sábado, 23 de maio de 2015

Três pessoas escapam da morte após colisão de carro com trem em Natal/RN

Um trem bateu em um carro na linha Norte, no conjunto Soledade II, na Zona Norte de Natal, por volta das 10h30 deste sábado (23). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista do carro teria invadido a linha férrea. O carro foi arrastado por cerca de 50 metros até o trem conseguir parar.

Ainda segundo informações do Corpo de Bombeiros, três pessoas estavam no veículo. O motorista e uma criança não foram atingidas, mas um dos ocupantes do veículo teve ferimentos leves. Ele foi socorrido. O carro foi retirado do local e o funcionamento dos trens normalizado.

*Icém Caraúbas/Do G1 RN.

PREFEITO DE SEVRIANO MELO INAUGURA PRAÇA DA CRIANÇA

Inaugurada Ontem a Praça da Criança Maria da Conceição Regis Melo em Severiano Melo. O Povo Junto Com a Administração Reconstruindo a Cidadania.
 Parabéns ao povo de Severiano Melo, que elegeu um prefeito que quer ver o desenvolvimento na cidade!
Severiano Melo merece um prefeito que busca e consegue recursos para aplicar em benefício do povo severianense!
 

Colisão de dois veículos com duas pessoas mortas na BR 304 próximo a Mossoró

Uma colisão frontal próximo a ponte sobre o Rio Angicos, na BR 304 no município de Mossoró com duas pessoas mortas no local.

A colisão frontal envolveu uma Hilux com placas NNV 9995 e um Fiat Uno com placas OCG 7622 ocorreu no Km 57, por volta de meio dia de hoje 23 de Maio de 2015.

Segundo informações, o motorista do Uno identificado como Lusmar Mauricio Tavares Junior, natural do Ceará e o passageiro ainda sem identificação, seguiam sentido Natal, quando segundo testemunhas o mesmo invadiu a contra mão colidindo com a Hillux. O condutor da Hillux identificado com Fernando Iriquita foi socorrido consciente por uma Unidade do Samu para o Tarcísio Maia em Mossoró.

Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal esteve no local realizando o isolamento até a chegada do Instituto Técnico e Científico de Policia que após o trabalho de remoção dos corpos das ferragens feita pelo corpo de Bombeiros fez a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró.


*Informações e imagens: O Câmera.
 

Suspeito de matar psicóloga se entrega à polícia em Barcelona

A Polícia Militar prendeu o suspeito de matar a psicóloga Natália Tâmara Felipe Macedo, de 24 anos, morta a facadas na manhã da última sexta-feira (22), em uma estrada carroçável em São Gonçalo do Amarante, município da Grande Natal. O suspeito foi encontrado na cidade de Barcelona, distante 90 quilômetros de Natal. A Polícia já vinha em diligências desde ontem pelo interior do Estado em busca dele, que é vizinho da vítima.

Segundo informações iniciais, o suspeito teria se entregado na manhã deste sábado, após se hospedar em uma pousada naquela cidade. O delegado Raimundo Rolim, responsável pela investigação do caso, está se deslocando para São Paulo do Potengi, onde está a Delegacia Regional da PM, para onde ele foi conduzido.

O crime ocorreu nas imediações da casa da vítima, na rua Iraci Pereira Machado, no centro de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Segundo o delegado Raimundo Rolim, responsável pela investigação do crime, a mãe da psicóloga era babá da filha do suspeito.

Natália Macedo teria sido assassinada dentro da casa onde a mãe trabalhava. O corpo da jovem foi abandonado em uma estrada carroçável próximo ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, a dois quilômetros de distância do local do crime. Ainda segundo o delegado, havia sangue na cama do suspeito e sinais de luta pela casa, contudo, a arma usada para matar a psicóloga não foi localizada.

O corpo de Natália foi encontrado pela manhã. No corpo de Natália existiam marcas de facadas e há suspeitas de que ela tenha sofrido violência sexual. A polícia acredita que ela tenha sido atraída até o local.

TN/JBelmont.

Quatro bandidos trocaram tiros com a policia militar de Natal. Dois morreram no local.

Policiais do 3° Batalhão de Polícia Militar receberam no início da tarde de ontem, sexta-feira 22 de maio, uma informação que em uma residência na comunidade de Pingo D’agua, estaria um automóvel tipo Agile de cor verde suspeito de assaltos na cidade de Parnamirim.

O setor de inteligência da Polícia Militar, conseguiu confirmar que o veículo teria ido ao local e montaram campana ao redor da residência com alguns policiais no interior da casa. No início da noite 4 jovens chegaram no veículo e quando entraram na residência foram surpreendidos pela Polícia.

Eles reagiram atirando nos policiais que revidaram baleando os 4 assaltantes. Dois morreram no local. Os outros foram socorridos para o hospital Deoclécio Marques em Parnamirim, onde receberam atendimento médico.

Depois de medicados, foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal, onde foram autuados e ficarão à disposição da justiça.

 

*Portal 190/O Câmera.

WILSON OLIVEIRA ENTREGA JARAMATAIA EM TODOS OS LUGARES!!!

Todos os dias chegam pessoas de várias cidades do Rio Grande do Norte para buscar as folhas da jaramataia. Desta vez foi  Sr Francisco de Macau é mais um a provar do chá milagroso.

Segurança infantojuvenil


Abuso e exploração sexual infantojuvenil. Assuntos que não podem ser ignorados. Problemas de magnitude global que exigem alerta constante de todos nós, principalmente dos pais e dos governos. Nada melhor que procurarmos caminhos eficientes em prol da assistência aos pequeninos.

Os Jogos Olímpicos, tendo o Brasil como sede em 2016, trarão ao país um enorme fluxo de turistas, algo providencial para a movimentação do comércio e de outros setores de serviço. Contudo, potencializa ainda mais a vulnerabilidade de crianças e jovens no que diz respeito à exploração sexual.

Juntamos nossos esforços aos de numerosas organizações do Terceiro Setor e aos do próprio governo no combate a essa terrível violência.

A Boa Vontade TV (canal 20 da SKY), no programa Sociedade Solidária, trouxe elucidativa entrevista com a professora Dalka Chaves de Almeida Ferrari, membro da diretoria do Instituto Sedes Sapientiae, de São Paulo/SP, e coordenadora-geral do Centro de Referência às Vítimas de Violência (CNRVV).

A segurança das crianças e dos jovens, segundo a professora Dalka, carece de uma mobilização geral: “Trata-se de trabalho contínuo que merece uma atenção constante da política pública para fazer esse enfrentamento. E hoje são necessárias a capacitação e a sensibilização dos hotéis, com seus gerentes e todo o corpo de trabalho, dos taxistas, do pessoal da rodoviária, dos ônibus, dos aeroportos. Se for pensar em política, todos os ministérios teriam que ser capacitados para fazer esse enfrentamento”.

Quebrar o pacto do silêncio 


Durante sua conversa com o sociólogo Daniel Guimarães, apresentador do Sociedade Solidária, a professora Dalka Ferrari enfatizou também a imprescindível providência de proteção da criança dos abusos sexuais nos ambientes doméstico e social: “Quebrar o pacto do silêncio, conseguir falar desse assunto, porque ainda é muito velado, é meio tabu dentro da sociedade. Se a gente tiver jovens esclarecidos, conscientizados, sensibilizados sobre os cuidados que têm que ter com o próprio corpo, os limites que são dados, eles se sentirão bem e não deixarão que esse corpo seja invadido. Então, é quase que uma reeducação do autoconhecimento. A pessoa tem que se conhecer, saber exatamente o que ela quer para sua vida, os riscos que pode correr com os envolvimentos”. (...)

E prossegue, enfática: “Isso tudo é algo que precisa ser discutido, porque, se a gente não conscientizar, desde a criança, o adolescente, o jovem até os pais, os educadores, que cuidam dessa criança e desse adolescente todo dia, a gente não vai fazer esse problema vir à tona. As pessoas têm vergonha de falar, não querem enfrentá-lo. E, à medida que o jovem ficar autônomo, sabendo como se defender, ele poderá ajudar outro jovem, poderá ser um multiplicador desses conhecimentos”.

Psicóloga, especialista em violência doméstica, ela reforça: “Então, o objetivo maior de tudo isso é fazer com que eles conheçam (...) quais são as situações perigosas em que podem se envolver, ou em que precisam se defender dentro e fora da família. Porque é assim: a proteção dos pais existe por um tempo, mas há uma hora que vai depender da criança e do jovem fugirem, saírem ou pedirem ajuda por causa do risco que estão enfrentando”.

Estamos tratando de tema realmente complexo e que deve ser salientado e discutido na mídia, em casa, nas igrejas, nas escolas, nas universidades, no trabalho, em toda parte, de modo a ampliarmos a guarda em torno da infância e da juventude. E tenhamos em nossas agendas o Disque 100 (Disque Direitos Humanos), para fazer denúncias, procurar ajuda.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

TROCA DE UNIFORME DIRCEU!!!


Corpo de Psicóloga é encontrado com sinais de estrupo em São Gonçalo do Amarante vizinho é suspeito

Uma psicóloga de 24 anos, identificada como Natália Tâmara Macêdo, foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (22) em uma estrada carroçável em São Gonçalo do Amarante, município da Grande Natal. De acordo com a polícia, o principal suspeito do crime é um vizinho da vítima.

No corpo de Natália existiam marcas de facadas e há suspeitas de que ela tenha sofrido violência sexual. Segundo a polícia, foram encontradas marcas de sangue na casa do suspeito.

A vítima morava a poucas casas de distância de onde teria sido morta. A polícia acredita que ela tenha sido atraída até o local porque sua mãe trabalhava como babá na casa do suspeito. TN

Psicóloga Natália Tâmara Macêdo, 24 anos assassinada em São Gonçalo do Amarante, vizinho é o principal suspeito.

*JBelmont.

País fechou 97.828 vagas em abril, pior resultado para o mês desde 1992

Indústria foi responsável pelo maior corte de vagas: 53.850.
Governo vai lançar MP de Proteção ao Emprego, segundo ministro.
Depois de uma pequena recuperação em março, a economia brasileira voltou a demitir. Em abril, foram fechadas 97.828 vagas de emprego formais, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

É o pior resultado para meses de abril desde 1992, quando tem início a série histórica do ministério. Naquele ano, foram cortadas 63.175 vagas no mês. Em abril de 2014, foram criadas 105 mil vagas.

CRIAÇÃO DE VAGAS FORMAIS
Meses de abril, em milhares
229,8301,9294,5106,2305272,2216,9196,9105,3-97,820102015-200-1000100200300400
Fonte: MTE

O corte de 97 mil vagas é resultado de 1.527.681 admissões e 1.625.509 desligamentos, o que representa uma queda de 0,24% em relação ao estoque de empregos com carteira assinada do mês anterior.

Foi o terceiro mês de corte de vagas no ano. Em janeiro e fevereiro, respectivamente, as demissões superaram as contratações em 81.774 e 2.415 vagas formais. Em março, foram criados 19.282 novos postos. Estes números foram considerados sem ajuste para declarações fora do prazo.

Segundo o ministro do Trabalho, Manoel Dias, as empresas desistem de investir por conta da percepção de que o país passa por uma crise – que é política e não econômica, de acordo com ele. “Quem pretende empreender, desiste e não contrata, o que se reflete no mercado de trabalho”, afirmou.
De acordo com Dias, com o ajuste fiscal e com os cortes que estão sendo anunciados, o governo está criando condições para que haja estabilidade econômica e o país volte a níveis de emprego como o de antes da crise política, e destacou os avanços em relação à formalização.

“Estamos avançando com nosso programa de combate à informalidade, que busca legalizar 400 mil trabalhadores e elevar a arrecadação em R$ 2,6 bilhões. Temos boas perspectivas de investimentos, que devem ajudar na geração de empregos”, avaliou o ministro.
MP de proteção ao emprego
Segundo Manoel Dias, uma proposta de Medida Provisória (MP) de criação do Programa de Proteção ao Emprego deverá ser apresentada em cerca de dez dias, para discussão em um fórum sobre o assunto. Esse fórum só deve começar a se reunir após o final da votação sobre o ajuste fiscal no Congresso.

O modelo do programa, segundo ele, é baseado no existente na Alemanha, "que deve funcionar bem na indústria de transformação, metalúrgica e automobilística".

Ainda de acordo com o ministro, o projeto prevê um subsídio de até 6 meses com cobertura de até 20% do salário do trabalhador. Os recursos viriam do Tesouro e do FAT. "Isso funcionaria em empresas que tiverem que diminuir o salário do trabalhador por crise no orçamento", afirmou Dias.
Acumulado do ano
No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, ainda segundo dados oficiais, foram fechados 137.004 postos com carteira assinada. Este foi o pior resultado para este período da série histórica disponibilizada pelo Ministério do Trabalho, que começa, para o período acumulado do ano, em 2002.

Também foi a primeira vez, para os quatro primeiros meses de um ano, desde 2002, que o saldo ficou negativo. Os saldos de janeiro a março foram contabilizados após o ajuste para empregos declarados fora do prazo, e o mês de abril ainda está sem ajuste.

CRIAÇÃO DE VAGAS FORMAIS
Em %
58,825,311,7101,4123,7-30,28,3-555,5-81,7-2,419,2-97,8mai/14jun/14jul/14ago/14set/14out/14nov/14dez/14jan/15fev/15mar/15abr/15-600-400-2000200
Fonte: MTE

Setores
A indústria foi responsável pelo maior corte de vagas no mês: foram 53.850 postos perdidos no período. A construção civil cortou 23.048 vagas, enquanto os serviços perderam 7.530. No comércio, foram 20.882 vagas a menos.

A agricultura foi o único setor a contratar no mês, ganhando 8.470 vagas. Segundo o MTE, os ganhos vieram em função da sazonalidade, principalmente das atividades ligadas ao cultivo do café, apoio à agricultura e de cultivo da cana de açúcar.

Na indústria, houve corte de empregos em 10 dos 12 segmentos analisados.

As maiores quedas foram vistas em produtos alimentícios (-13.410); mecânica (-9.754), material de transporte (-9.754) e metalúrgica (-8.818 postos). Houve criação de vagas apenas nos setores de química (+2.713) e borracha (+54).

Regiões
No recorte por regiões, o Nordeste registrou o pior resultado, com 44.477 vagas a menos. No Sudeste, foram cortados 31.912 postos, enquanto Sul e Norte perderam, respectivamente, 13.489 e 8.371 vagas, respectivamente.

Apenas a região Centro-Oeste teve resultado positivo no mês, com a criação de apenas 421 vagas de trabalho com carteira assinada.

VAGAS POR ESTADO
Geração de vagas em abril
2.2851.05361236995-34-209-272-735-893-1.072-1.273-1.345-2.002-2.039-2.980-3.107-3.286-3.547-3.899-4.209-6.964-7.278-11.076-12.599-13.269-20.154GoiásDistrito FederalPiauíMato Grossodo SulAcreAmapáRoraimaTocantinsMaranhãoBahiaRondôniaEspírito SantoRio Grande doNorteParanáSergipeParáParaíbaMato GrossoCearáAmazonasSanta CatarinaMinas GeraisRio Grande doSulSão PauloRio de JaneiroAlagoasPernambuco-20k-10k0k-30k10k
Fonte: MTE

Estados
Segundo o MTE, apenas quatro estados e o Distrito Federal tiveram ganho de vagas em abril: Goiás (+2.285 postos), Distrito Federal (+1.053 postos), Piauí (+612 postos), Mato Grosso do Sul (+369 postos) e Acre (+95 postos).

Pernambuco foi o estado que registrou a maior queda de emprego, com a perda de 20.154 postos, seguido por Alagoas, com corte de 13.269 postos, influenciados, principalmente, pelo desempenho do subsetor de produtos alimentícios, relacionado às atividades de fabricação de açúcar em bruto.

Houve cortes significativos, ainda, no Rio de Janeiro (-12.599 postos), resultado ligado ao setor de serviços e à indústria de transformação, e em São Paulo (-11.076 postos), saldo devido principalmente à queda no comércio.

* Colaborou Alexandro Martello, do G1 em Brasília.