sábado, 8 de novembro de 2014

Ônibus com crianças cai de ponte dentro de rio em Teresópolis, no RJ

Acidente foi na manhã deste sábado (8) na BR-116, em Três Córregos.
Quinze passageiros foram para o hospital e 4 crianças liberadas no local.

Ônibus estava com crianças entre 10 e 14 anos (Foto: Blog Claucio Mizael Repórter )

Um ônibus escolar com pelo menos 19 passageiros, a maioria crianças entre 10 e 14 anos, caiu de uma ponte de mais de cinco metros de altura e foi parar dentro de um rio na manhã deste sábado (8) em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O acidente foi por volta das 10h30 no Km 70 da BR-116, na localidade Holiday, no bairro Três Córregos.

 
Ônibus escolar caiu no rio na localidade de Três Córregos (Foto: Blog Claucio Mizael Repórter)

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel José Ricardo Leal, o motorista perdeu o controle ao tentar acessar a ponte e o fato do rio estar com o nível baixo pode ter contribuído para que não houvesse risco maior aos passageiros.

 
Acidente aconteceu por volta das 10h30 de sábado
em Teresópolis (Foto: Blog Claucio Mizael Repórter)

Ainda segundo os bombeiros, quatro crianças foram atendidas e liberadas no local e outras crianças chegaram a ser socorridas por populares. A assessoria do Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano (HCTCO) informou que 13 crianças, a diretora da escola e o motorista deram entrada na unidade de saúde.

Ainda de acordo com o hospital, no momento, uma delas está com pedido de internação no Centro de Tratamento Intensivo (CTI); outra foi internada pela neurologia e uma terceira pela ortopedia. As demais estão em atendimento e observação para encaminhamento.

Os bombeiros detectaram uma rachadura na ponte, mas não souberam informar se ela surgiu no momento do acidente, ou se já existia, podendo ter acarretado na perda do controle da direção.

 
Vítimas foram levadas para o Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano (Foto: Blog Claucio Mizael Repórter)
 
Bombeiros disseram que situação poderia ser pior se nível do rio estivesse mais alto (Foto: Blog Claucio Mizael Repórter)

*G1.

'Muita gente gritando', diz pescador sobre acidente que matou 7 na Bahia

Tragédia ocorreu em Itapebi e deixou 28 feridos; homem ajudou no resgate.
Ônibus saiu de Ilhéus e seguia para Porto Seguro, quando caiu em rio.

O acidente que matou 7 pessoas e deixou 28 feridas em Itapebi, sul da Bahia, na noite de sexta-feira (7), comoveu moradores da região. Três pescadores que trabalhavam próximo ao local em que o ônibus caiu presenciaram os momentos de desespero dos passageiros. “O pessoal todo desesperado em cima do ônibus gritando, a gente quebrou o vidro e nós salvamos a vida das pessoas. Foi tenso, foi filme de terror. Se eu tivesse coração fraco não tinha resistido não. Muita gente gritando, a mãe com uma criança que estava morta e ela não queria sair de cima. Deu trabalho para tirar ela”, contou um dos pescadores.

Para a professora Nadilza Nunes, o acidente foi um choque para a população. Duas irmãs dela estavam no ônibus, uma sobreviveu e está internada, mas a outra não resistiu aos ferimentos provocados pela queda. “Foi um choque muito grande pra gente. Uma tragédia imensa, uma dor muito forte que a gente está sentindo”, conta emocionada. Entre os sete mortos está o motorista do ônibus, identificado como José da Silva Santos. Segundo a empresa de ônibus, uma das pessoas que comprou o bilhete, não embarcou.
saiba mais

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu após a tentativa de ultrapassagem da kombi, que bateu no fundo do ônibus e provocou a queda do veículo no rio Jequitinhonha.

O ônibus chegou a ser arrastado pela correnteza por uns 30 metros. “É muito importante frisar que esse acidente, essa tragédia, foi provocado sim por uma ultrapassagem irresponsável, em local proibido, e nós temos uma testemunha ocular que eu conversei e ele narrou como foi que aconteceu”, revela Cláudio Santos, da PRF.

Agentes da delegacia de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, informaram que o motorista da kombi será apresentado neste sábado (8), na sede da Coorpin de Eunápolis. O suspeito está detido na delegacia de Itapebi.

Acidente
Segundo informou a polícia na manhã deste sábado, de acordo com a lista de passageiros, 35 pessoas estavam dentro do ônibus que caiu no rio Jequitinhonha, no km 660, da BR-101, na região da cidade de Itapebi, na noite de sexta-feira (7). Ainda de acordo com a polícia, sete pessoas morreram, entre elas uma criança de seis anos, e 28 ficaram feridas. Dessas feridas, 24 foram encaminhadas para o Hospital Regional de Eunápolis, 2 para o Hospital de Porto Seguro, 1 no Hospital de Itapebi e 1 no Hospital de Itagimirim.

O ônibus, que seguia de Ilhéus para Porto Seguro, é da empresa Rota Transportes Rodoviários Ltda, de Itabuna. Em nota, a empresa informou que está "mobilizada para prestar assistência a todas as vítimas, providenciando o urgente e necessário atendimento médico hospitalar". Ainda por meio de nota, a Rota lamentou o trágico acidente e manifestou solidariedade às famílias das vítimas.

A Itapebi Geração de Energia, responsável pela operação da Usina Hidrelétrica (UHE) de Itapebi, localizada no rio Jequitinhonha, informou que paralisou as três turbinas que estavam em atividade para contribuir com a operação de resgate de vítimas. Em nota, a empresa relatou que também colocou à disposição do Corpo de Bombeiros a equipe de brigadistas, treinados para atuar em situações de emergência na área da usina.
 

*G1.

Em Olinda, candidata do Enem morre minutos após chegar ao local de prova

Mulher passou mal e chegou a ser atendida pelo Samu, mas não resistiu.
Segundo o marido dela, causa da morte foi um AVC hemorrágico.

Uma mulher de 32 anos que faria o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) morreu no local de prova, neste sábado (8), em Olinda. Ela estava acompanhada do sobrinho e passou mal poucos minutos após entrar no Colégio Santa Emília, no bairro de Jardim Atlântico. Os seguranças do prédio ainda acionaram o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou ao local em dez minutos e realizou os primeiros socorros, mas a candidata não resistiu.

Como o colégio possui duas unidades no mesmo bairro, inicialmente a mulher teria se dirigido ao prédio errado. Ao perceber que se enganou, saiu correndo e acabou desmaiando no portão do local onde, de fato, iria fazer a prova. Funcionários do colégio ainda a ajudaram a retomar os sentidos, mas não tiveram sucesso. A mulher era comerciante e morava no bairro de Águas Compridas, também em Olinda. De acordo com o marido, ela teve um AVC hemorrágico.

“Ela estava correndo e, assim que entrou, passou mal, no portão da escola. O Samu ainda atendeu, mas ela não resistiu. Foi muito triste”, disse a comerciante Rosane Nunes, que trabalhava em frente ao colégio no momento do ocorrido.

Segundo testemunhas, o sobrinho da mulher ficou em estado de choque. As provas no Colégio Santa Emília foram aplicadas normalmente. O corpo da candidata de 32 anos foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, no bairro de Santo Amaro, região central da capital pernambucana.

Em nota, o Ministério da Educação lamentou a morte da candidata e se solidarizou com a família dela.

Leia abaixo a íntegra da nota:
 

O Ministério da Educação (MEC) lamenta profundamente a morte da participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 Edivania Florinda de Assis, ocorrida neste sábado, 8, em Olinda, no Colégio Santa Emília, onde faria as provas. Nesta oportunidade, o MEC se solidariza com a sua família.

*Do G1 PE.

PEQUISA SOBRE INDICADORES SOBRE USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E FATORES PREDITIVOS

No âmbito do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN, e como parte de uma tese de doutorado, estamos conduzindo um estudo sobre hábitos de consumo de álcool e problemas relacionados em estudantes universitários. A temática refere-se a um grave problema de saúde pública de nível mundial. Atualmente, temos intenções de coletar uma amostra de estudantes universitários no Brasil, e assim pedimos sua colaboração, seja divulgando e/ou respondendo ao estudo. Os dados obtidos serão mantidos em sigilo, e em nenhum momento os participantes serão identificados. A pesquisa necessita apenas 15 minutos do seu tempo para ser concluída.

Link: https://pt.surveymonkey.com/r/usoabusivodealcool

ENEM 2014 COMEÇA HOJE!!

Neste final de semana, mais de 8,7 milhões de candidatos farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas no sábado (8) e domingo (9), a partir das 13h (horário de Brasília). Nesta edição, serão 1.752 municípios participantes, 17.367 locais de aplicação e mais de 242 mil salas de estudo preparadas para o exame. Para conferir o local de prova acesse ocartão de confirmação pelo site do Inep.

Candidatos devem ficar atentos em relação às recomendações e regras descritas no edital e reforçadas pelo Ministério da Educação (MEC). Entre elas, recomenda-se que os estudantes cheguem ao local de prova com uma hora de antecedência para evitar qualquer transtorno. Candidatos que se apresentarem após o fechamento dos portões serão impedidos de participar do exame. Para não ser barrado no dia da prova vale ressaltar que os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

Governadora prestigia colação de grau do curso de medicina da UERN

A governadora Rosalba Ciarlini, também Chanceler da UERN, participou, na noite desta sexta-feira (07), da solenidade de colação de grau da turma de medicina da UERN do primeiro semestre de 2014 juntamente com o Reitor, Pedro Fernandes, e com o Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Fausto Pierdorná Guzon. Os formandos, representados pela oradora Samila Marissa, escolheram o Reitor para ser o patrono da turma e como paraninfo o professo especialista Cleber de Mesquita.

“Me sinto honrado de ter sido escolhido como patrono e também de ver, a cada colação de grau, que estamos fazendo o correto; temos um curso com conceito 5, com residência em ginecologia e pediatria, com mestrado e doutorado (em parceria com a UFRN); resultado dos frutos plantados ao longo dos anos e que conquistamos após e continuaremos a buscar com muito diálogo”, disse o Reitor.

A turma com 13 formandos marca os 10 anos do início das atividades do curso de medicina da UERN. Durante esse período o curso passou de 26 para 60 vagas por ano, implantando o ingresso semestral. “Parabéns aos formandos; é uma alegria imensa compartilhar desse momento e poder contribuir para que cada vez mais se repita; quando o curso de medicina da UERN foi criado eu era prefeita de Mossoró, essa é uma história que vi crescer e sempre faço questão de apoiar; conseguimos recursos para a construção do Hospital Escola Materno Infantil pelo RN sustentável que está caminhando para se tornar realidade”, declarou a governadora.


*O Xerife.

166ª Morte violenta em Mossoró: Jovem que estava desaparecido foi morto com um disparo na cabeça

A equipe da Coordenadoria de Medicina Legal “Comele” do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep de Mossoró, identificou na manhã de hoje o corpo encontrado dentro de um matagal na região da várzea, no prolongamento da Rua Benício Filho no Alto de São Manoel. Trata-se de Alex Ramon do Nascimento Araújo, de 23 anos de idade, que estava desaparecido desde quarta feira dia 05 de Novembro.

Depois dos procedimentos de necropsia no Itep, foi constatada uma perfuração provocada por disparo de arma de fogo na sua cabeça.

Uma pessoa identificada apenas como “Vaqueiro” ligou para a Central de Operações da Policia Militar, no inicio da noite de ontem, 07, e comunicou a existência do corpo, por trás de uma residência dentro do matagal.

No local, a equipe do Itep, não identificou sinais externos de violência no corpo, que apresentava um Estágio de putrefação ou enfisematoso provocado pela ação da natureza durante um período aproximado de 48 horas.

O corpo de Alex Ramon do Nascimento Araújo, foi necropsiado na manhã de hoje e já deve ter sido liberado para a família.


*Informações e imagens: O Câmera.
 
A imagem do destaque foi feita no mês de Agosto quando Alex sofreu uma tentativa de homicídio. A segunda foi no local, onde o corpo foi encontrado.