quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Audiência Pública discute violência doméstica

Crédito da foto: João Gilberto
A violência dentro das residências do Rio Grande do Norte foi tema de discussão na tarde desta quarta-feira (20). Por proposição da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), diversos órgãos públicos e representantes da sociedade civil organizada discutiram ações capazes de diminuir casos de agressões e crimes dentros dos lares. Na audiêcia, os presentes elogiaram dois projetos apresentados pela parlamentar ligados à proteção das mulheres.

Contando com as presenças dos deputados Hermano Morais (PMDB) e Márcia Maia (PSB), a audiência levantou a discussão sobre o tema que está dentro da "Semana Nacional de Justiça Pela Paz em Casa". A falta de ações efetivas para coibir a aproximação de criminosos às vítimas de agressões e a dificuldade em difundir a cultura de respeito às mulheres foram alguns dos pontos abordados. Para tentar minimizar os problemas, a deputada Cristiane Dantas apresentou dois projetos.

No primeiro, que foi apresentado e tramita na Casa, a deputada sugeriu a criação do Mês de Proteção à Mulher, sempre em agosto, inserindo no calendário oficial do Rio Grande do Norte a campanha para buscar a mudança cultural do machismo e, assim, contribuir para erradicar a violência contra as mulheres.

Na segunda proposta, que também já está em tramitação, a parlamentar propõe a criação da Patrulha Maria da Penha, onde residências e locais de trabalho de mulheres que foram vítimas de agressões e tenham medida protetivas determinadas pela Justiça deverão ser patrulhados pela Polícia Militar.

"Isso já é uma realidade em alguns estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul, e acredito na eficácia no Rio Grande do Norte, principalmente se aliado a uma campanha constante para a conscientização da população e erradicação do machismo", disse a deputada.

A deputada Márcia Maia (PSB) também enalteceu a proposta de Cristiane Dantas, assim como representantes das entidades presentes. Para a parlamentar, no entanto, é preciso que se dê mais estrutura para o trabalho das delegacias de polícia que investigam crimes contra as mulheres. A deputada garantiu que vai continuar cobrando ações nesse sentido do Poder Executivo.

"Não deixaremos de lutar e traduzir na tribuna desta Casa o sentimento das mulheres que fazem o Rio Grande do Norte. Somos maioria e, infelizmente, estamos vendo essa violência aumentar. É preciso mudar", disse Márcia Maia.

Detento é esfaqueado nos corredores da Cadeia Publica de Mossoró

O detento "Railton de Souza Oliveira" foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, apresentando muitas perfurações pelo corpo. Segundo informações, ele foi brutalmente espancado e esfaqueado nos corredores da Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza, em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A direção do órgão descarta a informação de confronto envolvendo grupos rivais e acredita na possibilidade de intrigas, fora da cadeia.

Segundo informações, a cadeia Pública de Mossoró, não existe detento do Primeiro Comando da Capital, “PCC”, apenas alguns pertencentes ao Sindicado do RN.

No final da tarde de hoje, 19 de agosto, ocorreu uma falta de energia e um transformador localizado ao lado do presidio, foi danificado. Com isso todos os detentos foram colocados nos corredores na Cadeia.

Os agentes foram avisados e a primeira providência foi prestar os primeiros socorros, conduzindo a vítima ao hospital. Os responsáveis, pela agressão ainda não foram identificados.

A Cadeia Pública de Mossoró, tem capacidade para abrigar pouco mais de 100 presos em regime provisório, mas segundo informações, hoje, conta com uma população de aproximadamente 250 detentos, aguardando julgamento ou condenado aguardando vagas em outro presidio.

No final da tarde a Cosern fez os reparos no transformador e no início da noite os presos já estavam retornando as Celas.

*O Câmera.

CONVITE DE CANTORIA!!!

Lajedo Soledade, em Apodi, será tema de programa em rede nacional

Do Xerife: O regresso do Rio Grande do Norte à vitrine do turismo nacional tem despertado o interesse da mídia em transmitir programas que mostrem o potencial cultural, turístico e folclórico do Estado potiguar. Além das 36 matérias a serem exibidas na Record, SBT e Rede TV a partir de setembro, a TV Brasil também desembarca no RN nesta quinta-feira (20) para gravar um especial para o programa Expedições, totalmente dedicado ao Lajedo Soledade, situado na Chapada do Apodi, região Oeste potiguar.

A logística para receber a equipe de reportagem foi montada pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado do Turismo e Emprotur, com recursos do projeto RN Sustentável. O ‘Expedições’ está na TV aberta há 19 anos, em rede nacional, exibido aos sábados, a partir das 12h30. A direção é da jornalista Paula Saldanha, que há mais de 30 anos documenta a riqueza étnica, natural e cultural do Brasil. O projeto de documentação foi iniciado em 1977 com o biólogo Roberto Werneck, já com premiações no país e no exterior.

Taxistas intermunicipais bloqueiam pontes de Mossoró e estradas

Os manifestantes se sentaram no chão e queimaram pneus. Um forte aparato policial acompanhou o movimento. Em vários momentos os ânimos ficaram exaltados.

Do Gazeta do Oeste: Mossoró vive um clima de protestos nesta manhã. Taxistas de veículos alternativos intermunicipais bloquearam estradas que dão acesso à cidade e também as duas pontes que ligam o Centro ao Alto de São Manoel. Os manifestantes se sentaram no chão e queimaram pneus. Um forte aparato policial acompanhou o movimento.

Em vários momentos os ânimos ficaram exaltados. Um taxista exibiu uma cápsula de uma bala que teria sido disparada por um policial no momento em que eles chegaram à ponte Jerônimo Rosado (no sentido Centro-Alto de São Manoel). Ninguém ficou ferido.

Os pneus foram queimados na ponte Castelo Branco (sentido Alto de São Manoel-Centro). A pista ficou bloqueada por alguns minutos. Em seguida, os manifestantes se concentraram na outra ponte.

O secretário municipal de Segurança, Alvibá Gomes, tentou negociar com os manifestantes (veja no vídeo abaixo). A ponte foi liberada depois de 20 minutos mediante a formação de uma comissão para conversar com o secretário de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, que foi ao local, conversou com os taxistas e saiu com alguns deles para uma reunião mais reservada. 

Os taxistas reclamam dos pontos de estacionamentos escolhidos durante reunião com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) e a Associação dos Proprietários e Condutores de Transportes Alternativos Complementar das Regiões Central, Vale do Açu, Mossoró, Leste e Alto-Oeste (ATACAMA).

“Essa associação não nos representa”, disse um dos manifestantes. “Foram para essa reunião e não chamou ninguém”, completou. “Nós não aceitamos ficar na Feira do Bode. O local não tem nada, não tem nem um banco para um idoso, deficiente, grávida ficar sentado. É um total desrespeito com a nossa categoria que traz muita gente para Mossoró todos os dias”, lamentou outro taxista.

Protesto na RN 110 durou quase duas horas. (Foto: Wilson Moreno)

Estradas

Mais cedo, os motoristas bloquearam várias estradas que dão acesso a Mossoró, entre elas a RN 117 que liga a cidade à Governador Dix-sept Rosado. O trânsito ficou parado por quase duas horas.

“A prefeitura quer que os usuários das outras cidades usem o transporte público de Mossoró, mas esse pessoal das outras cidades já deixa muitas outras contribuições em Mossoró. Movimenta farmácia, clínicas, postos de gasolina e o comércio todo”, ressaltou o vereador de Governador Dix-sept Rosado, Evandro Carlos, que também é usuário de táxi alternativo.
 

TRAGÉDIA: Com sintomas de depressão cantor sertanejo se joga de penhasco de 45 metros de altura na Chapada dos Guimarães

O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 18. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de suicídio. O músico de 31 anos tinha um histórico de depressão e passava por um tratamento contra a doença.
Um corpo foi localizado há pouco na região do “Portão do Inferno” em Chapada dos Guimarães. O fato foi confirmado pela Polícia Civil, que informou se tratar do cantor sertanejo Thiago Almeida Souza, 31 anos.
Neste momento, o Corpo de Bombeiros, peritos criminalistas e policiais civis estão no local para retirar o cadáver do local e iniciar as investigações. O IML (Instituto Médico Legal) também já foi acionado para recolher o cadáver.
As primeiras informações são de que Thiago chegou a região dirigindo um veículo em ziguezague pela rodovia MT-251. Na sequência, ele teria descido do veículo, entrado pela mata e se jogado de um precipício de 45 metros.

Thiago Souza faz dupla com Rafael e cantava em bares, casas noturnas e "pubs" de Cuiabá. A dupla havia sido desfeita no início do mês. Além de cantor, ele era servidor público no IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso) em Cuiabá.

 Um amigo de infância do cantor informou ao FOLHAMAX que o cantor tinha histórico de depressão. "Ele iria esta semana para Campo Grande iniciar um tratamento", declarou.

Outros familiares informaram que esta não foi a primeira vez que o cantor tentou suicídio. Na última semana, ele tomou remédios em excesso, mas foi salvo pelos médicos.

As autoridades explicam que Thiago foi até o local de carro e sozinho. Nenhuma pessoa foi vista próxima ao penhasco de 45 metros no momento em que Thiago se jogou. A Polícia Civil de Chapada dos Guimarães deve instaurar um inquérito para apurar o caso e ouvir os familiares.

*Fonte: Portal R7/Blog do Robson Freitas.

Carregamento de cigarros roubado em Mossoró foi localizado dentro de uma cisterna na zona rural de Caraúbas

Policiais civis e militares da região Oeste potiguar apreenderam na manhã de hoje, 19 de agosto de 2015, escondidas em cisternas subterrâneas na zona rural da cidade de Caraúbas, cerca 100 mil carteiras de cigarros, avaliada em “Um milhão de Reais”.

A carga foi roubada da empresa Souza Cruz na cidade de Mossoró na semana passada.
José Jussiê Pereira de Souza de 55 anos de idade e Anailton Teodoro de Melo de 35, foram autuados por receptação e posse ilegal de arma de fogo. Com a dupla, a policia encontrou dois quilos de maconha prensada. Segundo o delegado, os dois homens presos alegam que só estavam guardando a mercadoria. Com eles os policiais encontraram duas espingardas e munições, além de dois quilos de maconha.

Foi uma operação conjunta da equipe da Polícia Civil de Caraúbas, comandada pelo Delegado Erick Gomes, com as Delegacias de Umarizal “Del Luciano Augusto” e Patu, “Del Sandro Régis”, Polícia Militar, através dos Grupos Táticos Operacionais de Alexandria com o Capitão Brilhante, de Patu com o Capitão Aderlan e Apodi com o Capitão Carvalho, realizou no dia de hoje a apreensão de 100 mil carteiras de cigarro da Souza Cruz, avaliada em 1 milhão e duzentos mil reais, roubada há cerca de uma semana em Mossoró.
*Informações e fotos: Polícia Civil de Caraúbas.
*O Câmera.

WILSON OLIVEIRA PEDE AJUDA MAIS UMA VEZ PARA QUEM PRECISA

Estamos precisando de ABSORVENTE PÓS-PARTO, 01 BERÇO COMPLETO, 01 MOSQUITEIRO para menino, FRAUDAS, 02 LATAS DE LEITE EM PÓ NAM PRO 1.
Ester Cardoso residente no bairro Cruz de Almas em Apodi, 24 anos, esta grávida de 08 meses de um menino, quem quiser e puder ajudar é só ligar.
9 9156-3020, 9 9820-9649 e fazer a sua doação!

WILSON OLIVEIRA E MAIS UMA CAMPANHA PARA QUEM PRECISA

Campanha beneficente para Vânia Moura da baixa fechada I FOI REALIZADA COM SUCESSO e ARRECADOU E PAGOU OS 03 PAPEIS DE ENERGIA, há 07 dias ela veio pedir uma ajuda para quitar 03 papeis de luz no valor de R$ 160,00. A mesma foi vítima de um falso empréstimo que comprometeu em até 80% do seu benefício de viúva. AGRADECEMOS A TODOS QUE NOS AJUDAM A AJUDAR AS PESSOAS QUE PRECISAM!

WILSON OLIVEIRA CONSEGUE REALIZAR MAIS UMA CAMPANHA EM APODI

Campanha beneficente para ajudar Dionísio do Sítio Urbano a se consultar com um médico especialista em hérnia de disco lombar FOI REALIZADA COM SUCESSO E ARRECADOU R$ 280,00 o mesmo precisava com urgência se apresentar ao médico e realizar exames indispensáveis ao seu tratamento, AGRADECEMOS A TODOS QUE NOS AJUDAM A AJUDAR AS PESSOAS QUE PRECISAM!

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO