segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Governo renova apelo ao diálogo e pede o fim da greve na UERN

Do Xerife: O Governo do Estado do RN dirige-se à população, e em especial aos alunos, professores e servidores técnicos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), para prestar os seguintes esclarecimentos a respeito da paralisação dos serviços da instituição:

1 – Desde o início do ano, o governador Robinson Faria e secretários receberam os representantes da Universidade por catorze vezes, para ouvir e encaminhar os pleitos da instituição, entre eles o de reajuste salarial para os professores e técnicos administrativos, recebido mesmo diante do grave momento de crise econômica em todo o país. De janeiro para cá, foram seis audiências dos representantes da UERN diretamente com o governador e oito audiências com a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, em um claro sinal de diálogo aberto e permanente com a instituição;

2 – Apesar da exposição do governo a respeito das sérias dificuldades financeiras enfrentadas e do encaminhamento dos pleitos para a avaliação da área jurídica, os professores optaram por deflagrar a greve em 25 de maio deste ano. No dia 29 de maio, o Governo divulgou nota esclarecendo que aguardava os pareceres técnicos para a aferição da viabilidade do reajuste. No entanto, foi confirmado o impedimento para a concessão do aumento em função de o Estado encontrar-se acima do Limite Prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, e não poder reajustar despesas com pessoal, sob pena de incidir em ato de improbidade administrativa;

3 – Mesmo com o primeiro parecer negativo, está sendo buscado um novo entendimento, que não implique em aumento de despesas com a folha de pessoal. Ou seja, a negociação permanece, respeitando os trâmites necessários. Não há fechamento do diálogo nem necessidade de pressão do movimento paredista para que haja prosseguimento na análise;

4 – Ao longo dos quatro meses pelos quais se estende a greve, o governo vem respeitando os repasses mensais para o custeio da universidade e o pagamento dos salários de professores e servidores, que já somam o montante de R$ 58,8 milhões somente entre junho e setembro, período em que a universidade permaneceu em paralisação. Deste montante, R$ 56,6 milhões foram gastos com folha de pessoal;

5 – Importante ressaltar que diferentemente de outros órgãos do Governo, a UERN não sofreu qualquer contingenciamento orçamentário. No entanto, os valores que deveriam estar custeando o estudo e aprendizado de cerca de 15 mil estudantes vêm sendo pagos sem o devido retorno com a prestação dos serviços.

O Governo do Estado se solidariza com os alunos da instituição e renova o apelo aos professores e servidores da UERN para que retornem ao trabalho, evitando o prolongamento de uma greve que soma prejuízos irreparáveis não somente aos estudantes, mas a toda a sociedade. Que prevaleça o sentimento de união e responsabilidade. É preciso garantir o retorno ao aprendizado dos milhares de estudantes e a preservação da UERN, um patrimônio do povo potiguar.

CANTORA JOANA FARÁ SHOW NA FESTA DOS MÁRTIRES DE CUNHAÚ

Do Xerife: O município de São Gonçalo do Amarante vai receber no próximo sábado (3) milhares de romeiros de todo o Estado que vão participar do encerramento da Festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. As festividades foram iniciadas com a 15ª Edição da tradicional Motoromaria, e desde o dia 24, todas as noites estão acontecendo as novenas no Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu.

No sábado, feriado estadual, acontece o ponto alto do evento com um dia comemoração em homenagem aos Padroeiros do Rio Grande do Norte. Será um dia dedicado a devoção aos Protomártires do Brasil (primeiros mártires brasileiros). A programação começa a partir das 7h com missas e adoração ao Santíssimo Sacramento. A atração musical local fica por conta de Fátima Santos e a atração nacional é a cantora Joana que fará show religioso. Ao final, o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, celebrará a missa.

Confira a programação:

De 24.09 a 02.10.2015 (Todos os Dias)

19h30 (Novena – Monumento aos Mártires Uruaçu)

Dia 03.10.2015 (SÁBADO) – Feriado Estadual

7h: Missa no Monumento
9h: Missa na Vila de Uruaçu
10h: Missa no Monumento
12h: Missa no Monumento
Das 10h às 14h: Confissões, Terços, Ofício de Nossa Senhora, adoração ao Santíssimo Sacramento
14h: Show com Fátima Santos
16h: Show com Joana
18h – Concelebração presidida por Dom Jaime Vieira Rocha – arcebispo de Natal

Chá de jaramataia elimina gorduras no fígado

Erinaldo Almeida empresário no ramo de eletrodoméstico em Apodi tinha problemas com taxas altas de triglicerídeos e glicose, a noite sentia forte insônia, além de ter um pouco de Gordura no fígado (esteatose hepática), mas depois que ele começou a tomar o chá de jaramataia aos poucos a sua saúde foi se restabelecendo, ‘’ fiz alguns exames de rotina e para minha surpresa as minhas taxas de triglicerídeos e colesterol voltaram ao normal, à insônia não sinto mais, e o pouco de gordura que tinha no fígado sumiu’’ comenta Erinaldo feliz com os resultados.

Quem quiser provar do chá de jaramataia é só ligar 84 – 9 9156 3020 ou 9 9820 9649 ou mandar um e mail para wocampanhas@gmail.com e falar com Wilson Oliveira, para as pessoas que vierem buscar las a distribuição é gratuita, já para as pessoas que moram em outras cidades a solução tem sido os serviços dos correios, mais informações no youtube.

https://www.youtube.com/user/woapodi

Multa para quem jogar lixo na rua pode ser adotada em todo o país

A cobrança de multa de quem jogar lixo em via pública, já adotada em algumas cidades, como no Rio de Janeiro, pode passar a valer em todos os municípios e no Distrito Federal. A prática está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 523/2013, que integra pauta da reunião de terça-feira (29) da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

O projeto modifica a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) para explicitar a proibição de descarte irregular de lixo em via pública e para determinar que os municípios e o Distrito Federal devem fixar multas para quem descumprir a regra, além de regulamentar a forma correta de descarte de resíduos sólidos.

O relator na CMA, senador Jorge Viana (PT-AC), apresentou voto favorável à proposta, apresentada pelo ex-senador Pedro Taques. Para Jorge Viana, “sanções pecuniárias ainda são ações pedagógicas e preventivas necessárias para se evitar condutas indesejadas”. Ele considera que o projeto contribuirá para educar a população com relação ao correto descarte dos resíduos sólidos. A matéria será votada em decisão terminativa na CMA.
Fonte: o xerife

Ficar sem presidente pode ajudar o País, diz Gilmar Mendes

Conhecido pelas declarações duras contra o governo da presidente Dilma Rousseff e o PT, o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, disse queficar sem presidente da República pode até ajudar o Brasil.
A fala de Mendes ocorreu durante debate sobre como o TSE deveria proceder em relação à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de proibir as doações de empresas a campanhas eleitorais. Segundo informações do Valor Econômico, o presidente do TSE, José Dias Toffoli, disse ser favorável a que as doações sejam mantidas até o fim do ano, já que a corte constitucional e tribunal de última instância brasileiro não estipulou uma data certa para o fim do financiamento privado.
Por sua vez, Mendes afirmou que em sua decisão o STF considerou as doações ilegais desde sempre, inviabilizando os mandatos de todos os políticos que se elegeram usando o instrumento. “A rigor, hoje, nós não temos presidente da República, o que, talvez, até ajude”, afirmou Mendes, alfinetando a presidente Dilma Rousseff, mas sem citá-la nominalmente.
Mendes, em seguida, insistiu que o TSE e o STF rediscutam o assunto das doações privadas.


Fonte: MSN

Tubarão-tigre de quase 3 metros é capturado em Icapuí/CE

Pescadores capturaram na manhã desta quarta-feira (23), por volta das 10h15min, um tubarão-tigre que havia se enroscado em uma rede de pesca entre as praias de Barreiras da Sereia e a praia de Picos, no município de Icapuí, Ceará, a cerca de 60 km de Mossoró. 

Segundo informações, o tubarão teria aproximadamente 2,5 metros, no qual teriam amarrado o animal e trazido para o seco e depois levado em um buggy.

Nesta tarde, populares avistaram um outro tubarão na área de banhistas, da praia de Peroba, há aproximadamente 1500 metros da praia de Barreiras da Sereia.

O Tubarão-Tigre é o 3º mais perigoso para o Homem, devido simplesmente ao fato de poder comer de tudo.
Eu vi no: http://taboleirograndenews.blogspot.com.br

Bando invade Partage Shopping em Mossoró e rouba joalheria

A semana começa com um assalto a uma joalheria no Partage Shopping em Mossoró.

Um bando invadiu o shopping na noite deste domingo, renderam os seguranças e quebraram a portaria que fica na frente do shopping.
O Shopping acaba de soltar nota sobre o assalto.
NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Partage Shopping Mossoró foi alvo de assaltantes armados na madrugada desta segunda-feira. A ação dos bandidos foi rápida, planejada e teve como alvo uma joalheria e um quiosque de telefonia que ficam na segunda portaria de acesso do shopping.

O sistema de segurança do shopping foi acionado imediatamente que os bandidos entraram e a equipe de segurança dentro do shopping pediu reforço policial, porém, os bandidos efetuaram a fuga antes do contingente de policiais chegar ao local. Os registros coletados a partir do sistema de câmeras em todo o local da ação pela equipe de segurança do shopping, bem como internamente da loja, já foram entregues às autoridades policiais, para que estes ajudem na identificação dos assaltantes.

O Partage Shopping Mossoró lamenta o ocorrido e neste caso, os prejuízos (exclusivamente materiais), serão ressarcidos pelas seguradoras já acionadas. Diante do crescimento da violência em todo o país, o Partage Shopping Mossoró tem feito investimentos contínuos em equipamentos de ponta e pessoal qualificado e intensificará a utilização de medidas preventivas na busca de segurança para lojistas e clientes.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3n2ETFqsW

Desvio no Idema pode ser bem maior do que o divulgado

Pode ser bem mais do que os cerca de R$ 19,3 milhões levantados, inicialmente, o desvio de recursos financeiros do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). Aprofundamento de investigações revela que a rapinagem que veio à tona com a “Operação Candeeiro”– no dia 2 deste mês – deve ter mais capilaridade e volume.

Uma fonte credenciada, em conversa com o Blog, estima que o levantamento patrimonial ilícito deverá ser elevado em mais alguns milhões. Até aqui, aparecem sobretudo imóveis de luxo que estão espalhados por Natal e Grande Natal, Mossoró, mas também Tibau. Não se descarta outro leque de bens no Ceará.

Loja com dezenas de veículos automotivos, academia de ginástica, equipadora de carros etc., também entram nas aquisições com o dinheiro desviado. “Valor poderá sem bem maior”, reitera a fonte ouvida por esta página.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) tem muito trabalho pela frente, pois sabe que a principal dificuldade nesses casos, é a destreza dos quadrilheiros para a transformação de dinheiro sujo em ‘dinheiro limpo’. A partir daí, toda a busca fica bem mais difícil.

Segundo apurado até o presente momento, os valores desviados dos cofres do Idema em favor de certas empresas – com as quais o próprio órgão atualmente não reconhece qualquer espécie de contratação – contabilizam o montante de R$ 19.321.726,13, mais da metade advindos de conta oculta, aberta em março de 2013.

O principal implicado é Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, filho da ex-procuradora-geral da Assembleia Legislativa, Rita das Mercês Reinaldo, investigada na operação Dama de Espadas.

Por Carlos Santos

Juiz condena Sanguessugas e diz que delação ‘não pode ser alforria para todos’

O Estadão destacou que a Justiça Federal condenou por estelionato, a cinco anos e oito meses de prisão, a cúpula da Máfia das Sanguessugas – organização criminosa que, entre 2002 e 2006, montou esquema de fraudes a licitações para venda de ambulâncias superfaturadas a prefeituras de vários estados – na ocasião, foram desviadas verbas federais obtidas por meio de emendas parlamentares. A sentença põe em xeque a delação premiada, mecanismo supervalorizado na Operação Lava Jato, investigação que abriga pelo menos 30 colaboradores.

Os empresários Darci José Vedoin e seu filho, Luiz Antonio Trevisan Vedoin, e ainda Ronildo Pereira Medeiros – apontados como os mentores das Sanguessugas – fizeram delação. O esquema envolveu ‘deputados mancomunados, proponentes de Emendas ao Orçamento da União, incumbidos de drenar o dinheiro público’.

Desde o início das delações, em Mato Grosso, foram citados cerca de 80 parlamentares envolvidos com as Sanguessugas. Muitos deles já foram condenados em outras ações penais depois que terminaram seus mandatos e perderam a prerrogativa de foro privilegiado perante o Supremo Tribunal Federal.

O juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, homologou as delações, mas na sentença em que condena os três réus, além de impor também pagamento de R$ 3,39 milhões de indenização – R$ 1,13 milhão para cada um – a título de ‘reparação dos danos causados à coletividade, especialmente à saúde pública’, fez pesadas críticas ao instrumento mais eficaz e festejado da Lava Jato, a colaboração.

“O instituto (da colaboração) não se presta a estabelecer uma espécie de alforria para todos, do mais baixo ao mais alto escalão do crime. Todos livres! Isso seria o mesmo que conferir aos membros de uma organização um bill de impunidade, verdadeira imunidade absoluta, coisa jamais vista no direito internacional”, escreveu Mazloum.

Policiais acusados pela morte de prefeito no RN vão a júri no dia 30

G1/RN – “Não queremos vingança. Queremos justiça”. Dez anos depois da morte do marido, é este o sentimento da dona de casa Margareth Ferreira Monteiro, viúva do então prefeito da cidade de Grossos João Dehon da Costa Neto, de 37 anos. Dehon Caenga, como era mais conhecido, e o motorista da prefeitura, Márcio Sander Martins, foram baleados por policiais civis no dia 23 de junho de 2005. A ação, considerada desastrosa pela própria Polícia Civil, aconteceu na BR-304, na entrada de Santa Maria, cidade distante a pouco mais de 50 quilômetros de Natal.

O Tribunal de Justiça do RN confirmou que os seis policiais acusados pelo Ministério Público começam a ser julgados a partir das 8h desta quarta-feira (30). Em razão do clamor popular – e por uma questão de segurança – o júri poular foi desaforado da comarca de São Paulo do Potengi e será realizado no Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, em Natal.
“Pela quantidade de tiros, para mim está mais do que provado que se tratou de uma execução. Não vejo outra explicação”, desabafa Margareth. Ao G1, a viúva também relembrou das dificuldades que passou com os filhos do casal. “Nossos dois filhos eram pequenos. Um, com dois anos na época, até hoje chora e sempre pergunta pelo pai. O outro, que tinha 8 anos, precisou de acompanhamento de um psicólogo. Até hoje, para todos nós, é muito difícil tudo o que aconteceu”, ressaltou.

Estudante corre nu durante blitz da Lei Seca em Natal

Um estudante, que segundo a Polícia Militar aparentava estar sob efeito de drogas, foi detido ao correr nu em meio a uma barreira da Operação Lei Seca realizada na madrugada deste domingo (27) no bairro de Capim Macio, na Zona Sul de Natal.

Segundo o capitão Styvenson Valentim, apesar de ter sido detido momentaneamente, o rapaz acabou liberado após retomar a consciência. “Ele não dizia coisa com coisa. Não sabia de onde vinha nem para onde estava indo. Também não sabia dizer se tinha bebido nem se tinha consumido algum entorpecente. Fizemos buscas pela região e conseguimos encontrar as roupas e os documentos dele. Quando voltou ao normal, o levamos para casa”, afirmou o oficial.
A blitz aconteceu na rua Walter Duarte Pereira, ponto onde a PM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) quase que semanalmente montam barreiras de fiscalização. Dois motoristas foram presos em flagrante por estarem dirigindo sob efeito de bebida alcóolica e 42 carteiras de habilitação retidas.
"Também apreendemos seis veículos, sendo quatro carros e duas motocicletas ", acrescentou Styvenson.

Fonte: G1

No Brasil, é proibido levar criança menor de 7 anos na garupa da moto.
Fantástico faz flagrantes de crianças sem capacete em Queimadas.
Um levantamento da seguradora que paga o DPVAT – o seguro para vítimas de acidentes de trânsito no Brasil – aponta que, nos últimos sete anos, mais de 8 mil crianças, de 0 a 10 anos, ficaram inválidas e mais de quatrocentas morreram ao serem transportadas em motos. No Brasil, crianças menores de sete anos não podem ser carregadas em motos. O Fantástico mostra flagrantes absurdos no Norte e Nordeste, regiões com maior incidência desses acidentes, de pessoas carregando filhos pequenos sem capacete e conta histórias de famílias que se acidentaram nessas situações. Confira no vídeo acima.
Fonte: Fantástico

Americano fica 12 anos sem tomar banho usando só spray de bactérias

Criador da substância, o engenheiro químico garante que fica limpinho e sem cheiro. Dermatologista alerta para possível contaminação com fungos.
O engenheiro químico do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachussetts, David Whitlock, decidiu parar de tomar banho. Segundo Whitlock, o ser humano não precisaria de banho. Ele usou a tecnologia para resolver o problema da sujeira corporal. Ele desenvolveu um spray com bactérias que se alimentam do suor e da gordura produzida pelo corpo. Com borrifadinhas em todas as partes do corpo, ele diz estar há 12 anos sem entrar embaixo de um chuveiro ou numa banheira. Veja a reportagem de Renata Ceribelli acima.
Fonte: Fantástico

Com fim de semana violento, corpos são amontoados em necrotério no RN

Assessoria do Itep confirma problema e diz que problema foi sanado.
O número elevado de assassinatos registrados durante o fim de semana na Grande Natal fez com que cadáveres ficassem amontoados no necrotério do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), órgão da Polícia Civil responsável por periciar corpos de pessoas mortas mediante violência no Rio Grande do Norte. Durante algumas horas, os cadáveres foram colocados em sacos e postos no chão, à espera de vagas em câmaras frias. Ao todo, segundo o próprio Itep, 
21 pessoas foram mortas a tiros em um intervalo de pouco mais de 24 horas em Natal e região Metropolitana neste final de semana.

A assessoria de imprensa do Itep confirma que os cadáveres tiveram que ser colocados no chão. "De fato houve momento do final de semana em que chegaram mais cadáveres do que a capacidade de acondicionamento nas câmaras frias do necrotério. Mas, a medida que uns foram sendo liberados, os que estavam fora das câmaras foram sendo acondicionados de forma adequada. Hoje (segunda-feira) pela manhã havia um nesta situação, mas já está sendo providenciado uma forma mais adequada para acondicionar o corpo".

Segundo o Itep, os crimes ocorreram entre o início da noite do sábado (26) e a meia-noite deste domingo (27). A maioria dos homicídios, 14 deles, aconteceu na Zona Norte da capital. Entre as vítimas, um policial militar de 32 anos que foi morto durante uma troca de tiros com assaltantes no bairro Pajuçara. Dois suspeitos de terem atirado no PM também foram mortos.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) reconheceu que o final de semana foi violento. Em nota, disse que a sequência de assassinatos será investigada e apurada pela Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom). A secretaria também garantiu que tem tratado a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Rio Grande do Norte de forma “comprometida, transparente e compartilhada com todos os setores da sociedade”.

Fonte: G1RN