terça-feira, 30 de setembro de 2014

No Ibope, Dilma tem 39%, e vantagem de Marina sobre Aécio é de 6 pontos

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:
- Dilma Rousseff (PT): 39%
- Marina Silva (PSB): 25%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 7%


* Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 23, Dilma tinha 38%, Marina, 29%, e Aécio, 19%.

Segundo turno
O Ibope também simulou três cenários de segundo turno. São eles:

- Dilma Rousseff: 42%
- Marina Silva: 38%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 8%


- Dilma Rousseff: 45%
- Aécio Neves: 35%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 8%


- Marina Silva: 38%
- Aécio Neves: 34%
- Branco/nulo: 16%
- Não sabe/não respondeu: 12%


O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00909/2014.

Espontânea
 

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:
- Dilma Rousseff (PT): 36%
- Marina Silva (PSB): 21%
- Aécio Neves (PSDB): 16%
- Outros: 1%
- Branco/nulo: 9%
- Não sabe/não respondeu: 1%


Rejeição
 

De acordo com a pesquisa, a presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.

- Dilma Roussef: 31%
- Marina Silva: 20%
- Aécio Neves: 19%
- Pastor Everaldo: 14%
- Levy Fidelix : 11%
- Zé Maria: 10%
- Eymael: 10%
- Luciana Genro: 9%
- Mauro Iasi: 9%
- Rui Costa Pimenta: 8%
- Eduardo Jorge: 8%


Avaliação do governo
 

A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 38% dos eleitores entrevistados – no levantamento anterior, divulgado no último dia 23, o índice era de 39%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como "ótimo" ou "bom".

Os que julgam o governo "ruim" ou "péssimo" são 28%, segundo o Ibope. Para 33%, o governo é "regular". Os dois índices são os mesmos do levantamento anterior.

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 38%
- Regular: 33%
- Ruim/péssimo: 28%
- Não sabe/não respondeu: 1%

Expectativa de vitória


O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo presidente da República, independentemente da intenção de voto. Para 58%, Dilma sairá vitoriosa; 20% acreditam que Marina ganhará; e 10% apostam na vitória de Aécio; 12% não sabem ou não responderam.


Do G1 em São Paulo.

“A governadora analisou as propostas e fez a sua escolha”, disse Fátima Bezerra

Depois do apoio anunciado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a candidata ao Senado pelo PT, Fátima Bezerra, se pronunciou: “A governadora, segundo declarações publicadas na imprensa local, analisou as propostas, o histórico de trabalho dos candidatos e fez a sua escolha”.

*Vi no Xerife.

Datafolha: Dilma tem 40%; vantagem de Marina sobre Aécio vai de 9 para 5 pontos

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 40%
- Marina Silva (PSB): 25%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 5%


* Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26, Dilma tinha 40%, Marina, 27%, e Aécio, 18%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Segundo turno
 

O levantamento divulgado nesta terça indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PT tem 49% das intenções de voto e a do PSB, 41%. Na semana passada, Dilma tinha 47% e Marina, 43%.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 50% a 41% (50% a 39% na semana anterior).

O Datafolha ouviu 7.520 eleitores em 311 municípios nos dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00905/2014.

Espontânea
 

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:

- Dilma Rousseff : 35%
- Marina Silva: 20%
- Aécio Neves: 16%
- Outras respostas: 3%
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 22%


Rejeição
 

A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os números:

- Dilma Rousseff: 31%
- Marina Silva: 25%
- Aécio Neves: 23%
- Pastor Everaldo: 22%
- Levy Fidelix: 20%
- Zé Maria: 18%
- Eymael: 18%
- Luciana Genro: 16%
- Rui Costa Pimenta: 15%
- Eduardo Jorge: 15%
- Mauro Iasi: 14%


Avaliação da presidente
 

A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff tem a aprovação de 39% dos entrevistados – eram 37% no levantamento anterior, divulgado no último dia 26. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como "ótimo" ou "bom".

Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo” são 23%, segundo o Datafolha (ante os 22% da semana passada). Para 37%, o governo é "regular" (eram 39% no levantamento anterior).

O resultado da avaliação é:
- Ótimo/bom: 39%
- Regular: 37%
- Ruim/péssimo: 23%
- Não sabe: 1%


A nota média atribuída pelos entrevistados ao governo foi 6,1 (a mesma da semana anterior).


*Do G1 em São Paulo.

Para Fátima o governo de Rosalba é uma maravilha

Nas rodas políticas de Mossoró a pergunta que mais se faz hoje é:

– O apoio declarado da governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM) a candidatura da deputada federal Fátima Bezerra (PT) mais atrapalha a o projeto da petista ou beneficia?

Afinal…

– O PT de Fátima – mais do que ninguém – “mandou o pau” no governo da Rosa “até dá uma coisa ruim”.

De repente, para Fátima, o governo de Rosalba deve ser uma maravilha.

Há controvérsias. 


*Deu no Xerife.

Marina vai à batalha do 1º turno sem ‘infantaria’

Josias de Souza destaca o bombardeio dos rivais e as avarias sofridas nos índices de pesquisas não são os únicos problemas de Marina Silva. A cinco dias da eleição, a campanha da presidenciável do PSB exibe nas ruas da maior parte dos Estados uma estrutura precária. Marina virou uma comandante sem exércitos. Julgando-se desprezados, os candidatos aos legislativos estaduais e ao Congresso cuidam dos seus próprios interesses, sem dar atenção à campanha nacional.

Tomando o caso de São Paulo como exemplo, um aliado de Marina que entende de urnas e sabe fazer contas colecionou os seguintes dados: estão em jogo na disputa paulista 164 cadeiras de deputados federais e estaduais. Há incontáveis postulantes, mas os que têm alguma chance não passam de cinco por vaga. No total, 820 candidatos competitivos em todo o Estado.

Cada um desses 820 candidatos dispõe de pelo menos 300 pessoas contratadas para trabalhar na campanha de rua diariamente. Juntas, somam 246 mil cabeças. Nesta semana, reta final da campanha, esse número é multiplicado por dez. Quer dizer: há hoje nas ruas do Estado de São Paulo cerca de 2,46 milhões de pessoas trabalhando na eleição.

Quantos distribuem santinhos, colam cartazes e transportam cavaletes com propaganda de Marina? Nem mesmo os correligionários dela. Há no PSB paulista cerca de 160 candidatos. Os mais viáveis somam 20. Mantinham nas ruas algo como 6 mil pessoas. Nesta semana, elevaram o contingente para 60 mil. A grossa maioria ignora Marina. Por quê? Alegam não ter recebido material de campanha associando suas imagens à de Marina. E sustentam que não obtiveram algo ainda mais trivial: um gesto de apreço da presidenciável.


O Xerife.

Lula: “essa é a semana da mentira na imprensa”

“Essa semana agora é a semana das mentiras. Vocês vão ver quantas mentiras vão ser contadas na imprensa. Vocês não têm que acreditar porque todas as vezes que aparece um candidato que tenta fazer as coisas para o povo mais humilde, ele é achincalhado pela elite brasileira que não quer que a gente faça”, afirmou o ex-presidente Lula.

Ele participou de ato do PT em São Paulo, ao lado da presidente Dilma Rousseff e do candidato petista ao governo do Estado, Alexandre Padilha. O ex-presidente também rechaçou as comparações com a presidenciável Marina Silva (PSB): “Quando escolhi a Dilma foi pela competência”.


*O Xerife.

DEPOIS DOS NÚMEROS HENRIQUE 38, ROBINSON 31, WILMA E FÁTIMA 35 IBOPE JÁ TEM NOVA PESQUISA REGISTRA

Na próxma sexta-feira será divulgada uma nova pesquisa Ibope no Rio Grande do Norte. Encomendada pela InterTV Cabugi, afiliada da Rede Globo, a pesquisa custará R$ 50.327,76 e será divulgada no RNTV segunda edição.
Serão realizadas 812 entrevistas, que começaram a ser feitas ontem e irão até a sexta-feira.

A pesquisa está registrada no TRE com o número 41/2014.

*PanoramaPolítico.

Sete prefeituras do interior do RN lançam editais para concurso público

Os concurseiros de plantão do agreste tem cinco motivos a mais para se empenharem pelos estudos.

As prefeituras de Tangará, Boa Saúde, Elói de Souza, São Paulo do Potengi, São Pedro, Serra Caiada e Santa Maria lançaram nesta segunda os editais referentes aos concursos públicos municipais.

Todos os concursos serão realizados pela Comperve no dia 30 de novembro de acordo com os editais pulicados no Diário Oficial. As inscrições que acontecem de 13 de outubro a 10 de novembro, variam de R$ 60,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

O Portal NCO disponibiliza abaixo os editais dos concursos lançados onde é possível conferir a quantidade de vagas e cargos disponíveis, veja:

Tangará: (Clique Aqui)

Boa Saúde: (Clique Aqui)

Elói de Souza: (Clique Aqui)

São Paulo do Potengi: (Clique Aqui)

São Pedro: (Clique Aqui)

Serra Caiada: (Clique Aqui)

Santa Maria: (Clique Aqui)

Fonte: Portal NCO/Xerife.