quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

APODI=Balanço da Policia Militar de Apodi, aponta carnaval 2015 como um dos mais tranquilo de todos tempos.

Esquema de segurança montado pela Policia Militar de Apodi, garantiu a paz e a tranquilidade durante a festa de Momo 2015.
O carnaval deste ano teve bem menos ocorrências em comparação com os anos anteriores. A informação é do Capitão Carvalho, Comandante da 2ª Companhia de Policia Militar de Apodi-RN, que divulgou na manhã desta Quinta feira dia 19/02, o balanço das ocorrências registradas pela PM durante os 05 dias de folia na cidade de Apodi.

Conforme dados apresentados ao blog Sentinelas do Apodi, foram registradas 07 ocorrências, Sendo que apenas 01 delas, ocorreu em meio a festa, um desentendimento gerado por jovens que culminou com a prisão de um homicida mossoroense foragido da justiça, que estava envolvido no envolvido no ocorrido, número bem abaixo em comparação aos anos passados. As demais ocorrências registradas, não são ligadas diretamente ao carnaval, (local do evento).
O Capitão Carvalho concluiu assim, que houve uma redução significativa na quantidade de ocorrências na cidade durante o período de carnaval, tendo caído praticamente pra zero, as ocorrências policiais no local da festa. O êxito foi alcançado, devido ao forte esquema de segurança montado pela PM, com cerca de 100 policiais por noite, garantindo uma festa de paz para toda sociedade que pode prestigiar.

Relação das ocorrências:

1º Prisão de um homicida foragido da justiça em meios aos foliões no calçadão da Lagoa.
2º prisão de um homem por posse ilegal de arma de fogo (revolver cal.38) após disparo em via pública na Rua 1ª° de Maio, Bairro Lagoa Seca, Apodi.
3º Prisão de um elemento e apreensão de dois menores de idade, após troca de tiros com a policia na Rua Pro. Antonio Dantas, (beco do papoco) Centro da cidade. Um indivíduo baleado e uma arma de fogo apreendida (revolver cal. 38).


4º Prisão de um indivíduo por porte ilegal de arma branca(faca peixeira) em um bar do calçadão da Lagoa.
5º Prisão de um indivíduo por posse ilegal de arma de fogo(espingarda cal. 20, de fabricação caseira) nas proximidades do colégio 12 de outubro, no Bairro Malvinas.
6º Acidente com vítima fatal no Sítio Santa Cruz, Zona Rural de Apodi.
7° Prisão de dois elementos por porte ilegal de arma de fogo (revolver cal. 32). Essa prisão foi realizada pela PRF, quando faziam uma abordagem num veículo na BR-405, em Apodi.

*Do Sentinelas do Apodi

A folha da Jaramataia em sacolas são entregues aos funcionários do Hospital Regional Hélio Morais Marinho em Apodi/RN.

Na manhã desta quarta feira de cinzas, 18/02, Wilson Oliveira realizou a entrega de dezenas de sacolas com as folhas da jaramataia para os funcionários do hospital de Apodi, anexado as sacolas as pessoas têm a receita contendo todos os detalhes de como usufruir do benefício medicinal da planta que atua na prevenção e combate à doênças na próstata, nódulos nos seios, depressão, dores de cabeça, cicatrização pós operatório, labirintite, dores na coluna e Prisão de ventre. 
Déta de Diassis comentou, que essa atitude tem ajudado centenas de pessoas não só no RN, como também em demais estados do Brasil. Wilson avisa, quem quiser provar do chá milagroso é só ligar 84- 9156 30 20 ou 9820 9649 ou mandar um email para wocampanhas@gmail.com que enviaremos para qualquer lugar do mundo.

Professores de Apodi se reunirão para decidir a formação de um sindicato independente


Os professores da rede municipal de Apodi estarão se reunindo nesta sexta-feira (20), para discutirem a respeito da gestão do atual sindicato e a falta de cumprimento da lei que reajusta o salário dos profissionais.

A reunião acontecerá no salão paroquial de Apodi às 8:30 horas e contará com a presença do vereador do PMN, Laete Oliveira.

A reunião está sendo liderada pela professora Laura Alves e ainda terá como pauta a formação de um novo sindicato independente.


*Informações: Jair Gomes.

Pesquisa para a campanha de 2016 em Natal será divulgada dia 03 de março

A divulgação da pesquisa BlogdoBG/BandNatal/Consult e Rádio Cidade será divulgada no dia 3 de março. A pesquisa irá medir a preferência do eleitorado sobre as eleições 2016 em Natal. Serão realizadas 800 entrevistas com eleitores natalenses no período de 22 a 25 deste mês de fevereiro.

Na primeira pesquisa de intenção de votos serão incluídos os seguintes nomes:

Carlos Eduardo Alves (PDT)
Fernando Mineiro (PT)
Hermano Morais (PMDB)
Kelps Lima (Solidariedade)
Rogério Marinho (PSDB)
Walter Alves (PMDB)
Luiz Almir (PV)
Amanda Gurgel (PSTU)
Antônio Jacome(PMN).


*Do Xerife.

Romário do Pirrichil morreu em confronto com a Policia na praia de Pedra Grande na região de Porto do Mangue

Quatro assaltantes foram presos e um morreu em confronto com a Policia Militar, na madrugada de hoje, 18 de Fevereiro de 2015, na Praia de Pedra Grande na região de Ponta do Mel no Rio Grande do Norte.
Segundo informações da policia, cinco indivíduos armados participaram de um arrastão na madrugada de hoje em varias residências de veraneio e foram localizados pela Policia Militar da cidade de Porto do Mangue e por uma equipe da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicleta, Rocam, tentando fugir do local.

Os elementos abandonaram parte do material levado das casas e reagiram atirando em direção dos policiais. Na troca de tiros Romário Crisostomo da Costa de 21 anos de idade residente na região do Pirrichil em Mossoró foi baleado e morreu quando estava sendo socorrido para o Hospital de Areia Branca.
 

Alison Andrade dos Santos 21 anos de idade, Paulo Marcos de Melo 26, Ediclenio Batista de Lima 20 e Antônio Lúcio da Silva Júnior, de 18 anos, todos moradores da região da Favela do Pirrichil, foram conduzidos para a delegacia de plantão em Mossoró. Dois deles confessaram participação no arrastão. Outros dois estão negando, mas foram presos no mesmo local dos demais. Segundo o Capitão Jailson Andrelino, todos têm envolvimento com delitos na região e já vinham sendo monitorados.
 
Alison Andrade dos Santos 21 anos de idade, Paulo Marcos de Melo 26, Ediclenio Batista de Lima 20 e Antônio Lúcio da Silva Júnior, de 18 anos, todos moradores da região da Favela do Pirrichil.

*Informações e imagens: O Câmera.

Beija-Flor vence o carnaval do Rio e festeja 13º título: 'a campeã voltou'

Aos gritos de “A campeã voltou”, os torcedores da Beija-Flor festejaram o 13º título da escola de Nilópolis pouco despois das 18h desta quarta-feira (18), antes mesmo de a vitória ser declarada oficialmente. Mas, pela contagem dos pontos, a azul-e-branca da baixada Fluminense não tinha mais chance de perder.

Por volta das 20h, quando chegaram à quadra Neguinho da Beija-Flor, que cantou o samba no desfile vitorioso, e o presidente de honra da escola Aniz Abraão David, o Anísio, a quadra já estava lotada (veja mais fotos da festa).

(O G1 acompanhou a festa na quadra da escola em tempo real. Veja aqui)

“Esse título é uma redenção do ano passado. O sétimo lugar a Beija nunca mereceu. Esse título é resultado da abnegação do ano passado e da garra da Beija-Flor”, disse o presidente Farid Abraão David.

O sétimo lugar de 2014 ficou entalado na garganta de Neguinho: "O sentimento é de dever cumprido porque ficou engasgado. Ganhou a escola que errou menos”.

O mau resultado de 2014 também abalou Selminha Sorriso: ”A gente trabalhou muito para pagar o ano passado, quando a Beija-Flor ficou fora do Desfile das Campeãs. Sem raiva e sem rancor. Só trabalho. Tenho oito títulos, mas a emoção é sempre a mesma”, disse a porta-bandeira da Beija-Flor, que já desfilou 20 carnavais pela escola.

Raíssa de Oliveira, a rainha de bateria, considerou o desfile da Beija-Flor muito bom. "Eu estava confiante porque fizemos um ótimo desfile”, disse.

Enzo Celulari, filho da musa da escola, a atriz Claudia Raia, com Edson Celulari, era só elogios: "Foi um desfile sensacional. A Beija-Flor tem um dos melhores sambas-enredo. Uma escola que acompanho desde pequenininho", comemorou.

Para o carnavalesco Fran-Sérgio, colecionando seu oitavo título pela escola de Nilópolis, o desfile foi impecável. "Eu achava que o Salgueiro também tinha feito um desfile impecável, mas tivemos algo a mais. A briga acirrada foi justa. A Guiné Equatorial é um enredo maravilhoso", disse.

Para Laíla, diretor da Comissão de Carnaval, a vitória veio acompanhada de desabafo: “A gente está sempre buscando fazer o melhor para a escola de samba. Eu amo a minha escola, mas o enredo foi tão questionado, até mesmo dentro da escola. Me questionaram muito”, disse, aos prantos.

Com o título de 2015, a Beija-Flor, com 13 campeonatos, se aproxima da Mangueira, que já venceu 17 vezes e é a segunda maior campeã do Grupo Especial, desde 1932. A Portela lidera com 21 títulos.

O título da escola de Nilópolis não era conquistado desde 2011. Os outros campeonatos vencidos foram em 1763 ,1977, 1978, 1980, 1983, 1998, 2003, 2004 , 2005, 2007 e 2008.

 
Quadra da Beija-Flor fica lotada para a comemoração (Foto: Anderson Borde e Marcello Sá Barretto/AgNews)

No sábado (21), seis escolas voltam à Sapucaí a partir das 21h30 para o Desfile das Campeãs. A ordem é inversa à da colocação. A sexta colocada, Imperatriz, abre a festa, seguida de Portela, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Salgueiro, fechando com a campeã Beija-Flor.

Na quadra da Beija-Flor, às 21h já não cabia mais ninguém e o calor era forte. A festa se trasnformou em baile de carnaval, com os músicos tocando marchinhas e sambas. Os torcedores vestiam em sua maiora roupas com as cores da escola: azul e branco. E diziam que a festa não tinha hora para acabar.

 
Diretor da comissão de carnaval da Beija-Flor, Laíla comemora resultado (Foto: Alexandre Durão/G1)

O desfile
A escola mostrou o enredo: "Um Griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade". A exaltação da cultura e da alma africana já havia dado à escola azul e branca da Baixada Fluminense vários campeonatos, que no total faturou 12 títulos no carnaval carioca.
 

Quadra da Beija-Flor fica lotada após a vitória da escola (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Em 2015, a Beija-Flor voltou a abusar do luxo e da tradição. Foram poucas as inovações ou os recursos tecnológicos. A aposta maior foi na perfeição técnica e na empolgação dos integrantes, que na avenida esqueceram o sétimo lugar de 2014 para voltar a sonhar com um posto mais alto.

A voz única e marcante de Neguinho da Beija-Flor, que completa 40 anos de escola, fez do samba-enredo o ponto alto e manteve a empolgação dos 3.700 componentes, distribuídos em 42 alas, sete carros e um tripé.

Homenagem polêmica
A Beija-Flor recebeu patrocínio da Guiné Equatorial, o país africano homenageado no enredo, que é uma ditadura comandada há 35 anos por Teodoro Obiang Nguema Mbasogo e tem como base da economia a exploração do petróleo. O patrocínio gerou muita polêmica.

O presidente da Beija-Flor, Farid Abraão, negou que o governo da Guiné Equatorial tivesse investido R$ 10 milhões no carnaval da escola, mas admitiu ter recebido contribuição, sem, no entanto, informar o valor.

"A gente pegou um enredo para falar de um país africano, um país que até então muita gente não conhecia. Nossa questão aqui é carnaval. O regime não nos compete. Cuba era odiado pelo mundo democrático e hoje está sendo abraçado", disse Farid, em entrevista ao G1.






*Do G1.

Família sofre acidente na BR-226, no RN; idosa morre e 3 ficam feridos

Um grave acidente entre dois carros deixou uma pessoa morta e outras três feridas entre os municípios de Campo Grande e Janduís, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as vítimas eram todas da mesma família.
Carro em que a família viajava ficou completamente destruído. Acidente aconteceu na BR-226, entre Janduís e Campo Grande 
O acidente aconteceu por volta das 7h10 no quilômetro 301 da BR-226, que liga os dois municípios. De acordo com o inspetor Roberto Cabral, da PRF, a vítima é foi identificada como Maria Garcia de Almeida, de 66 anos. Os outros ocupantes do veículo eram o filho e a filha dela, além da neta, uma menina de quatro anos. Moradores da região informaram que a família vinha de Nísia Floresta com destino a cidade de Messias Targino, também na região Oeste. "O grupo estava em um Fiat Uno e teria colidido com uma Saveiro que estava no acostamento da rodovia", explicou o inspetor.

A mulher morreu na hora. As outras três pessoas que estavam no veículo foram socorridas para o Hospital de Campo Grande com ferimentos leves e não correm risco de morte. As duas pessoas que estavam na Saveiro não ficaram feridas.

O corpo da idosa foi encaminhado para Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep-RN) de Mossoró, na região Oeste do estado. 


*TN.

Chuva de granizo assusta moradores de distrito em distrito de Santana do Matos

O distrito de Barão de Serra Branca, a 17 quilômetros de Santana do Matos, registrou chuva de granizo na tarde desta quarta-feira (18). O fenômeno incomum na região assustou os moradores. A precipitação ocorreu no final da tarde e veio acompanhada de ventos fortes, destruindo telhados e derrubando árvores, e muitos relâmpagos. Não há registro de feridos.

*O Xerife.

BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS PELA EMPARN EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 13/02/2015 as 7:00hs de 19/02/2015

No. Postos Existentes: 197 No. Postos sem Contato: 87

No. de Postos com Chuva: 64 No. de Postos sem Chuva: 46

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Mossoro(Prefeitura) 64,1

Janduis(Emater) 61,8

Jucurutu(Emater) 48,2

Messias Targino(Prefeitura) 44,0

Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 40,0

Sao Rafael(Emater) 28,0

Vicosa(Prefeitura) 26,0

Portalegre(Particular) 25,3

Martins(Particular) 25,0

Olho D'agua Dos Borges(Particular) 23,5

Itau(Particular) 22,0

Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 21,0

Riacho De Santana(Emater) 21,0

Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 20,0

Apodi(Prefeitura) 18,0

Rafael Godeiro(Emater) 14,9

Assu(Emater/st. Casa Forte) 13,5

Encanto(Prefeitura) 13,0

Carnaubais(Emater) 12,1

Barauna(Emater) 11,9

Agua Nova(Prefeitura) 11,5

Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 11,0

Campo Grande(Particular 2) 8,5

Patu(Particular) 8,0

Rafael Fernandes(Emater) 7,5

Campo Grande(Particular) 7,2

Riacho Da Cruz(Emater) 6,4

Coronel Joao Pessoa(Emater) 6,0

Itaja(Emater) 5,3

Porto Do Mangue(Prefeitura) 5,2

Felipe Guerra(Prefeitura) 5,0

Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 4,0

Dr. Severiano(Emater) 3,3

Gov. Dix-sept Rosado(Particular) 3,0

Francisco Dantas(Emater) 1,0



MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR

Florania(Inemet) 57,9

Angicos(Prefeitura) 46,5

Florania(Sitio Jucuri) 40,6

Timbauba Dos Batistas(Emater-fz. Timbauba) 34,0

Parelhas(Emater) 17,0

Sao Joao Do Sabugi(Emater) 15,0

Caico(Emater) 14,7

Santana Do Serido(Emater) 14,5

Jardim Do Serido(Emater/passagem) 14,4

Lajes(Prefeitura) 8,4

Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 8,0

Sao Fernando(Emater) 7,1

Caico(Acude Itans) 6,6

Caicara Do Rio Dos Ventos(Particular) 1,6

Lagoa Nova(Emater/st. Humaita) 1,6

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Lajes Pintadas(Prefeitura) 78,9

Jacana(Emater) 43,3

Santa Cruz(Emater) 42,5

Joao Camara(Centro Saude) 12,3

Monte Das Gameleiras(Emater) 11,0

Campo Redondo(Policia Rodoviaria) 5,0

Japi(Particular) 0,5



MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Nisia Floresta(Particular) 13,8

Senador Georgino Avelino(Particular) 8,6

Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 8,2

Natal 1,6

Montanhas(Prefeitura) 1,4

Canguaretama(Emater/barra De Cunhau) 1,3

Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 0,8