terça-feira, 4 de agosto de 2015

Ministério da Educação assegura recursos para curso de Medicina da UFERSA

Curso de Mecina de Mossoró e Assú serão beneficiados

De Scarlack: A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José de Arimatea de Matos, estiveram reunidos, nesta terça-feira (4), com o secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Claudio Costa, para tratar da liberação de recursos para o curso de medicina de Mossoró e Assu.

Segundo a senadora, o secretário reafirmou que está mantido o compromisso do MEC com a universidade e que, agora, está sendo feito apenas um reajuste do calendário de repasses, devido às questões orçamentárias que o país vive.

MOSSORÓ: Popular foi socorrido apresentando ferimentos no pescoço e na boca provocado por disparos de arma de fogo na Favela do Fio


Um popular de 41 anos de idade, morador da favela do fio, próximo ao Abolição IV, em Mossoró no Rio Grande do Norte, foi socorrido no final da tarde de hoje, 04 de agosto, apresentando ferimentos no pescoço e na boca provocados por disparos de arma de fogo.

João Nogueira dos Santos, foi encontrado por populares que acionaram o socorro médico e a Central de Operações da Policia Militar. Uma senhora moradora da Favela, prestou socorro e acompanhou a vítima para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas não sabe dizer o que teria acontecido.

Depois de receber atendimento médico no local João Nogueira foi levado para o hospital pela equipe de uma Unidade com Suporte Básico “Bravo” do Samu. Segundo a técnica da equipe do Samu, Monica, a vítima apresentava duas perfurações na região do pescoço e a arcada dentária parcialmente destruída pelos disparos.

A Polícia tentou ouvir a vítima no hospital, mas o mesmo apresentava dificuldade na comunicação e não conseguiu explicar nada sobre o ocorrido.

  
 As imagens eu recebi pelo Whatsapp.
*O Câmera.

CONFIRA AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DA FESTA DO BODE

Por Neto Queiroz:
A 17ª edição da Festa do Bode, que ocorrerá de 6 a 9 de agosto, no Parque de Exposição Armando Buá, em Mossoró, contará com animação das bandas locais. O evento movimentará no município cerca de R$3 milhões na economia potiguar.

O Forró pé de Serra é o estilo que dominará os quatro dias da Festa do Bode. Artistas locais como Dayvid Almeida e Forró Pegada de Luxo vão animar o evento.

Ao todo, são cerca de 120 barraqueiros de pequeno e médio portes; 4 restaurantes participantes do festival gastronômico; mais de cem criadores e expositores de ovinos, bovinos e caprinos de todo o país.

A programação da feira de negócios contempla também apresentações culturais, shows de artistas locais, feira de artesanato, seminários e cursos voltados para os empreendedores do agronegócio, torneio leiteiro e o aerobode.

17ª FESTA DO BODE - 6 a 9 de agosto de 2015

DIA 06/08/2015 (QUINTA-FEIRA)

19h – Ednardo Santos e Forró Pé de Serra

20h – Abertura oficial da 17ª Festa do Bode

21h – Ednardo Santos e Forró Pé de Serra

22h – Forró dos 3

00h – Forró Busão 100 freio

DIA 07/08/2014 (SEXTA-FEIRA)

19h – Forró AV

21:30h – Forró com Ela

22h – Aline Reis

01h – Ewerton Linhares

DIA 08/08/2014 (SÁBADO)

12h – Forró Eita Nós

15h – Forró Azunhado

18h – Ednardo Santos e Forró Pé de Serra

21h – Forró Estilo de C

22h – Pegada de Luxo

00h – Dayvid Almeida

02h – Wonney Saraiva

DIA 10/08/2014 (DOMINGO)

12h – Forró AV

15h – Forró Estilo de C.


EM GREVE, SERVIDORES E TÉCNICOS REALIZAM ATO NOS 10 ANOS DA UFERSA

Com o tema “UFERSA, 10 ANOS: E AGORA?”, professores, servidores e estudantes realizarão nesta quarta-feira (05), um ato público em frente ao campus Central da universidade contra os cortes na educação promovidos pelo Governo Federal.

O movimento faz referência aos 10 anos da transformação da Escola Superior de Agronomia de Mossoró (ESAM) em Universidade Federal Rural do Semiárido, comemorado no dia 1º de agosto. Também foram convidados para a atividades, servidores de outras instituições de ensino e a sociedade em geral.

"Vamos rememorar o aniversário de 10 anos da Ufersa, pensando como os aspectos da precarização tem atingido diariamente o nosso trabalho, refletindo nas diferentes atividades acadêmicas - ensino, pesquisa e extensão, na graduação e pós-graduação", disse o presidente da Associação dos Docentes da Ufersa, Joaquim Pinheiro.

O ato destaca o atual momento do ensino público superior, marcado pelos cortes orçamentários à educação, que superam os R$ 10,5 milhões, e pelo rápido processo de precarização das condições de trabalho e do ensino, que atinge os três segmentos da universidade.

No próximo dia 05 deste mês, será realizada em Brasília uma grande manifestação dos servidores públicos federais em greve. O objetivo é reivindicar do governo negociações efetivas para a resolução do impasse. Os professores e servidores federais estão em greve desde o dia 28 de maio. Segundo o Sindicato Nacional, 41 instituições estão paralisadas devido à greve dos docentes.

Em sua pauta de reivindicações, as categorias lutam pela defesa do caráter público da universidade, contra os cortes orçamentários, melhores condições de trabalho e ensino, garantia da autonomia universitária, reestruturação da carreira docente e valorização salarial de ativos e aposentados, além de um reajuste salarial de 27,3% em parcela única.

O Ministério do Planejamento diz que aguarda resposta da categoria sobre proposta de reajuste de 21,3%, parcelado em quatro anos.

Fonte: Mossoró Hoje.

Dilma convida Henrique para lhe acompanhar em agenda no Rio de Janeiro

Ministro do Turismo cumprirá agenda com a presidente da República nesta quarta-feira, 5/08/2015.
Durante jantar com o Ministro Henrique Alves no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma Rousseff lhe convidou para juntos cumprirem agenda no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (08).

Vão participar de evento oficial que marca a contagem regressiva de um ano para a Olimpíada.

O ministro tem ressaltado que os jogos olímpicos marcam o ápice de um calendário de grandes eventos que colocaram o Brasil em destaque no cenário mundial.

AGENDA
O Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, jantou com a presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (03), no Palácio da Alvorada, onde pôde externar sua preocupação com a Seca que atinge o Rio Grande do Norte e o Nordeste como um todo.

“Externei a presidenta Dilma minha preocupação com os efeitos da Seca que atinge a nossa região. No Rio Grande do Norte, muitas cidades do Seridó, Oeste e Alto Oeste já estão sendo abastecidas por carros pipa”, ressaltou o Ministro.

Uma solução próxima e definitiva para resolver o problema que atinge o Rio Grande do Norte e os outros Estados do Nordeste é o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional.

*Fonte: Blog de Heitor Gregório.

Cosern está impedida de suspender fornecimento de energia a órgãos públicos

O Xerife: O juiz João Eduardo Ribeiro de Oliveira determinou que a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) abstenha-se de suspender o fornecimento de energia elétrica a unidades municipais de Touros que prestem serviços essenciais, tais como: unidades de fornecimento de água, iluminação pública, hospitais, postos de saúde, escolas, dentre outros.

O Município de Touros ingressou com uma Ação Declaratória com pedido de antecipação de tutela contra a Cosern, sob alegação de que foi suspenso o fornecimento de energia elétrica em cinco contratos que estavam inadimplentes e mesmo com o pagamento das faturas em atraso a empresa negou-se a realizar restabelecimento do serviço alegando que a municipalidade era devedora em outros contratos junto a ela.

VAZAMENTOS EM CAIXAS D'ÁGUA, LAJES E CALHAS AGORA TEM SOLUÇÃO!


Rogério critica ação do MST em Natal: "Atentado contra turismo e economia do RN"

A ação do Movimento Sem-Terra (MST) no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (03), marcada pelo fechamento da principal via de acesso ao aeroporto Aluízio Alves, foi criticada pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB). O tucano cobrou uma reação "firme das autoridades constituídas" e lamentou os prejuízos que foram causados ao Estado com a atitude dos manifestantes.

"O fechamento da via de acesso ao aeroporto é um atentado contra o turismo e a economia do RN. Um protesto não pode ultrapassar os limites do direito coletivo. Uma instituição que não tem CNPJ, que faz protestos com membros armados intimidando e constrangendo a população. Uma milícia bolivariana à margem da lei", disse Rogério Marinho.

Ainda de acordo com o parlamentar, o MST, com a atitude, "agride o estado de direito e a constituição brasileira, o direito de ir e vir é sagrado".

O protesto no RN durou cerca de 8 horas. Durante todo este período, os passageiros precisaram descer na área bloqueada pelo MST e caminhar até o terminal aeroportuário para não perderem seus voos. A situação gerou repercussão na imprensa nacional.
 

Assessoria de imprensa - Rogério Marinho

ROBINSON FAZ O DISCURSO DO RETROVISOR

Trecho de entrevista do governador Robinson Faria hoje cedo a Rádio Rural FM, de Caicó:

“Robinson não tem culpa de ter recebido o Estado com dificuldades financeiras. Apenas quatro milhões de reais em caixa e 1 bilhão em dívidas vencidas. Também não tenho culpa de ter recebido o Estado acima do Limite Legal, o que me impede, mesmo eu tivesse fluxo financeiro para pagar, de conceder qualquer aumento ao Servidor. Até porque o governador não está acima da Lei. Não há um viés jurídico em que eu possa conceder aumentos”.
 
*Neto Queiroz.

O moto-taxista Sebastião Andrade foi assassinado em Caicó

O moto-taxista, Sebastião Andrade, foi assassinado na noite desta segunda-feira (03), por volta das 19hs30min com disparos de arma de fogo em Caicó. Ele estava em uma moto Yamaha Factor UBR 125, cor vermelha e ano 2010.

O crime foi registrado no final da Avenida Seridó, em uma pequena rotatória de acesso a passagem molhada do Rio Barra Nova, que também dá acesso ao Bairro João XXIII.

Segundo Informações, homens armados em um Golf de cor prata ou cinza se aproximaram e abriram fogo. Um deles estaria armado de escopeta de calibre 12. Os tiros atingiram a região abdominal esquerda da vítima que morreu ali mesmo. As vísceras ficaram à mostra por causa da violência dos tiros.

Policiais militares e Civis foram acionados e realizaram diligências.

O local também foi isolado e o corpo removido para ser necropsiado em Mossoró. O problema da falta de médico legista em Caicó, persiste.

Este é o vigésimo quarto homicídio registrado em Caicó, neste ano de 2015.

 
 Retirado do Blog Sidney Silva 
O Câmera.

ANIVERSARIANTES DE HOJE!!!

Parabéns, Chico de Pedro! Muitos anos de vida abençoados por Deus!!!
Parabéns dona Edileuza!!! Felicidades e muitos anos de vida!!!
Parabéns Leonardo Morais!!! Muitos anos de vida!!!
Parabéns Eliberto Morais!!! Muitos anos de vida!!!
José Francisco de Oliveira (ZÉ MACACO) hoje completa mais um ano de vida! E queremos aqui desejar muitas felicidades, paz, saúde e que o Senhor Deus esteja sempre do seu lado!! Seu Zé, hoje muita gente de Apodi sabe o quanto o senhor foi importante para a sociedade apodiense. É digno de ser reconhecido por muita gente, que para se formar passou pelas suas mãos. Então, seu Zé, Feliz aniversário!!!

Prefeito Francisco José Júnior recebe atleta medalhista no PAN

A medalhista pan-americana Aline de Paula foi homenageada pela Prefeitura de Mossoró 
O prefeito Francisco José Júnior recebeu na tarde desta segunda-feira, 3, a medalhista pan-americana Aline de Paula no Salão dos Grandes Atos, do Palácio da Resistência. A jovem de 21 anos participou dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, na modalidade karatê e conquistou a medalha de bronze. Além da atleta medalhista, Alice Melo, do ciclismo, e Hércules Queiroz, único brasileiro como árbitro do karatê na competição, foram convidados para participar da solenidade, mas não puderam estar presentes.
Representantes da Câmara Municipal de Mossoró (CMM) e alguns secretários também estiveram presentes na solenidade. Durante o discurso, o prefeito agradeceu e reconheceu o trabalho duro dos atletas para disputarem os Jogos Pan-Americanos como representantes da cidade. O feito histórico de participar e conquistar a medalha de bronze foi enaltecido pelo prefeito, principalmente por essa ser a primeira vez que um mossoroense ganha uma medalha na principal competição do continente americano. Aline de Paula recebeu das mãos do prefeito uma Comenda do Mérito Esportivo por representar a cidade.

Quero deixar os meus parabéns para Aline de Paula, Alice Melo e Hércules Queiroz por representarem Mossoró nos Jogos Pan-Americanos. O nosso governo tem investido no esporte, pois através do esporte também estamos investindo em educação, saúde e lazer. A Secretaria de Esporte e Lazer foi criada no nosso governo e já conseguimos muitos avanços. Tivemos a municipalização do Nogueirão, iluminação de 11 campos de futebol e agora começamos a reforma do Ginásio Pedro Ciarlini. Mesmo com as dificuldades, estamos apoiando o esporte”, afirma o chefe do executivo municipal.


*Por Carlos Skarlack.

PROFESSORES EM GREVE TÊM APOIO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Estudantes de universidades federais promoveram, ontem, ato em apoio à greve dos professores. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), atualmente professores de 54 instituições federais de ensino superior paralisaram as aulas. A greve de professores afetava a rotina de dois institutos e 34 universidades federais em 22 estados.

VAZAMENTOS EM CAIXAS D'ÁGUA, LAJES E CALHAS AGORA TEM SOLUÇÃO!