sexta-feira, 19 de junho de 2015

Professores de metade das universidades federais estão em greve

Na próxima terça, representantes dos professores participam de reunião no Ministério da Educação. A greve foi iniciada no dia 28 de maio.
A greve dos professores das universidades federais completa 23 dias hoje (19), com a adesão de docentes de 31 das 63 universidades federais e de um instituto federal, segundo balanço do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Na próxima terça-feira (23), representantes dos professores participam de reunião no Ministério da Educação. A greve foi iniciada no dia 28 de maio.

A última reunião dos docentes com o MEC para negociação ocorreu no dia 22 de maio. De acordo com o Andes-SN, não houve repostas para a pauta apresentada pela categoria, que inclui reestruturação da carreira, valorização salarial, defesa do caráter público das universidades e melhores condições de trabalho.

O presidente do sindicato, Paulo Rizzo, disse que a expectativa dos docentes é ter respostas às propostas do movimento. “No dia 22 de maio, questionamos que não tinham respondido nossa pauta e nossa expectativa é que nesta reunião o MEC se pronuncie em relação à pauta de reivindicações. Gostaríamos que trouxessem algo para que o movimento possa avaliar.”

Na avaliação de Rizzo, os movimentos recentes do governo têm sido no sentido de reduzir cada vez mais as verbas para a educação. “O que o governo tem feito até agora é cortar Orçamento, verba. Foram cortados R$ 9,4 bilhões do orçamento da educação para esse ano”, disse.

Na pauta de reivindicações entregue ao ministério os docentes incluíram, por exemplo, piso remuneratório de R$ 2.784 para docente graduado em regime de trabalho de 20 horas. Outros pontos são a ampliação da infraestrutura das instituições incluindo laboratórios e equipamentos e aplicação de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em ciência e tecnologia.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão informou, por meio de nota divulgada no último dia 9, que uma contraproposta para as instituições federais de ensino será apresentada até o fim deste mês. Essa contraproposta faz parte do contexto das negociações feitas com o conjunto do funcionalismo público, de acordo com o ministério.Em audiência pública na semana passada, no Senado, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que a pasta está aberta ao diálogo com os servidores. Quando foi deflagrada a greve, o Ministério da Educação (MEC) divulgou nota criticando a decisão dos professores. Para o MEC, a pasta diz que a paralisação só faria sentido se estivessem esgotados os canais de negociação. Técnicos-administrativos de instituições públicas de ensino superior também estão em greve.


*No minuto.

Transporte escolar pode deixar de atender crianças com até 7 anos e meio

Os motoristas reclamam que os carros não estão preparados para receber as cadeirinhas.
A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige o uso de cadeirinhas para crianças de até sete anos e meio em transporte escolar e que deve vigorar no início de 2016, é motivo de insatisfação para os motoristas. De acordo com eles, os veículos não são adaptados para comportar o assento e as crianças podem ficar sem transporte.

"Há um consenso entre os motoristas de que a resolução vai interferir no transporte de crianças nesta idade. Se algo vira uma regra passível de multa e não temos como cumpri-la, o jeito parece ser deixar de transportar essas crianças", disse o vice-presidente do Sindicato dos Transportes Escolares do Distrito Federal, Albenir Nogueira.

"Estamos tentando negociar. Estamos nos articulando para conseguir um encontro com o presidente do Contran a fim de mostrar as dificuldades dos motoristas em seguir a norma. Eu tenho certeza de que ele vai ver que realmente não é possível seguir a orientação”, avaliou Albenir.

Os motoristas reclamam que os carros não estão preparados para receber o assessório. Eles pontuam, por exemplo, a dificuldade em adaptar o cinto de segurança com três pontas, e não apenas as duas atuais, e que falta espaço para guardar as cadeiras quando estiverem transportando alunos mais velhos.

A resolução, publicada na quarta-feira (17), exige que crianças de até sete anos e meio sejam transportadas em cadeiras próprias à idade nos veículos escolares. A decisão não se aplica ao transporte coletivo, aos de aluguel, aos de transporte autônomo de passageiro, como táxis, e aos demais veículos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas. A regra vale para carros de passeio desde 2010. A 


Agência Brasil procurou o Contran, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.

No minuto.

BOCA NO TROMBONE!!!

A partir de hoje, o Blog conta com a série "Bote a Boca no Trombone"!!!

Casas de Estudantes de Natal, Mossoró e Caicó precisam de socorro

As Casas de Estudantes de Natal, Mossoró e Caicó precisam de socorro para que seja assegurada a sua sustentabilidade. Isso ficou evidenciado ao final da audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (19) no auditório da Assembleia Legislativa, sob o tema “A Situação das Casas de Estudantes do RN”, por proposição da deputada Cristiane Dantas (PCdoB).

Nas participações dos integrantes da mesa e dos debatedores os problemas levantados são recorrentes nessas residências dos estudantes, tanto nas masculinas como nas femininas, com destaque para a estrutura física, falta de alimentos e segurança, além da necessidade de regimento interno e regularização predial. Na próxima quinta-feira (25) será realizada uma reunião na Assembleia Legislativa, com participação de representantes do Governo do Estado, Ministério Público, da sociedade civil e dos dirigentes das Casas para discussão das sugestões.

“As casas necessitam do apoio do poder público e da sociedade civil para a solução dos problemas. Entre as sugestões que tiramos desta audiência estão a formação de um conselho gestor para recadastramento dos estudantes que residem nessas casas, regularização da documentação dos prédios e elaboração de regimento interno. Vamos elaborar, também, Projeto de Lei para regularizar toda a situação”, afirmou a deputada Cristiane Dantas.


Vi no Xerife.

Cinco paraísos naturais do RN para você conhecer nas férias de julho

Para os que estão querendo fazer algo aqui pelo nosso estado, mas ainda estão sem ideias, vamos te dar cinco dicas de lugares para aproveitar a Semana Santa no RN, e bem pertinho de você.
Cachoeira do Roncador

Eu mesma não imaginava que tínhamos uma cachoeira aqui no estado. Pois, bem, a Cachoeira do Roncador é encontrada na cidade de Felipe Guerra, a 355 km de Natal. É isso mesmo, no meio do sertão nordestino.


Foto: Francisco de Assis da Costa.

Cachoeira do Carapina

Lá vai a segunda cachoeira da nossa listinha. Essa localiza-se também na cidade de Felipe Guerra e é um verdadeiro espetáculo da natureza. Para quem gosta de desbravar o RN e adora aquela água batendo nas costas, é a pedida certa.


Foto: Arquivo OpenBrasil.org

Serra de São Bernardo

Localizada na cidade de Caicó, a Serra de São Bernardo fica a 275 km de Natal.

Para você que está afim de esportes radicais nesse feriadão, essa é uma boa pedida. A serra com 638 metros de altitude é perfeita para prática de trekking, caminhadas, rapel, além de ser um local de observação dos pássaros e da flora da Caatinga.


Foto: Sandra Kelly de Araújo

Lago Olho D’água

Esse paradisíaco lago é encontrado no Sítio Brejo, na cidade de Felipe Guerra.

Com as suas águas límpidas e transparentes, podemos caracterizá-lo como um convite para um mergulho daqueles que você consegue enxergar os peixes passando ao seu lado.


Foto: Solón Rodrigues Almeida Netto/Tokdehistoria.

Portalegre

Portalegre é uma cidade localizada na região serrana do nosso estado. Lá você encontrará cachoeiras com mais de 100 metros de queda, mirantes com visual de tirar o fôlego e inscrições rupestres em baixo relevo.

Além disso possui um clima agradável e uma boa estrutura para receber o turista. Fica há 372 km de Natal.

*Do: O Xerife.

CARAÚBAS: Nota de pesar Família Êxito

A família Êxito vem publicamente expressar o seu sentimento de pesar e prestar condolências à família do Sanfoneiro, Caçula Benevides, em decorrência de seu falecimento ocorrido hoje (19/06).

Perdemos uma grande pessoa e um grande sanfoneiro, alguém dedicado à família e a toda a sociedade. A Família Êxito, em especial, permanece nutrindo a maior admiração por Caçula Benevides, dono de um diálogo aberto, fraterno e franco.

Homem que matou ex-mulher e manteve a mãe dela como refém se entrega ao Bope

O ex-presidiário Jadson Pinheiro dos Santos resolveu se entregar ao Bope. Ele vinha mantendo desde a manhã desta sexta-feira, duas mulheres como reféns em uma casa no bairro Cajupiranga, em Parnamirim. Contudo, antes disso, ele matou a ex-mulher a facadas. A mãe da vítima estaria amarrada em um dos cômodos da residência.

A PM foi acionada por populares, que presenciaram a situação. Porém, Jadson ameaçava matar os reféns, caso a polícia entrasse no imóvel. Após uma negociação com o Bope, o acusado resolveu se entregar.

JH/JBelmont.

CARAÚBAS: Comunicado da Escola Estadual Antônio Carlos

A Família Antonio Carlos, consternada por sua partida, principalmente depois da honra de tê-lo tido presente em nossa festa em homenagem às mães da nossa escola, onde sua sanfona, sua música e seu amor pela arte alegrou funcionários, mães e alunos presentes nessa festa, declara LUTO pelo seu falecimento e comunica que, hoje, não haverá aula no turno vespertino.

Fica aqui nossas condolências à toda família de Caçula Benevides! Que o Plano Espiritual o receba com alegria!

Medico do Samu usa o grupo do WhatsApp “Noticias da Região Oeste” para relatar situação vivida pela equipe na manhã de hoje em Mossoró.

Quero aqui parabenizar a prefeitura por nos ajudar em situação de salvamento! Paciente vítima de choque elétrico em placa em frente ao shopping porcino! Samu chegou em 4 minutos com uma Unidade com Suporte Avançado.

Não tínhamos acesso ao paciente, pois estava a 15 metros de altura! Ligamos para os bombeiros demoraram 20 minutos.

O carro não tinha nem escada para tirar o paciente! Graças a Deus que o carro da prefeitura de energia nos auxiliou!

Consegui chegar na vítima queimadura de 4º grau em Mãos e nádegas; fiz primeiro atendimento vítima entregue bem, mas requer cuidados intensivos!
 
Deixo aqui minha preocupação caso tenho um incêndio em prédio ou algo do tipo ou catástrofe! Parabéns prefeitura pelo Samu em ter duas ambulâncias utis novas e equipadas com matérias de uti e pelos veículos de energia! Graças a Deus vítima entregue bem.
 
Os escritos do Medico Gilliano Carlos foram postamos pelo Câmera sem sua autorização. Não conseguimos contato por telefone.

*O Câmera.

CARAÚBAS: NOTA DE PESAR DA ESCOLA JOSUÉ OLIVEIRA

Os funcionários da Escola Municipal Josué de Oliveira vem pela presente nota de pesar, expressar manifestação de condolências pelo falecimento do Senhor Manoel Monteiro Benevides, mais conhecido como Caçula Benevides, o mesmo tinha 68 anos, e era casado com nossa colega de trabalho Vera Lúcia.

Seu falecimento se deu na manhã desta sexta-feira dia 19/06, e seu o velório acontecerá no Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Caraúbas.

Em virtude deste acontecimento o nosso São João que seria hoje, foi cancelado, e só será realizado na próxima segunda-feira 22 de junho.

Desde já convidamos a todos os pais, alunos e funcionários para juntos fazermos a homenagem a esse grande homem, convidamos a todos para irmos ao seu sepultamento que será logo mais amanhã 20 de junho às 16 horas.

Morre aos 68 anos o Grande Sanfoneiro Caçula Benevides

Morreu na manhã desta sexta-feira, dia 19 de junho de 2015, aos 68 anos, Manoel Monteiro Benevides, mais conhecido como Caçula Benevides, um dos maiores mestres sanfoneiros do Rio Grande do Norte.

De acordo com a família do artista, que era natural de Caraúbas, Caçula Benevides estava internado há alguns dias no Hospital Regional Doutor Tarcísio de Vasconcelos Maia, na Rua Projetada, S/N (Aeroporto), em Mossoró, por ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Caçula Benevides era casado com Vera Lúcia Benevides e deixou quatro, (um homem e três mulheres) e 5 netos. O artista completou a pouco tempo 50 anos de carreira e durante esse período, se apresentou com o rei do baião, o grande Luiz Gonzaga, Domingos, Dorgival Dantas, entre outros grandes nomes do forró.

Nota do Icém Caraúbas/Erivan Morais de Apodi:

O Rio Grande do Norte perdeu um dos seus mestres da música popular nordestina com a morte de Caçula Benevides. Um mestre pela maestria com a qual desempenhava sua arte e também pelo apoio e o incentivo que deu às novas gerações. Fica mais uma lacuna que dificilmente será preenchida. Presto minha solidariedade aos familiares e amigos do Mestre Caçula.

Lamentamos o falecimento de Caçula Benevides. "Após o maestro da sanfona completar meio século animando a música nordestina, Caçula parte deixando um rico repertório e um exemplo de dedicação à difusão da nossa cultura. Que a alegria de suas imortais criações e seu exemplo de mestre generoso sigam inspirando não apenas as novas gerações de sanfoneiros, mas a todos nós, que assumimos como missão contribuir para a formação cultural da nossa gente".


*Informação do Icém Caraúbas.

PLANTAS MORRENDO DE SEDE EM APODI


Técnico que fazia manutenção em placa de propaganda sofre descarga elétrica em Mossoró

O caso foi registrado na manhã de hoje, 19 de junho de 2015, no cruzamento das Avenidas João da Escóssia com Diocesana em frente ao Shopping Porcino no bairro Nova Betânia em Mossoró no Rio Grande do Norte.

Segundo informações, uma descarga elétrica teria provocado o desmaio do Técnico de uma empresa de manutenção em placas de propaganda. Ele ficou deitado em cima da placa. Bombeiros, Samu a Policia Militar e de transito, estão mobilizados tentando o resgate.

Antônio Avelino Sobrinho, 22 anos de idade, funcionário da empresa E-Grafica, foi resgatado com vida, com a ajuda dos profissionais dos órgãos envolvidos no resgate e principalmente o veículo tipo “Cestinha” da Prefeitura de Mossoró.

Profissionais de uma Unidade do Samu realizaram os primeiros procedimentos no local e conduziram o jovem trabalhador para o Hospital Regional Tarcísio Maia.


*Informações e imagens: O Câmera.

Caminhão capota na BR 304 proximo ao cemiterio novo em Mossoró

Um acidente tipo capotamento foi registrado na manha de sexta feira 19 de Junho de 2015, na BR 304 próximo ao cemitério novo em Mossoró Rio Grande do Norte.

Segundo informações, o caminhão que presta serviço a Cosern seguia sentido Fortaleza quando o pneu traseiro estourou o motorista não conseguiu controlar o veiculo que estava carregado e capotou.

No veiculo estavam o motorista identificado como Dorgival e dois ajudantes, os ajudantes foram socorridos para o Hospital Regional Tarcísio Maia apenas com escoriações, já o motorista nada sofreu.

 

*O Câmera.

Policia Federal prende na Praia de Pipa alemão procurado pela Interpol

A Polícia Federal, através da sua Representação Regional da Interpol, prendeu no final da tarde desta quinta-feira (18), na Praia de Pipa, Litoral Sul Potiguar, Detlef Jürgen Kreipl, decorador, alemão, 67 anos. A detenção se deu em razão de um cumprimento de mandado de prisão preventiva para extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O estrangeiro era procurado em todo o mundo e está sendo processado pelo Tribunal Judicial de Erding, Alemanha, desde o ano de 2014, pela suposta prática do crime de tráfico de drogas naquele país.

Ele foi encontrado em uma residência e vivia de forma legal no Brasil.

O homem vai permanecer custodiado na Superintendência da PF em Natal, à disposição do STF, onde aguardará o trâmite regular do seu processo.

Somente no primeiro semestre de 2015, a Polícia Federal já prendeu no RN, um total de cinco estrangeiros procurados para fins de extradição por terem cometido crimes diversos em seus países de origem.

Comunicação Social da Federal no Rio Grande do Norte.

O Câmera.

Policia Federal prende homem com cocaína, arma e munições de fuzil no RN

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (18), em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, um motorista, paulista, 26 anos, flagrado com 39 gramas de cocaína, um revólver e 50 munições de fuzil. Contra ele existia, também, um mandado de prisão expedido pelo Juízo de Nísia Floresta/RN.

Os policiais investigavam o suspeito como sendo a pessoa que havia encomendado um fuzil cal. 5.56, cuja arma foi apreendida pela PF em 28 de janeiro deste ano, quando vinha de Recife/PE, na posse de um taxista, que foi preso no momento em que estacionava em um posto de combustível na cidade de São José de Mipibú/RN.

Na época, ao ser interrogado, o taxista se negou a revelar para quem estava trazendo o fuzil. Quase cinco meses após iniciadas as investigações, no final da manhã de hoje, os policiais finalmente conseguiram chegar ao paradeiro do suspeito no exato instante em que ele deixava a sua residência. Quando abordado, o homem tentou fugir dirigindo um automóvel, mas foi alcançado poucos metros adiante e recebeu voz de prisão.

O material ilícito foi encontrado, em seguida, na residência do acusado, durante o cumprimento de um mandado de busca.

Indiciado nos artigos da Lei de Entorpecentes e Estatuto do Desarmamento, o acusado encontra-se custodiado na sede da PF, à disposição da Justiça, onde aguarda vaga para ser transferido ao Sistema Prisional do Estado.

 
*Comunicação Social da Federal no Rio Grande do Norte
*O Câmera.

Ezequiel lança campanha de adoção em Currais Novos

Crédito da foto: João Gilberto
O Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza, lançou oficialmente nesta quinta-feira (18), em Currais Novos, a campanha publicitária do legislativo potiguar de incentivo à adoção. De acordo com o deputado, a iniciativa visa não apenas estimular o ato da adoção, mas também incentivar os adotantes a não serem tão criteriosos quanto à escolha das características físicas da criança a ser adotada.

“O motivo para que as pessoas demorem tanto tempo para adotar é a quantidade de características individuais que os adotantes buscam. Na maioria dos casos, a preferência é por crianças com até 3 anos de idade, do sexo feminino, sem irmãos e que tenham cor ou traços semelhantes aos dos pais. A campanha da Assembleia tem como foco a adoção sem preconceito”, disse Ezequiel.

O parlamentar destacou que o novo planejamento da Casa legislativa, em sua atual gestão, tem buscado contribuir com a conscientização da população sobre assuntos de relevância para a sociedade. Segundo Ezequiel, a Assembleia tem trabalhado na formulação de campanhas em prol da discussão sobre temas de grande interesse público. “No caso da adoção, o objetivo é mostrar à população os motivos pelos quais ainda há tantas crianças sem um lar no país”, afirma.

Durante o lançamento, Ezequiel lembrou que o sucesso da campanha depende da do engajamento de todos os setores da sociedade. “Já me reuni com o governador Robinson Faria (PSD) e com a sua esposa, Juliana Faria, representantes do Executivo estadual, e com os dirigentes do Tribunal de Contas (TCE) e do Ministério Público (MP-RN) para clamar pelo apoio de todos nessa campanha”, declarou o parlamentar, ressaltando ainda que nos próximos dias também irá se reunir com os representantes do Tribunal de Justiça (TJRN).

Na oportunidade, Ezequiel fez um balanço das ações da Assembleia Legislativa no primeiro semestre de 2015, com destaque para a retirada da Casa do limite prudencial e a criação do Fundo Legislativo para investimento nos servidores da instituição.

“Essa iniciativa vem ao encontro da política pública de Currais Novos, uma vez que nós destinamos recursos para o Fundo da Infância e da Adolescência, além de estimularmos e realizarmos campanhas em prol desse tema junto ao Juizado, o Conselho Tutelar e às demais instituições envolvidas com a adoção”, comentou o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha (PR).

O lançamento da campanha reuniu a classe política de Currais Novos, os veículos de comunicação da região e a população em geral. O presidente Ezequiel Ferreira participa no município seridoense da programação dos projetos Assembleia Cidadã e Assembleia Cultural, que acontecem durante toda esta quinta-feira.

Amor não se escolhe

Com o lema "Amor não se escolhe", as peças publicitárias da campanha serão veiculadas na TV, rádio, jornais, portais de notícia, redes sociais e em hotsite próprio (www.amornaoseescolhe.com.br). 

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, a divulgação da campanha, iniciada no Seridó, segue nas próximas semanas para as demais regiões do Estado.

A adoção também será tema de uma audiência pública na próxima segunda-feira (22), no auditório da Casa legislativa. Na oportunidade, será formalizada uma comissão parlamentar para visitar as casas de acolhimento e secretarias de assistência social em todo o Estado para conhecer a estrutura desses espaços e cobra melhorias por parte do Executivo.

“Estamos convictos que, com o apoio de toda a sociedade, a nossa campanha ecoará em cada canto do Rio Grande do Norte, desmistificando o processo de adoção e, dessa forma, fazendo com que toda criança acolhida tenha acesso a um direito sagrado e assegurado pela Constituição, que é o direito à família”, afirmou Ezequiel Ferreira.