sábado, 22 de novembro de 2014

169ª e 170º Morte violenta em Mossoró

Duas pessoas foram morta com disparos de arma de fogo na noite de sábado 22 de novembro de 2014, na Favela do Fio no Bairro Abolição IV em Mossoró Rio Grande do Norte.

Antonio Francisco Targino de Oliveira "Toinho da bolsa" 20 anos de idade, foi alvejado com vários disparos de arma de fogo e veio a óbito no local. Uma criança de 8 anos de idade que brincava na calçada de uma residência também foi alvejada e a mesma foi socorrida para Unidade de Pronto atendimento do Bairro Santo Antônio, mas não resistiu aos ferrimento e veio a óbito naquela unidade hospitalar.

Segundo informações, indivíduos em uma motocicleta, chegaram na residência que o mesmo estava e efetuaram vários disparos, Antonio ainda tentou correu mas foi alcançado e morto. Segundo informações de populares Toinho da Bolsa já tinha passagem pela polícia acusado de alguns homicídios no Bairro.

Uma viatura da Polícia Militar está realizando o isolamento até a chegada do Instituto Técnico e Científico de Polícia, que fará a remoção do corpo para sede do órgão.


*Informações e imagens: O Câmera.


Veja a galeria de fotos

Bactéria fecha UTI neonatal do Hospital da Mulher Maria Parteira Correia de Mossoró

Edinaldo Moreno/Da redação

A UTI Neo Natal do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia está fechada devido a presença de uma bactéria resistente. O diretor da unidade hospitalar confirmou à reportagem do De Fato.com que os trabalhos de desinfecção deverão ser finalizados ainda neste sábado.

Segundo ele, a UTI deverá ser liberada dentre 48 horas e que o problema foi resolvido. “Entre hoje (sábado) e amanhã (domingo) ele deverá está totalmente liberada. O trabalho de desinfecção está ocorrendo e a expectativa é que ela termine ainda hoje”, disse Inavan Lopes.

Perguntado sobre o que tinha provocado a contaminação da UTI Inavan explicou que ainda não sabe. O diretor ressaltou que a unidade recebe muitas crianças de outros locais e não tem como definir como está bactéria se instalou por lá. “Não temos ainda como dizer onde foi o foco inicial. O Hospital da Mulher recebe muitas crianças de outras unidades hospitalares”.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Mossoró (OAB Mossoró), Ocivaldo de Sá Leitão, informou que o órgão está averiguando a situação e vai adotar medidas necessárias para solucionar o problema no Hospital da Mulher, como também no Hospital Regional Tarcísio Maia. Ele ainda explica que a comissão vem acompanhando desde o início o caos na saúde no município

As crianças foram transferidas para um outro local da unidade. Inavan Lopes confirmou que 6 crianças estão internadas.

Via JBelmont.

Acidente com vitima fatal na RN-118 próximo a cidade de Afonso Bezerra-RN

Um acidente com vitima fatal foi registrado na tarde de sábado 22 de Novembro de 2014, na RN-118 na comunidade de Canto Grande na entrada da cidade de Afonso Bezerra no Rio Grande do Norte.

Um homem identificado como Juarez, seguia de moto e ao chegar no trevo que da acesso a cidade de Afonso Bezerra o mesmo passou direto colidindo violentamente na parede de uma residência.

Uma viatura da polícia militar esta realizando o isolamento até a chegada do Instituto Técnico e Científico de Polícia que fará a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró.

*Informações e Fotos: Focoelho/O Câmera.

ESTUDANTES SE ORGULHAM DO MOVIMENTO INICIADO HOJE EM PROL DO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Hoje o dia valeu a pena, hoje eu não só aprendi, mas vivi! Vivi e vi que eu tenho força, eu entendi o valor de se unir, eu entendi que quando temos argumentos podemos bater de frente com qualquer pessoa. Quem hoje viu fotos, postes em blogs ou escutou o rádio provavelmente sabe do que estou falando. Nós estudantes universitários estamos sem ônibus e a situação é séria, por isso resolvemos fazer manifestações. Ontem a noite quando isso foi decidido num grupo no whatsApp eu fiquei feliz e ai fui falando, dando ideias e pedindo opiniões, mas outra coisa que eu aprendi foi que "quem mais cobra, é quem menos faz", eu aprendi que as pessoas criticam demais um sistema criado por elas, elas são incoerentes demais. Pois é, mas permanecemos, colocamos nossa palavra e muita gente disse: -EU VOU! Marcamos o horário e hoje estávamos lá, com um quantitativo vergonhoso de 25 pessoas aproximadamente (são mais de 600 estudantes), depois disso ainda fomos criticados e até motivos de piada pela população e até os próprios universitário, mas continuamos, continuamos porque entendemos o nosso valor e o que merecemos, continuamos pelos nossos pais, pelos nossos amigos, pelas pessoas que acreditam no nosso futuro, continuamos porque acreditamos que somos a mudança do mundo. Mas voltado a falar sobre aprendizado, hoje eu me orgulhei de muitos, muitos que eu nem conhecia e que tive o privilégio de andar junto, mas me envergonhei... Me envergonhei de fazer parte de uma classe onde a maiorias dos que passavam baixavam a cabeça e ria, simplesmente "sentido vergonha de nós" (Coitados, nós que nos envergonhamos de vocês) - Vocês que denunciam, cobram, falam, brigam, soltam piada, eu só digo uma coisa: Sinto pena de você, você nunca sentirá a felicidade de saber o que é ser "A MUDANÇA" e isso eu posso dizer que sou! Aos demais, meu guerreiros, PARABÉNS, obrigada pelo apoio dos blogueiros e radialistas e a população que está do nosso lado.

'Seu Lunga' morre aos 87 anos em Barbalha, no Ceará

Joaquim Santos ganhou fama com respostas ao "pé da letra".
É um dos personagens populares da cultura nordestina.
"Seu Lunga'' em imagem de julho de 2013 (Foto: Lucas de Menezes/Agência Diário)
Joaquim Santos Rodrigues, o "Seu Lunga", morreu por volta das 9 horas deste sábado (22) na cidade de Barbalha, no Cariri cearense. "Seu Lunga" tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo há três dias, em Barbalha, por causa de um câncer de esôfago. O sepultamento será neste domingo(23) no Cemitério do Socorro, em Juazeiro do Norte. Comerciante, poeta e repentista ganhou fama no Nordeste pelos causos que citavam seu mau-humor.

"Seu Lunga" nasceu no dia 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá, na zona rural do município de Caririaçu, na Região do Cariri. Viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré, e com 16 anos foi morar em Juazeiro do Norte.

O cearense é um dos mais folclóricos nomes da cultura popular nordestina. Tornou-se personagem de inúmeras anedotas por suas respostas ao ''pé da letra'', diretas e intempestivas.

O apelido, recebeu de uma vizinha que passou a chamá-lo de Calunga que, com o tempo foi reduzido para "Lunga". Casado com dona Carmelita Rodrigues Camilo, era pai de 13 filhos, dos quais, dois morreram.

"Causos"
Em entrevista veiculada na TV Verdes Mares em abril de 1996, um morador conta que o prefeito de Juazeiro do Norte precisou construir uma praça e avisou aos moradores das casas que retirassem os veículos, já que a praça fecharia o acesso às garagens. “Seu Lunga” cismou e disse que não retirava. O resultado é que o carro ficou “preso” na garagem, segundo o morador.

Perguntado pela repórter se o comentário era verdadeiro, ele respondeu: “Tudo no mundo tem jeito. O que não tem jeito é esse bando de desocupado que fica inventando estória e fazendo pergunta imbecil”. "O senhor é popular na cidade", pergunta o repórter? "Não. É que eu não gosto de pergunta imbecil e o povo gosta de fazer pergunta imbecil. Tem de pensar antes de falar. Eu não tenho esse jeito de falar bobagem e de ouvir besteira". A entrevista continua: "O senhor vende tudo aqui, não é, “Seu Lunga”?". O comerciante reponde de pronto: "Não. O mundo não tem tudo, como é que você quer que eu venda tudo aqui na minha mercearia?"

Sobre os políticos, “Seu Lunga” também tinha opinião formada é não era das melhores. “No nosso Brasil tá faltando homem de fibra, de caráter, homem que faça as coisas de maneira honesta. Esse povo que está aí no poder, mandando, é de fazer vergonha”.


*Do G1 CE.

NOTA OFICIAL DA AENTS SOBRE A POLÊMICA DOS TRANSPORTES UNIVERSITÁRIOS

Depois de ter entrado em contato com alguns alunos (os que estão podendo pagar os veículos que estão se deslocando até Mossoró), a AENTS só confirmou o que havia dito ao Prefeito, de que a proposta por ele defendida é espantosa e afastada de nossa realidade. A presidência começa a não entender as decisões unilaterais do Poder Executivo Municipal. Não há argumento apresentado com a responsabilidade exigida, que justifique a publicação de uma convocação que foi ao encontro de todos, com surpresa e falta de diálogo. Primeiro, a lei 851/2012 não foi rediscutida no que interessa ao grupo universitário e técnico. Mas diante de tal fato, iremos cobrar que a câmara tome uma posição enérgica quanto a isso. São, com toda dificuldade, mais de 500 famílias que não se calarão quando divulgarmos efetivamente a problemática. Pedimos que mais do que nunca, nos concentre nos problemas o máximo possível para que uma categoria intitulada universitários e alunos de nível técnico, não esqueça toda luta dos muitos universitários que na história do Brasil, foram as ruas protestar a favor de seus interesses. Reafirmamos que não iremos defender interesses que não sejam dos alunos. Pedimos desculpas, diante dos entendimentos que muitos nutrem, de que é preciso relacionar o passado com o presente. A situação é presente, não havendo motivo para buscar no passado, as justificativas de continuar errando no presente. Estamos tendo a oportunidade de colocar o debate devidamente em seu lugar. Entendemos a situação de muitos, em não se posicionar claramente sobre a situação, mas sabemos que apoiam as lutas por melhorias. Queremos parabenizar ao aluno Júnior Oliveira pela coragem e sabedoria em no momento de efetivo entendimento, se posicionar sem atingir a imagem pessoal de qualquer pessoa. Queremos esclarecer com diálogo a todos, o que devemos tentar fazer. Recursos público, é preciso aplicar quando o social apoia. Vamos abrir novas etapas de diálogo e organizar os movimentos com responsabilidade, dentro de perspectivas legais e saudáveis. Vamos nos unir, pois os transportes, quem precisa, somos nós.

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE APODI DEIXAM CARTAZES NA SEDE DA PREFEITURA

Os estudantes universitários apodienses deixaram cartazes nas paredes da Prefeitura em forma de pedir mais atenção do poder público, para terem o transporte universitário gratuito, como diz a lei Nº 851/2013, criada pela própria gestão.

CONCESSIONÁRIA VIEIRA MOTOS SHINERAY

Venham conferir a nova concessionária Vieira Motos Shineray com todos os modelos de cinquentinhas, motos, triciclos e quadriciclos.

Dispondo de manutenção e peças com profissionais qualificados, na compra de qualquer moto você estoura um balão e concorrer a vários brindes.

Financiamento em até 24 vezes, consorcio em até 60 meses.

Apodi-RN - BR-405 - saída pra Mossoró

Fone: (084) 3333-3324 ou 9938-2332.

Promoção do início de Novembro na Shineray

Jet 50cc R$ 4.590,00 Liberty 50cc R$ 4.390,00 Phonix Gold 50cc R$ 3.890,00.

Dividimos sem juros em 12 vezes no cartão!



ESTUDANTES FIRMES E FORTES LUTANDO POR SEUS DIREITOS EM APODI

A estudante Stephanie Oliveira, postou no facebook:
Aqui e Agora. Na luta pela nossa classe, ainda restam os que acreditam que fazemos a diferença, por isso estamos aqui, na luta por nossa autonomia, na luta por nossos direitos. Não é POLITICAGEM, é UNIVERSIDADE!!!!

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COBRAM SEUS DIREITOS NO CENTRO DE APODI

Na manhã deste sábado vários estudantes universitários de Apodi se reuniram em frente a Igreja Matriz para discutirem a problemática do transporte universitário.

A Prefeitura Municipal de Apodi criou no ano de 2013 a Lei Municipal Nº 851/2013 que institui o Programa TRANSformação, onde garante o transporte gratuito para todos. No momento, os estudantes estão sendo prejudicados sem o transporte e a gestão municipal quer fazer um novo cadastro dos estudantes para alterar a lei. 

No novo cadastro dos estudantes universitários, são exigidos os seguintes documentos:

• Identidade;
• CPF;
• Comprovante de residência;
• Comprovante de matrícula ou vínculo com a instituição de ensino;
• Folha de resumo atualizado* do CADASTRO ÚNICO*;
• Identidade do responsável familiar do CADASTRO ÚNICO;
• CPF do responsável familiar do CADASTRO ÚNICO;
• Comprovação de renda do estudante e dos membros da família (quando for o caso de residir com os mesmos);
o Apresentar a sua Declaração ao Imposto de Renda, bem como de outros integrantes da família. Se isentos, fazer a declaração de próprio punho;
o Quando desempregado ou apenas estudante apresentar uma auto declaração assinada, informando como e quem o ajuda na manutenção escolar.
• 01 Foto 3x4;

CRONOGRAMA DE CADASTRO POR UNIDADES DE ENSINO

24/11/14: alunos do SENAI e SENAC
25/11/14: alunos do CEPEPE e IFRN
26/11/14: alunos da UERN e M. CRISTHI
27/11/14: alunos da UNP e FACENE
28/11/14: alunos da UFERSA, DIOCESANO/OUTROS
29/11/14: alunos que não puderam comparecer durante a SEMANA.

Morreu no final da noite de ontem no Tarcísio Maia "Calé" o mais antigo funcionário do Itep em Mossoró

Morreu no final da noite de ontem, 21 de Novembro, no Tarcísio Maia o mais antigo funcionário do Itep em Mossoró: Israel Sarmento Nunes "Calé" 62 de idade. Ele sentiu-se no trabalho no início da semana, foi levado ao hospital e morreu no final da noite de ontem.

O corpo de Calé está na sede Regional do Itep, no bairro Nova Betania, mas será velado no Centro de Velório da Sempre, em frente ao Tiro de Guerra, na Rua Melo Franco no Centro da cidade.

Calé trabalhou como motorista no órgão, mas ultimamente estava tirando seus plantões como recepcionistas.


*O Câmera.

ACONTECEU NOS DIAS 20 E 21 DE NOVEMBRO SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO CAPUS APODI

O evento iniciou com a conferência "Territórios Quilombolas no Estado do Rio Grande do Norte", proferida pelo Prof. Alessandro Dozena (UFRN). Estava coordenando o evento de abertura o Prof. Tales Augusto (IFRN).

A programação da manhã teve continuidade com Mostra de Filme (Olhos Azuis - 1996) e a Intervenção musical sobre o "Samba".

A tarde entrou em cena a Oficina de Percussão Nação Zumberacatu, coordenada pelo professor Valdier Junior (IFRN), a apresentação musical Cortejo do Nação Zumberacatu; na sequência foram realizadas duas mesas-redondas: "Educação e identidade" e "Momento NEABI", com a participação dos convidados Maria do Socorro dos Santos (UERN), Lucia Maria Tavares (CHCTPLA), Maria Mônica de Freitas (SME -AP/CHCTPLA), além da participação dos professores do Campus Apodi Ana Cristina Pinto Bezerra, Marquilene Lucena e dos alunos Francisco Veríssimo e Ana Paula.

A noite foi exibida a "Mostra de curta-metragens sobre a cultura afro-brasileira", coordenada pelos professores Marcos Queiroz, Verônica Cibele e Marquilene Lucena.

Confira algumas imagens do IFRN:


VERGONHA BRASIL: Superfaturamento de R$ 43 milhões na transposição

TCU (Tribunal de Contas da União) julgou nesta quarta-feira (19) um processo que aponta superfaturamento de R$ 42 milhões em trechos das obras de transposição do Rio São Francisco. O montante representa 4,7% do orçamento de R$ 895 milhões do projeto. Trata-se da construção de um canal com 112,5 quilômetros, cruzando 13 cidades da Paraíba. O empreendimento foi financiado com recursos federais do Ministério da Integração Nacional e administrados pelo governo do Estado da Paraíba.

Além das suspeitas sobre os valores, os ministros do tribunal encontraram irregularidades na licitação organizada pela Secretaria de Meio Ambiente paraibana, em 2010. A pasta, ainda segundo o TCU, também não aprovou os projetos básicos apresentados pelas empreiteiras.


Retirado do Xerife.