quinta-feira, 16 de outubro de 2014

DEPOIS DO DEBATE DO SBT, DILMA CONCEDENDO ENTREVISTA E PASSA MAL


A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) se sentiu mal durante entrevista que concedia após o debate promovido pelo UOL, SBT e Jovem Pan. Ela falava sobre seu desempenho no encontro quando disse à repórter que tinha tido uma oscilação na sua pressão arterial. A petista então voltou para sua cadeira. Na volta, a presidente pediu desculpas ao telespectador. “Tive uma queda de pressão. Um debate exige muito da gente”, disse a presidente.

*Por Uol 

DEBATE DO SBT MARCADO POR ACUSAÇÕES DOS CANDIDATOS

Corrupção, nomeação de parentes, mentira, desrespeito, desinformação, falta de transparência, suspeitas, investigações… Sem trégua em nenhum dos blocos, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) centraram fogo no adversário usando esses temas como armas em suas perguntas e respostas no debate promovido por UOL, SBT e Jovem Pan nesta quinta-feira (16). O tiroteio deixou em segundo plano a discussão sobre temas de programas do governo das candidaturas do PT e do PSDB à Presidência da República.

No primeiro bloco, as denúncias de corrupção e de nepotismo nas gestões dos presidenciáveis deram a tônica. Aécio questionou Dilma sobre a nova denúncia divulgada sobre a Petrobras — o TCU (Tribunal de Contas da União) vai apurar supostas fraudes em obras do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), que incluem construções que estavam sendo geridas pelo ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa.

Na resposta, Dilma acusou os tucanos de “engavetarem os escândalos” e “escondê-los debaixo do tapete”. “Ao contrário do passado, a Polícia Federal não era dirigida por filiados do PSDB. A PF investigou e vai punir implacavelmente”, disse. “Onde estão os corruptos da compra de votos da reeleição? Todos soltos. Onde estão os corruptos do metrô de SP e dos trens? Todos soltos. (…) Da ‘privataria tucana’?, todos soltos”, respondeu Dilma. Aécio, na réplica, lembrou de petistas que foram presos.

Os dois candidatos também fizeram acusações mútuas de nepotismo: Dilma acusou Aécio de ter empregado a sua irmã Andrea Neves quando era governador de Minas Gerais (2003-2010), e Aécio disse que o irmão de Dilma, Igor Rousseff, foi empregado na prefeitura de Fernando Pimentel (PT-MG) sem trabalhar. “A diferença é que minha irmã trabalhou muito e não recebeu, enquanto seu irmão recebeu e não trabalhou”, disse ele.

Aécio acusou Dilma de “gostar de falar de parentes”, recordando o que classificou de “episódio triste”: o momento em que Fernando Collor, na campanha eleitoral de 1989, explorou questões pessoais do então candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva.

TSE veta propaganda do PT e proíbe ataques em horário eleitoral

 
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (16) que as propagandas eleitorais gratuitas em cadeia nacional de rádio e TV não podem servir para "atacar" candidato adversário, mas sim para debater propostas. A proibição não abarca outros meios pelos quais a propaganda pode ser realizada nem atinge debates, entrevistas e outras manifestações dos candidatos em campanha.

A decisão ocorreu no julgamento de um pedido da coligação do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, para que fosse suspensa propaganda de rádio da candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff.

Por 4 votos a 3, o TSE acolheu a solicitação do tucano e suspendeu a publicidade da petista. A propaganda, veiculada no rádio em 15 de outubro, traz o depoimento de uma ex-presidente do sindicato dos jornalistas de Minas Gerais em que ela acusa Aécio Neves de "ameaçar" o emprego de profissionais que publicavam reportagens críticas ao governo de MG.

A coligação do tucano alegou que a peça era ofensiva e atingia a honra do candidato. A maioria dos ministros do TSE entendeu que o horário eleitoral gratuito tem a finalidade de apresentar propostas ao eleitor e não pode ser utilizada para ataques, menos ainda com a veiculação de depoimentos de terceiros.

A decisão atinge o caso concreto, mas abre precedente para que o TSE proíba todos os eventuais ataques que sejam feitos a candidatos no horário gratuito. "Essa decisão altera jurisprudência da Corte e caminha no bom sentido de estabelecer que, nos programas eleitorais gratuitos, as campanhas têm que ser programáticas e propositivas. Tem que se reformatar isso e acabar com essa pirotecnia", afirmou o presidente do tribunal, José Dias Toffoli.

O ministro Gilmar Mendes, que também defendeu suspender a propaganda, criticou a atuação de "marqueteiros" nas campanhas eleitorais. "É preciso garantir o horário gratuito sem o artifício desse marketing, que acaba por manipular, inclusive atribuindo ideias que o próprio candidato não tem."



*G1.

Biriteiro Lula pode acusar Aécio de ter bebibo

Em um comício do candidato Hélder Barbalho (PMDB) em Ananindeua, no Pará, na noite da quarta-feira (15), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu o tom dos ataques a Aécio Neves (PSDB), adversário de Dilma Rousseff no segundo turno das eleições presidenciais.

Em discurso postado na página do ex-presidente no Facebook, Lula lembra a apreensão da habilitação de Aécio e a recusa do adversário em fazer o teste do bafômetro.

“Vi esses dias, em um debate na televisão, um candidato dizendo que seu governo era da decência e da competência. Eu fico imaginando: que decência e competência se, às 3 horas da manhã, ele foi parado em uma rua no Rio de Janeiro e se recusou a colocar a boca no bafômetro para dizer se tinha bebido ou não?”, questionou.

Do blogue do Xerife: Um Biriteiro da qualidade de Lula pode ter moral para tratar desse assunto contra Aécio Neves?

Vai arrumar uma lavagem de roupa Lula!

Economist: Brasil precisa se livrar de Dilma e eleger Aécio

Revista britânica faz capa sobre as eleições brasileiras. Cita as mudanças de que o país precisa para voltar a crescer. E sentencia: só Aécio pode fazê-las
Capa da revista Economist América Latina de 16/10/2014 (Reprodução)
Uma figura que faz lembrar Carmen Miranda, mas com ar enfadonho e que carrega sobre a cabeça frutas apodrecidas. É com essa imagem que a conceituada revista britânica The Economist acompanha a seguinte frase: por que o Brasil precisa de mudança. A edição distribuída na América Latina traz nesta sexta-feira reportagem de capa em que trata das eleições no Brasil. E sentencia: os eleitores brasileiros devem se livrar de Dilma Rousseff e eleger Aécio Neves.

O texto lembra que em 2010, quando Dilma foi eleita, o Brasil parecia finalmente fazer jus a seu imenso potencial. A economia crescia a 7,5% ao ano. Quatro anos depois, a economia patina e os avanços sociais andam em marcha lenta. E lembra que em junho do ano passado milhões de brasileiros saíram às ruas para protestar por melhores serviços públicos e contra a corrupção.

Depois de fazer um panorama das viradas que marcaram a corrida eleitoral no Brasil, a reportagem trata da atual situação econômica do país. Ao citar a crise econômica mundial – apontada por Dilma como a culpada pelo atual quadro brasileiro –, a revista salienta que o país tem se saído pior do que os vizinhos latino-americanos no enfrentamento da questão. Cita ainda a intromissão constante do governo federal nas políticas macroeconômicas e as tentativas de interferir no setor privado como responsáveis pela queda nos investimentos.

Ao tratar dos problemas de infraestrutura e da burocracia que atravanca o país, a reportagem afirma que Dilma reforçou a mão do Estado na economia, servindo-se favores para iniciados, como incentivos fiscais e empréstimos subsidiados de bancos estatais inchados. A Economist diz ainda que Dilma prejudicou a Petrobras e a indústria de etanol, mantendo o preço da gasolina contido à força “para mitigar o impacto de sua política fiscal frouxa”. Cita ainda os sucessivos escândalos que envolvem a estatal.

A Economist trata, por fim, dos ataques perpetrados pela campanha petista contra Aécio. Classifica como infundadas as alegações de que o tucano colocaria fim ao Bolsa Família – e lembra que ao longo dos anos o PT caricaturou o PSDB como um partido “de gatos gordos sem coração”. A reportagem explica que as políticas propostas por Aécio, ao contrário do que quer fazer crer o PT, beneficiariam os brasileiros mais pobres. Diz que ele promete fazer o país voltar a crescer. E que sua história e a de seu partido tornam a promessa crível. Afirma que Aécio tem uma equipe impressionante de conselheiros liderados por Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, que é respeitado por investidores. Cita as promessas de retorno a políticas macroeconómicas sólidas, de redução no número de ministérios, de o sistema fiscal e aumentar o investimento privado em infraestrutura. E sentencia: Aécio merece ganhar.

“Aécio lutou de forma tenaz na campanha e já deu provas de que pode fazer funcionar suas políticas econômicas. A maior ameaça aos programas sociais no país é a forma como o PT hoje conduz a economia. Com sorte, o apoio de Marina Silva, que já foi do PT e nasceu na pobreza, deve ajudá-lo. O Brasil precisa de crescimento e de um governo melhor. Aécio é quem tem mais condições de fazê-lo”, encerra o texto.

Fonte: www.veja.com.br/Skarlack.

Segundo Ibope, vantagem Robinson sobre Henrique seria de 160 mil votos

 
Segundo os números do Ibope divulgados ontem (15) – considerando votos brancos, nulos e os indecisos – Robinson Faria (PSD) teria 45% e Henrique Alves (PMDB) 38% da preferência do eleitorado. Considerando que o Rio Grande do Norte 2.326.583 eleitores, o vice-governador chega a 1,046 milhão de votos e o presidente da Câmara 884 mil votos. Resumindo: Robinson sairia vitorioso com 160 mil votos de maioria.

*O Xerife.

Ministro Garibaldi Filho participa de entrevista na rádio Difusora

Ministro participa de entrevista ao lado das deputadas Sandra Rosado e Larissa Rosado e da vereadora Izabel Montenegro.
O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, concede entrevista ao programa J. Nobre na rádio Difusora de Mossoró e conversa com os diretores da emissora, Paulo Afonso Linhares e Emenrson Linhares.
De: Skarlack.

RN tem ambulância preparada para possíveis casos de ebola

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) serão equipadas para o eventual transporte de pacientes infectados pelo vírus ebola no Rio Grande do Norte. Os veículos serão envelopados na parte interna e as equipes terão materiais como botas, luvas, óculos e macacões para serem usados em caso de necessidade. Na semana passada, a Sesap negou boatos que circulam nas redes sociais sobre pessoas infectadas pelo vírus no estado.

A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que os equipamentos usados pelo Samu estão disponíveis desde a Copa do Mundo, quando os servidores da saúde passaram por treinamentos de prevenção para uso de armas químicas. “Tudo faz parte do plano de contigência desenvolvido pela Sesap desde que os primeiros casos começaram a surgir em países da África”, afirma Christiano Couceiro, assessor de comunicação da Sesap.


Dó Xerife.

ROBINSON PERDE TEMPO PARA HENRIQUE

O juiz auxiliar da propaganda eleitoral, Cícero Macedo, deferiu liminar determinando direito de resposta de 1 minuto do candidato Henrique Alves (PMDB) no programa de Robinson Faria (PSD). Elias Fernandes, ex-diretor geral do DNOCS, também ganhou um minuto de direito de resposta no programa do candidato do PSD.

A coligação de Robinson apontou denúncias no DNOC. Elias Fernandes foi indicado para o cargo por Henrique.

Colisão com animal deixa duas pessoas feridas na RN - 233 em Apodi

Duas pessoas ficaram feridas no início da noite desta quarta-feira (15/10) após envolver-se em um acidente na RN – 233, estrada que liga as cidades de Apodi e Caraúbas.

Alexandro de Góis Oliveira, de 23 anos, e Sonélio Fernandes de Lima, de 33, sofreram diversas escoriações pelo corpo e foram socorridos para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho em Apodi pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
De acordo com o jovem Alexandro, que conduzia a motocicleta, os dois se dirigiam a uma igreja evangélica quando vieram a colidir frontalmente com um animal que estava solto na estrada. O choque entre os envolvidos provocaram a queda das vítimas, ocasionando os ferimentos.

Apesar da gravidade, ambos passam bem.

Denúncia

Em março deste ano, o Portal SOS Notícias do RN denunciou ao 2º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual, sobre a existência da grande quantidade de animais soltos na RN – 233, em Apodi.
Na época, o comando do 2º DPRE informou que iria deflagrar a Operação Boiadeiro nesta rodovia, objetivando recolher os animais que pastam ás margens da estrada, no entanto jamais compareceu ao local.

Desde então, a Polícia Militar já registrou vários acidentes envolvendo animais soltos na pista, simbolizando um grande perigo para os motoristas que, por ali, trafegam.

A PM recomenda atenção redobrada para evitar tragédias.


*Fonte: Portal SOS Notícias do RN.

Tomba Farias afirma que Robinson nunca conseguiu nem um poste para o Trairi

“Henrique trabalha enquanto Robinson o que tem para apresentar? Nada”. Esta constatação foi do deputado estadual reeleito, Tomba Farias (PSB), na noite desta quarta-feira (15), em Santa Cruz, onde ocorreu comício regional promovido pela coligação União pela Mudança do candidato ao Governo do Estado, Henrique Eduardo Alves (PMDB). Para o deputado, o eleitor não precisa ter dúvida em quem votar no dia 26 de outubro, defendendo o nome de Henrique como o mais indicado para administrar o estado. Tomba garantiu ao candidato do PMDB sua vitória em todas as cidades da região do Trairi neste segundo turno.

“Comprovadamente todo o RN conhece a diferença entre os candidatos. Primeiro que Henrique trabalha. À frente da Câmara dos Deputados aprovou projetos que ajudam a melhorar a vida das pessoas no Brasil. Aqui em Santa Cruz, ele tem R$ 6 milhões em emendas e o outro candidato o que é que tem? O outro candidato passou 28 anos como deputado e não colocou nenhum poste nesta cidade. Este palanque construiu o Rio Grande do Norte e o outro lado fez o que? Nada. Henrique deu muito pelo Trairi e nós vamos dar a vitória a ele em todas as cidades da região”, afirmou Tomba.

Deu no Xerife.

140 CONCURSADOS SÃO CONVOCADOS PARA A SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO

O Diário Oficial do Estado (D.O.E) de hoje publicou a nomeação em caráter efetivo, de 140 candidatos classificados em concurso público –Edital nº 001/2010-SEARH/SESAP, do Quadro Geral de Pessoal do Estado para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Os convocados nesta nova publicação foram chamados em substituição aos nomeados através da Ação Civil Pública n° 0804151-53.2014.8.20.0001 que não compareceram na vigência do prazo.

Entre os nomeados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, nesta quinta-feira, estão: 

12 médicos (Clínicos, Pneumologista e Ultrassonografista ), 
44 enfermeiros e 
77 técnicos de enfermagem, 
5 Farmacêuticos Bioquímicos e 
2 técnicos em Radiologia.

Desde 2012, o Governo do Estado convocou mais de 2.700 servidores, para trabalharem na Rede Estadual de Saúde.


Veja AQUI relação dos convocados.

Os profissionais convocados devem se apresentar na Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), situada no 9° andar do edifício sede da Sesap, na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 730 – Centro, Natal, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

GARIBALDI ALVES FILHO CUMPRE AGENDA EM MOSSORÓ

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, se dedicará à campanha do candidato ao governo Henrique Eduardo Alves (PMDB) em Mossoró. Na capital do Oeste, o ministro inicia sua agenda visitando a Central de Abastecimento (Cobal), a partir das 07 horas. Às 08h30, concede entrevista ao programa de J. Nobre, na Rádio Difusora. Ainda pela manhã, a partir das 09h30, fará caminhada no bairro de Quixabeirinha.

No período da tarde, ao lado da vereadora Izabel Montenegro, o ministro visita empresas de Mossoró. Em seguida (17h), participa de carreata pelo Bairro Santo Antônio, encerrando a agenda com reunião de campanha em Barrocas. Durante os três dias, o ministro deverá contar com a presença da ex-prefeita Fafá Rosado e o deputado Leonardo Nogueira, além das deputadas federal e estadual, Sandra e Larissa Rosado.

TRE AUTORIZA A PLÍCIA FEDERAL E SECRETARIA DE SEGURAÇA INVESTIGAREM ATROPELAMENTO DO JUIZ HERVAL SAMPAIO

O Tribunal Regional Eleitoral aprovou hoje uma recomendação à Polícia Federal e Secretaria de Segurança di Estado, para que seja investigado o atropelamento ao juiz Herval Sampaio.
Pura precaução.
Como o período é eleitoral e Herval é responsável pelas eleições em Mossoró, a intenção do TRE é ter certeza que o acidente pode não ter passado de uma fatalidade.

GREVE NA SAÚDE MUNICIPAL JÁ ATINGE 30 DIAS E O PREFEITO NÃO ESTÁ NEM AÍ

Grevistas em número bem maior do que o de ontem se reuniram no acampamento em frente a prefeitura, depois das discursões assistiram ao show do Elvis Presley mossoroense.

De acordo com a presidenta do Sindiserpum, Marleide Cunha, as mobilizações irão persistir até que o governo municipal decida abrir diálogo com os servidores e discuta os pontos reivindicados na pauta da categoria.

“As mobilizações vão permanecer por tempo indeterminado”, disse Marleide.


*JBelmont.