domingo, 27 de setembro de 2015

Um homem é assassinado a tiros e outro é baleado na cidade de Apodi


APODI (RN) – Um homem de 24 anos foi morto com vários tiros de arma de fogo após briga em uma bar no bairro Bico Torto, na cidade de Apodi, na região Oeste do Estado, distante 342 km da capital, Natal/RN.

O assassinato foi na noite deste domingo (27), no referido bairro, localizado na zona Sul da cidade. A vítima identificada como José Carlos Teixeira Filho, teria discutido com uma pessoa não identificada e a pós a discussão, José Carlos foi para sua casa, neste momento um homem chegou e efetuou vários disparos contra José Carlos, que caiu na calçada de sua casa. Ele ainda foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, porém, com a gravidade dos ferimentos a vítima não resistiu e morreu.

A polícia militar foi acionada e realizou diligencias pelas imediações, onde encontrou o veículo usado provavelmente pelo atirador que fugiu do local e até o mento não foi localizado.

A equipe do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP), em Mossoró, esteve no local para a remoção do corpo para ser submetido ao exame cadavérico. Além dele uma outra pessoa que estava ao seu lado foi baleado e levado ao hospital regional de Apodi, Hélio Morais Marinho.

Edição Icém Caraúbas - Com fotos e informações do blog Jair Gomes

A NOSSA LUA, AGORA, 23h23min

Do Professor da UERN, José Ronaldo Silva!

ECLIPSE LUNAR DE HOJE 27/09/2015 - QUASE LÁ

Foto do Professor da UERN José Ronaldo Silva. Às 23h a nossa lua se encontra assim!

IMAGEM DA NOSSA LUA!

Às 22h40min a nossa lua, é vista assim, meia lua cheia!!

MOTOQUEIRO EMBRIAGADO NA CONTRAMÃO BATE DE FRENTE COM CARRO E MORRE NA BR 304 EM MOSSORÓ-RN

Todos nós sabemos, álcool e direção não combina, mas alguns teimam em não acreditar, e por isso, por volta das 19:40hs de domingo 27 de setembro de 2015, a Polícia Rodoviária Federal registrou uma grave colisão frontal entre carro moto na BR 304 em Mossoró no Rio Grande do Norte.
O condutor da moto HONDA POP de cor preta placa OKC 5360 Mossoró-RN que ainda não foi identificado seguia na contramão da BR 304 quando bateu de frente violentamente contra um GOLF de cor preta placas MYR 3045 Mossoró-RN tendo morte no local.
Um popular que se encontrava no local do acidente contou aos policiais que instantes antes ele teria encontrado a vítima caída bastante embriagado em uma estrada carroçável próximo a Junior's Bar no Bairro Bom Jesus, que chegou a oferecer ajuda perguntado se tinha algum parente que ele poderia ligar, mas a vítima recusou e foi embora pegando a contramão até encontrar a morte cerca de 3 km após e entrada do bairro. 
A PRF se encontra isolando o local do acidente aguardando a chegada do ITEP.


Mais imagens AQUI!!!
Passando na Hora

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL É REGISTRADO EM APODI

Um acidente do tipo colisão envolvendo duas motocicletas, deixou um homem identificado apenas como "Melancias" morto; O sinistro aconteceu no Sítio Baixa Fechada, próximo a Marinha de Epitácio, Zona Rural de Apodi.
Segundo informações, as duas motocicletas trafegavam em sentido oposto, quando num determinado local se chocaram, deixando uma das vítimas morta no local, e mais duas mulheres que estavam na outra motocicleta com escoriações pelo corpo.
O SAMU foi até o local e socorreu as duas mulheres ao hospital de Apodi.

*Fonte: Sentinelas do Apodi.

FUTEBOL: RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2015

Começou a 28ª rodada do Brasileirão 2015! Muitos gols acontecendo e aqui você fica sabendo.

Placar

Gremio 3x1 Avaí
Fluminense 2x0 Goiás
Santos 3X1 Internacioal
Atlético PR 1X2 Ponte Preta
São Paulo-SP 1x1 Palmeiras-SP
Flamengo-RJ 1x2 Vasco da Gama-RJ
Figueirense-SC 1x3 Corinthians-SP
Joinville-SC 2x2 Atlético-MG
Cruzeiro-MG 2x0 Coritiba-PR
Sport-PE 3X0 Chapecoense-SC 




Classificação
C Participantes PG JG VI EM DE GP GC SG %A
1 Corinthians-SP 60 28 18 26
2 Atlético-MG 53 28 16 18
3 Grêmio-RS 51 28 15 16
4 Palmeiras-SP 45 28 13 18

5 Santos-SP 43 28 12 12
6 São Paulo-SP 43 28 12 5
7 Flamengo-RJ 41 28 13 -2
8 Internacional-RS 41 28 11 -3
9 Ponte Preta-SP 40 28 10 1
10 Sport-PE 40 28 9 10
11 Atlético-PR 38 28 11 -2
12 Fluminense-RJ 37 28 11 -6
13 Cruzeiro-MG 36 28 10 1
14 Coritiba-PR 33 28 8 -6
15 Avaí-SC 32 28 9 -16
16 Goiás-GO 31 28 8 0
17 Chapecoense-SC 31 28 8 -12
18 Figueirense-SC 28 28 7 -17
19 Vasco da Gama-RJ 26 28 7 -29
20 Joinville-SC 24 28 5 -14

Agricultor foi morto na Serra do Mel

O crime foi provocado por disparos de arma de fogo e aconteceu na Vila Ceará, no município de Serra do Mel, região Oeste do Rio Grande do Norte, na manhã de hoje, 27 de setembro de 2015.

Edilson Silva do Nascimento, "Papagaio" de 38 anos de idade, foi baleado em um bar, ainda chegou a ser socorrido ao hospital local, mas não resistiu.

Segundo informações, Papagaio se encontrava no estabelecimento e foi surpreendido por um indivíduo que chegou de motocicleta. Após os disparos o criminoso fugiu sem ser identificado. A polícia não tem informações sobre o possível acusado e nem da motivação para o crime.

O corpo do agricultor foi removido e será necropsiado na sede da Unidade Regional do Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep em Mossoró.


*O Câmera.

VOCÊ JÁ VIU UM ECLIPSE TOTAL DE UMA SUPER LUA?

Nesse domingo, dia 27, teremos um eclipse total da Lua, ou melhor, de uma superlua.

Um eclipse lunar total ocorre quando o Sol, Terra e Lua estão alinhados, com a Terra entre o Sol e a Lua. Nessas condições a sombra da Terra cobre totalmente a Lua, que fica escurecida. A Lua pode aparentar ter diferentes cores durante um eclipse, dependendo da presença de partículas de poeira ou de nuvens na atmosfera da Terra. No domigo a Lua parecerá avermelhada (como o sangue).

O eclipse do próximo domingo será particularmente interessante porque coincidirá com uma superlua. Uma superlua acontece quando uma Lua cheia ocorre próximo do perigeu, ou seja, do ponto da órbita lunar que está mais próximo da Terra. No perigeu, a Lua parece maior do que costuma se apresentar.

No domingo, teremos uma combinação quase perfeita! A Lua atingira o perigeu por volta das 23h40min, o eclipse total terá seu máximo às 23h47min e a Lua cheia ocorrerá às 23h50min. A Lua estará a cerca de 360 mil quilômetros da Terra.

O eclipse iniciará às 21h11min, sendo mais facilmente percebido somente por volta das 22h10min, quando se inicia o gradativo escurecimento do disco lunar. O Lua estará encoberta pela sombra da Terra às 23h11min, e terá brilho mínimo às 23h47min, quando o eclipse atinge seu ponto máximo.

A sombra da Terra começará a deixar a Lua às 00h20min e terá deixado totalmente o disco lunar por volta de 1h30min do dia 28. A Lua ainda permanecerá na penumbra até as 02h22min, quando o eclipse terá terminado.

O próximo eclipse total da Lua acontecerá somente em janeiro de 2018. Aproveitem a semana para organizar sua turma e escolher um bom local de observação, com pouca luminosidade e livre de obstáculos.

Boa observação a todos!


*Informações do Professor José Ronaldo.

Agência abre 7 mil vagas em cursos sobre recursos hídricos

Até 27 de setembro, a Agência Nacional de Águas (ANA) estará com inscrições abertas para 7 mil vagas em cursos gratuitos, na modalidade de ensino a distância (EaD). As inscrições podem ser realizadas através do site http://eadana.hospedagemdesites.ws/ até o próximo dia 25 ou antes desta data, caso todas as vagas sejam preenchidas. Desta vez, a Agência oferecerá seis temas. São eles:

- Água na Medida Certa;

- Caminho das Águas;

- Lei das Águas;

- Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Flu;

- Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias;

- Sala de Situação.

Os interessados podem se inscrever em até dois cursos simultaneamente e receberão a confirmação de matrícula no primeiro dia de cada capacitação. A seleção será feita por ordem de inscrição. Os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações terão direito a um certificado, sendo que o tempo de duração das atividades pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada um. Para facilitar a aprendizagem, os conteúdos são estruturados através de uma navegação sequencial entre módulos.

Com 2000 vagas, o curso Lei das Águas tem carga de 20 horas e acontecerá em duas turmas: de 29 de setembro a 11 de outubro e de 12 a 25 de outubro. A capacitação aborda a Política Nacional de Recursos Hídricos e os conceitos básicos relacionados à gestão das águas e ensina os alunos a identificarem formas de atuação responsável para o uso e gestão do recurso.

A atividades do curso Água na Medida Certa também têm carga prevista de 20 horas. As 1000 vagas disponíveis são para duas turmas, sendo a primeira de 29 de setembro a 11 de outubro e a segunda de 12 a 25 de outubro. A capacitação busca ampliar o conhecimento dos participantes sobre recursos hídricos, a partir de reflexões sobre conceitos e informações sobre a disponibilidade, distribuição e quantidades de água no planeta.

O curso Sala de Situação: Fique por Dentro tem quatro turmas com 250 vagas cada. As atividades têm carga de quatro horas e acontecem nos seguintes períodos: de 29 de setembro a 4 de outubro, de 5 a 11 de outubro, de 12 a 18 de outubro e de 19 a 25 de outubro. A capacitação tem como objetivo apresentar a Sala de Situação da ANA, centro de monitoramento de eventos hidrológicos críticos, como secas e cheias.

De 29 de setembro a 25 de outubro acontece a única turma da capacitação Caminho das Águas, que tem carga de 40 horas e oferece 1000 vagas. O curso busca promover a educação e a conscientização da sociedade a partir de conceitos e práticas relacionados aos recursos hídricos. No mesmo período e com a mesma carga, acontece o curso Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias. Para ele há 1000 vagas.

Com carga prevista de dez horas, o curso Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria tem 1000 vagas, divididas em quatro turmas. As atividades acontecem de 29 de setembro a 4 de outubro, de 5 a 11 de outubro, de 12 a 18 de outubro e de 19 a 25 de outubro. A capacitação visa a ampliar o conhecimento dos alunos sobre medições e monitoramento das águas da chuva e dos rios, organização estrutural de gerenciamento das informações coletadas, uso e importância das informações coletadas, automação na coleta de dados e a Rede Hidrometeorológica Nacional.

Capacitação

A ANA realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Em 2014, a Agência capacitou mais de 22 mil pessoas. Para 2015, a expectativa é bater este recorde com mais de 33 mil alunos. Saiba mais no Portal da Capacitação da ANA: e assista à animação sobre os cursos realizados pela Agência.
Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA

Museu Rural do Distrito de Soledade

Fundado no dia 13 de janeiro 1993, O Museu é mantido pela FALS(Fundação dos Amigos do Lajedo de Soledade). Fica localizado no Distrito de Soledade, na Região da Chapada do Apodi. Seu acervo do Ma artefatos antigos. fósseis de animais, que foram encontrados no Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade. No Museu você também encontra um pouco sobre a formação geológica do Lajedo, sobre a fauna, além de pinturas rupestres feitas pelos habitantes primitivos da região (Os índios Tapuias Paiacus) como também a história do Sítio Soledade e de pessoas que contribuiram para a preservação

O Museu pode ser visitado de terças a domingo, das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Faça uma visita!

PM morre e outro é baleado na Zona Norte de Natal; suspeitos são mortos

Confronto aconteceu na noite deste sábado (26) na Zona Norte da cidade.Soldado Daniel Henrique da Silva, de 32 anos, não resistiu aos ferimentos.
Um policial militar morreu e outro ficou ferido durante uma troca de tiros com assaltantes na noite deste sábado (26) na Zona Norte de Natal. Segundo a própria PM, os dois policiais trabalhavam como segurança particular de uma padaria e teriam reagido a uma tentativa de roubo no local. Meia hora após a ocorrência, dois homens suspeitos de terem atirado nos policiais foram mortos em novo confronto com a polícia e dois irmãos acabaram presos.
Baleados na troca de tiros na padaria, o soldado Daniel Henrique da Silva, de 34 anos, e o colega dele, o também soldado Manuel Medeiros da Cunha, foram socorridos ao hospital Santa Catarina. O soldado Henrique, lotado na Companhia de Guarda da Cadeia Pública de Natal, não resistiu ao ferimento e morreu ao dar entrada na unidade. Já o soldado M. Medeiros, que trabalha na Força Tática do 4º BPM, foi submetido a uma cirurgia e até o início da manhã deste domingo (27) permanecia internado na UTI.

O tenente Augusto Gadelha, oficial de plantão do Batalhão de Choque, contou ao G1 que logo após a troca de tiros na padaria equipes da Rocam, do 4º Batalhão e do própria BPChoque partiram em busca dos assaltantes. “Por volta das 19h, montamos um cerco em uma residência na rua Canto das Flores, que fica no conjunto Nova República, também na Zona Norte. E fomos recebidos à bala. No confronto dois morreram e outros dois foram presos. Além disso, dois revólveres foram apreendidos”, relatou.

 
Os dois homens que morreram ainda não foram identificados. Porém, ainda segundo o tenente, ambos foram reconhecidos por testemunhas como sendo os assaltantes que atiraram nos PMs. Já os dois presos, os irmãos Jansen Fernandes Lima, de 21 anos, e Joel Fernandes Lima, de 20 anos, foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Norte e apontados como responsáveis por darem fuga e esconderijo aos assaltantes.

Ainda na noite deste sábado, a Polícia Militar publicou no site da instituição uma nota na qual diz estar consternada com a ocorrência e afirma que a corporação está novamente de luto.

Abaixo, a íntegra da nota:

PM novamente em luto

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte vem a público externar a consternação pelo falecimento ocorrido na noite deste sábado (26) do Soldado PM Henrique, que teve sua vida ceifada covardemente durante uma ação de criminosos na zona norte de Natal.

O Soldado Henrique prestava seus serviços à Companhia Independente de Policiamento de Guarda (CIPGD) na Cadeia Pública de Natal e há anos desempenhava bons serviços zelando pelo nome da Corporação.

A Polícia Militar do RN lamenta a perda deste nobre Policial que dedicou vários anos de sua vida a esta Instituição, desejando a amigos e familiares seu sentimento de pesar e solidariedade cristã.

Na mesma ocorrência o Militar Estadual M.Medeiros do 4º BPM foi alvejado e segundo informações, passa por cirurgia. A PMRN deseja que possa se recuperar o quanto antes.

*Anderson Barbosa - Do G1 RN/O Câmera.