domingo, 22 de fevereiro de 2015

O MOSSOROENSE DESTACA: Grupo em Apodi se mobiliza pela comprovação das propriedades medicinais das folhas da jaramataia

 
Jaramataia é colhida das margens do rio Apodi-Mossoró

Uma planta nativa da caatinga e retirada das margens do rio Apodi-Mossoró tem ganhado destaque devido à grande procura pelas supostas propriedades contra várias doenças.
Na cidade de Apodi, um grupo de voluntários tem trabalhado colhendo e enviando as folhas da jaramataia para preparo de chás em diferentes regiões do país e até no exterior.
"Colhemos, embalamos e enviamos gratuitamente as folhas a quem nos procura. Uma das porções de jaramataia que enviamos para um alemão que estava em Natal e experimentou as propriedades medicinais da planta foi levada por ele para a Alemanha. Essa planta é maravilhosa e tem curado muitas pessoas", disse o radialista e organizador do projeto de doação de jaramataia, Wilson Oliveira.
Os conhecimentos sobre a planta têm passado de geração para geração e agora ganharam notoriedade devido ao trabalho de divulgação de voluntários e usuários da jaramataia. Contudo, ainda não há nenhuma comprovação científica dos benefícios da planta, sendo, até o momento, usados os depoimentos de pessoas que a utilizaram e afirmam terem alcançado cura de diferentes doenças.
Wilson Oliveira afirma que tem buscado parcerias com laboratórios para análise das propriedades medicinais da jaramataia, mas até o momento não obteve sucesso. Ele conta que na próxima semana enviará folhas da planta para serem analisadas no laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
"Meu medo é que o Brasil e o RN acabem perdendo esse potencial medicinal que é a jaramataia. Muitas pessoas não dão crédito ao poder das plantas, mas muitos remédios hoje conhecidos se originaram dos conhecimentos populares. Não analisar a jaramataia pode fazer com que nunca conheçamos todas as suas propriedades medicinais", explica o radialista.
Segundo Wilson Oliveira, o chá da jaramataia tem sido usado há mais de 300 anos, quando os escravos o preparavam para os senhores e sinhás, além de usarem para curar doenças dentro das próprias senzalas. Dentre as propriedades medicinais da planta, ele aponta ainda a cura de labirintite, depressão, dores de cabeça, prisão de ventre e dores na coluna.


*Do Jornal O Mossoroense.

Escritório sede do Leite ILA é arrombado em Apodi

Na noite de sexta-feira (20), um celular e uma quantia em dinheiro foram levados do escritório sede da Indústria de Laticínios de Apodi (ILA), localizado no centro comercial da cidade.

De acordo com João Bosco, assistente administrativo da empresa, não há informações do horário em que o fato aconteceu, e eles só souberam da ação quando voltaram ao trabalho neste sábado (21), por volta das 9h da manhã. Os criminosos forçaram a porta, não obtendo êxito, entraram pelo teto do prédio.

Ainda segundo o assistente administrativo, essa foi a primeira vez que o escritório é alvo de criminosos. Indagado sobre quais medidas a serem tomadas a partir de agora, João informou que o prédio passará por reformas.

A ocorrência ainda não foi registrada pela Polícia Civil, por motivos do não funcionamento da Delegacia de Apodi nos fins de semana, foi recomendado fazer o Boletim de Ocorrência na segunda-feira.

A polícia confirmou o caso, e segue analisando as imagens das câmeras de segurança, até agora nenhum suspeito foi preso.


*Informações e imagens do Portal SOS Notícias do RN.

Morre David Miranda, fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor

Morreu na noite do último sábado (21) o fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA), David Miranda, aos 79 anos. Casado e pai de quatro filhos, ele foi vítima de um infarto. O missionário fundou a IPDA em junho de 1962. Atualmente, a denominação conta com mais de 11 mil igrejas espalhadas no Brasil e em todo o mundo.

LEIA MAIS

Uma das filhas de Miranda, a diretora da IPDA, Debora Miranda, lamentou a morte do pai por meio de uma postagem em uma rede social. “Um homem guerreiro, lutador, é recolhido ao paraíso de Deus. Descansa no Senhor… Meu paizinho, te amarei pra sempre”, escreveu.

Uma nota divulgada no site da igreja diz que os dias do missionário foram dedicados, especialmente, à adoração a Deus e à missão de ganhar almas para o Reino. “A tristeza está por causa da notícia de um homem de Deus que partiu. Um homem cujas lembranças sempre serão de fé, amor, dedicação na obra do Senhor. Entretanto, a felicidade é em saber que ele está perto do que vive para todo o sempre: Jesus Cristo”.

O corpo de Miranda será velado a partir das 8h deste domingo (22) no “Templo da Glória de Deus”, na avenida do Estado, 4.568, Baixada do Glicério, em São Paulo (SP).

Por Michelle Ferraz. Rede Super/Aracati em Foco.

Motoqueiro caiu da motocicleta e morreu vitima de atropelamento na BR 304 em Mossoró

Welder Lourenço da Silva, 33 anos de idade, residente no bairro Boa Vista em Mossoró, morreu no final da noite de ontem, 21 de Fevereiro de 2015, vitima de atropelamento no Km 50, próximo ao Viaduto da Br 304 na saída para Natal.

Segundo informações, o motoqueiro caiu da motocicleta e foi atropelado por um veiculo que trafegava logo atrás e não teve como desviar. Populares informaram a policia que mais de um carro passou por cima dele, que morreu no local antes do socorro medico. O local é bastante escuro com pouca possibilidade de visão noturna.

Após os procedimentos no local, o corpo de Welder Lourenço da Silva foi removido e será necropsiado na sede Regional da Unidade de Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep em Mossoró. 


*Informações: O Câmera.

Homem é morto a facadas no Bairro da Felicidade, em Itaú.

 Imagem ilustrativa
Um homem identificado como Francisco de Assis Justino, de 59 anos de idade, morador da cidade de São Francisco do Oeste, foi morto a golpes de faca no bar de Jocélio, localizado no Bairro da Felicidade, na cidade de Itaú, no Oeste do Rio Grande do Norte.

O crime aconteceu na tarde deste Sábado dia 21/02, por volta das 15:00hs, e segundo informações repassadas a policia, a vítima estava no bar mencionado acima, quando foi surpreendida pela pessoa de Genival Fernandes de Oliveira, mais conhecido por "Pelé", de 40 anos de idade, natural de Iracema-CE, mas morador da cidade de Itaú, o qual desferiu-lhe duas cutiladas de faca peixeira, que atingiu a vítima no braço e antebraço.

A vítima foi socorrida ao hospital de Itaú, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada na unidade. A Polícia Militar encontra-se em diligência na tentativa de capturar o acusado, que após o crime, fugiu com destino ignorado. Segundo populares, vítima e acusado eram inimigos. 


Informações: Sentinelas do Apodi.

Uma segunda-feira sob a sombra do impeachment

O Congresso volta ao trabalho na segunda-feira com os bastidores fervilhando uma palavra que publicamente poucos pronunciam: impeachment. Essa pulguinha atrás da orelha de muitos congressistas importantes voltou a incomodar diante das chamadas do programa do PMDB em favor do Brasil que vai ao ar na quinta-feira, com destaque para Michel Temer.

Michel, entretanto, tem afastado de forma veemente qualquer conspiração nesse sentido. Tanto é que, na reunião ministerial fez uma defesa irretocável do mandato presidencial. O problema é que o que Michel diz e repete, repelindo qualquer movimento em sentido contrário, não é o que está nos bastidores dos partidos. Nem que seja para incomodar o governo e ganhar algum espaço, alguns aliados vão levar essa assombração ao Planalto.


*O Xerife.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO