sábado, 3 de outubro de 2015

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO FRANCISCO 2015: CANINDÉ-CE

A abertura da Festa de São Francisco aconteceu no dia 24 de setembro, às 4 horas da manhã com hasteamento das bandeiras e celebração eucarística.
Dos dias 25/Setembro a 03/outubro – às 18h, na praça dos romeiros.
Subtema 1º Dia (25/Set) - “Como jovem interrogava-se sobre o sentido da vida”. Estado homenageado: Ceará
Subtema 2º Dia (26/Set) - “O encontro com o leproso transforma sua vida”. Estados homenageados: Bahia e Sergipe
Subtema 3º Dia (27/Set) - “Trazia a paixão de Cristo em seu coração”. Estados homenageados: Pernambuco e Alagoas
Subtema 4º Dia (28/Set) - "Ouviu e viveu o Evangelho obediente a Igreja”. Estados homenageados: Rio Grande do Norte e Paraíba
Subtema 5º Dia (29/Set) - “São Francisco, respeito e reverência pela criação”. Estados homenageados: Pará e Amazonas
Subtema 6º Dia (30/Set) - “Deus nos chamou com misericórdia para a salvação do mundo”. Estados homenageados: Acre e Tocantins
Subtema 7º Dia (01/Out) - “Advertia os irmãos a não julgarem homem algum”. Estado homenageado: Piauí
Subtema 8º Dia (02/Out) - “O Senhor te dê a paz, era a sua saudação”. Estado homenageado: Maranhão
Subtema 9º Dia (03/Out) - “A morte santíssima do bem aventurado Francisco”. DIA DO TRÂNSITO DE SÃO FRANCISCO

PROCISSÕES: COM PAINEL E A IMAGEM DE SÃO FRANCISCO


- Dia 24/Setembro, às 18h - Procissão com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica.

- De 25/Setembro a 03/Outubro, às 17h30min - Procissão com o Painel de São Francisco, saindo da

Basílica à Praça dos Romeiros, retornando após a Novena para a Basílica.

- Dia 04/Outubro, às 16h, Procissão com a Imagem de São Francisco, pelas principais ruas da cidade.

Missa de encerramento

Dia 04 de Outubro, às 10h, na Quadra da Gruta

ARRIAMENTO DAS BANDEIRAS

Dia 05/Outubro, às 12h, na Praça da Basílica.

CANINDÉ-CE: FESTA DE SÃO FRANCISCO 2015

 Veja algumas imagens da 2ª noite de novena em Canindé-CE.

CANINDÉ-CE: FESTA DE SÃO FRANCISCO 2015

Comédia teatral conta a história "A lenda do Santo vivi" para os romeiros.

Agentes encontram celulares dentro de bíblia em CDP de Apodi

Após uma minuciosa revista realizada na carceragem do Centro de Detenção Provisória Agente Ronilson Alves da Silva (CDP de Apodi), os agentes penitenciários encontraram celulares chips dentro de uma bíblia e um livro.
De acordo com o diretor da unidade prisional, agente Márcio Morais, além dos celulares e chips, ainda foi encontrado 10 eixos de ventilador, 31 pedras de crack, 01 faca, 04 carregadores de celular, Charles Mota, os aparelhos foram encontrados durante uma inspeção de rotina realizada pelos agentes penitenciários.

“Aqui no CDP Apodi nós sempre realizamos inspeção nas celas e durante a inspeção de ontem a noite encontráramos a bíblia e estranharam o peso. Ao abrir, encontraram o aparelho celular”, disse o diretor Márcio Morais. As páginas da bíblia foram recortadas de forma a ocultar completamente o celular quando o livro estivesse fechado.

A minuciosa revista fora feita pelo diretor da unidade, agente Márcio Morais, agentes Wdson Brilhantes, Kaio Cesar com apoio de policiais da Rádio da Patrulha da 2ª Companhia de Polícia Militar de Apodi.

A direção do CDP Apodi, já tem os nomes dos proprietários dos celulares e da droga apreendida durante a inspeção. “Uma sindicância foi aberta e um inquérito administrativo foi instaurado para apurar. comentou Márcio Morais.

Em um dos celulares foi encontrado a foto do interno Elviro Lopes da Silva Junior. Já o interno Patrício Felix Bezerra Neto, assumiu que um dos aparelhos encontrado dentro de um livro lhe pertencia, os agentes também tem a identificação do dono das 30 pedras de crack, mas o nome do interno está sendo mantido em sigilo para não atrapalhar o andamento das investigações. A medida punitiva que será adotada pela direção do CDP Apodi será a suspensão das visitas para estes presos até que o inquérito seja concluído, o que deve acontecer em cerca de 30 dias pelo delegado de Apodi, bacharel Renato da Silva Oliveira.

O preso Elviro Lopes Junior, aparece em uma das fotos do aparelho celular apreendido, fazendo uma selfie no interior da cela, onde ele esta custodiado.

Em menos de 30 dias, os agentes penitenciários, conseguiram evitar a entrada de drogas e celulares que foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Apodi em feiras para os internos, trazidas por familiares. Três pessoas foram presas em flagrante, sendo dois homens e uma mulher. Os agentes penitenciários de Apodi têm mostrado compromisso com o Sistema Penitenciário do RN.

O Centro de Detenção Provisória de Apodi atualmente está custodiando cerca de 100 internos que cumprem pena nos regimes fechado semiaberto.

Por Marcio Morais.
*Via O Câmera.

Natal: Morre radialista Nilson Freire

 Nilson Freire (E) faleceu nesta madrugada
Aos 75 anos, faleceu na madrugada deste sábado (6), o radialista Nilson Freire, que estava internado desde o dia 15 de agosto, no Hospital do Coração, em Natal. O velório do radialista já está ocorrendo na Capela 1, do cemitério Morada da Paz, em Parnamirim, onde ocorre missa de corpo presente às 15 horas e logo em seguida o sepultamento na tarde de hoje.

Nilson Freire deixa dois netos e três filhos – Kaleb, advogado; Katiene, médica e Kalina, economista e funcionária do Banco do Nordeste. “A paixão dele era o rádio”, disse o filho Kalled, a respeito do pai que conciliava a comunicação com a profissão de bancário, tendo se aposentado como funcionário do Banco do Brasil.

Freire foi casada com Sandra Mara, que faleceu em 2008. “Eles se conheceram fazendo radionovela na Radio Poti”, contou Kaleb, a respeito de uma carreira iniciada pelo pai aos 15 anos.

Natalense, nascido em 3 de maio de 1940, Nilson Freire também ficou conhecido na cidade, por ter sido o locutor oficial das publicidades dos Supermercados Nordestão. “Ele fez locução até um dia antes de se internar”, informou o filho, sobre o infarto que o radialista sofreu em meados de agosto: “Depois vieram complicações renais e pulmonares”.


*Tribuna do Norte.

STF autoriza PF a ouvir Lula em inquérito da Lava Jato

São Paulo - O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal a colher depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "informante" nas investigações do esquema de corrupção na Petrobras.

O pedido para ouvir o ex-presidente foi feito pela PF e teve parecer favorável por parte do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No despacho em que autoriza que Lula seja ouvido, Zavascki ressalta que cabe ao procurador-geral e às autoridades policiais apontarem quais diligências devem ser cumpridas no curso da investigação.
"O modo como se desdobra a investigação perante o Supremo Tribunal Federal e o juízo sobre a conveniência, a oportunidade ou a necessidade de diligências tendentes à convicção acusatória são atribuições do Procurador-Geral da República e da autoridade policial, a qual se atribui o poder-dever de reunir os elementos necessários à conclusão das investigações, efetuando as inquirições e realizando as demais diligências necessárias à elucidação dos fatos, apresentando, ao final, peça informativa", escreveu Zavascki.

Lula será ouvido no inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal e investiga 39 pessoas por suposta construção de um esquema para distribuição dos recursos ilícitos a políticos de ao menos três partidos: PP, PMDB e PT.

Zavascki autorizou os depoimentos dos demais nomes apontados pela Polícia Federal e endossados pelo parecer da PGR, entre eles o dos ex-ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência, governo Dilma Rousseff), Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais, governo Dilma) e José Dirceu (Casa Civil, governo Lula).

Para o delegado da PF Josélio Souza, é preciso buscar indícios para verificar eventuais vantagens pessoais recebidas pelo então presidente, como atos de governo que "possibilitaram que o esquema" fosse mantido. Ao recomendar que Zavascki atendesse o pedido da polícia, Janot destacou que o ex-presidente e as novas testemunhas não são investigados. De acordo com o procurador-geral, até o momento não há o que "justifique" a ampliação da lista de investigados perante o Supremo.

No despacho em que autoriza os depoimentos, Zavascki reforça que PF e PGR concordaram quanto à necessidade de colher os depoimentos, que "não ostentam condição de investigados".

"No caso, as manifestações dessas autoridades são coincidentes no sentido de que as pessoas a serem ouvidas em diligências complementares não ostentam a condição de investigadas, mas, segundo se depreende do requerimento da autoridade policial, a condição de informantes", escreveu o ministro.

Dilma

Teori Zavascki também analisou pedido do PSDB, com base no ofício da Polícia federal, para tentar liberar a PF a investigar a presidente Dilma Rousseff. Isso porque ao encaminhar relatório ao Supremo, a PF apontou que Dilma não pode ser investigada por conta da vedação prevista na Constituição.

Na visão do ministro do STF, o pedido é "inviável".

"Além de tratar de questão estranha ao âmbito deste inquérito, cuja provocação não dispensaria, segundo a jurisprudência aqui assentada, a iniciativa do Ministério Público é importante registrar que o Supremo Tribunal Federal não profere decisões de caráter meramente consultivo, sem pertinência 'com a essência da atividade jurisdicional'", escreveu Zavascki.

O PSDB pedia que o ministro informasse a PF sobre a possibilidade de proceder interrogatório da presidente Dilma.

Fonte: exame.com

Empreiteiras da Lava Jato doaram para campanha de Fátima Bezerra

Andrade Gutierrez e Engevix Engenharia repassaram R$ 475 mil e R$ 50 mil ao comando nacional do PT, que redistribuiu o dinheiro à campanha de Fátima.

Duas das empreiteiras acusadas de pagamentos de propina e que abasteceram os cofres do Partido dos Trabalhadores para a eleição de 2014 colaboraram para o financiamento eleitoral da campanha da senadora Fátima Bezerra.

Andrade Gutierrez e Engevix Engenharia repassaram R$ 475 mil e R$ 50 mil ao comando nacional do PT, que redistribuiu o dinheiro à campanha de Fátima em 15 de setembro e 8 de agosto, respectivamente. Os valores foram declarados à Justiça Eleitoral sendo, portanto, legais. Em novembro do ano passado, executivos das duas empresas foram presos após a suspeita de que participaram de um esquema que desviou recursos na Petrobras.

As doações foram realizadas antes da etapa da Lava Jato que levou à prisão os executivos das empresas investigadas. No mesmo período, a primeira delação premiada, de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, revelou que as empresas mantinham um esquema de propina para abastecer o cofre dos partidos aliados e do próprio PT. Mais tarde, soube-se que parte do pagamento ilegal era, inclusive, feito através de doações oficiais ao Partido dos Trabalhadores.

Uma terceira empresa que também figura como doadora da campanha de Fátima, a JBS, também está citada na Operação Lava Jato. Segundo revelou o jornal o Estado de S. Paulo, uma planilha apreendida na casa de Paulo Roberto Costa sugere que o ex-diretor teria firmado contrato para consultoria à empresa que hoje é dona do maior frigorífico do mundo, a Friboi. À campanha de Fátima foram doados pela JBS meio milhão de reais.

Em janeiro deste ano, quando se soube parte do teor da delação de Paulo Roberto Costa implicando as empreiteiras, a Andrade Gutierrez reagiu. Em nota distribuída à imprensa, afirmou “que nunca fez parte de qualquer acordo de favorecimento envolvendo partidos políticos, a Petrobrás e a empresa”.

No mesmo período, a Engevix também negou o pagamento de propina. Em janeiro deste ano, no entanto, um dos executivos da empresa, Gerson de Mello, admitiu os pagamento. A JBS negou veementemente seu envolvimento em esquema ilegal. A reportagem aguarda manifestação da assessoria da senadora Fátima Bezerra sobre o assunto.

portal no ar

MP denuncia 14 policiais militares do Rio Grande do Norte por corrupção

Operação 'Novos Rumos' prendeu 12 PMs na terça-feira (29).
Denúncia foi protocolada na Justiça nesta sexta-feira (2).
O Ministério Público denunciou 14 pessoas nesta sexta-feira (2) após a operação Novos Rumos que investigou o envolvimento de policiais militares com o tráfico de drogas em Natal. A operação foi deflagrada na última terça-feira (29), ocasião em que 12 PMs foram presos. De acordo com o MP, as investigações apontaram o envolvimento de outros dois policiais militares que não foram presos na terça, mas também foram denunciados.

Os policiais militares foram denunciados por corrupção passiva, peculato-furto, receptação, prevaricação e violação de domicílio. Os crimes são previstos no Código Penal Militar.

De acordo com as investigações do Ministério Público, os policiais presos receberam dinheiro, queijos e até galinhas para liberar suspeitos de cometer crimes e permitir o tráfico de drogas na região metropolitana de Natal. As descobertas foram feitas por meio de interceptações telefônicas e escutas instaladas dentro de um carro do 9º Batalhão da Polícia Militar. O conteúdo está transcrito no pedido de decretação de prisões preventivas, indisponibilidade de bens e afastamento de sigilo de dados fiscais feito Ministério Público à Justiça potiguar. O G1 teve acesso aos documentos, que tiveram o sigilo levantado na quarta-feira (30) pela 11ª Vara Criminal.

Um diálogo travado dentro do carro 294 do 9º Batalhão da Polícia Militar é usado pelo MP para ilustrar a série de crimes praticada pelos PMs. Na conversa, os policiais afirmam que "honestidade não vale nada" e questionam por que eles deveriam ser honestos "se os políticos não são". O mesmo carro, segundo o Ministério Público, foi usado para cometer os crimes de associação criminosa, tortura, corrupção passiva, receptação, furto, roubo e prevaricação entre 2014 e 2015.

Para o MP, as interceptações telefônicas e escutas revelam que o os crimes eram algo "rotineiro" para os policiais. Um dos casos mais emblemáticos aconteceu quando os PMs aceitaram duas galinhas e R$ 60 para liberar o suspeito de um crime. Aconteceu no dia 5 de maio deste ano, em uma abordagem de rotina em que os policiais encontram munição no carro de um homem não identificado em Parnamirim, na Grande Natal.

Depois de receberem as galinhas e o dinheiro, os PMs conversam. "Queres vender a tua? Para eu colocar lá no quintal para comer o mato", questiona um deles. O outro recusa a oferta: "Não! Vou ficar com ela! Vem Dias das Mães aí!". 
 G1 RN

119ª Mortes violentas em Mossoró: Detento foi morto quando tentava fugir da Penitenciaria de Mossoró

Mais uma morte violenta foi registrada na madrugada de hoje, 03 de outubro, na cidade de Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. Um detento foi morto dentro da Penitenciaria Agrícola Mario Negócio.

Jefferson Vieira Lopes Silva, de 19 anos de idade, residia na Travessa Rio Branco, no bairro Santo Antônio, foi condenado por assalto e havia sido transferido da cadeia Pública, na tarde de ontem, para cumprir sua pena no regime semiaberto da Penitenciaria. Ele foi morto na madrugada de hoje, quando tentava fugir em companhia de outro detento.

Ele era apontado como responsável por um duplo homicídio no bairro Santo Antônio, mas cumpria pena por assalto.

Segundo informações da direção, os dois detentos quebraram os pergolados e saíram do pavilhão. Jefferson foi morto com várias cutiladas de faca peixeira, ainda na área do presidio. Seu companheiro, José Emanuel Alves de 20 anos de idade, morador do Assentamento Pomar, na Maísa, conseguiu fugir.

Ninguém no presidio soube informar o que teria acontecido e nem quem foi o responsável pela morte do detento.

Depois dos procedimentos no local, o corpo de Jefferson Vieira Lopes Silva, foi removido para a base da Unidade Regional do Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep, em Mossoró, onde será necropsiado.

Jefferson Vieira Lopes Silva, foi a 119ª morte provocada em 2015 na cidade de Mossoró. No mesmo período em 2014, foram 140 mortes violentas. 2011 continua sendo o ano mais violento de todo história de Mossoró com 153 mortes violentas de janeiro a 03 de outubro

São considerados como Crimes Violentos Letais Intencionais toda ação humana que visa a atingir fisicamente a outro, produzindo morte como resultado final imediato ou posterior em decorrência da natureza do ferimento causado.

Detalhe: Jefferson fez 19 anos de idade, ontem, 02 de Outubro.

*O Câmera.

Feriado estadual relembra os mártires de Cunhaú e Uruaçu

JBelmont: O Rio Grande do Norte celebra hoje um dos episódios mais marcantes de sua história: os mártires de Cunhaú e Uruaçu.

Os mártires foram beatificados pelo papa João Paulo II em março do ano 2000. Sancionada pela governadora Wilma de Faria, a Lei nº 8.913/2006 decretou o 3 de outubro como o Dia Estadual à Memória dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú.


No ano de 1634, alemães, a serviço dos holandeses, chegavam ao Estado. Cunhaú, que contava com uma população de aproximadamente 70 colonos, sofreu naquele ano a sua primeira invasão, seguindo-se então de outros mais, com o apoio dos índios tapuias e potiguares.

Em 16 de julho daquele ano, durante uma missa dominical convocada por Jacó Rabe, na capela de Nossa Senhora das Candeias, foram mortos dezenas de católicos, após o fechamento das portas da igreja.


Apesar da resistência de alguns fiéis, Jacó ordenou que os sobreviventes tirassem as roupas e, de joelhos, renunciassem ao catolicismo.

Com a negativa dos colonos, índios, que se encontravam escondidos nos arredores da vila, saem e, junto com os holandeses os matam da forma mais cruel possível. A notícia do episódio se espalhou pela capitania do Rio Grande e três meses após, outras 70 pessoas são mortas também de forma desumana na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.

Vereador Sílvio Viana tem casa invadida por bandidos na manhã deste sábado

CARAÚBAS (RN) – O vereador Silvio Viana (PROS), teve sua casa invadida neste sábado (3), no centro da cidade de Caraúbas, na região oeste do Estado do Rio Grande do Norte, por 4 bandidos fortemente armados, por volta das 6 horas da manhã.

Os bandidos aguardavam do lado de fora, quando uma das pessoas que estavam dentro da residência ia saindo e foi rendida pelos elementos que entraram. Eles colocaram uma arma na cabeça do vereador Sílvio Viana e o ameaçaram de morte se ele não dissesse onde estaria o dinheiro e as armas de fogo. Foi um momento de pânico para toda a família. As crianças ficaram apavoradas e os elementos muito agressivos buscavam em toda parte objetos de valores.

A princípio um dos bandidos pensava que Silvio Viana era policial, no entanto, um deles disse que ele era vereador. Foram aproximadamente 45 minutos intermináveis de pânico e terror, sem saberem como ia ser o desfecho. Os bandidos levaram bens materiais como: Televisão, cordão de ouro, perfumes, espingarda de chumbinho, garrafas de Whisky, entre outros pertences.

Após roubarem a casa do vereador fugiram em um carro prata com destino ignorado. A polícia foi acionada, realizaram busca e até o momento ninguém foi preso. O caso está sendo investigado pelo Delegado Erick Gomes que enviou uma equipe para a residência do vereador.

Sílvio Viana explica que estava dentro de sua casa com a esposa, filhos e outras pessoas da família. "É complicado ter uma arma colocada na cabeça. A gente se sente extremamente vulnerável, temos que olhar com mais atenção para a segurança do nosso município, ", explica o vereador.


*Fonte: Icém Caraúbas.

Vingança pode ter sido a motivação para um duplo homicídio na cidade de Baraúna

Duas pessoas foram mortas no início da noite de hoje, 02 de outubro na cidade de Baraúna, região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu por volta de 19 horas e 30 minutos, na Rua Adauto Bezerra Filho, no bairro Cinderela e pode ter como motivação, vingança.
A polícia não descarta a possibilidade de guerra envolvendo disputa pelo comando do tráfico de droga na cidade. Na delegacia da polícia civil e no Pelotão da polícia militar de Baraúna, existe o registro de várias denúncias anônimas de venda de droga no local.

Policiais civis e militares, já realizaram várias abordagens no local, mas nunca conseguiram encontrar o entorpecente denunciado.

Marcos Fabiano de Macedo Roque de 24 anos de idade, era acusado de um crime de homicídio no mesmo bairro onde foi morto. Ele foi alvejado na cabeça e o no abdômen e caiu sem vida na sala da casa onde morava.

Raimundo José Silva de Macedo, de 33 anos, tio de Marcos, foi alvejado com cerca de 03 disparos e morreu sentado em uma cadeira, na calçada da residência.

Segundo informações de populares, os dois acusados estavam de motocicleta e fugiram antes da chegada da polícia.

Uma viatura da Policia Militar fez o isolamento para os procedimentos da equipe de plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, Unidade Regional de Mossoró para onde os corpos foram removidos e serão necropsiado.

 
Já são 27 mortes violentas em Barauna no ano de 2015, tornando a cidade como uma das mais violentas do mundo.

*Informações e imagens: O Câmera.

HOJE TEM AMISTOSO EM APODI!!!


Governo apresenta propostas para tentar encerrar greve da UERN

Thaisa Galvão: Em reunião com representantes da UERN na noite desta sexta-feira, a chefe da Casa Civil do governo, Tatiana Mendes Cunha, apresentou nova proposta do Estado para tentar acabar com a paralisação na universidade que já ultrapassa os 100 dias.
O documento com as propostas será levado à assembleia de docentes e técnicos na próxima semana.
O documento contempla quatro pontos e só será garantido com o retorno imediato dos servidores ao trabalho.
Eis a proposta do Estado, buscando conciliar os interesses da UERN com a situação de finanças do Estado:
- auxílio-material pedagógico para os professores
-auxílio-transporte para os técnicos administrativos.
Os dois benefícios no valor nominal correspondente ao percentual de 12,035% do vencimento básico de cada servidor vigente nesta data, e serão concedidos até que seja possível realizar o reajuste remuneratório.
O Estado ainda garante a continuidade das negociações quanto à possibilidade de atendimento do pleito do reajuste equivalente, em percentual, aos valores economizados pela Instituição com corte de gastos na área de pessoal.
E afirma também que irá autorizar a realização de concurso público para reposição de vagas decorrentes de aposentadoria e falecimento, e que dará prosseguimento às obras da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), Campus Central, do Campus Avançado de Caicó, e à liberação das contrapartidas dos convênios referentes às obras em andamento.
O Governo ainda se compromete com a interveniência, junto ao Banco do Brasil, para a liberação dos recursos para a conclusão da obra do Campus de Natal, oriundos do Proinveste.
“As negociações nunca foram encerradas. Estamos fazendo nossa parte e esperamos que essa questão seja superada de uma vez por todas”, assinalou a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha. O reitor Pedro Fernandes recebeu a proposta em mãos.

Ontem à tarde a Procuradoria Geral do Estado entrou com uma ação judicial pedindo a suspensão imediata da greve.

Estudante de Comunicação da UERN, em Mossoró morreu em acidente na manhã de ontem

O acidente aconteceu na saída de Mossoró para a cidade de Areia Branca, na Br 110, no final da manhã de hoje, 02 de outubro.

O veículo que Katia Mirla de Souza Luz de 22 anos, viajava tentou desviar um objeto na via e capotou, deixando 03 pessoas feridas. Todas foram conduzidas para o Hospital regional Tarcísio Maia. Veja

Katia Luz, que era Estudante de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, “UERN” não resistiu.

A universidade emitiu nota de pesar pelo falecimento da estudante.

Confira na íntegra:

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lamenta profundamente o falecimento da estudante do 4° período de Comunicação Social e integrante da UERN TV, Kátia Mirla de Souza Luz, ocorrido no início da tarde desta sexta-feira, em acidente na BR 110 (Mossoró/Areia Branca).

Aos 22 anos, Kátia Luz era uma das grandes promessas para o jornalismo potiguar. Esta semana ela havia sido selecionada pelo Canal Futura/ Rede Globo para participar da XI Oficina de Vídeo Geração Futura Universidades Parceiras, entre os dias 18 e 29 de janeiro de 2016.

Neste momento de perda e dor, a Reitoria, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, o Departamento de Comunicação Social (DECOM) e a UERN TV transmitem sentimentos aos familiares, amigos e colegas dessa jovem que marcou sua passagem pela UERN com dedicação ao curso e alegre convivência.

Reitor Pedro Fernandes
Vice-reitor Aldo Gondim 


* O Câmera.

Lideranças religiosas do RN reafirmam apoio à greve dos servidores UERN

A diretoria da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) esteve reunida, na tarde de ontem, com o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha. Na oportunidade, os docentes realizaram uma explanação acerca da situação da universidade, destacando sua paralisação, que já chega há 130 dias.

O religioso se solidarizou com a causa dos servidores e prontificou-se a conclamar as paróquias de sua diocese para sensibilizar os fieis a solicitar do Governador Robinson Faria solução para o fim do impasse estabelecido.

Na manhã de hoje, os professores estiveram reunidos com o Dom Mariano Manzana. Na oportunidade o chefe da diocese de Mossoró reiterou o apoio das paróquias da região à causa da universidade e preparou uma nota de apoio que será lida em todas as Igrejas da Diocese de Santa Luzia durante as missas do fim de semana.

A partir das 16h, a diretoria da ADUERN se reunirá com o bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, para discutir a situação da UERN e estender o apoio já obtido nas outras dioceses do Estado para a Diocese do Seridó.

Em Caicó, os diretores também participarão do encerramento da Semana Universitária, promovida por docentes da UERN, em parceria com a UFRN e IFRN. Durante o evento, os diretores vão realizar uma explanação sobre o atual momento da greve e como andam as negociações com o Governo.

Audiências – Na manhã de ontem, a Diretoria da ADUERN participou de audiências com os Deputados Souza (PHS) e Fernando Mineiro (PT). Os parlamentares reiteraram o apoio aos servidores e se comprometeram a intermediar contato com o Governo.

Em relação à audiência com o Governador do Estrado, Robinson Faria, a Diretoria foi contactada pelo Prefeito de Mossoró, Francisco José Jr., que garantiu que o encontro vai acontecer na próxima segunda-feira em Natal em horário ainda indefinido.

HOJE TM CANTORIA NO POÇO DE TILON!!!

Sete apenados fogem na Penitenciaria de Mossoró

Aproveitando a queda de um muro que estava sendo construído em um novo pavilhão no sistema fechado, sete presos fugiram no início da tarde de hoje, 02 de outubro, da Penitenciária Agrícola Mário Negócio em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

O Núcleo fechado do presidio passa por reforma e duas unidades do regime semiaberto foram adaptadas para abrigar parte dos detentos, enquanto a empresa contratada conclui a reforma.

No início da semana uma parte do muro de proteção do novo pavilhão desabou deixando fragilizada a segurança dos detentos. Eles aproveitaram o desabamento do muro e fugiram na tarde de hoje. Segundo informações, os foragidos são considerados perigosos, alguns presos condenados por estupros.

As equipes do presidio receberam o auxílio da Policia Militar para tentar localizar os foragidos e evitar novas fugas.

São eles:
Wilder Jackson Alexandre Mendes - Gledson Márcio de Freitas - Wendel Djaime Sena Freire Costa
Francisco de Assis Gomes de Oliveira - Paulo Ricardo da Costa - Luciano de Lira Lucena - David Duarte Aires

Segundo informações do Vice Diretor da unidade, José Fernandes, há três anos que não havia fuga na Regime fechado da Penitenciária Agrícola Mário Negocio.


*O Câmera.

Dilma sai da casa de um dígito e atinge 10% de aprovação

Thaisa Galvão: A pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira revela um dado: o crescimento da presidente Dilma Rousseff.
Pode parecer nada ou quase nada, pode parecer até piada, mas Dilma vem amargando índices de aceitação que não chegam a dois dígitos, sempre oscilando entre 7 e 9%.
Dessa vez a presidente alcançou popularidade de dois dígitos: 10%.
Os números são:
- Ótimo/bom: 10%
- Regular: 21%
- Ruim/péssimo: 69%
- Não sabe: 1%

Em julho a aceitação de Dilma, medida pelo Ibope, era de 9%.

Presa da Penitenciaria de Mossoró morreu no Tarcísio Maia

Uma presa do setor Feminino da Penitenciária Agrícola Mário Negócio em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte morreu na morreu 02 de outubro, no Hospital Regional Tarcísio Maia, onde se encontrava internada.

Renata Felix Viana de 29 anos de idade, que cumpria pena por assaltos, sentiu-se mal no último dia 30 de setembro e foi socorrida para o Hospital.

Segundo informações, Renata Félix, havia sido transferida de um presidio da capital do estado, para a Mário Negócio em Mossoró.

A direção da unidade não se pronunciou sobre a morte da detenta. O corpo de Renata Felix Viana, não passou pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep, de Mossoró.


*O Câmera.