sábado, 21 de fevereiro de 2015

Seca pode provocar desastre ambiental pela morte de peixes nos reservatórios do RN

Com a estiagem e a queda progressiva dos níveis de água dos reservatórios, prevê-se um desastre ambiental. Toneladas de peixes podem vir a morrer pela falta de oxigenação da água, levando à contaminação dos mananciais que abastecem – ainda que em sistema de rodízio – várias cidades potiguares. A notícia é destaque no Novo Jornal. Este assunto foi discutido ontem em reunião realizada na Secretaria da Agricultura e Pesca do Rio Grande do Norte (Sape), com a presença de várias entidades ligadas ao abastecimento de água e monitoramento dos reservatórios.

No encontro, ficou decidido que, mediante um cronograma, serão listados mananciais que devem passar pela despesca coordenada. A despesca é um procedimento de retirada de peixes dos reservatórios, que deve ser feita a partir de um calendário acordado com a Companhia de águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Espera-se tirar o número maior de animais, levando em conta também o papel social que esse processo terá. Contudo, este trabalho deve gerar alguns transtornos aos usuários da água que já estão sofrendo com o abastecimento parcial.


*O Xerife.

Polícia Militar recebe viatura blindada para operações especiais no Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed) por meio da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN) recebeu na tarde desta sexta-feira (20) a doação de uma viatura blindada do tipo Mercedes Benz da empresa PROSEGUR Brasil S/A –Transportes de Valores e Segurança.

Avaliada em torno de R$ 100 mil, o veículo foi totalmente restaurado e adaptado para servir às ações da Segurança Pública onde ficará à disposição do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) para as ações consideradas de maior ostensividade.

O veículo tem capacidade para seis militares e possui uma blindagem de nível 5, o máximo permitido pela Polícia Federal. De acordo com o Comandante Geral da PMRN, Coronel PM Ângelo Dantas, a nova aquisição trará um avanço tecnológico para a instituição. “Enquanto um colete balístico serve de equipamento de segurança para apenas um policial, o veículo garantirá a segurança de um grupo de combatentes e isso permitirá mais proteção aos militares que atuam nas operações especiais”, destacou o Comandante da PMRN.

Para o gerente regional da empresa PROSEGUR Brasil S/A, Breno Machado, a iniciativa teve por objetivo contribuir com a gestão da Segurança Pública, garantindo um melhor aparato para as atividades policiais. “A doação deste blindado é uma demonstração de parceria e de agradecimento pelas ações desenvolvidas pela Policia Militar no Rio Grande do Norte. Sabemos que a nossa contribuição garantirá um melhor resultado no trabalho da Polícia de forma a beneficiar toda à população”, disse Breno Machado.

Participaram do ato de entrega, a secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite; Comandante Geral da PMPN, Coronel PM Ângelo Mário de Azevedo Dantas; Subcomandante do CPM, TC PM Marcos Vinícius silva da Cruz; Comandante do BOPE, Major Rodrigo Trigueiro Félix da Silva; Gerentes Regionais da PROSEGUR Wagner Peinado e Breno Machado; dentre outras autoridades.

 
Ten Cristiano Couceiro Assessor de comunicação da sesed/ O Câmera.

Capitão Brilhante deve assumir o subcomando do 6º BPM

Atualmente comandando a 3ª Companhia de Alexandria, o capitão seridoense Inácio Brilhante deve assumir o subcomando do 6º BPM, em Caicó. Dentre entidades representativas da Polícia Militar a transferência é tida como certa. Capitão Brilhante deve responder pelo Grupo Tático Operacional (GTO) e serviço reservado, também conhecido como P2.
A informação é do Xerife, Robson Pires.

CIDADE DE AREIA BRANCA FOI ALAGADA POR MARÉ ALTA

 
Bairros mais próximos à praia foram invadidos pela água do mar

O mar invadiu a cidade no município de Areia Branca, a 330 quilômetros de Natal, na última quinta-feira (19). O fenômeno foi causado pela alta da maré da cidade litorânea, que chegou a 3.7, que avançou pelos bairros que ficam mais próximos à praia.

Segundo a previsão de marés da Marinha, a maré vai continuar atingindo o índice de 3.7 até este sábado. A partir de amanhã, começa a baixar.

COM AS CHUVAS EM APODI, OS RIACHOS COMEÇAM CORRER ÁGUA PARA DENTRO DA LAGOA!

Na ponte da Missão, na avenida Moésio Holanda as águas correram assim!
Na ponte do Sítio Ponta, em Tião Mariano as águas correram assim!
Na ponte do Sítio Barra, as águas correram assim!
Com as chuvas caídas, todas essas cheias estão desaguando na Lagoa do Apodi. O homem do campo se anima e já começa a realizar os seus plantios!

Foi divulgado nesta sexta-feira (20), o Edital 04/2015 - DG/AP, que tornou públicas as vagas remanescentes do SISU 2015 para o Curso Superior de Licenciatura em Química do Campus Apodi do IFRN.

Os candidatos (ou seus representantes) interessados em preencher uma das vagas remanescentes, deverão comparecer à reunião para o preenchimento de vagas, munidos da documentação exigida no Edital, do dia 26 de fevereiro de 2015, no Auditório do IFRN Campus Apodi, às9h.
O Edital, com a lista dos candidatos convocados para a reunião, está disponível na página www.ifrn.edu.br, na área do Campus Apodi.


Documentos Publicados
20/02/2015 - Edital 04/2015 - DG/AP - Vagas remanescentes para cursos superiores de graduação

MAIS NOMEAÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO

A edição de hoje do Diário Oficial traz a publicação de novas nomeações para o Idema, Ipern e as Secretarias de Administração, Infraestrutura.

Veja quem são:






20ª morte violenta na cidade de Mossoró em 2015 - Jovem foi morto dormindo ao lado da esposa

O dia amanhece com a noticia de mais um crime na cidade de Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. Criminosos encapuzados invadiram uma residência na Rua Salustiano Feliciano da Silva, próximo ao Conjunto Alfredo Simonetti e mataram o morador na frente da esposa.

Eles quebraram a porta da frente da casa e mataram a vitima deitado na cama sem nenhuma chance de defesa. O crime aconteceu na madrugada de sábado 21 de Fevereiro de 2015.

Marcio Emannuel dos Santos “Marcinho” de 20 anos de idade foi alvejado com dois disparos de uma arma que utiliza cartucho e morreu na hora. Segundo informações, a esposa percebeu a ação e ainda tentou acordar o marido, mas não deu tempo.

Alguma informação da família sobre a vida de Marcinho e os possíveis acusados deverá ser repassada a equipe do Bacharel Teixeira Junior, delegado de plantão, que servirá como base para o inicio das investigações.

A Policia Militar fez o isolamento do local para os procedimentos das equipes de plantão na delegacia civil e no Instituto Técnico e Cientifico de Policia Itep. O corpo de Marcio Emannuel dos Santos foi removido e será necropsiado na sede Regional da Unidade em Mossoró.


*Informações e imagens: O Câmera.

Corpo de homem é encontrado boiando em Rio na cidade de Upanema-RN

Policiais Militares do Destacamento da cidade de Upanema, no Oeste do Rio Grande do Norte foram acionados na tarde de sexta feira 20 de Fevereiro de 2015, para averiguar uma ocorrência de afogamento no Rio Upanema, nas proximidades do Sitio Curral da Várzea.
Segundo informações, os policiais ao chegarem ao local, encontraram o corpo de Paulo Pereira da Silva de 41 anos, morador da Rua João Cruz na cidade de Upanema. Segundo da familiares ele sofria de epilepsia.

Uma viatura da policia militar esta no local realizando o isolamento ate a chegada do Instituto Técnico e Cientifico de Policia que fará a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró.

Contexto Upanemense 
O Câmera.

Secretaria de Educação discute EJA com universidades públicas e IFRN


Encontro ocorreu no Gabinete do Secretário

O titular da Educação do RN, professor Francisco das Chagas Fernandes, coordenou na manhã desta sexta-feira (20), reunião sobre uma proposta de ação conjunta dentro do programa federal “Brasil Alfabetizado”. Participaram da reunião, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, o pró-reitor do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN), José Ivan Leite, e o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Augusto Carlos Pavão.

O secretário Francisco das Chagas destacou a importância e necessidade de avançar de forma conjunta com as universidades públicas e com o IFRN em uma proposta de alcance estadual no programa de alfabetização de jovens e adultos. Francisco das Chagas disse que existe a perspectiva do programa Brasil Alfabetizado ser aberto também para a participação das universidades.

“O Estado pode fazer o Brasil Alfabetizado com as universidades e o IFRN, em uma proposta onde todos sejam responsáveis. Nesse caso, temos que ver como as universidades irão entrar no programa e como elas irão motivar seus estudantes a participarem da alfabetização de jovens e adultos”, falou o secretário da Educação do RN.

A reitora da UFRN, Ângela Paiva, falou da responsabilidade de sua instituição em participar de um programa que tem como meta a erradicação do analfabetismo no Estado. “Devemos nos envolver de uma forma bem arrojada na erradicação do analfabetismo no RN. Temos uma responsabilidade sobre isso”, declarou a reitora da UFRN.

O reitor da UERN, Pedro Fernandes, parabenizou a Secretaria da Educação pela iniciativa de buscar uma ação conjunta das instituições visando a alfabetização de jovens e adultos. “Esse diálogo e a participação nessa iniciativa é uma obrigação de nossas instituições. Podem contar com a participação da UERN”, afirmou Pedro Fernandes.

O pró-reitor de Extensão do IFRN, José Ivan Leite, falou da possibilidade de engajamento dos estudantes no programa: “Dentro de um programa dessa natureza vejo grande possibilidade de integrar nossos alunos concluintes do Técnico na ação alfabetizadora liderada pela Secretaria da Educação”.

Augusto Carlos Pavão, pró-reitor de Graduação da Ufersa, vê relevância da iniciativa da SEEC/RN e disse que sua instituição está sendo chamada para participar de uma importante ação.

Na reunião, ficou definido que será constituída uma comissão com representantes da Secretaria da Educação do RN, das universidades públicas, do IFRN e do Instituto Kennedy. Até o final de março, os representantes das instituições deverão apresentar proposta sobre um plano de alfabetização de jovens e adultos para o Rio Grande do Norte.

Foto: Danilo Bezerra

Encontro Diocesano de Formação Litúrgica em Mossoró- RN

A equipe diocesana de Liturgia se reuniu na última terça-feira, 10, para preparar a formação sobre a Semana Santa, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de março. O encontro será assessorado por Danilo Alves, de João Pessoa/PB.
A Paróquia de São Manoel sediará o encontro, recebendo membros da pastoral litúrgica de toda a Diocese de Mossoró. Os agentes pastorais interessados devem procurar suas paróquias, que receberão as fichas e inscreverão os participantes.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO