sexta-feira, 29 de maio de 2015

Fim da reeleição – passo positivo

Por 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção chega ao fim a possibilidade de reeleição para os cargos do poder executivo.

O instituto da reeleição sempre foi instrumento incentivador a prática do abuso do poder político nas eleições.

A alternância no poder, a necessidade de novas ideias e oportunidades, a limitação temporal e, sobretudo, de equidade nas condições de elegibilidade engrandecem a república em seu mais glorioso esplendor e são combustíveis do estado democrático. Já a reeleição é instituto tenebroso e imoral, convite sedutor a prática do abuso do poder. O fim do político profissional é necessário para o engrandecimento da democracia.

Agora é salutar se pensar até em limitar reeleições para cargos do poder legislativo, evitando assim a perpetuação de grupos políticos “eternamente” nas entranhas do poder. A reeleição no Brasil, ao que parece, cria uma espécie de necessidade da corrupção porque reeleger-se, como se sabe, custa muito caro.

A nosso ver, o mecanismo é, de forma muito clara, um instrumento dos mais incentivadores à prática do abuso de poder político (ou mesmo econômico). É na verdade uma arma que o legislador entregou aos maus políticos que infelizmente, infestam a política nacional.

Um dos pilares de sustentação do sistema republicano é a alternância do poder, portanto, na linha lógica desse sistema a reeleição não tem espaço.

Na mesma linha, é crucial que o povo participe maciçamente das eleições futuras, utilizando seu instrumento de comando (voto) como meio de transformação social. Aliás, em um regime democrático como o nosso, em que todos almejam mudanças, é impossível que tais transformações sejam alcançadas sem que todos nós nos engajemos nessa luta, seja votando ou disponibilizando o nome para a consulta popular.

Ponto importante que também não podemos esquecer é que se queremos ver uma verdadeira reforma e transformação na política de nosso país, enquanto seres sociais devemos iniciar este processo dentro de nossos lares, formando nossos filhos em verdadeiros cidadãos conscientes, deixando que a escola faça o complemento.

Fazendo assim, quem sabe no futuro, possamos nos livrar da mácula da corrupção que assola o nosso país.

* Do leitor Cesar Amorim, recém-graduado em direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/De Fato.

CANTOR JOTA NETO EM MOSSORÓ!!!


Ciclista morre no Tarcísio Maia vítima de acidente de transito

Valtermir Melo de Menezes, de 49 anos de idade, residente no Outro Negro em Mossoró, sofreu um acidente de transito na última segunda feira, próximo ao Viaduto, na saída para Apodi, morreu no início da noite de ontem, 28 de maio no Hospital Regional Tarcísio Maia.

O corpo está sendo velado na sua residência e o sepultamento está previsto para as 16 horas e 30 minutos no Cemitério São Sebastião no Centro da Cidade.

Lamentável: Valtemir era irmão do amigo Valternandes Menezes. Ele saiu de casa de bicicleta para fazer um serviço e foi literalmente atropelado, por um adolescente em alta velocidade em uma motocicleta.

Ele foi socorrido as pressas para o Hospital, permaneceu o tempo todo desacordado, na Unidade de Terapia Intensiva, mas não resistiu e morreu por volta de 19 horas e 30 minutos de ontem, 28 de maio.


*O Câmera.

60ª e 61ª Mortes violentas em Mossoró: Dois corpos foram encontrados amarrados e com perfurações de arma de fogo na estrada da granja

Dois homens, ainda não identificados, foram encontrados mortos as margens de uma estrada carroçável de acesso ao Sitio Riachinho, na conhecida Estrada da granja em Mossoró Rio Grande do Norte.

O crime foi registrado pela polícia por volta das 22 horas de hoje, quinta-feira 28 de maio de 2015.

Um dos corpos estava amarrado com as mãos para trás com fios de eletricidade e o outro com a cabeça envolvida em uma lona e um saco plástico presos ao pescoço com uma corda. Os dois apresentavam uma perfuração de disparo de arma de fogo na cabeça.

O local onde os corpos foram encontrados é escuro e distante das residências. Ao lado dos corpos a equipe pericial encontrou dois projeteis de uma arma tipo revolver.

O Perito Criminal Jader Viana, não descarta a possibilidade das vítimas terem sido mortas em outro local e apenas abandonados as margens da estrada.

Viaturas da Polícia Militar isolaram o local para os procedimentos realizados pelas equipes da Delegacia de plantão e do Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep para onde os corpos foram removidos.


*Informações e imagens: O Câmera.

Abra a Galeria e veja se conhece as vítimas

  Veja a galeria de fotos

MOSSORÓ: Câmara Municipal debate revitalização do rio Apodi-Mossoró

Autor de proposição para audiência pública, vereador Genivan Vale presidiu reunião.

Audiência pública da Câmara Municipal de Mossoró – Fotos: Edilberto Barros.

Nesta quinta-feira, 28, a Câmara Municipal de Mossoró realizou audiência pública no intuito de discutir ações para a revitalização do rio Apodi-Mossoró.

Presidida pelo vereador Genivan Vale, autor da proposição, a audiência atende a uma sugestão do arquiteto Carlos Mendes.

Participaram o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mairton França, dos vereadores Lairinho Rosado, Izabel Montenegro, Celso Lanches, Vingt-un Rosado, Thomas Neto e Tassyo Mardônio e outras autoridades.





*De Carlos Skarlack.