quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A Esperança não morre nunca

Há alguns anos, no Rio de Janeiro, assisti a um jovem dizer na televisão que “a Esperança havia morrido”. Não sou poeta. Mas tomei da caneta e ousei estes simples e despretensiosos versos, depois musicados pelo maestro Vanderlei Alves Pereira:

A Esperança
não morre nunca!
Nunca!
Não morre, não!
Pois, como a vida,
que é eterna,
mãe tão fraterna,
pode morrer?!
Não, não morre
nunca!
Não morre, não,
a Esperança no coração!

Certamente, semelhante expectativa ainda sustenta os corações de muitas crianças angolanas. Um diplomata, conhecido do meu companheiro de ideal ecumênico José Santiago Naud, cofundador da Universidade de Brasília (UnB), pôde apreciá-las em sua alegria inocente, apesar da guerra que ensanguentou a pátria de Agostinho Neto (1922-1979) por quase trinta anos. 

— Disse-me o amigo de torna-viagem que no interior, perto de Luanda, viu comovido certa vez o grupo de uma centena delas, cantando em torno do seu mal pago professor, que dançava: 

— Se eu pudesse voava
ao encontro da Paz,
abandonava essa guerra,
ficava ao lado da Paz. 

Liberdade e Esperança são dois sentimentos de que a criatura humana não pode abrir mão. Deve, contudo, saber honrar o primeiro para ser merecedora permanente do segundo.
Ninguém aprisiona o Espírito de um homem livre. Que o diga o Gandhi (1869-1948), que escreveu muitas de suas mais belas e decisivas páginas enquanto sofria prisões na luta pela libertação da Índia.


José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

ACM Neto é o prefeito mais bem avaliado do País


Neto teve 61% de avaliação positiva
Uma pesquisa Vox Populi aponta o prefeito de Salvador, ACM Neto, como o mais bem avaliado do País. Neto teve 61% de avaliação positiva. Dentre o total, 19% das pessoas ouvidas avaliaram a administração como ótima e 42% consideraram a gestão boa. A pesquisa foi divulgada pelo Jornal da Band, na noite de sábado, 13.

Em nota, o prefeito disse que esse resultado "serve de estímulo para trabalhar ainda mais por Salvador. Esse resultado claro que nos deixa alegres, pois é fruto do trabalho que está sendo feito na cidade, que vem melhorando e elevando a autoestima do cidadão. É um reconhecimento e uma satisfação saber que Salvador volta a liderar esse ranking", disse.

O prefeito de Recife, Geraldo Júlio, ficou em segundo lugar, com 52% de avaliação positiva. Em terceiro lugar está Eduardo Paes, gestor do Rio de Janeiro, com 46%. A última colocação ficou com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, com apenas 16% de avaliação positiva.

O instituto Vox Populi ouviu 5.200 eleitores das oito maiores capitais dos estados.


*http://atarde.uol.com.br/

AGENTE DE SAÚDE DE APODI QUE TRABALHOU EM OUTUBRO AINDA NÃO RECEBEU E COMO SERÁ O SEU NATAL?

Matéria publicada no dia 14 de novembro de 2014!
AGENTE DE SAÚDE DE APODI QUE TRABALHOU E QUER RECEBER
Wedson do Sítio Urbano, Apodi-RN participou do Programa LUTA AO MEIO DIA, da rádio Luta FM, apresentado por Wilson Oliveira, na última quarta feira.
O mesmo foi convocado para trabalhar nas comunidades de Ponta, Barra, Largo e Urbano como Agente de Saúde durante o mês de outubro do ano em curso, mas agora, no mês de novembro recebeu a notícia que não é mais o Agente das comunidades.
Durante 1 ano e 9 meses, todas as comunidades estavam sem agente de saúde e as famílias sempre cobravam do município, pois estavam desassistidas.
Só que tem um problema. O Agente contratado, não fez concurso e não participou de seleção. Então, foi um contrato verbal e o mesmo foi informado, que a Secretaria Municipal de Saúde não tem como efetuar o pagamento.
Então, como se pode falar em organização na gestão municipal de Apodi? O Agente trabalhou, organizou peso das famílias cadastradas nos Programas Sociais. Incluzive, detectou mulheres grávidas, sem fazer exames de pré-natal.
O homem trabalhou, precisa receber!

Essa é a folha de frequência, provando que o Agente trabalhou para o município de Apodi.
Isso é uma vergonha Apodi!!!

Liderança da Câmara Municipal de Apodi é questionada


Em sua página da rede social o vereador Laete Oliveira (PMN) tem mantido uma postura bem coerente a respeito dos serviços legislativos prestados ao município de Apodi, questionando, inclusive, as gestões dos poderes executivos e legislativos da cidade.

Ontem (16), o vereador fez uma postagem questionando a causa pelo qual o presidente João Evangelista (PR) teria adiado a votação da CPI que tem como relatório final o pedido de afastamento do prefeito Flaviano (PCdoB).

Veja:

"Manobras do Poder para Poder...

A decisão do Presidente Evangelista, combinado com mais alguns Vereadores para adiar para o próximo ano a votação da CPI que estava marcada para a ultima sessão do ano, decisão acertada em uma reunião convocada pela Presidência da casa com a presença de mais oito Vereadores, só tem uma explicação, o relatório final da CPI, pede a cassação do Prefeito Flaviano Monteiro por práticas de crimes contra o sistema financeiro do município, quando da arrecadação e utilização indevidas de taxas por abate de animais cobradas no abatedouro público, autorizadas por um núcleo gestor formado por servidores do quadro efetivo e de cargos em comissão com o consentimento do Prefeito, conforme alguns depoentes que são da sua total confiança e que declararam nas investigações realizadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito, mas quando ouvido na CPI, o Sr Prefeito disse conhecer as péssimas condições do abatedouro, mas negou que tenha autorizado as práticas irregulares, desqualificando assim, as declarações feitas pelos servidores do quadro efetivo e de cargos em comissão, quando afirmaram que ele sabia e havia autorizado as práticas.

Conhecer as estratégias dos adversários, é tornar-se a carta principal da jogada.

O pior dos adversários é aquele que consegue se passar por um aliado."

Na postagem é possível perceber onde o vereador disse que o adiamento da votação da CPI "só tem uma explicação", mas não disse qual seria.

Nos últimos eventos em que o prefeito tem participado também é possível perceber a presença do presidente da câmara, como se estivesse tentando conversar com o mesmo. Na abertura da I Copa do Vale do Apodi o parlamentar disse que estava pronto para "dá as mãos ao prefeito Flaviano".

Na penúltima sessão ordinária deste ano o parlamentar ainda disse que só iria se posicionar em Janeiro de 2015, fato que vem provocando insegurança sobre o posicionamento político do mesmo.

Nos comentários da postagem do vereador Laete o senhor Raimundo Leitão disse que não acredita nas palavras do vereador Evangelista e ainda afirmou que só acredita nele os vereador que votou nele para presidente.

Outros internautas ainda questionaram sobre qual seria o posicionamento do parlamentar, indagando se ele estava do lado do povo ou do lado dele mesmo.

Laete foi o único vereador que abdicou do seu voto nas duas eleições para presidente da câmara, onde Evangelista conseguiu se tornar presidente.

Fonte: http://jairgomesapodi.blogspot.com


Observação do Blog:

Só digo uma coisa: Que as pessoas têm de saber o que é situação e oposição! Até o momento, Apodi só viu a decisão da Vereadora Hortência Regalado e Ângelo Suassuna, declararam ser da oposição. O resto que foi eleito junto com o prefeito, ainda não declarou ser da oposição.

HOJE É O ANIVERSÁRIODO PAPA FRANCISCO!!!

O argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, completa o seu 78º aniversário nesta quarta-feira. O papa, nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936. Antes de seguir carreira religiosa, formou-se técnico químico. Em março de 1958, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, congregação religiosa dos jesuítas, fundada no século XVI.

Será seu segundo aniversário como Bispo de Roma. Ano passado, ele celebrou com quatro sem-teto e os convidou para a missa de Santa Marta e, posteriormente, para um café da manhã. Além disso, o papa Francisco quis que naquele dia estivesse presente tanto na missa quanto no café a equipe que trabalha na Capela de Santa Marta. Este ano, o aniversário do papa acontece dias após uma data especial quando completa 45 anos de ordenação sacerdotal.

Consumidor vai pagar custo extra de energia elétrica

Brasília (AE) - Os reajustes na conta de luz em 2015 serão tão altos quanto os verificados neste ano. A tarifa de energia terá um custo extra em razão de despesas que deixaram de ser pagas às distribuidoras neste ano devido ao represamento nos repasses do Tesouro. Além disso, o consumidor vai começar a pagar o custo dos empréstimos bancários firmados com o setor elétrico, o aumento da tarifa de Itaipu e o custo com a compra de energia no mercado à vista em novembro e dezembro. 
Juntas, essas despesas somam R$ 18 bilhões, o que, nas contas do setor, representa um reajuste de 18% nas tarifas. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, admitiu que a situação pode ensejar pedidos de reajuste tarifário extraordinário por parte das companhias. Pelas regras vigentes, as empresas somente são ressarcidas pela maioria desses custos na data do reajuste tarifário anual, que varia entre fevereiro e dezembro. Por essa razão, algumas concessionárias podem ter que arcar com gastos muito altos em janeiro e somente receber o ressarcimento no fim do ano.

“Pode ser que, dependendo do tamanho do impacto, as empresas não consigam administrar esse descasamento entre o custo e a receita”, afirmou Rufino. De acordo com o diretor-geral, a situação de cada distribuidora será analisada “caso a caso”. Rufino confirmou que os pagamentos que não foram feitos às distribuidoras devem ser repassados às tarifas no ano que vem, uma vez que não há indicativos de que o Tesouro Nacional vai cobrir esse gasto. “Vai entrar (na tarifa)”, afirmou.  Segundo ele, o valor ainda não foi fixado, mas é da ordem de R$ 3 bilhões, o que significa uma alta de 3%.  “À medida que não foram honrados todos os compromissos, isso entra como restos a pagar. A conta já nasce deficitária e, aí, claro que entra na composição do valor a ser considerado em 2015”, disse.

O forte aumento nas tarifas cobradas por Itaipu, de 46,14%, terá efeito a partir de 1º de janeiro. De acordo com uma fonte do setor elétrico, esse aumento terá um impacto de 4% nas tarifas dos consumidores das distribuidoras que atendem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Outro impacto na tarifa já confirmado pela Aneel é o dos financiamentos bancários que ajudaram as distribuidoras a pagar despesas com a compra de energia no mercado de curto prazo, de R$ 17,8 bilhões. O aumento será de 8%, impacto que permanecerá na tarifa por dois anos.

As distribuidoras estimam ainda que terão um gasto de R$ 3 bilhões com a compra de energia em novembro e dezembro, que não pode ser coberta porque os recursos do financiamento bancário acabaram antes do previsto. A conta deverá ser paga pelas distribuidoras em janeiro e fevereiro, respectivamente. Isso representa um outro aumento de 3% na tarifa.

Leilão

 
A Aneel suspendeu o último leilão de transmissão do ano, marcado para a próxima sexta-feira. A licitação foi remarcada para 9 de janeiro, com apenas quatro lotes, que, juntos somam uma receita anual de R$ 204 milhões. Outros quatro lotes que inicialmente fariam parte do leilão desta semana serão oferecidos em outra licitação, ainda a ser marcada, com lotes que encalharam em certames anteriores.

A decisão está relacionada ao resultado do último leilão, ocorrido em 18 de novembro. De um total de 9 lotes, 5 não receberam nenhuma proposta. Alguns já tinham ficado encalhados em licitações anteriores. Agora, o órgão quer analisar os motivos pelos quais diversos lotes oferecidos não tiveram nenhum interessado.

“Ainda que não concluídas as análises das possíveis causas de lotes desertos em licitações de outorga de empreendimentos de transmissão, tem-se por recomendável a plena reavaliação de seu escopo e de eventuais condições previstas em seu edital”, afirma o voto do diretor Reive Barros, relator do caso.


*Informações do Jornal Tribuna do Norte.

Crato: Operário morre triturado dentro de betoneira quando limpava o equipamento

Um acidente de trabalho ocorrido na noite desta segunda-feira, dia 15 nas obras do “Cinturão das Águas” na zona rural do município do Crato(CE) matou o operário potiguar Francisco Evanilson da Silva, 22 anos de idade.

Segundo populares, a vítima fazia a limpeza de uma betoneira de um caminhão dentro do balão juntamente com dois colegas de trabalho, um identificado apenas por Tonilo e outro por Ferreira Guedes quando o equipamento girou e pegou Francisco Evanildo que teve o corpo triturado morrendo local.

O corpo foi trasladado para necropsia no Núcleo de Ciências Forense (Antigo Instituto Médico Legal-IML) regional do cariri onde no inicio da tarde foi necropsiados, em seguida liberado para sepultamento. A polícia civil do Crato deverá abrir inquérito para apurar as responsabilidades pelo acidente.

Fonte: Cariri-CE/Blog do Robson Freitas.

ACIDENTE DE MOTO NA BR 405 EM APODI

 
Recebemos a informação, que aconteceu um acidente nas proximidades do bairro Bico Torto em Apodi na manhã de hoje, (17/12). Após perder o controle de sua moto, homem identificado como 'Marquinhos Mendengue' caiu em ribanceira na BR 405.

A vítima foi socorrida pelo SAMU de nossa cidade, encaminhada para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho em Apodi e em seguida transferida para o Tarcísio Maia em Mossoró.

De acordo com informações, Marquinhos apresentava um sangramento muito forte no ouvido, o que pode ser provocado por fratura de base de crânio. O mesmo deve fazer exame tomografia e receber avaliação de um neuro cirurgião. 


De início, espalhou-se a notícia, que Marquinhos havia falecido, mas graças a Deus a notícia foi falsa.

Caravana Natalina tem continuidade

Uma série de atrações consta da Caravana Natalina

A Caravana Natalina continua levando boa música e despertando muitas emoções na população mossoroense. Desde o dia 8 de dezembro, grupos de música do Conservatório D’Alva Stella Nogueira Freire e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Prefeitura de Mossoró se apresentam em Praças e instituições públicas e beneficentes da cidade.

Isolda Dantas, secretária da Cultura, destaca a realização de mais uma parceria entre a gestão municipal e a UERN. “A caravana envolve professores e alunos da universidade e da Escola de Artes de Mossoró e fortalece a parceria entre as entidades. Tem sido uma experiência gratificante e encantadora”, declarou.

A Caravana Natalina continua nesta terça-feira, 16, com apresentações do Grupo de Teclados do Conservatório na Praça Felipe Guerra às 16h e do Coro Cênico da Escola de Artes na Casa de Apoio a Criança com Câncer de Mossoró e Região às 16h; na sexta-feira, 19, a Praça da Independência recebe o Grupo de Choro Ingênuo às 8h.

O encerramento do projeto contará com apresentação da Orquestra do Conservatório da UERN na próxima segunda-feira, 22, às 17, na Praça Vigário Antônio Joaquim.


*Carlos Skarlack.

Justiça revoga prisão preventiva de ex-prefeito de Felipe Guerra

A Câmara Criminal do TJRN acatou ontem (16) Habeas Corpus, revogando a prisão preventiva do ex-prefeito de Felipe Guerra, Braz Costa. A detenção havia sido decretada no último dia 28 de novembro.

Segundo a defesa do ex-prefeito, Braz Costa cliente não oferece nenhum perigo à sociedade, diferentemente do que decidiu a juíza da comarca de Apodi, que havia decretado a prisão sob o fundamento da garantia de ordem pública.


*O Xerife.

PSDB quer cassar Dilma hoje, antes da diplomação amanhã

O PSDB decidiu apresentar hoje ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral para pedir a cassação do próximo mandato de Dilma Rousseff por abuso de poder político na campanha.

Um dos exemplos citados para justificar a representação será a suspeita de que os Correios favoreceram a entrega de material gráfico da candidatura petista. A ação precisa ser apresentada antes da diplomação da petista, que está marcada para amanhã. A informação é de Vera Magalhães, na sua coluna de hoje na Folha de S.Paulo.


*O Xerife.