sexta-feira, 27 de março de 2015

FORMATURA NO IFRN CAMPUS APODI

Aconteceu nesta quinta-feira, 26 de março, a formatura dos Cursos Técnicos 2014. Foram sete turmas dos cursos de Biocombustíveis, Guia de Turismo EaD, Informática e Zootecnia! Parabéns aos mais novos Técnicos!!!!

Equipes localizam acesso a poço para continuar buscas em tubulação

As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que trabalham nas buscas pelo pedreiro Klebson dos Santos, conseguiram localizar a tampa que dá acesso ao poço de visita (PV) 5, onde acreditam que o corpo foi parar após o hidrojato ter lançado água a partir da rua Guanabara. O equipamento foi utilizado para tentar desobstruir a tubulação, após bombeiros mergulhadores sentirem um cheiro fétido próximo ao PV 5.
O odor, que pode ser do cadáver, foi sentido na noite de ontem. Porém, os mergulhadores deixaram o local devido ao risco de contaminação, caso fosse confirmado que o odor era decorrente de fluidos cadavéricos.
Pela manhã de hoje, os bombeiros solicitaram à Secretaria Estadual de Saúde uma roupa especial para que pudesse ser realizada a bisca e retirada do corpo por um mergulhador. No entanto, os três trajes disponibilizados, apesar de serem de segurança contra infecções, não atendiam às necessidades. Enquanto a roupa era nível "D" na escala utilizada pelos fabricantes de trajes desse tipo, a necessidade dos Bombeiros era de um traje nível "A".

Divulgação/Bombeiros

 
Bombeiros esperam encontrar corpo nas proximidades de poço de visitação
De acordo com o capitão Marcos Miranda, do Corpo de Bombeiros, o dia de hoje está sendo muito positivo nas buscas, porém não há garantias de que o corpo será encontrado hoje. "O corpo pode estar antes da caixa ou um pouco depois, portanto a gente tem essas duas opções. Todas as outras opções na tubulação nós já esgotamos", explicou.

Uma equipe da Polícia Civil e do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) já estão no local com os documentos necessários para fazer o registro de óbito e remoção do cadáver quando Klebson for encontrado.


*Tribuna do Norte.

Educação do RN destaca forte participação de estudantes de escolas estaduais na Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia 2015


A Secretaria da Educação do RN destaca e parabeniza os estudantes das escolas estaduais que participaram com projetos científicos da Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia 2015 (Febrace 2015) realizada em São Paulo.

A Febrace 2015, maior feira do gênero no Brasil, ocorreu no período de 16 a 20 deste mês nas dependências da Universidade do Estado de São Paulo (USP). Este é o quarto ano consecutivo que jovens de escolas estaduais do Rio Grande do Norte participam com projetos científicos da grande feira nacional.

Este ano foram 11 trabalhos, totalizando 10 professores orientadores e 27 alunos de escolas de Mossoró, Tibau, Umarizal, Messias Targino, Itaú, Antonio Martins e Assu. Os trabalhos foram credenciados na 4ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar (Mossoró), na 4ª Feira de Ciências do Oeste Potiguar (Apodi), na Milset Brasil (Fortaleza) e selecionados diretamente pela Febrace.

O professor Felipe Ribeiro, ex-coordenador do programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, ressalta a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido na região desde 2011 e o importante apoio da Ufersa, UERN e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do RN.


*Portal da Educação.

Notícia parecida com Apodi: MP pede interdição do abatedouro público de Pau dos Ferros

A juíza de Direito Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira deferiu liminar em Ação Civil Pública interposta pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e determinou que o Município de Pau dos Ferros interrompa o funcionamento de seu Abatedouro Público. A decisão levou em consideração as condições higiênico-sanitárias e estruturais do estabelecimento.

O MPRN já havia instaurado inquérito civil com o objetivo de apurar irregularidades nos métodos de abate de animais no local, com recomendação para melhoria das instalações em junho de 2004. Desde então, houve inspeções para verificar as condições do abatedouro e tomar eventuais providências para a sua regularização. Contudo, durante todo esse tempo não foram tomadas pelo poder público medidas suficientes para a devida adequação do ambiente.

Após solicitação do Parquet potiguar, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte (Idiarn) realizou vistoria técnica no abatedouro e constatou irregularidades, desde as áreas externas e anexos até a higienização das instalações.

Segundo destacou o Idiarn em laudo de fiscalização, “o estabelecimento vistoriado não possui condições higiênico-sanitárias e nem estruturais para funcionar como abatedouro”. O documento afirma que a área externa não tem piso, apenas areia; não há guarita nem controle de entrada de visitantes; o gado bovino é abatido no chão, sem preparação de higiene; o trato dos suínos é realizado em local sujo, sem controle quanto à higiene das vísceras”, entre outros apontamentos.

Frota de transportes municipais estão virando sucata em Apodi

A gestão do professor Flaviano Monteiro em seu terceiro ano de administração ainda não disse a que veio. São reclamações diárias em todos os setores administrativos. O caso mais recente de descaso é a falta de zelo com o patrimônio público, transportes novos que foram adquiridos nos anos de 2012 e 2013 e já se encontram com motores batidos, é o caso da ambulância ano e modelo 2012 e do carro da secretaria de saúde o famoso e luxuoso SPIN ano 2013 que se deterioriza com sol e chuva no muro da Secretaria de Urbanismo. Aaté quando os vereadores, os representantes e fiscais da lei vão permitir essa afronta com a população? A pergunta mais cogitada em todo o município de Apodi.

APODI= CAPITÃO CARVALHO JUNTAMENTE COM O GTO DE APODI ACABA DE PRENDER DOIS INDIVÍDUOS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS NA BAIXA DO CAIC

 Toda droga apreendida na operação
Droga apreendida em Apodi
Droga apreendida em Caraúbas
Por volta das 11:00 da manhã desta Sexta feira dia 27/03, uma guarnição do GTO de Apodi comandada pelo Capitão Carvalho, conseguiu prender após denuncia anônima, dois indivíduos identificados como, Leandro Pereira de Paiva, de 21 anos de idade, natural de Apodi, e Benedito Feliciano da Silva, de 42 anos de idade, natural de Mossoró, e apreender 02 trouxinhas e 03 pacotes médios de maconha; O ocorrido foi mais uma vez na Baixa do CAIC.

Segundo informações dos policiais que participaram da ocorrência, disseram que mais uma denúncia anônima chegou a central de operações da policia militar, informando de que a droga apreendida com os dois suspeitos, teria sido comprada na cidade de Caraúbas.

Diante de todas as informações, os policiais se deslocaram até a referida cidade, na tentativa de prender o elemento denunciado e apreender mais drogas.

Ao chegar em Caraúbas, a polícia foi até a casa do indivíduo suspeito, o qual ao perceber a presença da policia, evadiu-se pulando os muros dos quintais vizinhos, e conseguindo fugir da ação policial. Na abordagem, a policia conseguiu encontrar muita droga, toda enterrada no quintal da casa.

Os dois suspeitos presos, e toda a droga apreendida na ação, foram conduzidos a delegacia de policia civil de Apodi para a realização dos procedimentos cabíveis.

Vale ressaltar que essa ocorrência teve início por volta das 10:00 da manhã, e terminou as 17:00.


*Informações: Sentinelas do Apodi.

Prefeitura de Jardim de Piranhas vai distribuir cinco mil quilos de peixe na Semana Santa

Repetindo a tradição, a secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) de Jardim de Piranhas distribuirá peixes para a Semana Santa, na quinta-feira santa (02), às famílias de baixa renda irão receber a senha entregue pelos agentes comunitários de saúde nos bairros.

Serão cinco mil quilos de peixe doado gratuitamente pela prefeitura de Jardim de Piranhas. Para o prefeito Elídio Queiroz a tradição não pode ser quebrada. “Iniciei em 2013 e vou levar até o final do nosso mandato. Quero que todo mundo que não pode comprar tenha o peixe da Semana Santa”, disse Elídio.


*O Xerife.

Motocicletas são fiscalizadas na ponte Newton Navarro


Blitz na Ponte Newton Navarro

O Detran/RN e o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) realizaram uma blitz na tarde dessa quarta-feira (25) na ponte Newton Navarro, na zona Norte da capital. A intervenção foi planejada para fiscalizar a situação regulamentar das motocicletas e resultou na apreensão de 19 veículos e 50 condutores foram autuados por infrações diversas.

De acordo com a Subcoordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, as motocicletas apreendidas foram encaminhadas ao pátio do Departamento e só serão liberadas após a regularização das pendências existentes em cada veículo. Os proprietários têm um prazo de 90 dias para normalizar as irregularidades dessas motocicletas, já que, após esse prazo, o bem pode ser levado a leilão público.

As blitzen direcionadas a fiscalização de motocicletas efetivadas pelo Detran e o CPRE vão continuar por todo o ano. As principais autuações resultam de alterações estruturais como escapamento inadequado e cor adulterada, e ainda a falta de espelhos retrovisores e pneus em estado de degradação. Também é registrado um número alto de condutores flagrados trafegando sem capacete, sem portar a CNH nem a documentação da motocicleta.

A intenção do Detran é combater as irregularidades de forma permanente, e com isso trabalhar na promoção de um trânsito mais seguro, em prol da redução de acidentes e de vítimas.

*Assessoria de Comunicação Detran/RN.

Jovem é assassinado com aproximadamente oito disparos de arma de fogo no centro de Caraúbas

Um jovem foi morto ao ser atingido por vários disparos de arma de fogo no centro da cidade de Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte. A ação criminosa aconteceu por volta das 21 horas de quinta-feira, dia 26 de Março de 2015.

Bruno Sales, “Bruninho Manteiga” de 32 anos de idade, foi morto com vários disparos de arma de fogo. Segundo informações, dois indivíduos que estavam de motocicleta foram os responsáveis pelo crime brutal. Mesmo ferido, Bruninho ainda tentou fugir, mas foi alcançado e morto poucos metros depois.

A motivação do crime ninguém soube informar. A vítima era músico percussionista da banda Amaré Do Brasil, não era usuário de droga, não consumia bebidas alcoólicas e nem tinha inimigos, segundo informações.

A vitima foi socorrida por populares para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, mas já chegou sem vida. Seu corpo deverá ser removido para os procedimentos de necropsia em Mossoró. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, que tem a frente, o Delegado Dr. Erick Gomes.

Obs: Quando a vitima é socorrida e morre no hospital ou a caminho, a remoção para o orgão de necropsia fica a cargo de funerarias com autorização da Policia Civil da Regional responsável pela área.
 
Informações/imagens: www.icemcaraubas.com/Com alteração no Texto
Via O Câmera.

Moradores e estudantes do Jucuri interditam BR 405 cobrando transporte escolar

A pista foi bloqueada com entulhos e galhos que ainda foram queimados pelos manifestantes. Após duas horas de bloqueio, a via foi liberada. Dois caminhões-pipa ajudaram a apagar o fogo.
Moradores e estudantes da comunidade rural Jucuri, distante cerca de 15 quilômetros de Mossoró, realizaram mais um protesto na manhã de hoje, 27, cobrando soluções para a falta de transporte escolar. O mesmo protesto foi feito ontem, 26, também pela manhã. Eles interditaram a BR 405 mais uma vez, de 8h30 às 10h30.

Foram formas longas filas de veículos nos dois sentidos – Mossoró-Apodi e o inverso. Alguns motoristas tentaram cortar caminho passando pelas laterais da pista, mas ficaram atolados no bairro. Muitos carros tiveram que ser rebocados. Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local acompanhando o protesto.

A pista foi bloqueada com entulhos e galhos que ainda foram queimados pelos manifestantes. Após duas horas de bloqueio, a via foi liberada. Ao final do protesto, dois caminhões-pipa ajudaram a apagar o fogo.

Maria Vanilde de Araújo disse que os manifestantes não receberam nenhuma resposta positiva por parte da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC). “Fizemos [o protesto] ontem, não tivemos resposta. Fizemos hoje de novo e se não tiver resposta, amanhã estamos na estrada de novo”, alertou.



*Gazeta do Oeste.

Bombeiro usará roupa especial para retirar corpo de pedreiro de tubulação

A equipe de resgate pode ter localizado o corpo do pedreiro Kleberson dos Santos, que foi sugado por tubulação no sábado (21), no bairro de Mãe Luíza, em Natal. De acordo com Eugênio Soares, coordenador da Defesa Civil na capital potiguar, o local é uma encanação entre os poços de visita (PV) 4 e 5. Contudo, ainda não possível precisar a exata localização do cadáver.

O local é o mesmo onde, na quinta-feira (26), mergulhadores do Corpo de Bombeiros sentiram um forte cheiro que poderia ser de cadáver próximo ao PV 5. Na ocasião, foi usado um hidrojato (jato de água) da Caern, na tentativa de tentar desobistruir a tubulação. Após inúmeras tentativas nada foi encontrado. É exatamente neste ponto que, segundo a Defesa Civil, as buscas devem ser retomadas, mais uma vez com o uso do hidrojato.

Segundo o capitão Márcio Miranda, que coordena as buscas pelo Corpo de Bombeiros, o mergulhador foi retirado do local na noite de ontem devido ao risco de contaminação por bactéria, que pode ser ocasionado caso o fluído identificado seja mesmo do corpo de Kleberson. Uma roupa especial cedida pela Secretaria de Saúde Pública de Natal deverá ser usada para uma nova descida ao PV 5. O material chegou por volta das 11h45, porém, não é o adequado para esse tipo de resgate.

Júnior Santos

 
Traje especial que será usado no resgate foi cedido pela Secretaria de Saúde de Natal
De acordo com Eugênio Soares, caso o hidrojato não consiga fazer descer a areia e os dejetos que estão no local, a Defesa Civil vai pedir que seja retirada toda a areia que está em cima do PV 5, para facilitar a descida por parte do mergulhador do Corpo de Bombeiros.


*Do Tribuna do Norte.