quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Leonardo Rêgo manda recado para Fabrício: "Vamos ver quem tem mais força"

Ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo (DEM) comentou com o Blog de Thaisa Galvão a declaração do prefeito Fabrício Torquato (DEM) que informou que vai declarar apoio ao candidato Robinson Faria (PSD).

“O prefeito agora vai ter a decência de dizer que vai votar num candidato e realmente vai votar”, disse Leonardo, afirmando que Fabrício orientou seu pessoal a votar em Robinson, mesmo tendo subido no palanque de Henrique.

Apesar de Fabrício não falar em rompimento, é assim que Leonardo vê a situação. 


“Não falo em rompimento, mas nós vamos para um lado e ele para o outro. Cada um vai estar em seu lado. E vamos ver quem tem mais força”, disse Leonardo, lembrando que os votos do deputado Getúlio Rêgo são fruto do trabalho do deputado.
Para Leonardo, seu grupo se mantém firme com a candidatura de Henrique. 


*Fonte: JBelmont.

Professor é acusado de tentar asfixiar dois alunos dentro da escola em Apodi

 
*Por Josemário Alves / SOS Notícias do RN

Os pais de duas crianças prestaram queixa na Delegacia de Polícia Civil de Apodi, na tarde desta quarta-feira (08/10), contra um professor da Escola Estadual Alvani de Freitas Dias, o CAIC, na periferia da cidade.

Segundo os agentes de polícia civil, o fato se deu por volta das 16h, quando o professor teria, supostamente, tentado agredir os dois estudantes, de 11 e 12 anos, após as crianças terem o apelidado por um nome no qual o educador não gostou. De acordo com as vítimas, o professor de nome preservado tentou asfixiá-los dentro da escola.

Ao tomar conhecimento do caso, o pai de um dos estudantes tentou invadir o colégio para pôr fim na vida do professor. Em apoio ao pai, alguns populares ainda chegaram a apedrejar a escola com paus, pedras e até frutas verdes.

Em contato com a equipe de reportagem do Portal SOS Notícias do RN e Rádio Vale do Apodi, alguns moradores revelaram que esta versão não é verdadeira. Segundo eles, o professor teria apenas apertado o braço de um deles, na tentativa frustrada de colocá-lo para assistir aula. Neste momento, a criança saiu da sala de aula chorando e alegando a agressão por parte do educador, o que causou toda a confusão.

Imagem mostra grande quantidade de pedras na calçada, arremessadas contra a escola

Para conter os ânimos no local e retirar o professor de dentro da escola, foi necessário o apoio de duas viaturas da Polícia Militar.

Ao saber da queixa prestada na delegacia, o Dr. Renato Oliveira, titular da DP de Apodi, informou que irá intimar o acusado para que o mesmo relate a sua versão, e a polícia possa julgar quem realmente é culpado.

PV declara apoio a Aécio Neves no segundo turno das eleições


O PV declarou apoio ao candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições. A decisão foi tomada hoje (8) pela maioria dos membros da executiva do partido. Foram 33 votos a favor do apoio a Aécio, 6 pelo apoio à candidata Dilma Rousseff (PT) e 3 abstenções. O candidato do PV à Presidência no primeiro turno, Eduardo Jorge, disse que o partido encontrou maior convergência com as propostas de Aécio Neves. Segundo Eduardo Jorge, apesar do apoio, o PV manterá uma postura crítica e de independência.

“O critério com que o PV faz essa indicação são dois elementos muito importantes, o elemento crítico e o da independência. Crítico porque reafirmamos nossas bandeiras. Não vamos arriar as bandeiras que levantamos no primeiro turno. O segundo é a independência. Não estamos pedindo nada, estamos fazendo isso porque acreditamos que, no confronto entre as duas candidaturas, essa é a mais próxima das nossas teses”, destacou.

*Vi no Xerife.

Primeira pesquisa de intenções de voto para 2º turno Aécio larga na frente com 54% e Dilma, 46%

A primeira pesquisa de intenções de para o segundo turno aponta o tucano Aécio Neves (PSDB) à frente da petista Dilma Rousseff (PT). O levantamento, feito para revista ÉPOCA, pelo instituto Paraná Pesquisas, mostra Aécio com 49% das intenções de voto contra 41% de Dilma. Entrevistados que não sabem ou não responderam somam 10%. Em votos válidos, Aécio tem 54%, e Dilma, 46%. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os candidatos, Aécio tem 45%, e Dilma, 39%.

As entrevistas foram realizadas entre a segunda-feira (6) e esta quarta-feira (8). Ao todo, 2.080 eleitores foram ouvidos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR 01065/2014. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 2,2% para mais ou para menos.

Henrique recebe sindicato da Enfermagem e reitera compromisso de votar “30 horas”

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), reiterou nesta quarta-feira (08), durante reunião com representantes da Enfermagem, o compromisso de não retirar da pauta de votações o projeto de lei 2295/00, que dispõe sobre a jornada de trabalho de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (30 horas de Enfermagem).

“O compromisso do deputado Henrique Alves ficou muito claro para nós: ele não aceita retirar o projeto da pauta de jeito nenhum”, afirmou o presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Sipern), Domingos Ferreira. “A reunião foi muito proveitosa. Confiamos no presidente da Câmara e esperamos que a matéria seja votada o mais rápido possível. E ele garantiu que vai ser votado”, acrescentou.

Na última terça-feira (08), Henrique Alves deu uma pausa na campanha para o Governo do Estado e cumpriu agenda institucional em Brasília. Levou como prioridade o projeto das 30 Horas da Enfermagem, que não só não foi votado por conta das medidas provisórias que trancam a pauta. Uma delas já foi aprovada: A MP que concede reajustes de 15,8% a agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal.

“Em todos os momentos, coloquei-me, como presidente da Câmara dos Deputados, à disposição para dialogar com as categorias profissionais interessadas na aprovação do Projeto sobre as 30 horas de enfermagem. Sou um político que assumo compromissos e cumpro. Não foi diferente em relação a pautar o projeto em referência”, afirmou Henrique.

O projeto das 30 horas da Enfermagem vem sendo tratado com prioridade pelo presidente da Câmara. Em maio, ele organizou uma comissão geral, no plenário da Câmara, onde ocorreu um amplo debate sobre o projeto, com diversos representantes de associações de profissionais de Enfermagem e demais interessados no tema. Já no dia 4 de junho, promoveu reunião com representantes do setor e líderes partidários.

Por iniciativa de Henrique Alves, um Grupo de Trabalho para debater o projeto e aperfeiçoá-lo foi criado em junho. “Ainda que não se tenha chegado a um consenso, no âmbito do grupo, em face de divergências que não foram contornadas, me dispus, na qualidade de Presidente da Casa, a colocar o projeto em pauta”, lembrou.

Nas Sessões dos dias 27 de junho, 28 de junho, 6 de agosto, 2 de setembro e 3 de setembro, a matéria esteve na pauta da Casa e apenas não foi votada por falta de acordo entre os líderes partidários, obstrução em face de matérias polêmicas que estavam na ordem do dia e por falta de quórum.

“Assumi e ainda assumo o compromisso de que a matéria seja votada em Plenário. Os fatos não mentem, nesse sentido. Continuarei a buscar o diálogo e a colocar o Projeto na Pauta da Casa. A minha conduta é o que tenho de mais importante a apresentar ao povo do RN e do Brasil”, finalizou Henrique.

Perseguição policial termina com quatro indivíduos presos no Bairro Santa Delmira em Mossoró

Policiais da viatura 235 comanda pelo Cb. Geraldo e o Sd Evandro, prenderam na manhã de quarta feira 08 de Outubro de 2014, quatro elementos acusados de praticar um assalto seguido de seqüestro na comunidade Maisa zona rural de Mossoró, Rio Grande do Norte.

Segundo informações, os quatro elementos praticaram o assalto e levaram a vitima de refém e seu veiculo, uma pick up Estrada. O comerciante foi deixado dentro do carro, na BR-304, instantes após o assalto.

Os policiais se encontravam em deslocamento ao local quando se depararam com o veículo dos criminosos, um Fiesta de cor vermelha. Houve perseguição e os mesmos foram presos ao lado do viaduto que dá acesso ao Bairro Santa Delmira.

Com os elementos foram encontrados dois revolveres calibre 38, um radio comunicador na frequência da policia, varias joias e celulares pertencentes ao emprersario.

O grupo foi conduzido até a delegacia Especializada em Furtos e Roubos onde serão apresentados ao Delegado Dr. Luiz Fernando.


*Informações e imagens: O Câmera.


Veja a galeria de fotos

Marinha alerta aos navegantes da área do litoral do RN sobre ressaca; ondas de até 3 metros

A Marinha do Brasil alerta aos navegantes da área do litoral do Rio Grande do Norte, sobre a previsão de Aviso de Ressaca com ondas de S/SE de 2,5 a 3,0 metros, na área oceânica entre as cidades de Salvador (BA) e Natal (RN) a partir de 08OUT14 das 10h00min até 09OUT14 às 15h00min.

A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Maiores informações sobre previsões meteorológicas poderão ser obtidas no site do Centro de Hidrografia da Marinha – CHM – no endereço

A Marinha pede a ampla divulgação aos proprietários e comandantes de embarcações de sua área de atuação. 


*Fonte: JBelmont.

Pastor Everaldo anuncia apoio do PSC à candidatura de Aécio Neves

Após mais de duas horas de reunião à portas fechadas, senadores e deputados do PSC decidiram hoje (8), em Brasília, apoiar a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. O partido, que teve Pastor Everaldo como candidato no primeiro turno, ficou em quinto lugar no resultado final do Tribunal Superior Eleitoral.

Pastor Everaldo explicou que o senador tucano pediu apoio na segunda-feira (6), mas, antes de oficializar a posição, precisou ouvir representantes do PSC nos estados e nas bancadas da Câmara e do Senado. “Pelos seus ideais, o partido faz opção pelo senador Aécio Neves. Estaremos daqui a pouco com ele para manifestar nossa decisão em favor do seu nome”, disse.


Segundo ele, a mudança de rumo político do PSC, que já compôs a base do atual governo, foi motivada pelas denúncias envolvendo o PT e outros partidos aliados. “Isso nos impulsionou a optar por Aécio Neves. Foi um dos principais e mais relevantes motivos”, salientiou.

O ex-candidato à Presidência da República disse que PSC não exigirá mudanças no programa de Aécio. Acrescentou que as propostas do partido e as do PSDB são semelhantes. Entretanto, adiantou que cobrará de Aécio Neves, caso eleito, “muito trabalho para devolver o Brasil para os brasileiros”.

Antes do anúncio oficial de apoio à candidatura do PSDB, Pastor Everaldo disse que Aécio é a melhor opção para o Brasil e para a modernidade do país. "Vemos nele a opção de cuidar dos pobres e mais necessitados e dos empreendedores. É o melhor para extirpar a corrupção, retomar a credibilidade do país no exterior, criar oportunidades para todos os brasileiros”, conclui.

No primeiro turno, Pastor Everaldo conquistou 780 mil (0,75%) votos nas urnas, ficando atrás de Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (PSB) e Luciana Genro (PSOL), que teve mais de 1,5 milhão dos votos.

O PSC não elegeu senadores, mas vai continuar com Eduardo Amorim (SE) na Casa. No último domingo (5), Amorim perdeu a disputa pelo governo do estado. Entretanto, ainda tem quatro anos de mandato no Senado, para onde foi eleito em 2010.

Os resultados positivos para o partido ficaram concentrados nos nomes de deputados federais e estaduais. Para a Câmara dos Deputados, o PSC elegeu 12 deputados, entre eles Marcos Feliciano, que teve 398 mil votos em São Paulo.

Nas assembleias legislativas, o partido conquistou 34 assentos. O destaque estadual foi a eleição do ex-deputado federal Ratinho Junior, o mais votado do Paraná, com mais de 300 mil votos. A bancada do PSC no estado passou de três para 12 deputados.

Agência Brasil
.

Para Luciana Genro, nem Dilma nem Aécio contemplam ideais do PSOL

Na semana em que os partidos que ficaram de fora do segundo turno das eleições decidem eventuais apoios na disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), a quarta colocada no pleito, Luciana Genro, comemora o resultado de sua candidatura e o considera "extraordinário". A candidata, que teve mais de 1,6 milhão de votos (1,55% do eleitorado), avalia que conseguiu encantar a juventude e levar ao debate eleitoral temas que nenhum dos candidatos levantou.

A avaliação de que a candidatura do PSOL conseguiu sair da campanha melhor do que entrou, por receber parte dos votos daqueles que participaram das manifestações do ano passado, é compartilhada pelo cientista político e especialista em comportamento eleitoral, Leonardo Barreto. Para ele, o voto em Luciana não veio só do “radical”, mas também de um setor da sociedade que é “muito mobilizado”.

O PSOL conseguiu superar a quantidade de votos da eleição passada e aumentou a bancada na Câmara de três para cinco deputados. Plínio Arruda Sampaio, candidato do partido em 2010, teve 0,87% dos votos. Luciana Genro conseguiu somar quase metade do total de votos obtidos pelas oito menores candidaturas (3,68 milhões).

“As manifestações de junho contribuíram para que houvesse um processo de negação da política mais forte”, avalia Luciana Genro. Em entrevista à Agência Brasil, ela disse que essa apatia é importante em um primeiro momento, mas insuficiente. O desafio agora, para ela, é organizar essa insatisfação com a “velha política”, a concentração de renda e os serviços públicos precários, e assim passar para um processo de afirmação.

De acordo com a fundadora do PSOL, além das defesas do partido do ponto de vista econômico, como a tributação sobre grandes fortunas, as bandeiras defendidas por sua candidatura conseguiram aplacar grande apoio social. Lembrando que as paradas do orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) têm reunido milhões de pessoas, Luciana Genro avalia que “nenhuma candidatura tem a ousadia de colocar nas campanhas” posições tão claras como a defesa do casamento civil igualitário para pessoas do mesmo sexo e a criminalização da homofobia.

Ao avaliar que as principais bandeiras apresentadas em seu programa “não serão resolvidas por nenhum dos dois candidatos”, a candidata disse que a posição para o segundo turno será definida nesta quarta-feira (8) em reunião da Executiva Nacional do Partido.

Luciana Genro, que foi deputada federal entre 2003 e 2010, pretende continuar cumprindo seu papel de figura pública e dirigente do PSOL. “Para fazer política você não necessariamente precisa ocupar cargo público. Acho que a força que eu possa ter está diretamente relacionada à força do PSOL”, avaliou, ao acrescentar que os deputados eleitos do partido terão um papel importante de seguir defendendo as bandeiras que levantou na campanha.

Com informações da Agência Brasil

Executiva da Rede dá aval a Marina para apoiar Aécio Neves no 2º Turno

Em reunião realizada na noite desta terça-feira (07), a Executiva da Rede, o grupo político de Marina Silva, deu aval para que a ex-senadora confirme a tendência anunciada de apoio à candidatura do tucano Aécio Neves. A informação é da Folha de São Paulo.

Nesta quarta-feira (08), o PSB irá decidir, em Brasília, qual rumo irá tomar. Mas mesmo que opte pela neutralidade, a ideia de Marina é apoiar o tucano, anúncio que deve ocorrer na quinta. 


*JBelmont.

Henrique espera de Temer o esforço junto ao PT para evitar que Lula grave novamente para Robinson

A informação é de Lauro Jardim, da Revista Veja. Henrique Eduardo Alves só quer uma coisa: que Lula não caia duas vezes no mesmo lugar, ou seja, na campanha de seu adversário na corrida ao governo do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, do PSD.

E a turma de Henrique Alves espera de Michel Temer o esforço junto à cúpula petista para evitar que Lula grave novamente pedindo votos para Faria, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno.O PMDB potiguar anda agoniado com a possibilidade e fará chegar ao comando petista que, se Lula voltar a declarar apoio público a Robinson Faria, nada impede que a máquina peemedebista comece a trabalhar por Aécio Neves no estado. 


*JBelmont.

Eleitores de Mossoró culpam prefeito pela ausência de represente na Assembleia

Contam de Mossoró que eleitores estão insatisfeitos com o prefeito municipal, Francisco José Júnior, pela ausência de um represente da cidade na próxima legislativa da Assembleia. O chefe do Executivo apoiou a candidatura do ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato.

Médicos do RN definem ações de apoio a candidatura de Aécio Neves

O deputado federal eleito e presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, Rogério Marinho, participou na noite desta terça-feira (08) de uma reunião na Associação Médica do estado, promovida pelos profissionais que formam a entidade. No encontro, a categoria definiu ações que serão realizadas em Natal nos próximos dias em apoio a candidatura de Aécio Neves a Presidência da República.

O líder do PSDB no estado enfatizou a importância da iniciativa diante do desafio de aumentar a votação do candidato tucano no RN. Rogério reafirmou sua disposição em trabalhar para fazer Aécio vencer Dilma Rousseff não apenas em nível nacional, mas, também, nas urnas potiguares. O futuro deputado federal também mostrou apoio as ações que serão realizadas em Natal a favor do presidenciável.


Vi no Xerife.

MP dá prazo de 30 dias para Dilma explicar eventual uso dos Correios

 
O procurador da República Frederick Lustosa de Mello deu prazo de 30 dias para que a presidente Dilma Rousseff dê explicações sobre as suspeitas de uso político dos Correios para beneficiar sua campanha à reeleição. Uma investigação preliminar foi instaurada pela Procuradoria da República no Distrito Federal, com base em representação do PSDB, partido do seu adversário na disputa pelo 2.º turno, Aécio Neves.

O pedido de apuração se baseou em reportagem do Estado que revelou o envio de 4,8 milhões de panfletos da campanha petista em São Paulo sem chancela – selo de controle que permite conferir a quantia de material enviado. O PSDB incluiu na representação um vídeo, também revelado pelo Estado, no qual o deputado estadual Durval Ângelo (PT-MG) diz que Dilma só aumentou suas intenções de voto em Minas Gerais porque “tem dedo forte dos petistas dos Correios” atuando na campanha.


*Vi no Xerife.

PMDB exige neutralidade Lula no RN

Segundo a coluna de Ilimar Franco, n’O Globo, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), ligou para ao ex-presidente Lula e pediu para que ele fique neutro na eleição do Rio Grande do Norte neste segundo turno. O colunista afirma que Henrique Alves (PMDB) não quer uma nova gravação de Lula apoiando Robinson Faria (PSD).

*Vi no Xerife.

Perseguição policial termina com quatro indivíduos presos no Bairro Santa Delmira em Mossoró

Policiais da viatura 235 comanda pelo Cb. Geral do e o Sd Evandro prenderam na manhã de quarta feira 08 de Outubro de 2014, quatro elementos acusados de praticar um assalto seguido de seqüestro na comunidade Maisa zona rural de Mossoró Rio Grande do Norte.

Segundo informações, os quatro elementos praticaram o assalto a um comercio na comunidade Maisa e após praticar o assalto levaram a vitima e seu veiculo uma pickp tipo Estrada. O comerciante foi liberado momentos depois.

Os policiais se encontravam em diligencia ao local quando se depararam com o veículos dos criminosos, houve perseguição e os mesmo foram preso ao lado do viaduto que da acesso ao Bairro Santa Delmira.

Com os elementos foram encontrados dois revolveres calibre 38, varias joias e celulares pertencentes ao emprersário. O grupo foi conduzido até a delegacia Especializada em Furtos e Roubos onde serão apresentados ao Delegado Dr. Luiz Fernando. 



*Informações e imagens: O Câmera.


Mais detalhes em instantes. Veja a galeria de fotos

Wilma vai continuar com Henrique no segundo turno

A ex-governadora do Rio Grande do Norte e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, que perdeu a eleição para senadora na eleição de domingo passado, continuará apoiando a candidatura do deputado federal Henrique Eduardo Alves ao governo do Estado no 2º turno.

Não existe a mínima possibilidade de Wilma se posicionar de maneira diferente, revelou uma fonte de Coturno Alto ao blogue do Xerife.

NEY LOPES DE SOUZA DEIXOU O DEM OFICIALMENTE

O ex-deputado federal Ney Lopes de Souza oficializar ontem a sua saída do Democratas. Ele deixou o partido e a companhia do senador José Agripino Maia depois de décadas, decepcionado com a postura de Jajá. 
Não se sabe ainda, se Ney Lopes vai se filiar a outro partido ou se deixa a política de vez.

UERN sem greve

Professores acatam proposta da reitoria

A assembleia dos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizada esta manhã na sede da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) acatou a proposta do reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto de dividir as perdas salariais de 57, 53% em quatro parcelas anuais de 12,035% que serão quitadas na data base de 1º de maio.

A proposta agora será apreciada pela Assembleia Legislativa que se prontificou em aprovar a proposta acordada.

Conforme o entendimento, ficou acertado que no início do próximo ano a categoria lutará pela reposição das perdas salariais de 2014.

Em discurso o presidente da ADUERN, professor Valdomiro Morais, disse que o acordo foi fruto de muita negociação e que acredita no cumprimento do acordo por parte do Governo do Estado. “Foi muita conversa. Muita reunião. Quem pensa que foi fácil está enganado. Nós nunca negociamos sem greve. É estranho dá até para desconfiar, mas temos que estar vigilantes”, avaliou.

Para o vice-reito Aldo Gondim a posição da categoria foi correta. “Foi uma decisão extremamente madura, bem discutida e que contou com a coerência e respeito da decisão tomada”, analisou.

Foi formada uma comissão para acompanhar o cumprimento dos 14 pontos da pauta de reivindicações da categoria.

Além dos professores, os técnicos administrativos já tinham acatado a proposta da reitoria.


* Carlos Skarlack.