sábado, 20 de dezembro de 2014

Diretoria de Pesquisa divulga editais de programas e alerta para os prazos

A Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), divulgação os novos editais dos programas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM para a edição 2015/2016 de 1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016.

CALENDÁRIO:
Lançamento do edital - Até 19/12/2014.

Período de submissão online através do PORTAL DO PROFESSOR - De 30/03/2015 a 10/04/2015.

Período de deferimento das inscrições das propostas - De 13/04/2015 a 17/04/2015.

Divulgação das inscrições das propostas deferidas - Até 17/04/2015.

Divulgação do resultado parcial - Até 17/06/2015.

Período para recursos ao resultado parcial - Até 48 horas após a divulgação da classificação.

Divulgação do resultado final - Até 26/06/2015.

Acesse os Editais aqui: http://propeg.uern.br/default.asp?item=propeg-iniciacao-cientifica-pibic

Conservatório comemora 25 anos de existência em festa com muita música e homenagens

O Conservatório de Música D'Alva Stella Nogueira Freire, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemorou na noite do último dia 17 de dezembro com muita música, os seus 25 anos de existência. As pessoas diretamente relacionadas com a criação do conservatório e com a sua manutenção, foram homenageadas com uma comenda como forma de agradecimento pelo empenho para que a instituição conseguisse obter êxito na formação de bons músicos para Mossoró e vizinhança. Segundo o diretor, Halisson Dantas, 100 músicos são lançados anualmente na região pelo conservatório. A Big Band fez uma excelente apresentação após a entrega das comendas.

O sonho de oferecer para as pessoas de Mossoró e circunvizinhança a formação musical que ele não teve acesso. Foi assim que o Prof. Lima Neto, lotado na época no Departamento de Letras da UERN, teve a inspiração para criar o Conservatório de Música no ano de 1988 após dar alguns passos nessa direção com a criação do Coral da universidade no ano anterior. Lima Neto disse que a professora de música, D'alva Stella foi fundamental nesse processo e isso justifica a homenagem feita a ela com o nome do conservatório.

Segundo o professor, foi Dalva Stella, filha de um mossoroense e residente em Fortaleza, que socorreu a UERN na formação do seu coral dando aulas nos finais de semana sem cobrar nada, para que todos os integrantes do coral aprendessem a ler partituras. “Na verdade, diz Lima Neto, o sonho teve início quando ingressou no Instituto de Letras e Artes, hoje Faculdade de Letras e Artes, como presidente do Centro Acadêmico Leodenice Fernandes Neo, propuz ao Diretor da época, Prof. Jaime Hipólito, a criação da disciplina optativa Elementos de Teoria Musical e Sofejos, que não aceitou entendo que seria um curso de graduação de música”.

Lima disse que enquanto não conseguiu inserir música na UERN, tratou de participar de grupos clandestinos como o Grupo de Música Regional Os de Macatuba, que era uma homenagem ao livro do escritor mossoroense Tarcício Gurgel, e que tocava músicas de autores da terra, como Iremar Leite, João Liberalino, do próprio Lima Neto e outros. Quando retornou a UERN como professor em 1983, Lima Neto disse que na primeira reunião do CONSAD, fez novamente a proposta de incluir música na grade curricular do Curso de Letras e foi chamado pelo professor Morais Filho que aconselhou ele a criar um curso de extensão para oferecer formação musical para alunos do segundo grau, atual ensino médio, para possibilitar o acesso deles na graduação de música.

Convidado em 1987 pelo professor Felipe Caetano, então Pró-Reitor de Extensão, para formar um coral com o objetivo de participar do aniversário dos 20 anos da Universidade, ele disse que lembrou ao pró-reitor que já era final de julho e restava menos de dois meses para o aniversário e não existiam coralistas, regente e repertório e não daria tempo para articular tudo isso. Lima lembra ter afirmado que para o aniversário da UERN não daria tempo, mas que o coral seria criado e a primeira apresentação no aniversário da Rádio Rural de Mossoró, sob a regência do Prof. Josafá Inácio da Costa. Desse coral, nasceu mais tarde, sob o apoio do Reitor Antônio de Farias Capistrano e o Pró-reitor de Extensão, Paulo Afonso Linhares, o Conservatório que recebeu o nome da profa. D'alva Stella Nogueira Freire, que deu uma grande contribuição na área da música para a UERN.

Cerimônia – O Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, presente na comemoração juntamente com o Vice-Reitor, Prof. Aldo Gondim Fernandes, disse que considerava uma honra aquela comemoração acontecer na sua gestão, uma instituição da UERN que forma músicos a partir dos 8 anos de idade e até os 80 anos, contribuindo para a formação de uma cultura musical. Pedro disse que tem buscado recursos para oferecer melhores condições de funcionamento para o conservatório e que vai sempre buscar melhorias, pois reconhece na equipe que conduz o conservatório uma grande competência no trabalho que executa.


*UERN