segunda-feira, 11 de maio de 2015

Francisco Dantas-RN: Ariano Figueiredo, filho do médico Francisco Figueiredo, cometeu suicídio em Natal


Notícias chegadas à redação do blog, dão conta de que o estudante de engenharia, Ariano Figueiredo, 22 anos, cometeu suicídio, agora à noite, em Natal.

Segundo informações, o jovem, que é filho do médico pediatra Dr. Francisco Figueiredo (que trabalha em Pau dos Ferros), usou o punho de uma rede para dar cabo à própria vida.

Não se sabe, ainda, as causas que levaram Ariano a tomar essa medida extrema; já que, aparentemente, não demonstrava estar com nenhum problema físico, amoroso, nem financeiro.


*Informação do Blog do Capote.

Lamentamos o acontecimento!

ANIVERSARIANTES DE HOJE!!

Professor de Matemática, Sobrinho Leite. Queremos desejar que Deus lhe conceda muitos e muitos anos de vida!!!
Vilaneide, desejamos um feliz aniversário com muita paz, saúde e muitas felicidades!! Parabéns!!!!
Também Professor de Matemática, José Ernilson completa ano hoje e queremos desejar muitos anos de vida!!!

Acidente com viatura da Polícia Civil termina em morte, perseguição aos policiais e o carro da delegacia incendiado pela população

Depois do acidente, a viatura da Delegacia de São João do Jaguaribe foi incendiada pela população. Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em consequência de um acidente ocorrido agora há pouco na rodovia estadual que liga os Municípios de Morada Nova e Ibicuitinga, na região do Vale do Jaguaribe.

O desastre envolveu uma viatura da Polícia Civil. Revoltada, a população do lugar incendiou o carro da Polícia.

O desastre aconteceu por volta das 16h30 e as informações ainda são escassas. No entanto, sabe-se que a viatura modelo Hilux pertencia à Delegacia de Polícia Civil da cidade de São João do Jaguaribe (213Km de Fortaleza) e era ocupada por, pelo menos, dois policiais.

Há informações de que a viatura estaria em perseguição a bandidos.A viatura da Polícia Civil, de placas OIF-4317 (oficial) colidiu com uma motocicleta Fan preta que era ocupada por duas pessoas. Uma delas teve morte instantânea.

A outra, em estado gravíssimo, foi socorrida do local para o Hospital de Morada Nova.Segundo ainda as primeiras informações, o policial que dirigia a viatura ficou também ferido. Mas, revoltada diante da situação, a população partiu para agredir os policiais. Eles, então, correram para o matagal e fugiram do lugar.

Os populares, então, incendiaram a Hilux.Neste momento, o clima ainda é tenso no local e reforços policiais de Morada Nova e de outras cidades daquela região estão sendo mobilizados para resgatar os policiais que estariam ainda abrigados no matagal temendo serem linchados pela população.

Por Fernando Ribeiro, ao Plantão Policial do Ceará. 

Via O Câmera.

Fátima quer saber custo da educação pública de qualidade

Quanto custa por aluno para o Brasil conseguir oferecer a sua população uma educação pública de qualidade? Esse é o assunto da segunda de três audiências públicas que estão sendo realizadas na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, a pedido da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a fim de debater alternativas para o financiamento da educação básica no Brasil, marcada para as 10h30 desta quarta-feira (13).
Fátima diz que qualidade passa por uma série de exigências (Foto: Senado)
A Lei 13.005, de 2014, que instituiu o Programa Nacional de Educação (PNE), estipula o prazo de dois anos de sua vigência, até julho de 2016, portanto, para implantação do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi). Esse conceito, criado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação – rede formada por mais de 200 entidades da sociedade civil, em 2007 – está pautado nos padrões mínimos para se atingir uma educação de qualidade.

Conhecimento necessário

“A intenção do CAQ é medir o gasto, por estudante, para garantir que cada criança deste país tenha acesso ao conhecimento necessário para fazer dela um verdadeiro cidadão, bem informado e ciente de seus direitos e deveres”, destacou a senadora.

Assim, o cálculo para se chegar ao gasto por aluno, em cada nível de ensino, deve incluir salas com número ideal de estudantes, equipamentos adequados, como computadores e material didático, boa infraestrutura, que inclui laboratórios, bibliotecas e quadras esportivas, por exemplo, além de professores bem remunerados e capacitados.

A audiência, com o subtema “A implementação do CAQi e do CAQ – definições, fontes, mecanismos”, será interativa. Qualquer cidadão pode participar acessando o portal E-cidadania, do Senado Federal: http://www12.senado.gov.br/ecidadania/principalaudiencia


*Vi no Blog do Carlos Santos.

Moradora da Serra do Mel morre no Tarcísio Maia vítima de acidente de transito

Maria Vieira Maia de 36 anos de idade foi vítima de acidente de trânsito, por volta de 21 horas de ontem 10 de maio, entre as Vilas Sergipe e Rio Grande do Norte, na RN 011, na Serra do Mel, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações da família, Maria, que residia na casa 50 da Vila Minas Gerais, trafegava como carona teve a motocicleta colhida por um veículo, que invadiu a faixa contrária. Ela e o condutor da moto foram socorridos para o Hospital da Serra do Mel e depois de medicados foram transferidos para o Tarcísio Maia em Mossoró.

Maria Vieira morreu no final da noite de ontem, 10 de maio e o condutor da motocicleta, segundo informações, se encontra em estado gravíssimo.

Depois de liberado no Itep o corpo de Maria Vieira Maia foi levado para a Vila Minas Gerais e será sepultada no Cemitério Público na Vila Brasília em Serra do Mel, às 17 horas de hoje.


*Informações: O Câmera.

Condutor perde o controle e capota veiculo da Br 304 em Mossoró

A Polícia Rodoviária Federal registrou na manhã de hoje, 11 de Maio, um acidente tipo capotamento na BR 304 na saída de Mossoró em direção ao Estado do Ceará.

O empresário Deusdedite Fernandes Maniçoba 43 anos de idade, perdeu o controle seu do veículo, um corolla branco com placas PMT 0647 de Jaguaruana no Ceará ao tentar desviar de uma motocicleta.

O veículo ficou parcialmente destruído. O condutor sofreu escoriações pelo corpo e na cabeça foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu. Ele foi levado para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.

 
As imagens foram disponibilizadas pelo Delegado José Vieira 
*As informações: O Câmera.

LUTA AO MEIO DIA PAROU, MAS AS CAMPANHAS DE WILSON OLIVEIRA CONTINUAM!!!

Campanha beneficente para ajudar Cimar de Cota e seus 06(seis) dependentes residentes no Sítio Juazeiro II em Apodi, o mesmo se encontra com problemas de saúde e impossibilitado de trabalhar no momento, estamos precisando de qualquer tipo de ajuda, quem quiser e ‘’ PUDER ‘’ AJUDAR é só ligar 84 – 9156-3020 ou 9820-9649 e fazer a sua doação, ajude-nos a ajudar às pessoas que passam por situações difíceis!

PROFESSOR DA UERN ESPERA CUMPRIMENTO DE ACORDO PARA EVITAR GREVE

O Professor Ronaldo Garcia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte disse em seu facebook:

Os professores da UERN esperam ansiosos por cumprimento do governo a respeito da primeira parcela do acordo acordado ainda no governo de Rosalba. Se este acordo não for cumprido, os professores usarão sua única arma a greve para mostrar a sociedade que governo nós temos, no subconjunto do Brasil "Pátria Educadora". Os do IFRN já estão em greve a UFERSA também conversa sobre o tema, de tudo concluímos que na "Pátria Educadora" o elemento mais sem valor é o professor quando deveria ser o contrário. Vamos a luta, só a luta edifica.

Senador Luiz Henrique da Silveira morre aos 75 anos em Joinville, SC

O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) morreu na tarde deste domingo (10) em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Ele tinha 75 anos e chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu, segundo a assessoria de imprensa do Hospital da Unimed.

Além de senador desde 2011, o político catarinense foi prefeito de Joinville por três mandatos, deputado federal, deputado estadual, Ministro de Ciência e Tecnologia e governador de Santa Catarina por dois mandatos, entre 2003 e 2010.

A assessoria de imprensa do senador e a assessoria do Hospital da Unimed informaram que, na manhã deste domingo, ele estava em sua casa, em Itapema, no Litoral Norte. Depois, foi para Joinville, onde chegou por volta das 12h. Enquanto almoçava, o senador sofreu parada cardiorrespiratória.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. Os socorristas tentaram reanimá-lo até a chegada no hospital. Na unidade de saúde, a equipe médica fez tentativas de reanimação, com massagem cardíca e remédios por cerca de uma hora e meia, mas a morte foi confirmada às 15h15.

Velório

 
O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, desembarcou em Joinville no final da tarde deste domingo. Segundo a assessoria de imprensa, ele estava em Porto Alegre (RS) e partiu por volta das 17h, com destino à cidade do Norte Catarinense. Temer deve encontrar os familiares do senador e retornar no meio da noite para Brasília.

Segundo a assessoria de imprensa do político, o velório será realizado no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, a partir de 22h, 23h deste domingo. O enterro será na mesma cidade, durante o final da tarde de segunda-feira (11).


*JBelmont.

RN: cidades de Apodi e Mossoró são escolhidas para experimento na plantação de uva.

(Foto: Fred Veras/Sebrae)
Apesar de não ter um clima temperado, algumas áreas do semiárido nordestino apresentam um potencial para a viticultura. Parte delas já está bem consolidada, como a região do Vale do São Francisco (situado entre os sertões da Bahia e Pernambuco), que é um dos mais importantes polos vitivinícolas do Nordeste, responsável por mais de 90% da exportação de uva de mesa. Novas áreas, porém, despontam como promessa nesse tipo de cultivo, como é o caso do Oeste Potiguar. Por isso, o Sebrae no Rio Grande do Norte está estimulando agricultores familiares a apostarem na plantação da fruta. Núcleos já instalados em Apodi e Mossoró – e outros em implantação em Pureza e cidades próximas a Natal – comprovam a viabilidade da viticultura no estado.

Pesquisa da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) ratificam que o clima e o solo dessas regiões têm condições propícias ao desenvolvimento da variedade popularmente conhecida como uva Isabel precoce, que ideal para o consumo in natura e, principalmente, para produção de sucos integrais. Os pesquisadores também identificaram que a uva apresenta qualidade bem superior. “A uva que produzimos em nossa fazenda experimental, em Mossoró, obteve 24° Brix. O mínimo, no caso de uvas especiais, fica na faixa entre 16 ° a 18°. Esse índice mede o teor de doçura e de qualidade da fruta”, explica o pesquisador da Ufersa Django Dantas, que também é consultor do Sebrae.

Para estimular o cultivo, o Sebrae decidiu instalar experiências piloto em assentamentos, visando fornecer novas fontes de renda para agricultores familiares das regiões Oeste, Grande Natal e Mato Grande. Ao todo, são 14 produtores envolvidos no cultivo da espécie, sendo cinco em Mossoró, nove em Apodi e os demais nas outras áreas. As famílias capacitadas para o plantio vêm recebendo consultorias do Sebrae desde o agosto do ano passado e devem contar a assistência até o próximo ano.

“Estamos aplicando o que foi identificado nas pesquisas nesses assentamentos. Todas as mudas que estão sendo fornecidas são multiplicadas através da técnica de enxerto e mantidas em viveiros da Ufersa e no campus de Apodi do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)”, diz o gestor do projeto de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho.

Além da qualidade da uva produzida em solo potiguar, as condições climáticas também se apresentam como mais uma vantagem para o cultivo na região Oeste, já que produzem duas safras por ano. Enquanto os produtores do sul do país colhem apenas uma safra por ano, devido ao período de inverno, quando o parreiral não produz. O gestor também explica os benefícios para quem deseja apostar na atividade. “A vantagem do cultivo da uva é a rentabilidade, pois um hectare plantado rende em média de R$ 80 a 100 mil por ano”.

Além da Ufersa, o IFRN integrou a parceria para implementar a iniciativa. “O instituto entrou no projeto na articulação dos produtores em Apodi e com a produção das mudas”, explica o professor do IFRN, Renato Alencar.

Assentamentos

A experiência animou os agricultores instalados nos assentamentos. É o caso de Sônia Silva, da Agrovila Paulo Freire, instalada na zona rural de Mossoró. Com um quarto de hectare plantado, a produtora já planeja expandir a plantação para um hectare até o final do ano. “A uva está vindo como uma inovação e a gente acredita muito, pois até agora de 100 mudas só perdemos três”, comemora a agricultora.
Sônia Silva diz que plantio de uva é alternativa para incrementar a renda (Foto: Fred Veras/Sebrae)
Além dela, outros cinco produtores trabalham no lote de Sônia Silva, onde está sendo cultivada a uva da espécie Isabel Precoce. Com a consultoria e cursos oferecidos pelo Sebrae, o pessoal da agrovila está aprendendo o manejo do cultivo para que, depois, cada um, possa multiplicar a ideia entre os demais integrantes do assentamento.

O agricultor Edson Rocha é um dos que ajudam nos cuidados com o parreiral e que pretende aplicar os conhecimentos em seu lote. “Hoje, cultivo mamona, mas, aqui, percebi que o plantio de uva é possível e já penso em plantar também”, afirma.

Com a primeira colheita prevista para janeiro de 2017, os 22 agricultores familiares assistidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte recebem visitas semanais onde são ensinados o passo a passo de como conduzir o plantio. “Estamos orientando os produtores com a tecnologia de produção, e também no tocante a comercialização e organização. O próximo passo do projeto é a unidade extratora de suco, para produção do suco da uva”, aponta Franco Marinho.

Fonte: g1.globo.com / F5 Apodi.

FESTA BENEFICENTE EM APODI!!!

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO