quarta-feira, 23 de setembro de 2015

CARAÚBAS: MENINAS DESAPRECIDAS JÁ FORAM ENCONTRADAS

Uma guarnição da Polícia Militar de Caraúbas, formada pelo Sd. Ildonio, Sd. Aires, Cb. J. Pereira, Sd. Maciel, sob orientação do delegado Erick Gomes, encontraram as três meninas desaparecidas, identificadas como Lirielma Gomes da Silva, 14 anos, conhecida por (netinha), Micaele Ferreira da Silva, 14 anos, Isis Naiara da Silva Morais, 13 anos.

As menores de idades estavam escondidas em uma casa na Rua Paulino dos Santos, no Conjunto Guido Gurgel, em Caraúbas. Após a repercussão da matéria do Icém Caraúbas, a polícia foi comunicada do local onde as meninas estavam.

Com muito medo do que poderia acontecer com elas, uma das adolescentes desmaiou no momento em que a polícia chegou na referida residência. As três foram levadas para Hospital Regional Dr, Aguinaldo Pereira da Silva e já se encontra com os pais.


*Fonte: Icém Caraúbas.

Polícia desvenda crime de Homicídio na zona Rural de Alexandria: Irmão e filho da vítima foram os responsáveis pelo crime

Uma força tarefa mantida pelas policiais de Alexandria, tendo a frente o Bacharel Célio Fonseca e o Cap Brilhante, desvendou um crime brutal ocorrido na madrugada de hoje na zona rural do município.

Hoje por volta de 5 horas da manhã a central de Operações da Policia de Alexandria, foi informada sobre um corpo encontrado no Sítio Carnaubal, na zona rural do município.

O agricultor José Olavo de Araújo, residente na localidade, foi encontrado morto a pauladas e pedradas e com um disparo de arma caseira, na região abdominal. Veja

Quando as equipes do Grupo Tático Operacional de Alexandria comandado pelo Cap. Brilhante e os investigadores da Polícia Civil da 8ª Delegacia Regional, comandados pelo Dr Celio Fonseca chegaram ao local e começaram a ouvir a família, foram surpreendidos com a informação dos supostos acusados.

Um irmão de José Olavo, conhecido apenas como “Netinho” e um filho da vítima, conhecido como “Ruan”, foram os responsáveis pelo crime. Os criminosos conseguiram fugir da localidade antes da chegada da polícia.

 
Assessoria: PM/PC Alexandria.
O Câmera.

CONVITE DE CANTORIA!!!!

Agricultor foi encontrado morto na zona rural de Alexandria

O agricultor José Olavo de Araújo, de 45 anos de idade, natural da cidade de Baraúna, foi assassinado com pedradas, pauladas e um disparo de uma arma caseira na noite de terça-feira 22 de setembro, na zona rural de Alexandria, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

O corpo foi encontrado na manhã de hoje, 23, em um terreno baldio, próximo de um pequeno açude sem agua, no Sitio Carnaubal, onde ele residia, por moradores da localidade.

Segundo o Perito Criminal, Renildo Marcelino, que realizou os procedimentos no local, o corpo apresentava perfurações de uma arma tipo caseira e vários hematomas provocados por espancamentos. As possíveis armas utilizadas no crime “Pau e Pedras” foram deixadas no local.
A polícia militar foi informada da existência do corpo no local e acionou a equipe de plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, Regional de Mossoró, que após os procedimentos, removeu o corpo que deverá ser necropsiado na sede do órgão em Mossoró.
 
*Informações e imagens: O Câmera.

Médico se desespera e recebe voz de prisão após se recusar a atender paciente

"Está faltando tudo. Eu quero sumir daqui", desabafou o médico em pleno hospital
Um médico que estava de plantão no Hospital de Base do Distrito Federal recebeu voz de prisão após negar atendimento a um paciente. De acordo com o médico, a unidade não oferecia condições para receber mais enfermos. "Está faltando tudo. Eu quero sumir daqui", gritou o médico em desabafo.

O caso ocorreu na tarde do sábado (19) após homens do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal levarem até o hospital um homem que havia caído de um viaduto. Os bombeiros foram alertados sobre a falta de médicos na unidade, no entanto, como ela é a única na região que atende traumas, a equipe teve que insistir
Após ter recebido voz de prisão por um dos bombeiros por desacato, o médico aceitou atender o paciente. No entanto, três horas depois, ele não resistiu e morreu.

Segundo informações do G1 do Distrito Federal, uma pessoa que estava no local disse que o médico se recusou a receber o paciente por não haver material nem gente para realizar o atendimento. "Ele disse que não havia vaga porque a sala onde ficam os pacientes graves estava lotada", declarou.

A Secretaria de Saúde do DF informou que no dia do ocorrido a semi-uti do Hospital de Base operou acima da capacidade. A secretaria disse ainda que o médico se exaltou diante da impossibilidade de receber novos pacientes.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/medico-se-desespera-e-recebe-voz-de-prisao-apos-se-recusar-a-atender-paciente-veja-video/?cHash=3e3ba34a854f2b250a07e9dd4dd34057

RN já registra mais casos de dengue do que todo o ano passado

Nos sete primeiros meses de 2015, já foram registrados 1.350.406casos de dengue. O número representa um aumento de 129% em relação a todo o ano de 2014, quando foram apontados 589.107episódios, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. No Rio Grande do Norte, até 1º de agosto, foram registrados21.194 casos de dengue, mais do que o total do ano passado, quando foram notificadas 11.498 ocorrências.
Fonte: http://www.robsonpiresxerife.com/notas/rn-ja-registra-mais-casos-de-dengue-do-que-todo-o-ano-passado/

Moradores do interior do Paraná dizem que viram bola de fogo no céu

Moradores de várias cidades do Paraná dizem que viram uma bola de fogo cruzar o céu do estado na noite desta terça-feira (22). Ofenômeno foi avistado, pelo menos, entre Arapongas, no norte, e Guaíra, no oeste. Segundo os relatos, a bola de fogo se assemelhava a um meteoro.

"Um clarão desceu do céu com uma nuvem de fogo. Na frente ele era branco e tinha uma cauda de fogo. Ele desceu [num ângulo], de mais ou menos 45 graus", conta Rodrigo Ambrósio, morador de Arapongas.
A mesma imagem foi avistada por Lígia Antunes, que mora em Pérola do Oeste. "A gente chegou a ver, mas não tão intenso quanto dizem que foi em Palotina. A gente chegou a ver um clarão, com uma bola de fogo", disse.
Nas redes sociais, a bola de fogo também foi relatada por moradores de Cascavel e Toledo. "Tava na sacada do ap e vi um meteorito passar", escreveu André Ricardo, de Toledo. "Eu vi um meteoro hj mano! Que top, mas que medo", tuitou Giovana Lunardi, de Cascavel.
Em Palotina e Altônia, os bombeiros receberam vários relatos de moradores que disseram ter visto a bola de fogo e ouviram um estrondo. Ao G1, a corporação informou apenas que não foi acionada para tratar de nenhuma ocorrência referente ao suposto meteoro.
O G1 também procurou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo a entidade, o Brasil não possui nenhum tipo de monitoramento de corpos celestes. Portanto, qualquer análise sobre a existência ou não de um meteoro só pode ser confirmada com fotografias e vídeos do fenômeno visto pelos moradores.

Fonte: G1

Ultraleve cai e explode às margens da BR-406, no RN; piloto escapa

Acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (23) em Ceará-Mirim.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não se sabe o que causou a queda.
Um ultraleve caiu na manhã desta quarta-feira (23) no município de Ceará-Mirim, na Grande Natal. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave explodiu após bater no solo. O piloto conseguiu escapar antes de ser atingido pelas chamas e foi socorrido ao hospital. Contudo, ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o ultraleve caiu por volta das 10h30, às margens da BR-406, logo após decolar de uma pista que pertence a um aeroclube de Ceará-Mirim. Um motorista que passava pelo local foi quem socorreu o piloto, identificado até o momento apenas como Cícero.


Segundo acidente

 
Este é o segundo acidente envolvendo aeronaves em Ceará-Mirim somente este ano. Em abril, um monomotor caiu e matou Kellinson Vasconcelos, de 38 anos, que era piloto e instrutor de voo, e Guilherme Hobus, de 52 anos, o proprietário do avião. O piloto estaria ensinando o novo proprietário do avião a pilotar.


Fonte:  http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/09/ultraleve-cai-e-explode-margens-da-br-406-na-grande-natal-piloto-escapa.html

Vídeo com obras acontecendo em Felipe Guerra - sitio poço tilon - sitio mulungu - sitio arapuá - sitio ...

Natal receberá 150 vôos fretados pela CVV na alta estação

A CVV comunicou ao ministro do turismo Henrique Eduardo Alves, que na próxima alta estação, Natal receberá, no mínimo, 10 vôos fretados por semana.
Eles procederão de várias capitais e do interior de São Paulo.
A alta estação começará no dia 15 de dezembro e se estenderá até depois do carnaval.
Entre dezembro e fevereiro estão contratados 150 fretamentos, com picos de até 15 vôos por semana no Natal, no ano novo e no carnaval.
Reportagem na Tribuna do Norte assinala que a alta do dólar é extremamente benéfica ao turismo interno.

Governo Robson de Farias avalia projeto para terceirização de presídios

O Governo do Estado avalia documentação que poderá culminar na assinatura de Parceria Público-Privada (PPP) para reforma ou construção, operacionalização e manutenção de unidades prisionais no Rio Grande do Norte. Mesmo sem procedimento licitatório aberto, tramita desde o dia 27 de agosto entre as Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e da Justiça e Cidadania (Sejuc), uma proposta da empresa Civiliza Gestão Prisional Integrada, que se dispôs a elaborar estudos e projetos necessários para a execução de tais serviços, em regime de PPP, ao custo de R$ 2 milhões a serem consumidos ao longo de seis meses. O primeiro trabalho a ser desenvolvido pela empresa vencedora da licitação que deverá ser aberta pela Sejuc nos próximos dias é o ‘Mapeamento dos Presos’ potiguares.
A secretária-chefe do Gabinete Civil do Estado, Tatiana Mendes Cunha, comentou que nenhuma possibilidade que tenha como objetivo melhorar a gestão do Sistema Prisional está descartada. Além disso, a assinatura de uma Parceria Público-Privada foi cogitada pelo secretário Edilson França, titular da Sejuc. “O Dr Edilson, que é a pessoa mais indicada a falar sobre este assunto, está estudando várias alternativas. Mas nada ainda foi confirmado”, comentou Tatiana Mendes Cunha. Em recentes entrevistas, o governador Robinson Faria ressaltou que a formalização de uma PPP poderia ocorrer para a mitigação da crise no sistema carcerário potiguar, cujo estado de calamidade foi renovado por mais seis meses semana passada.
Na noite da segunda-feira passada, em entrevista a uma emissora de rádio local, o secretário Edilson França comentou que o ‘Mapeamento dos Presos’ está na fase final das tratativas, autorizada pelo governador Robinson Faria, para contratação de empresa para fazer o trabalho que caracterizou como árduo. A assessoria de imprensa da pasta comentou que “certamente será a Civiliza” a empresa a desenvolver o referenciado serviço. Não adiantou, porém, o custo do contrato. Informou que o Mapeamento deverá começar pelas unidades prisionais da Região Metropolitana de Natal e, à medida em que houver dotação orçamentária, será expandido para as carceragens do interior do estado.
No documento assinado pelo diretor-geral da Civiliza Gestão Prisional Integrada, Francisco Viana Campos Júnior, de 27 de agosto, é solicitada ao secretário Gustavo Nogueira “autorização para a realização dos estudos de viabilidade e modelagem para realização de projeto para Reforma ou Construção, Operação e Manutenção de Unidades Penitenciárias no Estado do Rio Grande do Norte, em regime de Parceria Público-Privada”. Francisco Viana Campos Júnior foi procurado ontem pela TRIBUNA DO NORTE para detalhar o interesse na realização do referido estudo no estado potiguar, mas não estava na sede da empresa e o número do telefone celular funcional não foi disponibilizado pela empresa.

Tribuna do Norte

Prefeitura de Currais Novos cumpre mais um reajuste no piso dos professores com aumento de 3,25%

Na última sexta feira (18) a prefeitura de Currais Novos e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) voltaram a conversar sobre o reajuste dos professores. A Lei 11.738/2008 que dispõe sobre o Piso Nacional do Magistério, reajustou em 13,01% o salário do professor para 2015, com carga horária de 30 horas, que passou para R$ 1.438,61. De acordo com o Plano de Cargos e Salários do Professor do Município de Currais Novos, o reajuste para 2015 de 13,01%, também se aplica aos demais professores com remuneração acima do piso. Do reajuste de 13,01% de 2015, foram incluídos 3,25% no contracheque de agosto, faltando pagar um resíduo de 9,76% (13,01 – 3,25).

Com este último reajuste, a folha da educação que em dezembro/2012 era de R$ 835.081,96, passou em agosto/2015 para R$ 1.312.173,57, com aumento de 57%. “Cumpre-nos registrar, por oportuno, que o Município de Currais Novos – e todos os municípios brasileiros – paga suas despesas de custeio com receitas oriundas da arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais”, lembrou o prefeito. “Quando assumimos o mandato de Prefeito Municipal havia ação ajuizada e já julgada, cobrando 24,3% de reajustes atrasados não concedidos pela gestão anterior. Em meados de 2013, firmamos um acordo e escalonamos esse reajuste, cuja última parcela foi incluída no contracheque de fevereiro de 2014. Cumprimos, também, com os reajustes anuais do piso nacional, aplicados a toda a categoria, relativos a 2013 e 2014”, disse o prefeito Vilton Cunha. Em 2014, o total da receita corrente líquida do município, subiu de R$ 49,529 milhões, em 2012, para R$ 63,750 milhões, em 2014, elevação nominal de 28,7%; incremento relativamente bom tendo em vista que a inflação nos dois anos (2013 e 2014), foi de 12,7%.

Com o impacto dos 24,3% de atrasados, somados aos reajustes subsequentes concedidos, a folha de pessoal (efetivos), acrescida dos encargos, passou de 28,412 milhões em 2012, para R$ 39.341 milhões em 2014; aumento, portanto, de 38,46%. Resumindo: a receita – o dinheiro que a Prefeitura dispõe para honrar seus compromissos – subiu 28,7% de 2012 para 2014 e as despesas de pessoal (efetivos), 38,46%, elevando o comprometimento de recursos com pagamento de pessoal de 55% para 60% da receita corrente líquida, acima do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.


*O Xerife.

CONVITE DE CANTORIA!!!!

TSE aprova pedido de registro da Rede Sustentabilidade

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira (22) a criação da Rede Sustentabilidade (REDE), o 34ª partido a obter registro do estatuto e do órgão de direção nacional no Tribunal. A Corte considerou que a legenda cumpriu no julgamento desta noite a exigência de caráter nacional quanto ao apoio de eleitores à sua criação. Este foi único requisito que levou à rejeição do registro da sigla no julgamento ocorrido em 3 de outubro de 2013. Ao aprovar o registro, o Tribunal determinou que a agremiação altere alguns artigos de seu estatuto partidário que estão em desacordo com a legislação eleitoral. A REDE terá o número 18 nas urnas eletrônicas.

Relator do pedido de registro da REDE, o ministro João Otávio de Noronha afirmou que o partido cumpriu o requisito que ficou pendente no julgamento de 2013. O ministro informou que a sigla incluiu certidões de cartórios eleitorais com mais 55 mil assinaturas de apoio de eleitores à formação do partido que, somadas às 442.524 apresentadas em 2013, perfazem o total de 498.085. O relator informou que esse número atende a exigência de caráter nacional da legenda. Pela legislação, para ser instituída, a agremiação necessita comprovar no TSE o apoio mínimo de 0,5% dos votos dados para a Câmara dos Deputados na última eleição geral, o que hoje corresponde a 486.679 eleitores.

Antes de votar o mérito do processo, o relator rejeitou a impugnação apresentada pelo Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) que pedia a abertura de um novo requerimento de registro da REDE no Tribunal. O PT do B alegou que a sigla teve seu pedido de registro rejeitado pela Corte em outubro de 2013 e que não poderia simplesmente, no mesmo processo, completar o requisito de caráter nacional não cumprido naquela ocasião.

Porém, o ministro João Otávio destacou que no julgamento de 2013 a então relatora do registro da REDE, ministra Laurita Vaz, declarou claramente em seu voto, que foi acompanhado pela maioria do Plenário na época, que indeferia o registro da legenda “sem prejuízo da posterior implementação [das assinaturas de apoio de eleitores que faltavam] pelo partido requerente”. A ministra Laurita Vaz não integra mais a Corte.

Julgamento

Ao votar, o ministro Herman Benjamin afirmou que no caso das certidões de cartórios eleitorais com as assinaturas de apoio de eleitores, trazidas pela REDE ao processo após a entrada em vigor da Lei nº 13.107, de 24 de março deste ano, ele também aí vislumbrava “o ato jurídico perfeito” e os princípios da não surpresa legal e da boa-fé do partido. A lei alterou dispositivo da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) ao fixar que o apoio à formação de partido deve ser dado apenas por eleitores não filiados a outras siglas. O texto anterior não estipulava essa exceção.

Por sua vez, o ministro Gilmar Mendes ressaltou a “saga” que os integrantes da REDE tiveram que enfrentar até a aprovação do registro do partido no TSE. Ele foi o único a votar pelo deferimento do registro da agremiação já no julgamento de 2013. “Um partido que tem uma candidata [Marina Silva] que duas vezes obteve mais de 20 milhões de votos, que tem uma sólida base social, tem um sólido programa e uma dificuldade imensa na sua constituição”, disse o ministro.

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, lembrou que designou o ministro Henrique Neves para que preparasse uma minuta de resolução do TSE, em andamento, para adequar toda a sistemática sobre a criação de partidos políticos. O ministro salientou o diálogo com o Congresso Nacional nos debates da reforma política para o aprimoramento desse tema.

Toffoli afirmou que o avanço da identificação biométrica facilitará a avaliação e verificação das assinaturas de apoio de eleitores à criação de um partido, “de tal sorte que passaremos, em breve, para outra dimensão da identificação do eleitor, do cidadão brasileiro”, disse.

Ele informou que, desde 2008, a Justiça Eleitoral já vem aperfeiçoando a identificação do eleitor pela biometria. “E, como é de todos conhecido, foi apresentado um projeto de lei ao Congresso Nacional para que tal certificação do cidadão [o Registro Civil Nacional - RCN] seja inclusive ampliada para todos os efeitos da vida civil”.

* TSE/De Fato.

DILMA ENVIA AO CONGRESSO PEC QUE CRIA ‘NOVA CPMF’

A presidente Dilma Rousseff enviou nesta terça-feira (22) ao Congresso Nacional Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria um imposto nos moldes da antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O envio foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União”, segundo informou a Casa Civil.

Anunciada na semana passada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, após reunião da coordenação política do governo no Palácio do Planalto, a criação do imposto foi considerada por ele “bastante central” no “esforço” de diminuir o déficit das contas.

Parte das ações do governo para equilibrar as contas públicas, a proposta prevê, segundo informou o governo ao lançar a mudança, que o novo imposto irá vigorar por até quatro anos, terá alíquota de 0,2% sobre as movimentações financeiras e os recursos arrecadados serão destinados à Previdência Social.

Criada no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (CPMF) para financiar investimentos na saúde, a CPMF foi extinta pelo Congresso Nacional em 2007, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cortes e novos tributos

No último dia 14, a equipe econômica do governo anunciou uma série de medidas para reduzir gastos e aumentar a arrecadação.

Entre essas medidas, também está a criação de um imposto sobre “ganho de capital progressivo”, que será cobrado sobre aumentos de receita das pessoas físicas; redução do benefício a ser concedido no próximo ano para os exportadores de produtos manufaturados; e redução dos benefícios dados à indústria química por meio do PIS/Cofins.


*Neto Queiroz.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO