sábado, 14 de março de 2015

Após 41 horas, menino é libertado de cárcere privado em Natal

Cárcere privado teve início à 0h30 da sexta-feira (13).
Padrasto cortou pulsos e deu um tiro no queixo; ele foi socorrido com vida. 

Policiais militares e civis, bombeiros e uma unidade do Samu foram enviados ao local; menino foi libertado com vida (Foto: Sérgio Henrique/Inter TV Cabugi)

O garoto de 14 anos que era mantido refém pelo padrasto em um apartamento em Natal foi libertado por volta das 17h20 deste sábado. Foram mais de 40 horas de cárcere privado. O padrasto Francisco José de Assis Guimarães, de 52 anos, cortou os pulsos e deu um tiro no queixo. Ele foi socorrido por médicos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) com vida.

O menino saiu andando, aparentemente estava sem ferimentos. Ele entrou em um carro da Polícia Militar e deixou o local.

O caso
De acordo com a Polícia Militar, tudo começou com uma briga familiar na noite de quinta-feira (11). Francisco de Assis começou uma discussão com a mulher - de quem está se separando - e, quando começou a ficar agressivo, a mulher fugiu com a filha de 21 anos. Ainda segundo informações da PM, a mulher tentou levar o filho, mas o padrasto do menino impediu. Desde então, o menino foi mantido refém dentro do apartamento.

 
Francisco Guimarães manteve enteado refém em Natal (Foto: Divulgação/PM)

Durante todo o tempo, Francisco de Assis, agente penitenciário aposentado, pedia a presença da mulher e da enteada no local para liberar o garoto. Na madrugada de sexta-feira, foram disparados seis tiros no apartamento. Por volta das 13h deste sábado, ele pediu refrigerante, almoço e cigarros. De acordo com a Polícia Militar, o aposentado aparentou estar mais tranquilo neste sábado e, inclusive, liberou o cachorro de estimação da família que também estava no apartamento.

O condomínio onde fica o apartamento tem seis blocos. Todos os apartamentos do bloco onde estavam o padrasto e o enteado foram desocupados.

Já durante a madrugada deste sábado (14), o homem pediu insulina - porque é diabético - e uma equipe médica de plantão no local providenciou o medicamento. Na manhã deste sábado, ele voltou a pedir insulina e solicitou também um café da manhã.

Em relação à alimentação, os policiais relataram que o aposentado afirmou que se a comida viesse envenenada quem morreria era o garoto porque ele só estava comendo quarenta minutos depois de o enteado ter se alimentado.

De acordo com o major Rodrigues Barreto, responsável por coordenar as negociações, a polícia sinalizou cortar a energia e a água do apartamento, mas o aposentado se alterou e a PM recuou. Durante todo o tempo o objetivo da polícia foi manter as negociações até que o padrasto se entregasse e libertasse o garoto.

 
Na manhã deste sábado (14) negociações continuavam no local (Foto: Bessie Cavalcanti/Inter TV Cabugi)

 
*G1, RN

DIA DA POESIA EM CARAÚBAS-RN

Em praça pública aqui em Caraubas, na manhã de hoje, 14 de março, fazendo o lançamento do Projeto Caraúbas Poéticas, por ocasião da realização do 1° Cordel na Feira, em conjunto com o Clube da Poesia Menestel Leto Fernandes...
Viva a Poesia, viva aos poetas...

Parabéns Professor Marcos Roberto Fernandes Gurgel!

TERMINOU SEQUESTRO EM NATAL!!

Chegou ao fim o cárcere privado de um adolescente de 14 anos no bairro de Capim Macio, na zona Sul de Natal. Após mais de 40 horas de negociações com a polícia, o jovem foi liberado por seu padrasto, o agente penitenciário Francisco José de Assis Guimarães, de 52 anos.

No final da tarde deste sábado (14), a secretaria estadual de saúde, Kalina Leite, esteve no local para reunião com o comitê gestor da crise, formado por BOPE, Policias Militar e Civil. Carros do Corpo de Bombeiros também foram deslocados para o local.

Segundo o Bope, as negociações estavam marcadas para acontecer às 16h30. Francisco Guimarães decidiu antecipar a conversa, afirmando que iria se render. Um tiro foi ouvido e o adolescente conseguiu fugir, sendo socorrido por uma unidade do Samu. O agente penitenciário foi encontrado no chão, sangrando.

GOVERNADOR JÁ VAI MUDADR SECRETÁRIO DE JUSTIÇA DO RN

Com as rebeliões nos presídios do Rio Grande do Norte já é provocada a mudança na Secretaria de Justiça.

O titular da pasta, Zaidem Heronildes, vai ser exonerado e o governador Robinson Faria já começou a tratar da escolha do substituto.

Zaidem foi indicação do PP do deputado Beto Rosado e do ex-deputado Betinho Rosado, que ontem foram chamados à Governadoria para serem informados, pelo governador, da necessidade de substituição.

Resta saber se a pasta permanecerá com o PP. 

Padrasto mantém enteado refém desde a madrugada de sexta em Natal

Cárcere privado teve início à 0h30 de sexta; PM comanda negociação.
Homem postou em rede social que estava se 'despedindo do planeta Terra'.
Apartamento onde estão padrasto e enteado fica no segundo andar do prédio (Foto: Jocaff Souza/G1)

O homem que fez o enteado refém na madrugada de sexta-feira (13) dentro de um apartamento na Zona Sul de Natal postou no Facebook que está se "despedindo do planeta Terra". Às 16h30 deste sábado (14), o cárcere privado completou 40 horas.

A postagem na rede social foi feita por volta das 12h30 da sexta. Na tarde deste sábado, a Polícia Militar permanecia no local em negociação com o homem, que foi identificado como Francisco José de Assis Guimarães, um agente penitenciário aposentado de 52 anos.

De acordo com a Polícia Militar, tudo começou com uma briga familiar na noite de quinta-feira (11). Francisco de Assis começou uma discussão com a mulher - de quem está se separando - e, quando começou a ficar agressivo, a mulher fugiu com a filha de 21 anos. Ainda segundo informações da PM, a mulher tentou levar o filho, mas o padrasto do menino impediu. Desde então, o menino foi mantido refém dentro do apartamento.
saiba mais

A PM disse que o homem pediu a presença da mulher e da enteada no local para deixar o garoto. Na madrugada de sexta-feira, foram disparados seis tiros no apartamento. 
 
Por volta das 13h deste sábado, Francisco pediu refrigerante, almoço e cigarros. De acordo com a Polícia Militar, o aposentado aparentou estar mais tranquilo neste sábado e, inclusive, liberou o cachorro de estimação da família que também estava no apartamento.

O condomínio onde fica o apartamento tem seis blocos. Todos os apartamentos do bloco onde está o padrasto e o enteado foram desocupados. Os moradores de outros blocos têm acesso aos apartamentos, mas sempre que precisam sair contam com o apoio de um policial militar que os acompanham até a saída do condomínio.

 
Condomínio fica em Capim Macio, na Zona Sul de
Natal (Foto: Bessie Cavalcanti/Inter TV Cabugi)

Durante toda a sexta-feira, policiais militares mantiveram a negociação com o aposentado. Ele também pediu comida e cigarros. Já durante a madrugada deste sábado (14), o homem pediu insulina - porque é diabético - e uma equipe médica de plantão no local providenciou o medicamento. Na manhã deste sábado, ele voltou a pedir insulina e solicitou também um café da manhã.

Em relação à alimentação, os policiais relataram que o aposentado afirmou que se a comida viesse envenenada quem morreria era o garoto porque ele só come quarenta minutos depois de o enteado ter se alimentado.

De acordo com o major Rodrigues Barreto, responsável por coordenar as negociações, a polícia sinalizou cortar a energia e a água do apartamento, mas o aposentado se alterou e a PM recuou. A polícia disse que o padrasto apresentava mudanças de comportamento e chegou a bater no menino.

O objetivo da polícia é manter as negociações até que o padrasto se entregue e liberte o garoto.

 
Policiais militares e civis, bombeiros e uma unidade do Samu estão no local (Foto: Sérgio Henrique/Inter TV Cabugi).

*Do G1, RN.

Agentes evitam mais uma tentativa de fuga no complexo penal Mario Negocio

Agentes de plantão no complexo penal Mario Negocio em Mossoró no Rio Grande do Norte, na tarde de sexta feira 13 de Março de 2015, descobriram mais um túnel e evitaram o que seria uma fuga de preso em Massa. Foi a segunda tentativa em menos de 30 dias.

O trabalho de monitoramento e a mudança de comportamento dos apenados foram importantes para a descoberta, segundo o vice-diretor da unidade.

A escavação que estava em fase de conclusão era no regime fechado e partia do banheiro da cela 01 passava por baixo de todo lado “A” do pavilhão, saindo fora dos muros da instituição, tinha quase 60 metros de cumprimento.

Segundo José Fernandes, vice-diretor da Penitenciaria, se concluído, o túnel iria colocar nas ruas mais de 100 detentos, a grande maioria presos perigosos. José Fernandes acredita que os detentos planejavam fugir durante o final de semana.

Os presos foram removidos para a área de lazer do presidio enquanto era reparado os danos.
Vilma Batista disponibilizou as imagens no Whatsapp.
*Com as informações: O Câmera.

DIA DA POESIA É COMEMORADO EM CARAÚBAS


JORNALISTA DA INTER TV CABUGI FOI INSULTADA POR MANIFESTANTES DO PT

A mobilização do PT em Natal, ontem (13), pode não ter juntando a quantidade de pessoas que desejava. Aos que foram faltou amadurecimento para entender que a jornalista Michele Rincón, da Inter TV Cabugi, estava a trabalho. Parte do grupo começou a insultar a Globo através da profissional e a acusavam de praticar um jornalismo parcial. Michele foi obrigada a se retirar.

Ministra do STF diz que juízes devem sair da zona de conforto e ir até cidadãos

A ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia defendeu a transformação do Judiciário, que segundo ela, precisa se reinventar para atender de forma adequada à população brasileira. Em discurso hoje (13), durante o encerramento da Campanha Justiça pela Paz em Casa, no Rio de Janeiro, ela defendeu mais criatividade e mudança de postura por parte dos juízes para diminuir o déficit que a Justiça tem com o cidadão.

“Precisamos transformar o Poder Judiciário, que está muito aquém do que o cidadão brasileiro nos exige. Porque o mundo se transformou, o Brasil se transformou. Cabe a nós sairmos da zona de conforto e da mesmice e também nos transformarmos. E uma das providências é a que foi adotada em grande parte do Brasil com a Justiça Itinerante, irmos onde o cidadão está”, disse a ministra, ao ressaltar que muitas mulheres não denunciam a violência porque não têm nem condições financeiras de pagar o transporte para ir até uma delegacia de polícia ou órgão de apoio.


*O Xerife.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO