quarta-feira, 5 de novembro de 2014

164ª Morte violenta em Mossoró: Um adolescente foi morto com dois disparos de escopeta na comunidade rural de Barrinha

Mais uma morte violenta foi registrada pela Central de Operações da Polícia Militar de Mossoró, no início da noite de quarta feira 05 de Novembro. O crime aconteceu em rua sem pavimentação na comunidade rural de Barrinha, localizada as margens da RN 015, cerca de 6 km de Mossoró em direção à cidade de Baraúna.

Edson Abdias de Farias Neto, 16 anos de idade, foi alvejado com duas descargas de escopeta calibre 12 e morreu no local. A mãe dele informou a Polícia Militar que foi enviada para atender a ocorrência que o filho, depois de jantar comunicou que iria sair um pouco e momentos depois ela ouviu os disparos e quando saiu fora o filho já estava morto.

Na polícia não existe registro de delito praticado pelo adolescente e segundo informações de populares ele era bem relacionado na comunidade.

Após os procedimentos realizados pela equipe do Instituto Técnico e Científico e Polícia, Itep, o corpo do menor foi removido para a sede regional da Unidade em Mossoró, onde será necropsiado.

*Informações e imagens: O Câmera.

Veja a galeria de fotos



A REALIDADE DA ADMINISTRAÇÃO DE APODI

Uma ambulância, que pode ser consertada e servir aos filhos do Apodi. Está abandonada e não fazem nada para recuperá-la. 
E a informação que nós temos é, que o deputado Kelpes Lima encaminhou recursos, através de emendas para a compra de duas ambulâncias. O dinheiro chegou na conta, mas até hoje ninguém sabe o porquê das ambulâncias não terem sido compradas. 
Qual a explicação?

TCU aponta desvios de quase 1 bi em obras do governo federal

Ao menos quatro projetos de infraestrutura, entre eles a refinaria de Abreu e Lima, são apontados como irregulares.
Um relatório do Tribunal de Contas da União apontou desvios de 969,5 milhões de reais em obras do governo federal apenas em 2014, segundo informou o jornal O Estado de S.Paulonesta quarta-feira. A fiscalização foi realizada em 102 empreendimentos tocados com recursos da União. As auditorias serão julgadas nesta quarta-feira e, entre as recomendações do relatório, ao Congresso Nacional, está a paralisação de quatro obras de infraestrutura.

Segundo o jornal, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso toma como base as informações do Programa de Fiscalização de Obras do TCU para definir a distribuição de verbas para o ano seguinte. A decisão de dar continuidade às recomendações feitas pelo órgão fica a cargo de deputados e senadores.

Falhas apontadas pelo relatório compreendem o superfaturamento na compra de materiais e serviços, projetos deficientes e falta de estudos que comprovem a viabilidade e necessidade de implantação da obra. Segundo o jornal, um dos projetos que o órgão solicitou paralisação foi o da Vila Olímpica de Parnaíba, no Piauí, cujo custo para construção é de cerca de 200 milhões de reais. Como justificativa, auditores do TCU afirmaram que faltam estudos que comprovem a viabilidade da obra.

O TCU também recomendou que obras de retenção de enchentes e de recuperação ambiental nas bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, na Baixada Fluminense, sejam paralisadas.

Com relação à Refinaria Abreu e Lima, que também é compreendida no relatório, foi mantido o pedido de que parte dos recursos para a construção sejam retidos. A decisão, no entanto, não interrompe completamente a obra, que está em fase final.

A Polícia Federal identificou um esquema de desvio de dinheiro da obra, gerenciada pela Petrobras, que abastecia partidos da base de apoio do governo da presidente Dilma Rousseff. A obra, que inicialmente estava orçada em 4 bilhões de reais, já superou os R$ 20 bilhões. Ano após ano, o TCU constata superfaturamento na compra de serviços e materiais usados na construção da refinaria e pede o bloqueio de parte dos repasses.

Fonte: Veja/Skarlack

IFRN: Ex-aluno da Licenciatura em Química do Campus Apodi retorna ao Instituto como professor

Daniel Souza é natural de Apodi e concluiu o Curso Superior de Licenciatura Plena em Química no dia 18 de janeiro de 2014. Alguns meses depois Daniel foi aprovado no processo seletivo para professor substituto de Química, e voltou ao Campus Apodi como professor.

O novo docente do Campus relatou sua trajetória universitária, que começou na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, no semestre letivo 2009.1. Ele ingressou na licenciatura em química, mas devido aos custos de deslocamento e estadia na cidade de Mossoró, estava com dificuldades de continuar estudando. No semestre letivo de 2009.2 viu a oportunidade de continuar o mesmo curso, só que no IFRN Campus Apodi, na cidade em que reside.

Daniel relata que além de diminuir consideravelmente suas despesas, já que agora estava estudando em sua cidade, conseguiu desde os primeiros períodos ser contemplado com bolsas como a dos programas TAL, PIBID e PIBIC-IFRN, passando quase todo o curso como bolsista, o que, segundo ele, ajudou na sua experiência profissional, permitindo conseguir trabalhos como professor antes mesmo de concluir o curso e retornar agora ao Campus Apodi como professor substituto.

Ele continuou o relato afirmando ainda que é uma realização profissional conseguir voltar a casa que o colocou no mercado de trabalho como professor e essa oportunidade como substituto é mais uma motivação para os próximos concursos para professor efetivo da Instituição.

O IFRN Campus Apodi fica feliz pelo resultado de Daniel e torce para que mais alunos conquistem seus objetivos!

Câncer de Próstata: UERN realiza caminhada neste domingo contra doença

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Diretoria de Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão (DIRDES/PROEX), realiza no próximo domingo, (9), uma caminhada pelas ruas de Mossoró com o objetivo de chamar a atenção dos homens para a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata, incentivando a realização do exame em homens acima dos 40 anos.

A concentração será a partir das 15h30, na Praça da Igreja do Perpétuo Socorro, no Centro, e a chegada é a Praça de Esportes da Avenida Rio Branco, onde será realizado o sorteio de bicicletas e atividades físicas. Para realizar a inscrição, a organização pede a doação de dois quilos de alimento não-perecível, que será doado à Associação de Apoio aos Pacientes de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR).

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. A estimativa de novos casos no Brasil em 2014 é de 68.800 novos casos detectados.

A Marcha Azul faz parte do Projeto UERN em Movimento, que realizou no mês de outubro um passeio ciclístico para chamar a atenção da população para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró. 


*UERN.

QUE VERGONHA APODI! FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SOFREM PERSEGUIÇÃO POLÍTICA!

Após as eleições estaduais a administração municipal de Apodi começa a passar por mudanças. Alguns funcionários públicos iniciaram as reclamações sobre atos de perseguição política. Entre eles está o vigilante e radialista Wilson Oliveira.

Wilson, que faz um programa de rádio todos os dias a partir do meio dia até as 13:00 horas e a tarde das 17:00 às 18:00 diz que, ao longo dos 6 anos em que presta serviço na prefeitura como servidor, sempre trabalhou a noite e agora está sendo conduzido para o dia, o que prejudicará o feito das suas campanhas solidárias.


Ele alega que isso aconteceu logo após o período eleitoral e bem depois da denúncia que ele fez ao Ministério Público Federal sobre a forma de tratamento do lixão de Apodi. Wilson disse ainda ao blog que o procedimento tomado pelo prefeito irá prejudicar o andamento das suas campanhas solidárias realizadas nos lugares em que a Secretaria de Assistência Social não está chegando, como nos cuidados da senhora Margarete do Sítio Carrilho, zona rural, a qual está grávida de tri-gêmeos e ganhará bebê no próximo mês. Sobre este caso ele contou que irá manter a ajuda a Margarete até um ano em que os bebês estiverem nascidos, como prometerá, mas com as mudanças poderá haver prejuízos.

Além desta campanha, o radialista também trabalha com outras, como a campanha do leite e a da sexta básica, onde toda a semana ele recebe as doações de moto-táxis e de pessoas com maiores condições e distribui aos pobres.

Durante o depoimento o radialista ainda indagou, "estou me sentindo perseguido e eu não sei qual é esse medo da administração em tentar me parar". E concluiu, "Já tentaram me calar e não conseguiram agora tão querendo me parar."

Ele diz que, com essa atitude, o prefeito está descumprindo o princípio da impessoalidade, pois, segundo ele, apenas algumas pessoas estão passando por mudanças e não todos.

Outro servidor que também foi mencionado por ele com perseguição política foi o senhor Francisco, mais conhecido como Chico Saruê. Em outras secretarias também casos semelhantes veio a ocorrer.

Os servidores que estão se sentindo prejudicados relataram que irão entrar com uma ação no Tribunal Regional de Trabalho para tentar buscar os direitos aos quais lhe forem favoráveis.

Ainda tentamos contato com o Secretário de Urbanismo, o senhor Reginaldo Ponciano, para mais esclarecimento sobre o caso, mas não obtivemos êxito.

*Fonte: Jair Gomes.

Que Vergonha Apodi! Dr. Pinheiro afirma que saúde em Apodi está um caos

Participando do programa Em Dia com os Fatos, apresentado pelo Radialista Tiburcio Marinho, na Rádio Vale do Apodi AM 1030 KHZ, o médico Dr. Pinheiro falou sobre a situação caótica que se encontra a saúde do município, compreendendo as deficiências no Hospital Regional e na Maternidade Claudina Pinto.

Ele disse que hoje no hospital apenas três médicos ainda dão plantão regularmente, e informou que uma colega sua estava a 48 de plantão, sem ter ninguém para substituí-la.

Pinheiro ainda disse que sua amiga médica Dra. Solange também saiu da unidade hospitalar por falta de pagamento, reforçando que ouviu da mesma que só voltará quando tiver seu salário regularizado, também afirmando que falta material de trabalho, deixando a população descoberta pela assistência médica.


Fonte: Josenias Freitas.

Certificados para os alunos aprovados no Pronatec são disponibilizados

Foram disponibilizados os certificados dos alunos aprovados nos cursos de Formação Inicial e Continuada no âmbito do Pronatec, realizados durante o ano de 2013.

Os alunos que foram APROVADOS deverão comparecer à Secretaria Acadêmica do IFRN/Campus Apodi, localizado na RN 233, km 02, nº 999, Chapada do Apodi, Apodi-RN, no horário de 13h às 17h, para receber os seus certificados.

Os cursos realizados foram:

FASE 2013.1

· APICULTOR

· OPERADOR DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO

· OPERADOR DE COMPUTADOR

· RECREADOR

· AUXILIAR DE PESSOAL

· AUXILIAR DE SECRETARIA ESCOLAR


FASE 2013.2

· AGRICULTOR FAMILIAR

· AUXILIAR TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

· APICULTOR

· OPERADOR DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

· INGLÊS BÁSICO

· ESPANHOL BÁSICO

· RECREADOR

· OPERADOR DE COMPUTADOR

Veja a lista completa dos aprovados:

Comunicado - Lista de Alunos - Pronatec 2013

CONCESSIONÁRIA VIEIRA MOTOS SHINERAY

Venham conferir a nova concessionária Vieira Motos Shineray com todos os modelos de cinquentinhas, motos, triciclos e quadriciclos.

Dispondo de manutenção e peças com profissionais qualificados, na compra de qualquer moto você estoura um balão e concorrer a vários brindes.

Financiamento em até 24 vezes, consorcio em até 60 meses.

Apodi-RN - BR-405 - saída pra Mossoró

Fone: (084) 3333-3324 ou 9938-2332.

Promoção do início de Novembro na Shineray

 
Jet 50cc R$ 4.590,00 Liberty 50cc R$ 4.390,00  Phonix Gold 50cc R$ 3.890,00.

Dividimos sem juros em 12 vezes no cartão




Temer diz que candidatura de Cunha para presidir Câmara pode 'ir adiante'

Vice-presidente da República articulava uma alternativa para a candidatura.
PT defende que o cargo seja ocupado por alguém do partido.
O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, admitiu nesta quarta-feira (5) que a candidatura do líder do partido na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), à presidência da Casa já está pré-lançada e com chance de ir “adiante”.

“Ele é um candidato que já está pré-lançado e se ele conseguir união de muita gente é provável que vá adiante”, afirmou Temer antes do início de um encontro da cúpula do partido em um hotel de Brasília.

Cunha, que já articulou derrotas ao governo federal na Câmara, tem rivalizado em influência com Temer dentro do partido.

Na terça-feira (3), Temer ofereceu um jantar na sua residência oficial, o Palácio do Jaburu, aos parlamentares e governadores eleitos do partido em que um dos objetivos era reafirmar a sua liderança sobre a sigla e tentar desidratar a candidatura de Cunha.

No mesmo dia, mais cedo, Cunha ofereceu um almoço com líderes do PTB, PSC, PR e o Solidariedade, partidos que, com o PMDB, compõem o chamado “blocão”, grupo informal de siglas insatisfeitas com o Palácio do Planalto que se uniram para pressionar o Executivo em votações na Câmara.

O objetivo desses partidos é formalizar o grupo como um bloco parlamentar a partir de 2015, o que lhes garantiria força numérica em votações na Casa e peso para conquistar espaços na Mesa Diretora e em comissões importantes.

Na última quarta (29), Cunha foi reconduzido à liderança do PMDB a partir de 2015 e recebeu aval para se lançar candidato na disputa pelo comando da Casa, em fevereiro.
A candidatura dele desagrada ao Palácio do Planalto e ao PT, que defende que os partidos se alternem no comando da Casa.

Antes do início da reunião, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), saiu em defesa de uma candidatura do PMDB. “Acho que o PMDB naturalmente quer construir uma candidatura em nome da instituição, em nome do parlamento, que tenha como proposta a altivez, a independência, o respeito ao parlamento brasileiro e o que puder somar nesse caminho, nós somaremos", disse.

Uma das principais críticas dos parlamentares contrários a uma candidatura do PT, que controlará o Executivo por mais quatro anos com a reeleição de Dilma Rousseff, é não deixar o Legislativo também nas mãos do partido.

Alves, porém, evitou entrar nessa discussão. "Não há porque ser com o PT ou ser contra o PT não é essa a discussão, seria [uma discussão] muito pequena para uma hora como essa e para uma candidatura para a presidência da Câmara", observou.

Segundo ele, a ideia é "somar todos aqueles que queiram fazer cada vez um parlamento mais forte". "Essa é a proposta que a meu ver vai vencer a presidência da Câmara dos Deputados."

Após a reunião, convocada para tratar sobre reforma política, Temer desconversou e afirmou que a questão sobre a disputa à presidência da Câmara dizia respeito ao Congresso e que ainda não havia chegado oficialmente ao partido. "Não entrou em pauta [no PMDB], afirmou.

Questionado se Cunha havia se precipitado ao lançar sua pré-candidatura à presidência da Câmara, evitou fazer críticas diretas. "É uma decisão de cada um. Digamos assim: a temporada já se abriu."


*Do G1

HENRIQUE NÃO QUER NEM SABER

Quem esteve no jantar de ontem à noite oferecido no Palácio Jaburu (Brasília – DF) pelo vice-presidente da República, Michel Temer, para a patota nacional do PMDB, percebeu nitidamente o desapontamento do deputado federal e presidente da câmara, Henrique Eduardo Alves, com a presidente reeleita Dilma Rousseff. Mas, principalmente, com o ex-presidente Lula que veio ao Estado do Rio Grande do Norte fazer campanha para seu adversário e vencedor das eleições, Robinson Faria.

Henrique deixou claro que não pretende assumir nenhum ministério no governo Dilma na cota do PMDB.


Depois da traição que fizeram, agora pode ser tarde querer amansar o deputado Henrique.

RADIALISTA WILSON OLIVEIRA CONTINUA COM AS CAMPANHAS EM BENEFÍCIO DE QUEM PRECISA

 Wilson e o Mototaxista, que levou o medicamento
Receita médica
Ontem, terça feira, 04 de novembro conseguimos a vitamina recomendada pela médica que cuida da gravidez de dona Margarete grávida de trigêmeas do Sítio Carrilho, queríamos somente 01 caixa, mas depois de algumas horas de campanha arrecadamos 12 caixas do medicamento, obrigado sempre a todos que nos ajuda.

DILMA VAI FAZER REFORMA MINISTERIAL

A presidente reeleita Dilma Rousseff anunciará uma reforma ministerial entres os dias 15 e 16 deste mês.

Pelo menos dois nomes deverão deixar o governo: A ministra da Cultura, Marta Suplicy, que já se antecipou ao fato e o ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho, que deverá retornar ao senado.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO