quarta-feira, 8 de julho de 2015

VEREADORES RETORNAM AO BAIRRO BICO TORTO E ENCONTRAM PLACA NO LUGAR, MAS SEM A PRESENÇA DE TRABALHADORES

Câmara de Apodi: Na manhã desta quarta-feira, 08 os vereadores Evangelista Menezes (PR), Ângelo de Dagmar (PP), Laete Oliveira (PMN) e Júnior Carlos (PSB) retornaram ao Bico Torto para uma visita a escola que fica naquele bairro.

Os vereadores constataram uma unidade escolar muito bem conduzida, material didático bem avaliado pelos professores, e toda equipe, bastante organização.

Para surpresa dos vereadores no regresso ao local hoje, a placa com a identificação da obra da quadra de esporte estava no local, no entanto não havia funcionários trabalhando na construção.

VEREADORES TAMBÉM VISITARAMA ESCOLA DO SÍTIO DO GÓIS

Câmara de Apodi: Dando seguimento a visita a prédios públicos na região do Pólo Góis, vereadores estiveram na manhã desta quarta-feira, 08 visitando o local onde funciona a escola da comunidade.

No local, os vereadores Evangelista Menezes (PR), Ângelo de Dagmar (PP), Laete Oliveira (PMN) e Júnior Carlos (PSB) constaram bastante limpeza, com mais de 100 alunos que freqüentam a unidade escolar, com merenda escolar sendo servida todos os dias.

Um ponto negativo na escola, é a questão da variedade de merenda escolar, não há alternância no cardápio servido, e ainda a questão da falta de auxiliares no ensino infantil da unidade escolar.

POPULAÇÃO DO SÍTIO DO GÓIS AINDA ESPERA POR REFORMA DO ESPAÇO ESPORTIVO

Câmara de Apodi: Nesta quarta-feira, 08 os vereadores Evangelista Menezes (PR), Ângelo de Dagmar (PP), Laete Oliveira (PMN) e Júnior Carlos (PSB) estiveram visitando a quadra de esportes da comunidade do Sitio do Góis.

Os parlamentares ficaram informados por populares que em fevereiro passado, o prefeito esteve no local se comprometeu com a população de construir o muro em torno do espaço esportivo, no entanto até agora não realizou e não deu mais satisfação.

VEREADORES APODIENSES VISITAM UNIDADE BÁICA DE SAÚDE DO SÍTIO DO GÓIS

Câmara de Apodi: Os vereadores Evangelista Menezes (PR), Ângelo de Dagmar (PP), Laete Oliveira (PMN) e Júnior Carlos (PSB), estiveram na manhã desta quarta-feira, 08 visitando a UBS da comunidade do Sitio do Góis, os parlamentares foram bastante bem recepcionados.

Os parlamentares constataram que o local é muito bem cuidado, um atendimento médico que a população aprova, como também o serviço de coleta sanguínea, e ainda um bom relacionamento entre a enfermeira e comunidade.

O problema na unidade de saúde é com relação ao atendimento odontológico, já que a bastante tempo a população da região não dispõe de um atendimento médico especializado, no caso um dentista.


ESCOLA DESTRUÍDA NO SÍTIO DO GÓIS É VISITADA POR VEREADORES APODIENSES

Câmara de Apodi: Uma Escola fechada no governo Gorete Silveira (PMDB), foi demolida no governo de Flaviano Monteiro (PCdoB), esse foi o cenário encontrado na comunidade do Sítio do Góis, na manhã desta quarta-feira, 08 em visita dos vereadores Evangelista Menezes (PR), Ângelo de Dagmar (PP), Laete Oliveira (PMN) e Júnior Carlos (PSB). 
Os parlamentares ficaram sem entender o porquê, afinal do local foram retiradas telhas, portas, madeira, uma demolição sem explicação. 
Após o recesso legislativo, os parlamentares devem buscar através de Requerimentos as explicações para essa situação. 



CONVITE DE CANTORIA!!!!

VEREADORES DE APODI CONSTATAM QUE ESTRADAS DA REGIÃO DA CHAPADA ESTÃO INTRANSITÁVEIS

Câmara de Apodi: Na manhã desta quarta-feira, 08 alguns vereadores do município de Apodi estiveram visitando uma das regiões mais distantes da sede, que são as comunidades localizadas na região do Pólo Góis, começando pelo Assentamento Taboleiro Grande.

No local a reclamação é geral no tocante as estradas de péssima qualidade, deixando moradores praticamente isolados, sem a menor condição de trafego.

Nessa visita estiveram os vereadores Evangelista Menezes (PR), Ângelo de Dagmar (PP), Laete Oliveira (PMN) e Júnior Carlos (PSB). 

PROFESSORES DA UERN REJEITAM PROPOSTA DO GOVERNO DO ESTADO

MOSSORÓ/RN -Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) rejeitaram, em assembleia extraordinária realizada na manhã de hoje, a proposta enviada pelo Governo do Estado e reitoria da instituição, que previa um reajuste de 12,053% para todos os docentes ativos, através de auxílios ainda não especificados. A rejeição ocorreu por ampla maioria, com apenas duas abstenções. 

A proposição determinava que os valores reivindicados pela categoria seriam devidamente concedidos, através de auxílios, o que impediria que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) barrasse a medida. A proposta, porém, excluía os docentes aposentados, que não seriam contemplados com o realinhamento.

A Reitoria também apresentou uma planilha para os docentes, onde apresenta os valores para investimento na universidade, além de mostrar o andamento das obras e melhorias estruturais previstas na pauta de reivindicações da categoria. O documento, não se compromete porém com pontos fundamentais das exigências, como a realização imediata do concurso público na Uern.

A professora aposentada Otília Neta criticou a proposta do Governado do Estado. De acordo com ela um reajuste somente para os docentes ativos é complete desrespeitoso com aqueles que construíram a história da Uern, principalmente em seus momentos de maior crise.

“ Os aposentados estão no período da vida em que mais precisam de recursos para financiar uma estrutura cortável, que lhe garanta saúde e lazer. Os ativos da Uern estão de parabéns pois não pensaram só neles, pensaram em toda a categoria e defenderam a isonomia da universidade”, destacou Otília.

Ela lembrou que cabe ao Reitor da Uern tomar a decisão de conceder o realinhamento salarial de todos os docentes e garantir a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCS). Segundo Otília, todos os aposentados da instituição estão mobilizados e não aceitarão retrocessos e seus direitos.

*Cláudio Palheta Jr/Barriguda News.

A cura de cisto no ovário, inflamação e cólicas menstruais através do chá de jaramataia


Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos no dia 13 de julho. Há o que comemorar?

De acordo com o consultor Jurídico da Ong internacional Aldeias Infantis SOS, Ariel de Castro Alves, várias mudanças ocorreram após o advento do ECA. Entre elas a redução da mortalidade infantil, do trabalho infantil, o aumento do acesso de crianças às escolas.Apesar disso, Ariel Alves acredita que ainda há muitas questões que precisam avançar, como a prática de violência contra crianças e adolescentes, metade pelos próprios pais (55% dos casos).

Último balanço de 2014 mostra que a violência contra crianças e adolescentes é endêmica no país e um grande desafio nestes 25 anos do ECA. Último balanço mostra que 150 mil crianças e adolescentes, maioria do sexo feminino, com idades entre 8 e 11 anos, foram vítimas de seus direitos, em 2014.
Os governos e sociedade em geral precisam dar prioridade as nossas crianças e Aolescenetes, para que o Eca saia realmente do papel e possamos ver as políticas públicas voltadas pra crianças e adolescentes acontecerem de verdade. O ECA foi uma grande conquista e um avanço importantíssimo pra garantia dos direitos das crianças e Adolescentes. FALTAM 5 dias para os 25 anos do ECA.

Gustavo Fernandes parabeniza prefeita eleita de Luís Gomes

Crédito da foto: João Gilberto
Em pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (7), o deputado Gustavo Fernandes (PMDB) enalteceu a eleição da nova prefeita do município de Luís Gomes, Mariana Fernandes (PMDB). A candidata recebeu 3.237 votos (55,98%) no pleito suplementar realizado no último domingo (5).

“Fazia tempo que não via uma pessoa tão predestinada, esforçada e com tanta vontade de ajudar o município de Luís Gomes, essa importante cidade do Alto Oeste potiguar. Coloco o meu mandato à disposição para ajudar no que for necessário”, disse Gustavo. O parlamentar felicitou a prefeita eleita pelo êxito nas urnas e desejou sucesso ao seu mandato. “Fiquei muito orgulhoso. Foi uma eleição vencida de casa em casa e, sobretudo, com argumento”, declarou.

A eleição em Luís Gomes foi realizada após decisão da Justiça Eleitoral pela cassação do mandato do prefeito eleito em 2012. Mariana Fernandes tem como vice Luciano Pinheiro (PT). Os candidatos eleitos concorreram com Antonia Gomes Abrantes (DEM) e o vice Joanismar Sobreira de Lima, que obtiveram 2.516 votos.

Gustavo também desejou felicitações ao ex-deputado estadual Manoel de Brito, pela passagem do seu 87º aniversário.

Laboratório de Ecologia do Centro de Biociências recebe prêmio da ONU

O Laboratório de Ecologia da Restauração (LER), coordenado pela professora Gislene Ganade, do Departamento de Ecologia do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu no dia 17 de junho, no município de Caicó, o certificado “DrylandChampionsBrazil", entregue pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Ministério do Meio Ambiente.

O certificado, da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), foi concedido ao Laboratório de Ecologia da Restauração por sua importante contribuição no desenvolvimento de técnicas avançadas para a restauração da vegetação de caatinga degradada.

O Laboratório de Ecologia da Restauração tem como objetivo avançar o conhecimento científico na área de Ecologia com o intuito de gerar novas tecnologias aplicáveis à restauração de ambientes degradados. Atua desde o ano 2000, no Brasil desenvolvendo pesquisa científica em uma variedade de ecossistemas tropicais e subtropicais.

Desertificação


A UNCCD é reconhecida como o instrumento fundamental para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais das terras secas, que incluem as ASD brasileiras.

O tema da desertificação no país encontra-se no centro da formulação política, seja pelo marco legal, por ser o objeto de Projeto de Lei, em tramitação, seja pelo significado estratégico, por ser reflexo do novo enfoque de qualificação do uso sustentável dos recursos naturais como elemento transformador da relação sociedade e meio ambiente.

CONVITE DE CANTORIA!!!


Henrique diz que Robinson está desinformado ou usa de má-fé

Ministro do Turismo reafirma parceria com o Estado, e diz que o Museu da Rampa não foi concluído por falha estrutural.
“Ou o governador está completamente desinformado, ou usa de má-fé”, declarou Henrique ao portal nominuto.com.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), disse hoje (7) à noite ter ficado ‘estarrecido’ com as declarações do governador Robinson Faria (PSD) que o acusou de não ser ‘parceiro do Estado’, e de destinar verbas do ministério apenas para municípios onde foi votado na última eleição. “Ou o governador está completamente desinformado, ou usa de má-fé”, declarou Henrique ao portal nominuto.com.

Henrique disse que o governador mencionou as obras do Museu da Rampa e do Centro de Convenções em reunião recente da bancada federal, e demonstrou desconhecer os problemas técnicos apresentados nos dois casos.

Segundo o ministro, a obra da Rampa está parada desde o ano passado porque houve falha estrutural e discordância entre a construtora e os técnicos que elaboraram o projeto. Henrique lembra que a verba de R$ 8,5 milhões foi uma conquista dele junto ao então ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira (PMDB), em 2011.

Com relação à obra do novo Centro de Convenções de Natal, o ministro explicou que o Estado ainda tenta resolver problemas de ordem ambiental, e que os recursos de R$ 30 milhões também contaram com a ajuda dele. “Ele (Robinson) não sabe o que está falando. Tudo o que faço é em favor do Rio Grande do Norte. Minha parceria com o Estado é permanente”, comentou Henrique.

Sobre o direcionamento de verbas do ministério do Turismo para municípios onde foi votado, Henrique considera que Robinson demonstra mais desinformação. “O dinheiro beneficiou 27 municípios do Rio Grande do Norte, entre os quais Assu e Macaíba, cujos prefeitos não votaram em mim. São medições antigas de obras que estavam represadas na Caixa Econômica Federal em todo o Brasil. Foram liberados cerca de R$ 4,5 milhões para o Estado de um total de R$ 60 milhões no país”, informou Henrique Eduardo Alves. “Não acredito que o governador tenha falado isso por má-fé. Não acredito”, acrescentou.

Sobre a insinuação de Robinson de que ainda está com o ‘palanque montado’, Henrique afirmou que não está com discurso político. “A eleição acabou para mim há muito tempo. Quem parece manter o discurso político é o governador, mas eu não quero polemizar com ele. Tenho trabalhado muito pelo Rio Grande do Norte”, finalizou Henrique Alves.


*Nominuto.com

Governador acusa Henrique de usar verba do ministério só para municípios onde foi votado

Para Robinson, Henrique Alves não age como parceiro do RN: “Ele critica, mas na hora do ministério ser parceiro do Estado [cadê?]".

O governador Robinson Faria (PSD) disse hoje (7) que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), só critica, e não tem sido parceiro do Estado. “A crítica (de Henrique) tem motivação política, não tem motivação técnica. Se o ministro quisesse ajudar o nosso estado a ganhar o hub (central de voos) da TAM, ele deveria liberar os convênios importantes para obras do turismo em Natal”, disparou Robinson em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM.

O governador citou um convênio do Estado com o governo federal que ele considera importante na área do turismo: “O Museu da Rampa, por exemplo, é uma obra importante, porque vai contar a história da Segunda Guerra Mundial. É uma atração histórica para quem visita Natal”. E acusa o ministro de fazer política com dinheiro público: “Ele (Henrique) está direcionando as verbas do Ministério do Turismo para as prefeituras ligadas politicamente a ele, onde foi votado para governador”.

Para Robinson, Henrique Eduardo Alves não age como parceiro do Estado do Rio Grande do Norte: “Ele critica, mas na hora do ministério ser parceiro do Estado [cadê?]. Até agora eu não vi essa parceria”, cutucou o governador.

Robinson Faria garante que os acessos norte e sul ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante estarão prontos até o final do ano que vem, e que a TAM já foi informada sobre as obras. “O acesso norte ficará pronto até o final do ano e o acesso sul no próximo ano. A TAM está acordada conosco e aceitou, e está feliz, inclusive, com essa previsão. Essa cronologia do tempo está de acordo com o com o que a TAM pediu. Em reunião com a TAM em São Paulo, após ouvir a presidente da companhia Cláudia Sender, eu disse para ela: ‘Presidente Claudia, diante do que foi exposto ai por vocês, Natal já ganhou o Hub da TAM’. E eu acredito nisso”, observou Robinson.

“Acho que o momento deve ser de desarmamento político. Como disse o ex-senador Fernando Bezerra: é hora de desmontar o palanque e pensar no Rio Grande do Norte. Palavras do senador Fernando Bezerra”, completou o governador.


*Nominuto.com

CICLO DE PALESTRAS NO CENTRO ESPÍRITA NOVA VIDA EM APODI-RN!!!


Robinson diz que sensação de insegurança é criada nas redes sociais

O governador Robinson Faria confirmou hoje (7) que vai lançar nos próximos 15 dias o programa Ronda Cidadã, ação da presença policial nos bairros e de proximidade ao cidadão para combater a violência, e tentar conter a sensação de insegurança na população.

“A sensação de insegurança que nós estamos vivendo hoje é a das redes sociais. Existem as notícias verdadeiras, e, infelizmente, também existem as notícias falsas, algumas com motivação até política, de querer prejudicar a imagem governador e do governo. Anunciaram esta semana três arrastões, quando na verdade só foi um arrastão. Os demais estavam relacionados ao roubo de um casal, cujo bandido foi preso”, declarou Robinson em entrevista ao Jornal 96, na manhã desta terça-feira (7).

O governador disse que o serviço de inteligência da PM já detectou várias notícias falsas para estimular o clima de insegurança. As pessoas serão responsabilizadas judicialmente, avisou. “São pessoas que estão torcendo contra nosso Estado, que estão querendo ver aquela situação do quanto pior, melhor”, disse o chefe do Executivo.

“Nos próximos 15 dias vamos lançar o programa Ronda Cidadã, que é inspirado no programa Tolerância Zero implantado em Nova Iorque pelo então prefeito Rudolf Juliani e que reduziu significativamente a violência. A mesma coisa foi implantada em Bogotá, na Colômbia, uma cidade que virou exemplo mundial de enfrentamento à violência. Também fui conhecer as experiências de Recife e de Fortaleza”, explicou.

O governador afirmou que o Ronda Cidadã vai assegurar a presença policial nos bairros e maior agilidade. “As equipes policiais poderão ser acionadas diretamente pelos comerciantes e chegarão ao local em três minutos”.

Segurança pública

“Há muito a ser feito. Eu reconheço que a segurança não chegou nem perto do que eu sonhei e eu vou avançar, porque eu prometi ao povo que seria o governador da segurança. Mas é importante agora eu ser fidedigno aos números. Tivemos uma redução significativa. Qual foi o instituto que revelou esses números? Foi a câmara de monitoramento que é composta pela OAB, pela Polícia Federal, pelo Ministério Público, pelos direitos humanos, que a sociedade fiscaliza. E segundo esta câmara, houve uma redução no primeiro semestre do nosso governo de 15% em homicídios, quando a própria ONU, o próprio governo federal estipula como meta 5% ao ano, nós reduzimos 15% em seis meses. Na questão de roubo e assalto, tivemos uma redução de 10%”.

*Nomiuto.com

Presidente do PSB diz que não há obstáculo para filiação de Marta Suplicy

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, diz que não há nenhum obstáculo para a filiação de Marta Suplicy, marcada para 15 de agosto. Segundo ele, a senadora nunca tratou de financiamento de campanha durante as negociações. A ex-petista andou cogitando se aliar ao PMDB para garantir mais tempo de TV na disputa à Prefeitura de São Paulo em 2016, mas Siqueira garante que a senadora já bateu o martelo com a legenda socialista.

*O Xerife.

Grupo pretende incentivar a divulgação das belezas naturais do interior potiguar

Grupo formado é composto por profissionais de áreas diversas, como educação e comunicação, pretendendo conscientizar a sociedade e autoridades.
Portalegre é uma das cidades do Rio Grande do Norte com potencial turístico no interior – Foto Célio Duarte

Gazeta do Oeste: Divulgar o turismo regional e dar suporte a essa atividade é o objetivo do projeto Circuito das Serras, idealizado no Alto-Oeste potiguar. A proposta reúne um grupo composto por profissionais de áreas diversas, como educação e comunicação, pretendendo conscientizar a sociedade e autoridades sobre a importância de investir no potencial das cidades do interior do Rio Grande do Norte.
“A iniciativa reúne pessoas insatisfeitas com a divulgação do turismo do interior do Estado. Então, decidimos criar um grupo no WhatsApp, denominado Circuito das Serras, integrando autoridades políticas, para discutirmos uma forma de impulsionar o turismo da região”, disse Soraya Vieira, integrante do grupo.
Iniciadas em maio, as ações não se restringem à plataforma virtual. O grupo já reuniu em Portalegre, uma das cidades turísticas da região, onde tiveram um encontro com o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
“Ficou acordado que o secretário estaria no dia 8 de julho na região, para discutirmos o potencial turístico do Alto-Oeste, mas a visita foi cancelada. Vamos, agora, propor uma nova data. Queremos criar uma consciência turística na região, a fim de que as pessoas divulguem as belezas das suas cidades, permitindo a geração de renda nos municípios”, disse Soraya.
Ela ainda ressaltou que, durante as visitas aos municípios, os integrantes do grupo vão registrar os pontos turísticos, para divulgação posterior, além de apresentar sugestões, a fim de que as cidades se preparem, estruturalmente, para a promoção da atividade turística.

CONVITEDE CANTORIA!!!!


Dupla em moto assalta agência dos Correios em Riacho de Santana

Riacho de Santana (RN) - Na tarde desta terça-feira (07), dois homens assaltaram a agência dos Correios da cidade de Riacho de Santana, município situado na Região do Alto Oeste Potiguar.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 14h49minm os assaltantes armados, um usava capacete e outro boné invadiram a agencia e anunciaram o assalto. Os suspeitos levaram o dinheiro que estava no caixa.

Câmera do circuito interno da referida agência registrou o momento em que os assaltantes chegaram ao local e assaltaram. As fotos foram cedidas pela Polícia Militar (PM).

Após a ação criminosa os assaltantes fugiram em direção à zona rural do referido município. A Policia segue em diligencia no intuito de localizar e prender os dois assaltantes.

*Blog do Sgt Andrade/O Câmera.

Crediarista mudo é morto durante uma tentativa de assalto na zona rural de Assú.

O crime aconteceu na manhã de hoje 07 de julho, na comunidade de Poré, na Rn 016, zona rural de Assú, no interior do Rio Grande do Norte.

Segundo informações, um crediarista mudo, que estava com seu material de venda em uma motocicleta, foi seguido por dois elementos que também estavam de motocicleta e tentaram assalta-lo. Mudinho como era conhecido o crediarista foi morto ao tentar reagir a ação criminosa. "Será possivel que ele não tenha entendido o comando dos bandidos"?

O corpo do crediarista foi encontrado caído e já sem vida as margens da via ao lado da motocicleta. Aparentemente nada foi levado, mas a polícia acredita em crime de latrocínio, “Roubo seguido de morte”. Foi a segunda morte violenta na cidade de Assú em menos de 24 horas.


 
Veja a galeria de fotos

*Informações e imagens: Focoelho/OCâmera.

CONVITE DE CANTORIA!!!!


Ufesa divulga lista dos convocados da primeira chamada do Sisu

De Fato: Ufersa divulga lista dos candidatos convocados para a primeira chamada do SISU que confirmaram interesse em ocupação de vaga para o segundo semestre letivo de 2015.

Os candidatos que optaram por participar da Lista de Espera devem acompanhar no site da Ufersa, a partir desta terça-feira (7), quando serão disponibilizadas informações sobre a etapa de demonstração de interesse através de Formulário Eletrônico.

Todos os candidatos que tiverem demonstrado interesse na Primeira Chamada ou na Lista de Espera devem acompanhar regularmente o Portal Ufersa onde será divulgado o período para entrega de documentação referente a matrícula.

Os candidatos que não tiverem demonstrado interesse na Primeira Chamada ou na Lista de Espera através dos formulários eletrônicos disponibilizados estarão automaticamente eliminados deste processo seletivo.

Os candidatos que não comparecerem ou não apresentarem a documentação em data a ser estipulada, de acordo com sua opção por cotas ou por ampla concorrência perderão a vaga e serão eliminados deste processo seletivo.

OPORTUNIDADE

Ao todo, a Ufersa está ofertando 1.300 vagas distribuídas em: 690 para o Câmpus Mossoró; 200 no Câmpus Angicos; 210 no Câmpus Caraúbas e 200 no Câmpus Pau dos Ferros.

A novidade para essa segundo semestre é o acréscimo dos cursos de Arquitetura e Ciência da Informação, ambos em Pau dos Ferros, além do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia que agora passa a ser oferecido no turno noturno com 80 vagas.

CENTRO ESPÍRITA NOVA VIDA COM MAIS UM CICLO DE PALESTRAS EM APODI