sábado, 18 de abril de 2015

Motoqueiro bate de frente com poste na zona rural de Alexandria e morre no local.

O acidente aconteceu por volta das 15 horas de hoje, 18 de Abril, próximo ao Sitio Fidalgo, na RN 075 no município de Alexandria, Oeste do Rio Grande do Norte.

A vitima foi Francisco Basílio da Silva, 50 anos de idade, residente na Rua Antonino Alves Pontes, no centro da cidade de Pilões.

Segundo informações, ele trafegava de motocicleta com placa de Marcelino Vieira, teria perdido o controle em uma curva e bateu de frente com um poste.

Francisco Basílio morreu no local. A equipe de Plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep foi acionada para os procedimentos e remoção do corpo para a sede Regional da Unidade em Mossoró, onde será necropsiado.

*As imagens e as informações foram repassadas pelo Sd Tiago de Pau dos Ferros.

*Via O Câmera.

Policia de Mossoró troca tiros com bandidos e recupera carro com registro de roubo em São Paulo

O que era para ser uma abordagem de rotina terminou em perseguição com uma intensa troca tiros dos militares do Grupo Tático Operacional Rodoviário, “Gtor” com dois indivíduos que estavam em um carro Onix Azul com placas de São Paulo.

Equipe, comandada pelo Sgt Almeida como apoio dos Sd’s Clementino e Willame fazia patrulhamento normal e avistarem um carro tipo Onix de cor Azul, em deslocamento, ocupado por dois elementos em atitude suspeita. Os militares fizeram o acompanhamento tático enquanto verificavam a procedência do carro, por se tratar de um veículo com placa do estado de São Paulo.

Quando resolveram abordar, o condutor acelerou o veiculo em direção a estrada da Raiz no bairro Santo Antônio/Santa Helena, enquanto o carona efetuava disparos em direção a viatura da viatura da policia.

A equipe do “Gtor” pediu reforço a Central de Operações e temendo ferir inocentes, aguardou o veiculo sair das ruas da cidade. Já na estrada carroçável houve o revide dos policiais, atingindo o veículo varias vezes. Quando perceberam que estavam cercados pela policia, os elementos perderam o controle do volante, abandonaram o carro e fugiram a pé pelo matagal.

O carro estava com a placa FRS 8379, mas a placa verdadeira é FHC 7485 e consta no sistema como roubado em São Bernardo do Campo no Estado de São Paulo nos dia no dia 04 de Março de 2015.
 
As imagens foram disponibilizadas pelo Cap Lima comandante do Departamento de Transito de Mossoró

*Informações e imagens: O Câmera.

Júnior Souza pede que casa encaminhe oficio a procuradoria federal, pedindo cumprimento de lei

Câmara Municipal de Apodi: Fazendo uso do grande expediente, o vereador Junior Souza do PMDB, nesta quinta-feira, 16 usou da tribuna da casa do povo, pedindo a casa que encaminhe a procuradoria federal oficio, para que o poder executivo, possa cumprir o piso salarial dos agentes de endemias e agentes de saúde, sugerindo que o órgão em Mossoró seja comunicado, e que faça valer o cumprimento dessa lei.

Ele comunicou aos vereadores que não existem obras de pessoas, mas apenas obras de estado, dizendo que existem pessoas que contribuem com isso, fazendo referencia ao projeto de irrigação da Chapada do Apodi, afirmando que uma minoria talvez esteja contente nesse momento, mas que para a grande a maioria esse projeto é um mecanismo de desenvolvimento.

O parlamentar disse que ligou para o Senador Garibaldi Filho, onde passou um e-mail com informações sobre o projeto de irrigação da Chapada do Apodi, onde recebeu informações que na próxima semana, o senador iria tratar desse assunto com o Ministro. “O senador disse que a presidente determinou que as torneiras sejam fechadas para o ajuste fiscal, mas o projeto deve continuar, por isso irá se reunir com o Ministro para esse intento”, disse o vereador.

Sobre a agricultura familiar ele disse o poder publico precisa agilizar essa questão do SIM, pois os agricultores estão sendo prejudicados, os mesmos não estão comercializando seus produtos por falta da instalação do selo de inspeção municipal. “Não sei o que falta, mas seja qual for às deliberações, o município tem como realizar todas essas adequações, pois já estamos em abril, e nossa base da agricultura está desprezada”, encerrou Júnior Souza.

46ª Morte violenta em Mossoró - Jovem é morto em via publica nos Paredões

Mossoró registra na manhã de hoje, 18 de Abril mais uma morte violenta na cidade. Anderson de Medeiros Dantas, de 18 anos de idade foi morto com um disparo de arma de fogo, próximo ao antigo posto policial da Rua Anatália de Melo no bairro Paredões.

Segundo informações, Antinho como era conhecido já havia sofrido outro atentando e sobreviveu. Na manhã de hoje ele não teve a mesma sorte. Foi alvejado por trás com um disparo na cabeça e morreu no local.

Segundo informações, uma pessoa foi vista saindo do local do crime de motocicleta. No bolso da vitima foi encontrado uma pequena porção de droga, mas a policia não tem informações se existe algum envolvimento do rapaz com uso ou trafico de droga.

A equipe de plantão no Instituto Técnico e Científico de Polícia, realizou os procedimentos no local e removeu o corpo para ser necropsiado na sede da Unidade Regional do órgão em Mossoró.


SOLENIDADE: UERN entrega mais 192 diplomas para os seus graduados

A noite dessa quinta-feira foi festa para 192 formandos das Faculdades de Serviço Social, Educação, Letras e Artes, Ciências Exatas e Naturais e de Direito, além dos formandos dos Núcleos Avançados de Apodi, Caraúbas e do Campus Avançado de Natal, que receberam os seus diplomas das mãos do Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, entre eles, um portador de deficiência visual.

A Colação de Grau aconteceu no Ginásio de Esportes do Campus Central da UERN, onde o graduando Diego Jairon Lopes Paulino fez o juramento protocolar e a graduanda Erika Margarida Ferreira de Sousa pronunciou o seu discurso, no qual falou dos diversos obstáculos enfrentados para chegar até ali, tendo começado no processo de seleção do vestibular. Alguns, segundo ela, desistiram na metade do caminho, mas a maioria perseverou e chegou até aquele momento de grande importância.

Erika lembrou, na sua fala, das pessoas mais importantes que acompanharam essa caminhada: os familiares, mas citou pensadores e pesquisadores, cujas pesquisas eram consultadas nos estudos como personagens sempre presentes nas aulas e chamou a todos de heróis ao final de seu discurso. A graduanda Andressa Arruda de Lima dirigiu-se a tribuna para solicitar o grau ao Reitor Pedro Fernandes, no ato mais importante e solene daquela festa.

Reitor – Emocionado com aquele momento tão importante para aqueles 192 egressos da Instituição, o Prof. Pedro Fernandes, em seu pronunciamento, fez um relato da difícil missão de melhorar as qualidades dos serviços prestados pela UERN e chamou a atenção para o fato de a Instituição ter dificuldades e de alguns alunos, daqueles que estavam naquele momento colando grau, terem estudado entre paredes com rachaduras, mas receberam o melhor da equipe de professores e técnicos da Instituição.

Pedro Fernandes lembrou que a UERN é uma instituição estadual que tem a folha de pessoal e o custeio pagos pelo Governo do Estado, mas a Instituição quer muito mais e espera que as universidades estaduais recebam do Governo Federal o mesmo tratamento que as Instituições privadas que tem Prouni e Reuni e lembrou que agora o atual Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, pertence aos quadros de uma universidade estadual, que é a USP e espera que ele corrija tudo isso.

O Reitor lembrou que 94 por cento dos professores de uma cidade do porte de Mossoró são formados pela UERN e em cidades de menor porte, onde a UERN mantém os seus campi avançados esse percentual chega a 100 por cento e encerrou a sua fala dizendo para os graduados, que já tinha em mãos os seus diplomas, olhassem para ele com orgulho e com muito zelo.

RN: Projeto Arca das Letras chega a oito comunidades rurais

O projeto Arca das Letras, executado pela Secretaria de Assuntos Fundiários e de poio à Reforma Agrária do RN, se faz presente em mais oito comunidades rurais do Estado. 

Nesta sexta-feira (17) está sendo concluída a entrega iniciada na quarta (15) dos móveis do Programa Bibliotecas Rurais Arca das Letras em comunidades rurais dos municípios de Pedro Avelino, Fernando Pedroza e Lajes, localizados na região central do Rio Grande do Norte. Os móveis estão sendo entregues com acervo de 220 livros técnicos, didáticos, literários e gibis. A equipe responsável pelo Programa também está capacitando os agentes de leitura que ficarão responsáveis pelos móveis em cada comunidade.

O programa de bibliotecas rurais foi criado em 2003 com o objetivo de incentivar a leitura em assentamentos da agricultura familiar. Ele é coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.


*Do Portal d Educação.

Empresários se Unem em Prol da Restauração da Barragem Júlio Marinho em Apodi na Campanha '' Água na Lagoa, Todos de Vida Boa '

A História: Há quase dois anos os pescadores de Apodi tentam consertar a lateral da barragem Júlio Marinho em Apodi, que foi levada na enchente do Rio Apodi no mês de maio de 2009. O manancial é a principal fonte de renda para centenas de famílias que têm na pesca um meio de sobrevivência. 

Com o passar do tempo, os pescadores ficaram a cada dia mais desestimulados da falta de prioridade da classe política em resolver a situação. Insatisfeitos, alguns deles resolveram apelar e pedir ajuda em um programa de rádio, daí então se começava o início de uma luta, onde todos teriam um só objetivo, a de consertar a margem da barragem e colocar água nessa lagoa, no programa foi lançada a campanha denominada ‘’ Água na Lagoa, Todos de Vida Boa ‘’, então, as tarefas foram divididas em passos, sendo o 1º passo: fazer um abaixo assinado no município para saber quem tinha interesse nessa ação, depois de alguns dias foram coletadas quase 5.000 mil assinaturas, a população de Apodi disse sim a essa campanha.
2º passo: levar às autoridades o conhecimento desse abaixo assinado com fotos do local expressando esse desejo de realização, foram entregues a governadora do estado na época Rosalba Ciarline e ao deputado federal Henrique Eduardo, alguns dias depois foi pedido a Altino Olinto a ajuda na elaboração de um esboço do projeto para ser apresentado aos órgão do DNOSC e ANA, como nada dava resultados, os pescadores Raimundo dos Camarões, Anael, Ricardo e Nixon de Iran resolveram clamar para a classe empresarial de Apodi e amigos de toda região a partir dos empresários, que o sonho começou a se realizar, e 
O 3º passo, começou na manhã de sexta-feira, 17 de abril 2015, onde cada comerciante está colaborando com o que tem, ou seja, combustível, caçambas, trator de esteira, reto escavadeiras de pequeno e grande porte. A ação será coordenada por um engenheiro civil, onde todas as atitudes serão administradas com precisão e qualidade.
Agora vai!!!

Mais uma morte violenta na cidade de Caraúbas

Um ex-presidiário foi executado na noite desta sexta-feira, dia 17 de abril de 2015, por volta das 19:35hs, no centro da cidade de Caraúbas, na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, com vários disparos de arma de fogo.

O ex-presidiário identificado como Eduardo Lino, conhecido como Lelyto, estava no Bar da Tripa no centro de Caraúbas, conversando com o dono do bar, quando foi surpreendido por dois homens que chegaram em uma moto.

Um desceu da moto e efetuou aproximadamente quatro disparos contra Lelyto, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Após cometerem o crime, os atiradores saíram com destino ignorado. A Polícia Militar, foi acionada e os Sds. Tenório e Posidônio foram até o local e confirmaram a veracidade dos fatos.

Neste momento a Polícia Militar faz o isolamento do local e aguarda a chegada da equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) que fara a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró.

De acordo com a Polícia Civil, Eduardo Lino, estava em liberdade já a algum tempo, tinha cumprido pena por homicídio cometido no ano de 2008.

“Tomamos conhecimento que Lelyto tinha matado um a facadas nas proximidades do Clube Verdes Mares e inclusive pagou a pena e estava em liberdade”, afirmou o agente de Polícia Civil.

*Informações Icem Caraúbas, via O Câmera.

NESS DOMINGO TEM FEIJOADA CULTURAL EM APODI!!!!

A Associação Raimunda Dantas-ARD, estará realizando a feijoada cultural domingo dia 19 de abril. A arrecadação será para restauração da sede da Associação Raimunda Dantas na Casa de Cultura Popular. Não percam!!!
Dia 19/04 - Domingo
Local: Em frente a Casa de Cultura Popular
Hora: A partir das 11:00 h.

Acidente com vitima fatal na Br 110

Um acidente com vítima fatal foi registrado na tarde desta sexta-feira 17 de Abril de 2015, na BR 110 entre os municípios de Upanema e Campo Grande, ambos no Rio Grande do Norte.

Francisco Carlos de Freitas Cavalcante, 35 anos de idade, natural de Mossoró/RN, morreu vítima de acidente de trânsito em sua motocicleta, quando nas proximidades do Sítio Pombas perdeu o controle de sua moto tipo Honda Titan de placas OWC 5290.

Segundo informações de populares, Francisco Carlos ia em direção a cidade de Campo Grande.

A viatura da PM de Upanema auxiliou no controle do transito e isolamento do local para os procedimentos da equipe do Instituto Técnico e Científico de Polícia, para onde o corpo foi removido e será necropsiado.
Contexto Upanemense


As imagens foram disponibilizadas no Grupo Fuxicos de Upanema no Whatsapp
 
*O Câmera.

Policia Federal prende suspeitos de lavagem de dinheiro e crimes tributários no RN

Prisões fazem parte da terceira fase da Operação Salt deflagrada em 2013. Ao todo, são dez mandados de prisão a serem cumpridos.
Foto Mossoró Hoje
A Polícia Federal cumpre mandados de prisão na cidade de Mossoró na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com a PF, ao todos, são dez mandados a serem cumpridos. As prisões fazem parte da terceira fase da Operação Salt que teve início em 2013 e investiga práticas de lavagem de dinheiro e crimes tributários no ramo salineiro.

De acordo com a PF, os mandados de prisão são para integrantes de uma "organização criminosa que desde a década de 90 especializou-se em praticar delitos de sonegação fiscal, apropriação indébita previdenciária, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, com prejuízos estimados em mais de R$ 500 milhões".

Segundo as investigações, o grupo se utilizava do artifício de criar paper companies (empresas que só existem no papel), e fazia uso de laranjas para garantir o livre ingresso de receitas nos caixas de mais de 30 empresas envolvidas no esquema e que atual no ramo de plásticos, tecidos, combustíveis, resina, construção civil e na extração de sal.
Foram detidos ou se apresentaram na Delegacia da Policia Federal: Zunaide de Freitas Gadelha, Ana Catarina Fagundes de Albuquerque, Edivaldo Fagundes de Albuquerque Filho, Tupinambá de Paiva Carvalho, Miguel Ângelo Barra e Silva, Felipe Vieira Pinto, Genival Silvino de Souza.

Edivaldo Fagundes de Albuquerque e Rodolfo Leonardo Soares Fagundes de Albuquerque, não se apresentaram ou não foram localizados. Eles estão sendo considerados foragidos da Justiça.

As prisões foram pedidas pelo Ministério Público Federal. Em março deste ano, na mesma operação, a PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas sedes de três empresas e na casa de um empresário do ramo salineiro.

Em 2013, a operação foi deflagrada no RN, Paraíba, Ceará e Pernambuco. Na ocasião, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Mossoró nos quatro estados.

G1/JBelmont.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO