segunda-feira, 23 de março de 2015

CEARÁ: POLICIA DE PEREIRO APREENDE CAMINHÃO E FECHA DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEIS IRREGULARMENTE PERTENCENTE A PREFEITURA

Na noite desta segunda-feira, 23 de março após denúncia do Vice- Prefeito de Pereiro Claudio Júnior Nogueira e dos vereadores Edvan, Laércio Miroso e Cristiano Nogueira, a Polícia apreendeu um caminhão que trazia combustível para ser depositado irregularmente em um depósito clandestino da Prefeitura de Pereiro. 
O caminhão foi conduzido para a delegacia de Jaguaribe, juntamente com seu motorista, o qual, juntamente com os resposáveis deverão responder pelo crime previsto no art. 56 da Lei 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais.
Segundo o Vice-prefeito, a prática já vinha sendo desenvolvida pela atual administração há algum tempo, desde que a empresa vencedora do certame para compra de combustíveis foi uma empresa da cidade de Jaguaribe, que é a uma distancia de 38 Km de Pereiro/CE, sendo que há mais de um ano um prédio que é conhecido como um armazém abandonado foi transformado em depósito clandestino e ainda afirma o vice que esta é apenas uma, das várias irregularidades que vêm sendo praticada pelo gestor municipal e seus seguidores.

 *Alto Santo é Notícia.

Sesap divulga novos números da dengue no RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta segunda-feira (23) os novos números da doença no Rio Grande do Norte. As informações são referentes à semana epidemiológica nº 11, com dados coletados até o dia 21 de março. No total, foram notificados 5.411 casos suspeitos de dengue no estado, dos quais 523 foram confirmados.

Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (1440), Currais Novos (500), Parelhas (363), Parnamirim (338) e Cerro Corrá (238). Quanto à incidência em dengue, 27 municípios apresentaram alta, 28 estão com média, 53 estão com baixa e 59 apresentaram incidência silenciosa.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara Alves, ressalta a importância dos municípios notificarem os casos suspeitos da doença, para colaborar com o planejamento das ações de combate ao agravo. Segundo ela, a principal arma contra a doença é a prevenção, responsabilidade de todos.

O Programa chama a atenção para os cuidados com relação a possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do agravo. Dessa forma, a Sesap orienta para que a população continue adotando as medidas de prevenção, entre elas: manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; manter a lixeira fechada; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.

Para combater a dengue no RN, a Sesap vem realizando diversas ações, com destaque para a realização de capacitações para agentes de combate às endemias, visitas aos municípios para prestar apoio técnico, além da operação de UBV (carro fumacê) em Currais Novos, Natal, Acari, Parelhas e Carnaúba dos Dantas, conforme os critérios estabelecidos em nota técnica elaborada pelo Programa.

Sílvia Dinara Alves informa que nesta terça-feira (24), às 9h, a equipe do Programa realizará uma reunião com os municípios da Grande Natal, para discutir as atividades de prevenção e controle da dengue. O encontro será na no auditório da livraria Paulus, situada na Rua Cel. Cascudo, 333, Centro, Natal.

Mais uma importante ação de combate à dengue no RN será a implantação do Observatório da Dengue, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica. O observatório possibilitará um monitoramento mais eficaz para controlar o mosquito Aedes Aegypti.

ASCOM/SESAP.

“Não aceitarei intervenção política”: diz Kalina Leite, sobre suposta mudança no CDP de Apodi

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, entrou em contato com o Blog Sidney Silva, neste sábado (21), e repassou informação da Secretária Kalina Leite, (que assume interinamente a Sejuc), que não existe nenhuma possibilidade de mudança na direção do Centro de Detenção Provisória da cidade de Apodi/RN.

A resposta é em relação a matéria veiculada neste informativo com o título (Politicagem pode tirar Márcio Morais da coordenação do CDP Apodi).

A Secretária disse que enquanto estiver à frente da Secretaria de Justiça e Cidadania, não aceitará intervenção política na escolha dos cargos de sua pasta, porque, segundo ela, somente pessoas técnicas devem ocupá-los. “As mudanças que ocorreram nos últimos dias, ocorreram por decisão pessoal de cada um e não pode determinação nossa. Não aceitarei intervenção política. Somente pessoas com conhecimento técnico podem ocupar as direções de presídios, CDPs, cadeias públicas…”, disse.

O CDP de Apodi, é dirigido por Márcio Morais, que é jornalista e agente penitenciário. Ao longo do tempo em que está na frente da Unidade, desenvolve trabalho reconhecido por diversas autoridades do setor de Segurança Pública do RN.


*Fonte: Blog do Sidney Silva.

Politicagem pode tirar Marcio Morais da coordenação do CDP Apodi

A Coordenação do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), ocupada hoje pelo jornalista e agente penitenciário, Marcio Morais, deverá ganhar um novo titular, pelo menos é o que tem se comentado nos bastidores da política apodiense.
Márcio Morais recebendo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no CDP de Apodi

A saída do agente Marcio Morais, da coordenação da unidade prisional, estaria sendo patrocinado por pessoas ligadas diretamente ao prefeito de Apodi, em vingança pelo fato de Marcio Morais, ter sido adversário político do prefeito nas duas últimas eleições no município de Apodi.

Fontes ligadas à Segurança de Apodi garantem que a direção do CDP da cidade teria sido oferecida á um soldado PM lotado na 2 Companhia de Policia Militar, local. Mas, o policial não tinha aceitado por que a gratificação era de apenas R$ 500,00. A reportagem apurou que os diretores de CDps do Estado estão com sete meses de gratificação do governo Rosalba Ciarlini e quase dois do atual governador Robinson Faria, atrasados.

Mesmo o trabalho realizado no CDP Apodi sendo referencia para o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte ao ponto de ser elogiados por juízes, promotores, advogados, familiares de internos, comunidade e destacado na Assembléia Legislativa pelo vice-presidente da casa, deputado Gustavo Carvalho como sendo um CDP modelo no RN, o trabalho do agente Marcio Morais, à frente do estabelecimento estaria com os dias contados.

O corregedor geral de Justiça, desembargador Saraiva Sobrinho, representou o presidente do TJRN, desembargador Claudio Santos, no evento de inauguração do CDP de Apodi, ocorrido no dia (5) de fevereiro. Saraiva Sobrinho parabenizou a iniciativa, defendendo que a experiência possa ser multiplicada nos demais Centros de Detenção do RN. Defendeu também que o projeto arquitetônico executado no CDP Apodi seja utilizado como modelo nas demais unidades, garantindo o alto padrão ali alcançado e na ocasião destacou o trabalho de Marcio Morais, juíza Kátia Guedes e do promotor Silvio Brito, momentos em que todos foram homenageados pela Câmara Municipal de Apodi pelos relevantes serviços.

Na unidade, são realizados vários projetos. Os internos participam de cultos, missas, palestras educativas, realizam mutirão de limpeza no Hospital Regional Hélio Morais Marinho e algumas escolas do município. Os apenados também participam de confraternizações e ainda contam com sistema de TV por assinatura em todas as celas.

Atualmente, a unidade esta custodiando mais de 60 detentos que cumprem pena nos regimes fechado e semiaberto. Os apenados são dos municípios de Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra e Apodi. O trabalho do CDP Apodi vem se destacando e elogiado por autoridades da área prisional, judiciário, Ministério Publico e considerável setor da classe política.
 
A reportagem tentou um contato com o agente penitenciário Márcio Morais, para comentar sobre sua suposta saída do cargo, porem não obteve sucesso.

Fonte: Blog do sidney Silva.

180 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA EM APODI, E OS MOTIVOS PARA COMEMORAR?

No dia 10 de setembro de 2014, foi assinada a ordem de serviço para o calçamento no alto de Rozita, Bacurau 1. Até hoje, nada...Quando será que vão começar? Só colocaram a placa! Como dizer parabéns Apodi??
Obra da Praça Getúlio Vargas foi reiniciada no dia 15 de agosto de 2013 e continua do mesmo jeito.
A restauração e ampliação da Praça Getúlio Vargas é um convênio do Governo Federal, através da secretaria Nacional de Turismo. A segunda etapa da obra custará R$ 244.222,44. A 1ª etapa teve início em 18 de maio de 2012, término em 19 de outubro de 2012 e custou 350.842,21.
Como dizer, parabéns Apodi???

3º ano de gestão e a escola de Melancias continua assim, em estado de abandono. Como dizer, parabéns Apodi?? 
Antes, a Banda de Música Antônio de Pádua Leite de Apodi, era assim!
Agora está assim. Como dizer, parabéns Apodi??
Servidores reivindicam seus direitos, fazem greve e recebem a notícia, que: "A greve parcial de servidores do município de Apodi, iniciada no dia 04 de fevereiro de 2014, foi considerada ilegal, conforme parecer do Tribunal de Justiça do Estado, atendendo a liminar requerida pela assessoria jurídica da Prefeitura, sob alegação do movimento ter sido decretado antes do início das negociações com o poder executivo".
Como dizer, parabén Apodi??

Que país é esse? Pesquisa revela que governo de Lula foi mais corrupto que o de Collor


Que país é esse?


O Datafolha foi às ruas no ato do domingo passado para aferir a opinião do leitor sobre os últimos governos mais corruptos do país.

Enquanto Lula foi citado por 47% como o que teve “mais casos de corrupção” o do ex-presidente Fernando Collor de Mello obteve apenas 11%.

Collor ficou de peito lavado. E hoje estão todos juntos e misturados.



*O Xerife.

Ex-vereador caicoense Dinarte Motta morre vítima de acidente no Sertão paraibano

O ex-vereador e funcionário público caicoense Dinarte Motta morreu vítima de um grave acidente, na manhã de hoje (23), quando se dirigia de São Bento/PB para Caicó. Segundo as primeiras informações, ele seguia na rodovia de moto quando sofreu uma queda nas proximidades da cidade de Belém do Brejo do Cruz/PB. Dinarte, que estava acompanhada pelo filho Dennysvard Mota, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito enquanto recebia socorro médico. O jovem foi encaminhado ao Hospital Regional do Seridó, em Caicó.

Pai acusado de molestar a filha por “cinco” anos provoca a própria morte na cidade de Ipueira/RN

Um agricultor residente na zona rural de Ipueira-RN, foi encontrado morto em um curral nas proximidades da sua própria residência, no sítio Carnaúbas. Há quatro dias foi descoberto que a vítima molestava a filha de 15 anos desde os 10 anos de idade.

Jocélio Silva de Lima, 42 anos, fugiu de casa assim que soube que a filha havia contado o fato a mãe, o que lhe causara o desespero. O agricultor teve na sua casa ontem à tarde (sábado 21), mas logo evadiu-se da residência sem deixar ao certo o paradeiro que tomaria.

Um agricultor amigo da família foi tirar o leite do gado nessa manhã de domingo e encontrou o corpo de Jocélio com sinais claros de enforcamento, cabendo a polícia identificar a autoria, sendo a própria vítima o principal acusado. O Itep deverá proceder laudo “formal” apontando a causa morte.


*Blog Jair Sampaio.

Chuvas de até 77 mm banharam o Seridó neste domingo (22)

As chuvas neste domingo (22) não banharam somente Caicó, mas boa parte do Seridó. As precipitações foram registradas em diversas áreas. Confira os registros:

77 mm: Sítio Inês Velha
65 mm: Sítio Caridade e Barra da Espingarda
60 mm: Sítio Picos
45 mm: Sítio Entre Serras (Serra Negra do Norte)
43 mm: Manhoso
38 mm: Sítio Salgado (São João do Sabugi), sítio Ramada (São Fernando) e sítio São José (Catolé do Rocha/PB)
35 mm: São José do Seridó
34 mm: Sítio Buriti
30 mm: Riacho do Olho D’Agua e Fazenda Lucas
26 mm: Sítio Retiro
25 mm: Sítio Nova Olinda (Caicó), sítio Quixaba (São José do Seridó), sítio Serrote Agudo, Ipueira e Pedra Ferrada
21 mm: sítio Umarizeiro (São Fernando) e sítio Jucuri (Florânia)
20 mm: Sítio Cachos (São João do Sabugi), sítio Juazeiro, sítio Conceição, sítio Estreito, Barra da Maniçoba e Brasilgás (Caicó)
19 mm: Distrito Palma
18,5 mm: Barra Nova (Caicó)
18 mm: Bairro Maynard (Caicó) e sítio Pedra Cal
17,5 mm: Jucurutu
17 mm: Sítio Santa Cruz e sítio Garcia
16 mm: Chácara Vitória
15 mm: Sítio Arapuá, Serra Negra do Norte e sítio Bom Jesus
12,5 mm: Sítio Maria Tacaca
12 mm: Sítio Logradouro dos Enéas
11 mm: Fazenda Jerusalém (São João do Sabugi) e sítio Carrapateira
10 mm: Timbaúba dos Batistas.


*O Xerife.

Prefeitura de Patu deu total apoio à 6ª Romaria dos Vaqueiros


Fotos: Cristiano Júnior/ Rubinaldo Maia

A prefeitura de Patu, a exemplo das edições anteriores, deu total apoio ao grupo de cavalgada que organizou a 6ª Romaria dos Vaqueiros ao Santuário do Lima, que anualmente reúne centenas de vaqueiros e romeiros de diversas regiões.


O Secretário de Administração e Finanças, Rivelino Câmara, que acompanhou toda a Romaria, lembrou que o poder público municipal sempre tem dado apoio a todos os eventos religiosos, turísticos e culturais da cidade. “A gestão da prefeita Evilásia sempre firmou parcerias visando incentivar a realização de grandiosos eventos como o que aconteceu na manhã deste domingo”, disse.


Rivelino lembrou ainda que tanto as equipes das Secretarias de Infraestrutura, através do departamento de limpeza, quanto da saúde, estiveram a disposição de todos, ao longo de todo o evento, mantendo a cidade sempre limpa e dando assistência necessária a todos os participantes. “Além de toda estrutura, a prefeitura ofereceu também um café da manhã a todos os vaqueiros e romeiros que começaram a chegar em Patu ainda na madrugada”, lembrou.


Em nome de todos que fazem a gestão pública de Patu, o secretário Rivelino que falou também em nome da prefeita Evilásia, reafirmou o compromisso do poder público em apoiar todo e qualquer evento que venha a enaltecer ainda mais o nome da cidade de Patu. “Estamos de portas abertas para firmar parcerias importantes que possam ampliar todo evento que leve o nome de Patu”.


















 
*SECOM/Blog do Campelo.

Prefeito de cidade baiana é acusado de desviar R$ 1 milhão por mês

Ex-secretário da prefeitura de Itaberaba, que fez a denúncia, teve a casa invadida por bandidos. O Repórter Secreto do Fantástico investigou o caso.
Um prefeito no interior da Bahia é acusado de desviar R$ 1 milhão por mês. O Repórter Secreto do Fantástico foi até lá investigar. A história começa com a denúncia de um ex-secretário da prefeitura, que foi ameaçado por bandidos dentro da própria casa.

Envie sua denúncia sobre corrupção

Três meses atrás, um homem foi denunciar uma prefeitura no Ministério Público. Precavido, ele tem câmeras de segurança na porta de casa e elas mostram o que aconteceu no dia 15 de janeiro depois que ele saiu para falar com os promotores. Na esquina, onde mora o homem que fez a denúncia, param um carro cinza e depois um vermelho. Do carro cinza, sai um homem. O carro vermelho manobra e entra na rua. O indivíduo olha pro carro vermelho e faz um sinal com a mão.

“Olha ele apontando a casa aqui”, diz o homem que teve a casa invadida ao ver as imagens das câmeras de segurança.

O dono da casa ameaçada se chama Alberto Magno e é ex-secretário de Administração de Itaberaba, no interior da Bahia.

Ele rompeu com o prefeito e está botando a boca no trombone. Os marginais chegam à casa dele, enquanto Alberto está no Ministério Público. O Alberto combinou com os promotores dia e hora para apresentar documentos guardados na casa dele, que comprovariam um grande esquema de corrupção na prefeitura.

Segundo o ex-secretário, o desvio é de R$ 1 milhão por mês. Por isso, o Repórter Secreto do Fantástico, Eduardo Faustini, foi à Itaberaba para perguntar: “Cadê o dinheiro que tava aqui?”

Em outro momento da gravação, o carro vermelho e o homem do início dessa história se foram. Mas chegam outros dois homens, um deles com capacete de motoqueiro. “Ele não veio de moto, botou o capacete só pra esconder o rosto. Toda hora ele levanta o capacete, o capacete estava incomodando, e dentro de casa ele levantou também”, descreve Alberto Magno. Os homens se aproximam da casa. “Essa é a chegada dos marginais na porta, chamam minha esposa”, ele continua a explicar as imagens.

Assim que a mulher do Alberto abre portão da casa, a dupla força a entrada e o sujeito do capacete mete a mão na cintura, em um sinal claro de que está armado. “Já veio ele sacando a arma, o outro saca a arma também dentro de casa. Todos os dois estavam armados”, conta o ex-secretário.

Além de dona Cleidinéia, mulher de Alberto, estão em casa a mãe dele e a filha do casal, que tem 9 anos. A filha tenta correr para o quarto, mas um dos marginais aponta a arma para ela. Apavorada, a menina para. Os bandidos então perguntam onde estão os documentos. “Estão no quarto”, diz dona Cleidinéia de Souza cruz, dona de casa.

“Aí eles vieram, eles abriram aqui, pegaram os documentos, que estavam todos aqui. Hoje eu coloquei os sapatos, algumas coisas. Saiu com a mão cheia de documentos, e saiu correndo. Abriram o portão e saíram”, descreve Cleidinéia.

Os bandidos levam todos os documentos que Alberto tinha reunido pra entregar às autoridades. “Eu comecei a guardar alguns documentos que me blindassem, quando vi irregularidades, noticiava e comecei a ser retaliado em função disso”, relata Alberto.

Segundo Alberto, gente da prefeitura sabia que ele tinha documentos comprometedores guardados em casa. Alberto Magno trabalhou seis anos como secretário de Administração, no primeiro e no segundo mandatos do atual prefeito, João Filho, do PP. Ele afirma que bens foram afanados da prefeitura em 2013.

“Foram 153 itens e materiais, incluindo desde diversos aparelhos de ar-condicionado splinter, geladeiras verticais, bebedouros. Um dia eu liguei para o fornecedor, o fornecedor me disse simplesmente o seguinte: ‘não devo nada ao senhor prefeito, isso tudo foi entregue, foi entregue na fazenda dele’. Aí veio cair a ficha”, conta Alberto Magno.

Alberto faz mais acusações. Segundo ele, a prefeitura fraudou licitações e usou uma cooperativa, chamada Coope, para desviar dinheiro da Saúde.

“Aqui nós temos diversas cópias de cheques, da cooperativa, de pessoas fantasmas, pessoas que não prestavam nenhum tipo de serviço à prefeitura”, afirma o ex-secretário.

O repórter secreto localizou uma ex-funcionária da Coope. Ela está colaborando com o Ministério Público e pediu para não ser identificada. “Eu trabalhei lá quase três anos e pude notar muitos desvios de dinheiro”, ela conta.

 
Fantástico: Você tem ideia do montante por mês?
Ex-funcionária: Talvez uns R$ 150, R$ 200 mil, mensalmente.

Segundo ela, parte desse dinheiro ia para Maria José Novais, que foi secretária de Saúde e hoje é vice-prefeita de Itaberaba. “Eu mesma era quem ia entregar. Na época, ela era secretária de Saúde. Hoje ela é vice-prefeita de lá”, diz. E ela afirma que a grana ia também para irmã do prefeito, Marigilda Mascarenhas. Marigilda, quem diria, é secretária de Governo do irmão. “Quem retirava era o motorista de Marigilda”, afirma a ex-funcionária da Coope.

O repórter Eduardo Faustini foi à prefeitura confrontar os envolvidos. A vice-prefeita Maria José Novais está viajando e não retornou os recados deixados pelo repórter. Marigilda Mascarenhas, secretária da Prefeitura e irmã do prefeito, referindo-se a si mesma pelo próprio nome, nega ter recebido dinheiro sujo: “não, com certeza não é Marigilda.”

Já o prefeito de Itaberaba-BA, João Filho, diz que tudo não passa de política. “Tudo isso aí que está acontecendo na verdade é uma manobra política”, conta.

Ele diz também que o trabalho da cooperativa Coope foi perfeitamente legal. “Ela trabalhava de uma maneira transparente, recolhendo todos os seus encargos tributários, e pagando os seus funcionários sempre em dia”, defende o prefeito de Itaberaba - BA João Filho.

O Ministério Público Federal e o Estadual estão investigando tudo, junto com a Polícia Federal. O Departamento Nacional de Auditoria do SUS, o Denasus, foi chamado para passar um pente fino no contrato da prefeitura com a cooperativa.

“O Denasus constatou que, no âmbito desse contrato, tinha vaqueiros contratados, copeiros contratados, pedreiros contratados, vigilantes e cozinheiros. Profissionais sem qualquer vinculação com a área de Saúde”, diz Claytton Ricardo de Jesus Santos, procurador da república-BA.

O Ministério Público Federal quer que a prefeitura reponha R$ 229 mil na área da Saúde. E o Denasus pede a devolução de R$ 373 mil. Outras investigações do Ministério Público apontam para licitações fraudulentas também no transporte escolar. Já a investigação do roubo dos documentos na casa do Alberto não andou muito.

“O vídeo, apesar de ser possível identificar as pessoas, é necessário ter um conhecimento prévio sobre essas pessoas, o que não cabe à autoridade policial. A gente tem que ter uma isenção necessária antes de fazer um pré-julgamento”, diz Jean Silva Souza, delegado da Polícia Civil – BA e responsável pelo caso.

Isso quer dizer que os bandidos foram identificados, mas ninguém foi preso ainda, mais de três meses depois do assalto a mão armada. Resultado: a família do Alberto vive com medo.

“Minha filha dorme com a gente na cama de casal, e meu filho dorme no colchão no chão, porque só se acham protegidos junto com os pais”, conta Alberto Magno, ex-secretário de Administração de Itaberaba-BA.

Enquanto isso, os moradores da localidade conhecida como "bonde das casinhas", reclamam da saúde e também do saneamento. Em um rasgo, que parece um valão, deveriam estar os canos para abastecer o bonde das casinhas.

“Sem rede de esgoto, sem água, os filhos da gente caindo dentro, os filhos da gente pegando bactéria. A gente não usa banheiro, só usa pra tomar banho”, conta uma moradora da região.

Então como é que faz? “O pessoal faz as necessidades em sacola e joga no mato. A gente pega água no instituto ou no posto policial”, ela continua.

Até as crianças pegam no pesado para ter água em casa. O futuro do Brasil carregando na cabeça a água da bica da escola. Por isso, senhor prefeito e outras autoridades envolvidas, o repórter secreto pergunta: ‘Cadê o dinheiro que tava aqui?”

Do G1.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO