerca de 50 pessoas trabalham nas buscas em uma ação que envolve o Exército, a Marinha e o Corpo de Bombeiros e conta com apoio das polícias Militar e Civil. “A estratégia é fazer buscas no local, descer o rio e vistoriar a margem do rio. Cerca de 50 pessoas trabalham nas buscas. Não temos previsão, pode ser que o trabalho dure dias, não há previsão", aponta o major do Corpo de Bombeiros, Alexssander dos Santos Trindades.

Em entrevista a uma rádio do município, o sobrevivente Francisco Paulineli fala sobre a tempestade, o susto e como conseguiu se salvar. “Veio tipo um tornado, que veio e virou a chalana, de lateral, e depois foi virando por todo o lado. Nós estávamos tudo dentro da chalana, todos sem salva-vida, porque já estava a 30 metros pra atracar. E aí só Deus sabe o que aconteceu lá. Tinha uns que estavam dentro dos quartos, outros por cima ou estava na parte do meio. Fui salvo porque achei um banco de madeira na minha frente, que eu agarrei nele. Foi rodando, rodando, rodando, aí apareceu o socorro. Foi questão de segundos.


Nunca vi (tanta) rapidez num acidente deste aí. Vocês não têm a noção do que é um troço daquele ali”, disse o turista.


Do G1.

Corpo de um homem foi encontrado boiando nas aguas de uma lagoa de captação da Caern no Costa e Silva

O corpo de um homem desaparecida há dois dias foi encontrado boiando nas aguas de uma lagoa de captação da Caern localizada entre a BR 110 no bairro Costa e Silva e o Conjunto Vingt Rosado em Mossoró no Rio Grande do Norte.

Raimundo Gama da Silva de 48 anos de idade morava na Rua dos Torquatos no Costa e Silva. A família informou a policia que o mesmo vinha sendo ameaçado por alguns elementos do bairro por causa da bebida. Raimundo era entregue ao vicio de bebida alcoólica.

A Policia Militar está no local aguardando a presença das equipes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep para fazer o resgate e a remoção do corpo. A distancia é possivel visualizar manchas no corpo da vitima, mas não ha uma definição das causas.


*Informações e imagens: O Câmera.

Veja a galeria de fotos

Lula ‘talvez’ deponha depois das eleições

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Polícia Federal em um dos inquéritos complementares do mensalão está descartado pelo menos até a eleição, afirmou nesta quarta-feira, 24, o diretor do Instituto Lula, Paulo Okamotto. “Depois da eleição, talvez”, disse o assessor do ex-presidente durante ato político em favor da candidatura do candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha.

No mesmo evento, Lula reagiu com ironia foi questionado por uma repórter quando iria prestar esclarecimento à PF. “Só se você me convidar”, disse. A Polícia Federal tenta há sete meses um acordo para ouvir Lula no inquérito que investiga a suspeita de repasses ilegais da Portugal Telecom para o PT. Havia previsão de que Lula fosse ouvido hoje em Brasília. O ex-presidente, porém, não vai aparecer, segundo Okamotto. Como ex-presidente, Lula tem prerrogativa de negociar quando será ouvido pelos policiais.


O Xerife.

WILSON OLIVEIRA ACOMPANHA DONA MARGARETE, GRÁVIDA DE TRIGÊMIOS

Hoje acompanhei dona Margarete grávida de trigêmeas do Sítio Carrilho, pois é são 03 meninas, a ultra realizada graças a parceria da VIDEO CLINICA BIO VIDA, que fica na rua Pe Benedito Alves aqui em Apodi nos mostrou nessa manhã de quinta feira 25 de setembro, agradecemos a todos que estão ajudando, compartilhe essa ação. Ajude ligando 9156 3020 ou 9820 9649.

Fátima Bezerra perde para Wilma de Faria

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) rejeitou o pedido da candidata ao Senado Fátima Bezerra (PT) para retirar do ar trechos do programa eleitoral da candidata Wilma de Faria que aborda a situação da economia do país. Fátima Bezerra tentou ainda que a Justiça eleitoral determinasse direito de resposta, o que também foi rejeitado pelo juiz do TRE-RN, Marco Bruno Miranda. A petista foi à Justiça Eleitoral para censurar as veiculações da propaganda que tratavam de temas como inflação e a responsabilidade dela e do PT, partido que ela integra e representa no Congresso Nacional, pelos atuais problemas econômicos do país. O juiz rejeitou a tentativa de cercear o debate sobre esses temas.

“Cabe ao eleitor, no exercício da soberania popular, analisar o debate político, inclusive eventual esclarecimento a ser prestado pelo candidato representante sobre a relevância da informação”, destacou o magistrado na decisão.

Tribuna do Norte/Xerife.

VEM AI O HORÁRIO BRASILEIRO DE VERÃO

Do dia 18 para o dia 19 de outubro começa o período chamado de horário de verão, em que moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm de adiantar os seus relógios em uma hora. As datas do período, que normalmente dura quatro meses, são definidas pelo governo. Assim, o final do horário de verão ocorrerá de 15 para 16 de fevereiro de 2015. Tanto o começo quanto o término ocorre de sábado para o domingo.

A medida promove economia do consumo de energia – de 4% a 5% – por meio do melhor aproveitamento da luz natural do dia. Assim, a prática reduz a demanda em períodos considerados como horários de ponta – das 18 às 21h. Os estados que adotam a medida são: no Centro-Oeste; Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. No Sudeste; Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. E no Sul; Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário nos anos anteriores, ficarão fora da mudança.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO