segunda-feira, 20 de julho de 2015

Projeto de pesquisa sobre índigenas do Sagi-Trabanda seleciona bolsista

O projeto de pesquisa “Território, emergência étnica e parentesco: uma etnografia dos Potiguara do Sagi-Trabanda/RN” está com inscrições abertas, até 4 de agosto, para uma bolsa de iniciação científica na área de Antropologia, destinada a estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O projeto é coordenado pelo professor José Glebson Vieira, do Departamento de Antropologia da UFRN. O objetivo é desenvolver um estudo etnográfico sobre os Potiguara da aldeia de Sagi-Trabanda, município de Baía Formosa, que lutam pelo reconhecimento da comunidade.

Mais informações sobre a pesquisa no endereço em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/departamento/pesquisa.jsf?id=144.

Estudantes interessados na bolsa podem entrar em contato com o professor Vieira, até o dia 4, pelo e-mail: jglebson@gmail.com. Na mensagem, devem explicar o porquê do interesse pelo projeto.

LUIZ CARLOS DE MENDONÇA MARTINS ASSUME PREFEITURA DE MOSSORÓ

De JBelmont: O prefeito Francisco José Júnior transmitiu, na tarde desta segunda-feira, 20, o cargo ao vice-prefeito Luiz Carlos de Mendonça, em solenidade no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência. O chefe do Executivo local estará de licença pelos próximos 10 dias, para tratar de assuntos particulares.

“Passo, com total confiança e tranquilidade, o cargo para Luiz Carlos, que pela segunda vez assume o comando do Executivo. Na primeira oportunidade, em dezembro do ano passado, o prefeito em exercício desempenhou a função com bastante dinamismo e compromisso, realizando um grande trabalho”, destacou Francisco José Júnior.

A solenidade de transmissão de cargo foi prestigiada por familiares do prefeito em exercício, lideranças sindicais, secretários e secretárias municipais, imprensa e vereadores. O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Jório Nogueira, destacou a parceria entre o prefeito Francisco José Júnior e o vice-prefeito Luiz Carlos de Mendonça.

GRANDE CANTORIA NO SÍTIO SANTA CRUZ!!!

83ª Morte violenta em Mossoró: Ex presidiário foi encontrado morto no Loteamento Ouro Negro

Na manhã de hoje, 20 de julho, populares acionaram a Central de Operações da Policia Militar com a informação da existência de um corpo no meio de uma estrada carroçável, próximo à entrada do Loteamento Ouro Negro III, no bairro Alto do Sumaré.

A Polícia localizou o corpo, que estava emborcado e apresentava várias perfurações de balas e acionou a equipe de Plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, Unidade Regional de Mossoró, para os procedimentos e a remoção.

No bolso do short o Perito Criminal encontrou um documento de intimação expedido pelo Drº Claudio Mendes Junior, Juiz da vara das execuções penais de Mossoró, intimando a pessoa de Alailton Benedito da Silva, Pedreiro de 35 anos de idade, residente no bairro Bom Pastor em Mossoró.

Como não havia documento com fotografia para comparação com a imagem do morto, a identificação oficial deverá ser feita na Coordenadoria de Medicina Legal “Comele” na sede do Itep, mas a polícia acredita que a vítima seja mesmo “Alailton Ceará” como era conhecida a vítima.

Desde a noite de ontem, 19, circula nas redes sociais a informação que uma pessoa foi levada a força de sua residência no bairro Aeroporto, por dois homens em um veículo do tipo Golf prata. A Delegada de Homicídio, Drª Liana Aragão disse que não há Registro da ocorrência da Delegacia de Homicídios, mas não descarta a possibilidade.

Agentes da Delegacia Especializada em Homicídios “Dehom” estiveram no local acompanhando a perícia criminal e colhendo informações que possam identificar e prender os assassinos. 




*Informações e imagens: O Câmera.

SISUTEC: COMEÇAM HOJE INSCRIÇÕES PARA VAGAS REMANESCENTES

A partir de hoje, segunda-feira (20), quem quiser cursar um curso técnico poderá se inscrever nas vagas que não foram ocupadas.

Nesta etapa, não é necessário ter feito o Enem, basta ter concluído o ensino médio nos últimos três anos, de 2012 a 2014, independentemente da data de emissão do certificado.

Os interessados devem acessar o site do Sisutec até o dia 2 de agosto. Após a inscrição, o candidato deverá confirmar a matrícula na instituição na qual se inscreveu. Caso isso não seja feito, a inscrição será cancelada.

O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos técnicos, em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, com base na nota do Enem. Cerca de 212 mil se inscreveram nas chamadas regulares do sistema.

Nesta edição, são ofertadas 83.641 vagas em 515 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. As aulas começam no período de 3 a 31 de agosto.

(Fonte: Agencia Brasil ).

CONCURSOS PARA CORPO DE BOMBEIROS E POLÍCIAS CIVIL E MILITAR NO RN

A secretária de Segurança Pública e Defesa Social do RN, Kaline Leite, confirmou a realização de concursos públicos para a Polícia Civil, Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte.

O processo junto ao Tribunal de Contas do Estado já teve início. A contratação dos novos servidores servirá para atender o efetivo das três classes, que conta com uma deficiência de aproximadamente 9 mil homens.

Data para realização dos concursos e número de vagas não foram definidos, mas a secretaria garante que até o fim do ano pelo menos o edital para o Corpo de Bombeiros seja lançado.

Final de semana com 13 mortes violentas na Região Oeste do Rio Grande do Norte

05 Pessoas morreram vítimas de acidente nas BRs da Região Oeste Potiguar.
06 Foram mortas por disparos de arma de fogo.
01 Adolescente morreu em confronto com a Polícia Miliar em Mossoró.
01 Popular foi morto a golpes de faca peixeira na cidade de Ipanguaçu.
 
18 de julho, sábado à tarde, um motociclista morreu vítima de acidente de motocicleta na BR 110 entre Mossoró e Upanema. Lúcio Lima Fontenelle Filho, 32 anos de idade, trafegava em uma motocicleta com placas de Itaiçaba, no estado do Ceará e teve sua visão prejudicada por um carcará que comia um animal morto na pista. Segundo informações, quando o carcará tentou levantar voo, bateu no capacete de Lucio e ele perdeu o controle da motocicleta, morrendo no local.
 
18 de julho, sábado à tarde, uma colisão carro com moto no Km 164 da BR 405, próximo ao trevo de acesso a cidade de Marcelino Viera, um veículo tipo fiat uno com placa de Uiraúna no estado da Paraíba, colidiu com uma motoneta que era conduzida por “Antônio Paulino Dias”, residente na cidade de Marcelino Vieira. O motociclista foi socorrido pela equipe de uma Unidade do Samu para o Hospital Regional em Pau dos Ferros, mas não resistiu.
 
18 de julho, Sábado à noite, Rodrigo dos Santos Silva, “Paulista” de 22 anos de idade, natural da cidade de Suzano no estado de São Paulo e residente em Baraúna, foi morto no início da noite, na Rua Professor Amauri Ribeiro, a conhecida rua da vara no centro da cidade. Ele foi atingido com um disparo de uma arma que utiliza cartucho como munição e cerca de três disparos de outra arma de calibre menor. Segundo informações, Rodrigo morava em Baraúna e com medo de ser morto foi embora para São Paulo com toda família. A família retornou, mas Rodrigo permaneceu na capital Paulista e foi morto assim que retornou à cidade de Baraúna.

 
19 de julho, domingo logo cedo, um jovem foi encontrado morto em uma estrada carroçável de acesso ao Sitio Santana na zona rural de Mossoró. Segundo informações, “João Carlos Andrade de Lima” de 19 anos de idade, foi sequestrado por três homens, na noite de sábado dia 18, no bairro Aeroporto. Os homens teriam retirado o jovem a força de sua residência e teriam levado em um veículo. Ele foi assassinado com um disparo de espingarda no pescoço e outro disparo no peito de uma arma de menor calibre.
 
19 de julho, domingo de manhã, um adolescente trocou tiros com a polícia militar e morreu no confronto. Segundo informações os policiais procuravam elementos acusados de envolvimento em um assalto no centro de Mossoró e quando chegaram no bairro Santo Antônio foram recebidos a bala. Os policiais reagiram e Robson Carlos de Araújo Gomes, de apenas 16 anos de idade, foi ferido e mesmo socorrido às pressas, já chegou morto no Hospital Regional Tarcísio Maia. A polícia, foi informada que o pai e um irmão dele também teriam participado do confronto. Um revólver calibre 38 com munições deflagradas foi apreendido

 
19 de julho, Domingo 10 horas e 30 minutos, duas pessoas morreram vítimas de acidente de transito no Sitio Vira Mundo, na zona rural de Antônio Martins, Região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo informações, as vítimas conhecidas apenas como “Dimas” e “Daniel” perderam o controle de uma motocicleta em uma curva, desceram uma ribanceira e morreram no local.

19 de julho, Domingo, Gilderlan Ribeiro do Nascimento, de 30 anos de idade, filho de um Sgt da Policia Militar se envolveu em uma confusão com um indivíduo, na cidade de Macau e foi baleado. O jovem morreu dentro da Unidade do Samu a caminho do hospital em Natal. Sem muitos detalhes.

 
19 de julho, domingo à noite, Francisco Pedro de Paiva Filho, de 52 anos de idade, natural de Apodi, morreu vítima de acidente na BR 405, próximo a empresa de agua mineral, saindo de Apodi para Mossoró. Testemunhas informaram a Polícia Rodoviária Federal, que o senhor trafegava de motocicleta pela contramão da via e teria colidido frontalmente com um veículo do tipo Fiat Palio de Pau dos ferros, que trafegava no sentido contrário.

19 de julho, início da noite de domingo, o jovem “Fagner Almeida Rodrigues, de 23 anos de idade” e seu pai, “Francisco Canindé Alves”, de 47, foram mortos no bairro Leandro Bezerra na cidade de Caraúbas. Fagner foi baleado e morreu no local. Canindé dos Fogões como era conhecido, foi socorrido para o Hospital da cidade, mas não resistiu. A polícia não descarta a possibilidade de pai e filho terem sido mortos por engano, já que as vítimas não têm envolvimento com delitos na cidade ou região.
 
19 de julho, domingo à noite, um jovem foi morto e outro baleado durante uma festa de vaquejada no município de Campo Grande. Segundo informações,Marcos Fabio Brito de Souza, de 26 anos de idade participava da festa acompanhado com seu pai e amigos, quando foi surpreendido por um indivíduo que já chegou ao local armado de pistola ja atirando. Francisco Ferreira de Lima Filho, de 26 anos, que é vaqueiro da fazendo da família de Fabio tentou reagir e também foi baleado na cabeça. Os dois chegaram a ser socorridos para o hospital da cidade de Campo Grande. Fabio já chegou morto e Chico foi transferido para o Tarcísio Maia em Mossoró. Segundo informações seu estado de saúde é muito grave. O acusado tomou uma motocicleta de assalto para fugir do local. Segundo informações, não confirmadas pela polícia local, o acusado foi reconhecido pelos amigos de Fabio.
19 de julho, domingo à noite, na cidade de Ipanguaçu, Luiz Leandro de Aguiar, 29 anos de idade, morador do bairro Maria Romana, foi surpreendido e morto a facadas, na calçada da casa de seu tio. Segundo informações, dois indivíduos foram vistos saindo do local de motocicleta.

*Informações e imagens: O Câmera.

PLACAR E CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SÉRIE A 14ª RODADA

Placar

Corinthians 1 x 0 Atlético -MG
Internacional 2x1 Goiás
Flamengo 1x0 Grêmio
Atlético-PR 1x0 Chapecoense
Sport 2x0 São Paulo
Palmeiras 1x0 Santos
Fluminense 1x2 Vasco
Figueirense 0x0 Coritiba
Joinville 1x1 Ponte Preta
Cruzeiro 1x1 Avaí

Veja a classificação do Momento

C CLUBE PG JG VI SG
1 Atlético-MG 29 14 9 15
2 Corinthians-SP 29 14 9 8
3 Fluminense-RJ 27 14 8 5
4 Sport-PE 27 14 7 10
5 Grêmio-RS 26 14 8 5
6 Palmeiras-SP 25 14 7 12
7 São Paulo-SP 24 14 7 7
8 Atlético-PR 22 14 7 1
9 Chapecoense-SC 19 14 6 -
10 Internacional-RS 19 14 5 -3
11 Ponte Preta-SP 18 14 4 -1
12 Cruzeiro-MG 17 14 5 1
13 Avaí-SC 17 14 4 -5
14 Flamengo-RJ 16 14 5 -6
15 Figueirense-SC 16 14 4 -6
16 Goiás-GO 13 14 3 -2
17 Santos-SP 13 14 3 -5
18 Vasco da Gama-RJ 12 14 3 -15
19 Coritiba-PR 10 14 2 -9
20 Joinville-SC 9 14 2 -10.

MAIS INFORMAÇÕES DO ACIDENTE OCORRIDO NA 405 EM APODI

Por volta das 18:40 da noite deste Domingo dia 19/07, um acidente de trânsito do tipo colisão frontal, tirou a vida da pessoa identificada como Francisco Pedro de Paiva Filho, mais conhecido por "Francimar", de 52 anos de idade, natural de Apodi-RN.

O acidente aconteceu na BR-405, nas proximidades da Água Mineral Cristalina do Oeste, e segundo informações repassadas a policia, informou que a vítima que teve morte imediata no local, trafegava numa motocicleta do tipo Bros, de cor vermelha, no sentido Apodi-Mossoró, quando invadiu a contra-mão, chocando-se violentamente num carro tipo Fiat Pálio, de cor prata, com placas de Pau dos Ferros, dirigido por uma mulher de identidade não revelada.

Uma guarnição da Rádio Patrulha da Policia Militar, isolou a área do acidente, até a chegada do ITEP, que após os precedimentos de perícia, removeu o corpo para a sede do órgão na cidade de Mossoró.


*Sentinelas do Apodi.

VAZAMENTOS EM CAIXAS D'ÁGUA, LAJES E CALHAS AGORA TEM SOLUÇÃO! AC IMPERMEABILIZAÇÃO!