segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ECONOMIA: Água no lugar de gasolina?

Um mecânico da cidade, já com bastante experiência em várias empresas, está trazendo a Mossoró uma novidade que além de ajudar a economizar gasolina minimiza os danos ao meio ambiente. É o sistema de hidrogênio veicular.
 Jucilene Mendes – Da Redação

Em época de crise financeira, todo mundo quer economizar em tudo o que puder. E para quem usa o carro todo o dia, diminuir o consumo de combustível pode ajudar bastante no orçamento no final do mês. Um mecânico da cidade, já com bastante experiência em várias empresas, incluindo trabalhos fora do Brasil, está trazendo a Mossoró uma novidade que além de ajudar a economizar gasolina minimiza os danos ao meio ambiente. É o sistema de hidrogênio veicular que está sendo difundido pelo técnico em eletrotécnica, Sérgio Melo.

Ele explica que o sistema usa o gás hidrogênio para funcionamento de motores de combustão interna, à gasolina, etanol ou diesel. “É um equipamento conhecido como gerador de hidrogênio, ou seja, célula de hidrogênio. É um equipamento que funciona com água destilada, com uma e uma medição de hidróxido de sódio, entre 1 litro a 1,5 litro de água”.

O equipamento possui um borbulhador, um módulo PWM, equipamento para controle da amperagem a ser usada no gerador de hidrogênio. O sistema separa o oxigênio da água e extrai o gás, através do estado de borbulhação. “Não é ebulição, não ferve, cria bolhas quando o gás sobe, separando o gás da água”, esclarece o mecânico.

Sérgio explica como acontece o processo: “Ele vai entrar em estado de borbulhação, separando o oxigênio da água e soltando o gás. O gás vem retornando, acumula no reservatório e posteriormente o reservatório solta o gás para a queima da combustão.

Além de potencializar o combustível, o hidrogênio ainda propõe diversos benefícios para o carro e não lança poluentes na natureza.

“É um combustível de alta explosão. Mais potente do que a gasolina 20 vezes e mais explosivo do que o gás GNV 40 vezes. É tão potente que para armazenar é perigoso. Tem que ser fabricado e consumido. Não polui o meio ambiente, não estraga nada do motor, queima todo o resíduo de combustível e deixa o motor extremamente limpo, sem monóxido de carbono. A manutenção é praticamente zero”, explica Sérgio.


Sistema potencializa uso do combustível

Mecânico mostra poder de fogo com um teste simples que pode ser conferido no Portal da GAZETA DO OESTE – Foto Ednilto Neves

A economia de combustível ocorre porque o sistema diminui a quantidade de gasolina para o motor e leva o hidrogênio para fazer a queima no motor. “Com um 1 litro de água destilada o carro pode andar de 270 a 240 km, dependendo da cilindrada. Em um carro 1.0 a 1.4, que anda a 90 ou 100 km/h, se ele faz 10 km com um litro de combustível, irá fazer 16 km com um litro”, diz.

Para fazer a instalação, Sérgio ressalta que o profissional deve entender de mecânica, eletrotécnica, física e conhecimento básico do sistema de eletrotécnica para fazer a manipulação dos componentes do motor. “O segredo está na montagem das placas para saber mais ou menos a quantidade de gás que será produzido por minuto. Isso fica no conhecimento de cada mecânico”, diz.

A manutenção do sistema deve ser feita uma vez por mês, quando a água é trocada e adicionadas 20 gramas de hidróxido de sódio.

O equipamento já foi instalado em veículos de 13 clientes. “O pessoal ainda não conhece, fica sempre com aquela pulga atrás da orelha, ainda tem medo, mas é totalmente seguro e bom para o veículo”, afirma.

A instalação custa cerca de R$ 1.200,00 em carros 1.0 a 1.6. O sistema também funciona em motocicletas. O mecânico explica que, nesse caso, não é necessário nem instalação, funciona só com o hidrogênio.

Mecânico conheceu o sistema na África
O sistema não é novo mundialmente, mas é novidade por aqui. Sérgio explica que o sistema hidrogênio é um combustível potencializador para motor que foi criado por um cientista alemão para ser usado em foguetes da Nasa. “Eu apenas copiei”, diz.

O mecânico foi aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e há 42 anos trabalha no ramo, com experiência em diversas empresas e países. “Toda vida trabalhei com concessionária, tenho 32 certificados e passaporte internacional da Volkswagen”, afirma.

Há dois anos Sérgio voltou da África, onde esteve em diversos países, e onde também o hidrogênio é usado amplamente para diminuir o consumo de combustível nos veículos. Veio para ficar mais próximo à família, cansado de trabalhar fora por longos períodos, e iniciou seu próprio negócio. “Passava cinco a sete meses fora e a família ficava sozinha. Não tinha mais futuro pra mim. No meio do mundo tem muita doença, gente de todo o tipo”, diz.

Com medo de sofrer pressão dos postos de combustíveis da cidade, ele conta que só recentemente resolveu iniciar o serviço na cidade. Mas o carro dele já anda há algum tempo com esse sistema.


*Gazeta do Oeste.

DUPLO HOMICÍDIO NA CIDADE DE LUCRÉCIA-RN NA TARDE DE HOJE

Lucrécia (RN) - De acordo com informações um duplo homicídio foi registrado no inicio da tarde desta segunda-feira (31) na cidade de Lucrécia, município situado na região do alto oeste potiguar.

Francisco Ivanilton Cavalcante, de 41 anos e uma pessoa identificada apenas como Jurandir, foram mortos a balas em uma churrascaria no centro daquela cidade. O primeiro morreu na hora, enquanto que o segundo morreu a caminho da cidade de Mossoró quando estava sendo socorrido.

De acordo com a Polícia Militar, há informações preliminares que o alvo seria um ex- presidiário, que não saiu ferido. Ainda de acordo com a PM há informações que um dos atiradores pode ter saído ferido, já que o alvo estaria armado e teria revidado.
A Delegacia de Policia Civil de Patu investigará o caso. Os motivos ainda são desconhecidos pela polícia.


*Fonte: Blog do Sargento Andrade.

BLOG DO PANCADA: CAPAZ DE UNIR A OPOSIÇÃO (OPINIÃO)

Na minha modesta opinião, Wilson Oliveira hoje é o único nome de forte apelo popular, capaz de enfrentar e quem sabe vencer o atual prefeito, seus programas de rádio e seu trabalho social, lhe garantem grande credibilidade. Se o Radialista não for na majoritária tem sem dúvidas uma vaga assegurada na câmara de Vereadores.

SORTEIO DOS CONFRONTOS DAS QUARTAS DE FINAL DA COPA DO BRASIL

A CBF sorteou nesta segunda-feira os confrontos e chaveamento das quartas de final da Copa do Brasil. Existiam chances de clássicos entre times do mesmo estado, porém os quatro confrontos serão entre equipes de cidades diferentes.

A ordem dos mandos de campo será definida em um novo sorteio também na sede da CBF, às 14h. Datas e horários das partidas serão divulgados na sequência. Os jogos de ida ocorrerão nos dias 23 e 24 de setembro, enquanto os duelos de volta, nos dias 30 de setembro e 1° de outubro.

Capotamento de veículo é registrado próximo ao Poço Tilon; duas pessoas ficaram feridas no acidente

Foi registrado um acidente do tipo capotamento, nas proximidades da comunidade do Poço Tilon, próximo a entrada de Felipe Guerra/RN. O acidente aconteceu na tarde deste domingo (30) e deixou duas pessoas feridas.

Segundo informações, o carro vinha sendo conduzido por um homem que possivelmente estava em alta velocidade, perdeu o controle do veiculo e desceu a pista, capotando várias vezes. O carro ficou destruído após capotamento.

Duas pessoas dentre eles, o próprio motorista, ainda não identificados estavam no veículo. Um deles tiveram ferimentos leves e a outra vítima sofreu uma forte pancada e foi socorrida para um hospital de Mossoró/RN.

Ainda segundo informações, o proprietário do carro teria acabado de comprar o veículo na cidade de Felipe Guerra e estava retornando no sentido cidade/BR para sua residência quando aconteceu o acidente.

Atualizado às 21:51 - No veículo estavam dois homens da comunidade rural de Apanha Peixe, município de Caraúbas/RN, e o veiculo pertencia a pessoa conhecida apenas como "Tarinho", o mesmo sofreu uma forte pancada na cabeça e foi conduzido para a cidade de Mossoró, e passa bem. Lembrando que quem dirigia o veículo era uma outra pessoa que não teve sua identidade revelada.


Fonte: Rede News 360.

Wilson Oliveira continua distribuindo os alimentos arrecadados em seu aniversário.

Os alimentos estão sendo entregues nas residências que vocês indicaram, seja elas onde forem, para nós não importa a distância, o que vale é ajudar às pessoas que precisam!

PLANTÃO POLICIAL: Duplo homidicio em Lucrecia agora a pouco

Lucrécia (RN) - Por volta das 12h30min no centro da cidade de Lucrécia, região situado na região do Médio Oeste Potiguar, duas pessoas foram mortas a tiros. Uma morreu na hora e a outra a caminho do hospital. 
*Informações do Blog do Sargento Andrade.

Acidente do tipo queda de motocicleta na RN 013

Um motociclista ainda sem identificação, foi encontrado caído as margens da RN 013, próximo a comunidade de Gangorra, a caminho de Tibau, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.

No final da tarde de hoje, 30 de agosto, populares acionaram o Samu e a polícia de Transito de Mossoró, com a presença de uma pessoa desacordada ao lado da motocicleta.

Depois dos primeiros socorros no local, “Igor Santos”, foi conduzido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas segundo informações, seu estado de saúde é considerado muito grave.


*Informações e imagens: O Câmera.

CONVITE DE CANTORIA!!!


DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO