quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Detentos constroem presídio com ajuda de doações na cidade de Apodi no Rio Grande do Norte

Centro de Detenção de Apodi foi erguido com mão-de-obra carcerária.
Sem repasses do governo, unidade foi construída com doações.

 
Acostumados a dividir colchões e redes em três pequenas celas, os presos do Centro de Detenção Provisória de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, passarão em breve a dormir nos beliches individuais que ajudaram a construir. Inaugurado nesta quinta-feira (5), o novo prédio ampliará em quatro vezes a capacidade da unidade prisional, que atualmente é ocupada por 46 presos, mas na teoria só poderia encarcerar 15 homens.

Sem repasses do governo durante os oito meses de construção, o projeto foi viabilizado graças a um esforço conjunto que envolveu direção da unidade prisional, Justiça, Ministério Público, empresas e uma organização não governamental. "É uma obra comunitária, construída com a contribuição da comunidade", define o diretor do Centro de Detenção, Márcio Morais.

A obra custou R$ 150 mil, dos quais R$ 110 mil foram pagos pela Comarca de Apodi por meio da arrecadação de penas pecuniárias - multas aplicadas nos processos. O Ministério Público entrou com o projeto arquitetônico e os demais apoiadores contribuíram com cimento, tubos de aço, tijolos, telhas, equipamentos e uma cisterna com capacidade para 16 mil litros. A mão-de-obra incluiu dez presos, que trabalharam como pedreiros e serventes de pedreiro.

O Centro de Detenção custodiava presos de cinco municípios - Apodi, Severiano Melo, Itaú, Felipe Guerra e Rodolfo Fernandes - em celas construídas na parte dos fundos da delegacia da cidade. Para a construção do novo prédio, o diretor aproveitou o espaço do quintal. São sete celas com capacidade para 60 presos. No lugar das três antigas celas, a pretensão de Márcio Morais é montar um cartório, um alojamento para os agentes penitenciários e um refeitório para os detentos.

O promotor Sílvio Brito, do Ministério Público, lembra que a ideia de ampliar o Centro de Detenção Provisória surgiu em um momento crítico. "Foi quando precisei pedir a soltura de presos perigosos porque faltavam vagas. É extremamente desleal ter que devolver criminosos para a sociedade porque o Estado não pode prover essa estrutura", explica.

Além de solucionar o problema da superlotação da unidade, Márcio Morais garante a segurança do projeto. “As paredes, o teto e o piso têm concreto reforçado e telas de ferro”.

Fuga aqui só com facilitação ou resgate", afirma o diretor, que decidiu homenagear um antigo colega com a nova unidade. O novo Centro de Detenção se chamará Ronilson Alves da Silva em homenagem a um agente penitenciário morto no ano passado em Mossoró, na região Oeste do estado.
 

*Portal G1/O Câmera.

EMPARN DIVULGA BOLETIM DE CHUVAS REGISTRADAS NO RIO GRANDE DO NORTE

Per.: das 7:00hs de 03/02/2015 as 7:00hs de 04/02/2015

No. Postos Existentes: 197 No. Postos sem Contato: 104

No. de Postos com Chuva: 27 No. de Postos sem Chuva: 66

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Tabuleiro Grande(Prefeitura) 44,0

Major Sales(Prefeitura) 22,0

Pendencias(Emater) 19,0

Martins(Particular) 18,0

Olho D'agua Dos Borges(Particular) 18,0

Itau(Particular) 12,0

Riacho Da Cruz(Emater) 11,8

Coronel Joao Pessoa(Emater) 10,0

Riacho De Santana(Emater) 9,0

Messias Targino(Prefeitura) 7,2

Porto Do Mangue(Prefeitura) 6,3

Sao Rafael(Emater) 6,3

Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 6,0

Mossoro(Prefeitura) 5,8

Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 5,4

Lucrecia(Emater) 5,0

Itaja(Emater) 3,2

Janduis(Emater) 2,0

Jose Da Penha(Emater) 2,0

Sao Miguel(Emater) 2,0

Luis Gomes(Delegacia) 1,5

Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 1,0

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 15,3

Sao Fernando(Emater) 7,0

Bodo(Emater/trf p/delegacia) 3,0

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Joao Camara(Centro Saude) 2,1

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Taipu(Particular) 4,0

Câmara Municipal de Apodi reprova projeto do poder executivo denominado de “Bolsa Transformação”

Plenário lotado de universitários nesta quinta-feira, 05 durante a sessão ordinária para acompanhar o Projeto de Lei de autoria do poder executivo, criando uma nova lei denominada de BOLSA TRANSFORMAÇÃO, que concede auxilio aos universitários do município de Apodi.

No momento da votação dezenas de jovens, com narizes de palhaços e cartazes cobraram dos Vereadores a derrubada dessa nova lei, pediram a derrubada do projeto, pedindo adequações na lei já existente.

Um a um de forma nominal, os Vereadores apresentaram seus votos justificando-os, quer contrários ou favoráveis, com duas abstenções, 08 votos contrários ao projeto e 02 favoráveis, decretando a reprovação do referido projeto.

*De: Josenias Freitas.

Contas do exercício financeiro da prefeitura municipal em 2008 são aprovadas pela CMA

Foram votadas na sessão desta quinta-feira, 05 as contas do exercício financeiro do ano de 2008 da prefeitura municipal de Apodi, ultimo ano de gestão do ex-prefeito de Apodi, gerando muito debate entre os Vereadores da oposição e situação, seguindo a votação de forma nominal e aberta, com pareceres das devidas comissões.

Após a votação aberta, a votação contabilizou a votação favorável por 9x3, sendo aprovadas as referidas contas.


De: Josenias Freitas.

INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA DE APODI CAUSA GRANDES PREJUÍZOS A DONA DE CASA

Veja como ficou a residência de uma senhora, moradora do bairro Cruz de Almas em Apodi.
Um incêndio aconteceu na manhã de domingo passado e por muita sorte não matou seus filhos, que estavam dormindo na casa da senhora, conhecida por Dona Cocó.
Com perda de quase tudo que existia na residência, a Dona Cocó precisa agora de ajuda dos amigos e de pessoas que têm bom coração para adquirir pelo menos as coisas necessárias para facilitar a sua vida.
Até o momento, ainda não temos conhecimento das causas do incêndio que provocou tamanho estrago
.

Chuvas de até 130 milímetros foram registradas no Seridó

Segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado de chuva em Caicó, até a madrugada de hoje (05), chegou a 11 milímetros. Em algumas comunidades rurais, como Barra da Espingarda, os registros chegaram a 40 mm.

Confira outros registros:

Sítio Pintado (Timbauba dos Batistas) – 125 mm
Sítio Incampinado (Timbauba dos Batistas) – 112 mm
Sítio Currais (Timbauba dos Batistas) – 95 mm
Sítio Carrapateira – 92 mm
Timbauba dos Batistas – 87,5 mm
Sítio Bela Vista (Serra Negra do Norte) – 80 mm
Fazenda Rolinha (Serra Negra do Norte) – 75 mm
Sítio Arapuá (Serra Negra do Norte) – 75 mm
Chácara Pereira (Timbaúba dos Batistas) – 75 mm
Sítio Barbosa de Cima (Caicó) – 75 mm
Sítio Jurema (Serra Negra do Norte) – 71 mm
Sítio Toco (Timbaúba dos Batistas) – 70 mm
Sítio Logradouro dos Enéas (Timbauba dos Batistas) – 68 mm
Sítio Cachoeira Grande (Caicó) – 59 mm
Sítio Pico (Serra Negra do Norte) – 50 mm
Sítio Sarna (Serra Negra do Norte) – 50 mm
Sítio Conceição (Serra Negra do Norte) – 49 mm
Sitio Jerusalem – 35 mm
Sítio Arroz (Serra Negra do Norte) – 35 mm
Sítio Externa (Jardim de Piranhas) – 35 mm
São João do Sabugi – 30 mm
Caicó – 11 mm.

*O Xerife.

Menino de 10 anos assalta ônibus em Natal e motorista fica em choque

O motorista de um ônibus da linha 38, que faz o trajeto Cidade Nova/Cidade da Esperança, em Natal, ficou em estado de choque ao ter o veículo assaltado na noite desta terça-feira (3). Um dos ladrões, segundo ele, era uma criança de aproximadamente 10 anos. O outro, um adolescente.

Em entrevista à Inter TV Cabugi, ele contou que foi à delegacia para prestar queixa sem saber como conseguiu dirigir o ônibus. Quando desligou o motor, disse também que ainda passou quase meia hora sentado na cadeira sem acreditar no que havia acontecido.

Ainda com as mãos trêmulas (veja vídeo acima), o motorista relatou o drama que sofreu. “Dois adolescentes subiram lá na rodoviária. Um subiu por trás, o menor, que tinha mais ou menos 10 anos, e o outro subiu pela frente, pagando a passagem”, relembrou. “Eu desconfiei logo. Infelizmente, quando a gente cruzou a linha, ali no antigo lixão de Cidade Nova, eles anunciaram o assalto”, acrescentou.

O motorista disse ainda que, apesar de o ônibus estar lotado, a dupla levou apenas o dinheiro do cobrador. Ele contou também que esta foi a primeira vez que foi assaltado.

Fonte: G1-RN / Eduardo Dantas.

Via:

Taboleiro Grande registra a maior chuva desse ano até aqui: 81 mm

Mais uma vez voltou a chover em toda região Oeste do RN e dessa vez a pluviosidade parece ter sido a mais forte desse ano.
Pelo menos em Taboleiro Grande foi como informa o geógrafo Marcos Bessa, choveu nessa quarta-feira e madrugada de quinta 81 mm.
Muitos açudes pequenos tomaram boa quantidade de água e o homem do campo é sorriso de orelha a orelha.
E que venha mais chuva.



 *Do Blog do João  Moacir.

3º MEGA FEIRÃO DA LOJA RIVANI VARIEDADES!!!


DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO