segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Escutas mostram grupo de PMs do RN recebendo até galinhas como propina

Durante dezoito dias, um carro da polícia militar do Rio Grande do Norte circulou com um gravador de áudio escondido. Sem saber que estavam sendo gravados, os policiais escancararam a rotina de achaques, tráfico, roubo e tortura. Com a descoberta do que acontecia na viatura 924 – a viatura do mal – 12 policiais foram presos.

Fonte: Fantástico (G1).

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA MÁFIA DO BOLSA FAMÍLIA

A Polícia Federal deflagrou uma operação para reprimir a máfia que retém cartões do Bolsa Família nas cidades do Alto Solimões, no Amazonas. 
Um grupo de 20 agentes recolheu, ao longo da semana passada, cartões de beneficiários indígenas do programa social que estavam em poder de nove comerciantes de Atalaia do Norte, município a 1.350 quilômetros por via fluvial de Manaus. O número de documentos apreendidos ainda está sendo contabilizado. A polícia recolheu também anotações de vendas, registros de senhas, cadernos de apontamentos de dívidas, comprovantes de saque e extratos bancários.

O mandado de busca e apreensão dos cartões foi expedido pela Justiça Federal em Tabatinga. Nos próximos dias, o delegado federal Vinícius Ferreira, coordenador da operação, ouvirá os comerciantes envolvidos no esquema. Eles poderão ser indiciados e responder a processos por crimes de apropriação indébita, estelionato em detrimento de instituições financeiras e furto. As investigações continuam em outros municípios com predomínio da população indígena. “A Polícia Federal vai coibir essa prática que desvirtua a proposta do programa social do governo”, afirmou Vinícius Ferreira. O delegado pretende ouvir ainda os indígenas que foram vítimas do grupo.

 
© Fornecido por Estadão Maria Kanamari conseguiu resgatar seu cartão

A operação foi posta nas ruas após semanas de investigação em Atalaia do Norte. A polícia já tem indícios de que o crime de reter os cartões ocorre também nas demais cidades amazonenses da região da tríplice fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru. As famílias entregam inclusive as senhas para os comerciantes. Eles mesmos vão à casa lotérica retirar o dinheiro do benefício e fazem o acompanhamento da movimentação das contas.

Sistema do barracão

As dívidas das famílias beneficiadas pelo programa, porém, só aumentam. Varney da Silva Tavares Kanamari, presidente da Associação dos Kanamaris do Vale do Javari, afirma que os comerciantes inflam os preços dos produtos alimentícios para garantir o controle dos “parentes” que moram nas aldeias. Os comerciantes, por sua vez, argumentam que retêm os cartões como garantia de pagamento de dívidas. É o velho “sistema do barracão” do começo do século XX: o dono de seringal fornecia alimentos e outros produtos para seus empregados que, diante do aumento da dívida, não podiam deixar o trabalho sob pena de tortura e morte.

A história da máfia dos cartões do Bolsa Família em Atalaia do Norte foi contada no caderno especial e em multimídia para a internet Favela Amazônia, um novo retrato da floresta, publicado em 5 de julho pelo Estado. Por meio de textos, vídeos, fotografias e áudios, o jornal mostrou comerciantes que retinham cartões do Bolsa Família e da Previdência. O município tem o terceiro pior Índice de Desenvolvimento Humano do País e apresenta elevados índices de desnutrição e morte de crianças. Famílias vítimas do esquema relataram que não acompanham a movimentação da conta do benefício. A máfia tinha apoio de casas lotéricas.

Antes da publicação da reportagem, o jornal apresentou três vídeos de comerciantes que retinham cartões para a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello. Responsável pelo programa Bolsa Família, ela demonstrou indignação com o “crime” praticado pelo comércio do município e encaminhou a denúncia e apurações feitas depois por sua equipe para a Polícia Federal, em Brasília.

Migração
No País, 133.161 famílias indígenas recebem o Bolsa Família. O programa levanta polêmicas no Alto Solimões. Beto Marubo, do movimento indígena da região, avalia que o benefício incentiva a migração de famílias do Território Indígena do Vale do Javari, área do tamanho do Estado de Santa Catarina, para a região urbana em Atalaia do Norte. “Os programas sociais do governo não entram nas aldeias”, ressalta. Ele observa que para sacar o dinheiro do Bolsa Família, os índios precisam fazer viagens de canoa de até duas semanas até o centro da cidade. Depois, não têm dinheiro para pagar o combustível da volta.

Alguns índios conseguiram recuperar o cartão, como o casal Maria Rodrigues e Raimundo Kanamari, de Atalaia do Norte.

A partir da reportagem, o ministério aumentou o prazo de saque dos cartões de três para seis meses, permitindo que as famílias façam menos viagens ao ano. Técnicos do ministério avaliam outras propostas para evitar fraudes.


*MSN.

Delegados e magistrados ressaltam reunião da CPI em Natal

Delegados da Polícia Federal do Rio Grande do Norte e o juiz federal Mario Jambo ressaltaram a importância da reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos crimes cibernéticos realizada em Natal, na manhã de hoje (5), na Assembleia Legislativa. O evento foi requerido pelo deputado federal Rafael Motta (PROS), diante dos vários casos de crimes contra crianças e adolescentes na internet registrados em Natal.

“Reuniões como essa são muito importantes para discutir e esclarecer algumas informações sobre a gravidade desses crimes, que nem sempre chegam ao grande público”, afirmou o delegado da Polícia Federal, Márcio Wanderley, que apontou o Rio Grande do Norte como um dos estados com maior número de casos denunciados de compartilhamento de imagens e vídeos de sexo entre criança e adolescentes.

O juiz federal Mario Jambo ressaltou também a necessidade de aprimoramento na Legislação atual no que diz respeito ao crime cibernético. “O Estado Brasileiro é punitivo, mas não no que diz respeito aos crimes contra criança e adolescente na internet. Nesse caso, há falta de legislação", analisou o magistrado, que é referência hoje em Direito Penal no Brasil.

Além de integrantes da Polícia Federal e do Judiciário, a reunião contou com a presença da presidente da CPI, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), e do deputado federal Fábio Faria (PSD), além de Rafael Motta. “O evento foi muito importante para ouvir a opinião dos potiguares sobre os casos registrados. Nós saímos da reunião com muitas informações que vão embasar o trabalho da CPI e até motivar novos projetos de lei para melhorar as investigações”, afirmou Rafael Motta, que é sub-relator dos casos de crimes contra criança e adolescente na CPI.

Os deputados estaduais Ricardo Motta (PROS), Marcia Maia (PSB), Kelps Lima (SDD) e Carlos Augusto Maia (PT do B) também participaram do evento, assim como os vereadores Eleika Bezerra (PSDC), Julia Arruda (PSB), Aquino Neto (PROS) e Emanoel do Cação (PP). A Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos, Pesquisas e Formação para a Inovação Social (IBEPIS), Dilma Felizardo e o professor em segurança de rede e perícia forense computacional do IFRN, Ricardo Kleber, também prestaram depoimento na CPI. 


*Da assessoria do deputado Rafael Motta.

ANA e MMA desenvolvem ações conjuntas de educação ambiental para juventude na temática de gestão das águas

Águas de São Pedro (SP) sediou o IV Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental e Gestão das Águas, juntamente com o XIII Diálogo Interbacias e de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, entre 1º e 3 de setembro. Os eventos contaram com a participação de 530 pessoas de 16 estados e do DF, representantes de comitês de bacia, câmaras técnicas e secretarias de Educação. O IV Encontro teve como eixo norteador o papel da Educação Ambiental no processo de participação social na Agenda Água, inserindo neste contexto a participação da Juventude.

No município paulista ficou decidido que serão intensificadas diversas ações educativas e mobilizadoras – até 2017, quando ocorrerá o V Encontro Formativo – para estimular uma maior participação e protagonismo juvenil nas instâncias participativas, além de formar novas lideranças. Estes Encontros Formativos são promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional de Águas (ANA) e a Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM), do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e fazem parte de uma estratégia de fortalecimento da rede de educadores ambientais, comunicadores e ativistas que atuam na gestão hídrica do País.

O desenvolvimento de processos formativos é uma das 22 Prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos para o quadriênio 2012-2015. A edição de São Pedro foi a quarta de uma série iniciada em Salvador (BA), em 2009, e que teve continuidade em Bento Gonçalves (RS), em 2011, e Ouro Preto (MG), em 2013.

Exemplos de iniciativas para capacitar e despertar o interesse dos jovens para a gestão dos recursos hídricos são o Água em Jogo (www.aguaemjogo.com.br), game que apresenta de forma divertida como funciona uma bacia e seus diversos usos; as animações sobre os vários aspectos da gestão e sobre o ciclo hidrológicos da água, disponíveis no site institucional da ANA e em seu canal no YouTube (www.youtube.com/anagovbr); e a revista Coquetel, feita especialmente para o tema.

Outras estratégias estão sendo planejadas, envolvendo a juventude, como: cursos, formação de multiplicadores, materiais educativos, articulação com secretarias de Meio Ambiente e demais instâncias colegiadas do SINGREH. Além disso, está sendo desenvolvido o envolvimento deste público nas discussões do Fórum Mundial da Água de 2018 – maior evento do mundo sobre o tema –, que acontecerá em Brasília, já que a ideia é preparar jovens para que sejam as lideranças em gestão de recursos hídricos no futuro.

A temática da participação da juventude na gestão de recursos hídricos terá continuidade no XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacia (ENCOB), entre 4 e 9 de outubro, em Caldas Novas (GO). A programação do ENCOB inclui o encontro setorial Juventude e Recursos Hídricos e a mesa sobre Experiências Exitosas dos Comitês de Bacia Hidrográfica", ambos no dia 8.
Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA

122ª Morte violenta em Mossoró: Bandido toma a motocicleta de assalto e atira nas costas da vitima

Outubro começou violento na cidade de Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. Quatro pessoas foram mortas nos 05 primeiros dias do mês, elevando para 122 mortes provocadas em 2015.

Elesbão Gurgel, de 61 anos de idade, foi morto com um disparo de arma de fogo nas costas durante um assalto. Um indivíduo, a pé e sozinho, surpreendeu o aposentado na hora que ele saia da casa de um familiar, na Rua Sebastião Gurgel, no Abolição I.

Segundo informações, o elemento pediu a chave da motocicleta e o alarme e mandou a vítima se afastar. Quando Elesbão tentou sair, foi alvejado pelas costas e morreu no local.

A motocicleta foi abandonada em frente à Escola Monsenhor Gurgel, no mesmo bairro, a menos de 500 metros do local do crime.

Muitas residências possuem sistema de monitoramento por câmeras de segurança e a polícia já está tentando identificar o criminoso através das imagens.

A Professora Rejane Gurgel, irmã da vítima, conversou com a imprensa local e reclamou do descaso das autoridades com a nossa segurança pública.
 
Depois dos procedimentos realizados no local pelas equipes da delegacia de Homicídios de Mossoró e do Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep, o corpo de Elesbão Gurgel foi removido e será necropsiado da sede Regional da Unidade em Mossoró.
 
*Informações e imagens: O Câmera.

Reforma ministerial: Dilma cria o ministério das Mulheres. Conheça os novos nomes

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (5), em discurso durante cerimônia de posse de novos ministros, que a nova composição do ministério dará “mais equilíbrio” à coalizão de governo. Na última sexta-feira, Dilma anunciou uma reforma que reduziu de 39 para 31 o número de ministérios, aumentou o poder do PMDB (passou de seis para sete ministérios, incluindo o da Saúde) e diminuiu o do PT (de 13 para 9 pastas). Outros sete partidos detêm ministérios no governo Dilma: PTB, PR, PSD, PDT, PCdoB, PRB e PP (um cada).

“Queremos garantir mais equilíbrio à coalizão que me elegeu e deve governar comigo”, afirmou Dilma na cerimônia.

O principal objetivo da reforma foi assegurar a governabilidade, com a formação de uma nova base de apoio partidário no Congresso, a fim de o governo obter maioria parlamentar, evitar as derrotas que vinha sofrendo e conseguir a aprovação das matérias de seu interesse na Câmara e no Senado.

Ministros empossados
Veja abaixo os ministros que tomaram posse nesta segunda-feira no Palácio do Planalto:

– Casa Civil: Jaques Wagner (PT)
– Ciência e Tecnologia: Celso Pansera (PMDB)
– Comunicações: André Figueiredo (PDT)
– Defesa: Aldo Rebelo (PCdoB)
– Educação: Aloizio Mercadante (PT)
– Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos: Nilma Lino Gomes (sem partido)
– Portos: Helder Barbalho (PMDB)
– Saúde: Marcelo Castro (PMDB)
– Secretaria de Governo: Ricardo Berzoini (PT)
– Trabalho e Previdência: Miguel Rossetto (PT)

Gafe do cerimonial

 
Logo no início da cerimônia, Dilma corrigiu o cerimonial do Palácio do Planalto por ter errado o nome do novo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, formado a partir de três secretarias.

A ordem das palavras foi invertida, deixando a palavra “Mulheres” ao final, e Dilma chamou a atenção. “As mulheres vão entender por que vou insistir. É Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos”, disse, sob aplausos.

*Do G1.

WILSON OLIVEIRA SEGUE COM A CAMPANHA EM BENEFÍCIO DE MARIA DE FÁTIMA

Wilson Oliveira e a Campanha beneficente que estar ajudando a Sra Maria de Fátima residente no Sítio Caboclo em Apodi a adquirir UM ÓCULOS DE GRAU, CONSULTAS e MEDICAMENTOS no valor total de R$ 800,00 reais. 
A mesma vive com uma renda de R$ 70,00 e enxerga só por um olho, QUEM QUISER e PUDER AJUDAR É SÓ LIGAR 84 - 9 9156-3020 ou 9 9820-9649 e fazer a sua doação.

Quatro detentos são mortos em unidades prisionais do RN

A manhã da segunda-feira (5) começou com quatro mortes dentro das unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Os crimes ocorreram no presídio Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, em Caicó, e no presídio provisório Raimundo Nonato Fernandes, em Natal. os responsáveis pelas mortes ainda não foram identificados.
Presídio Raimundo Nonato Fernandes, em Natal, teve duas mortes registradas nesta segunda-feira


No presídio provisório Raimundo Nonato Fernandes, os agentes encontraram os dois detentos mortos na manhã desta segunda-feira (5). Ambos estavam enforcados por lençóis e pendurados nas grades. Segundo a diretora da unidade, Dinorá Simas, os mortos são Edson do Nascimento da Costa e Alexand Ferreira de Freitas. Ambos respondiam por roubo e associação criminosa, mas não há a confirmação se os dois pertenciam a alguma facção do Rio Grande do Norte.

"Não sabemos de fato o que aconteceu, mas por nossa experiência sabemos que não foram suicídios. Vamos esperar a polícia ouvir os demais detentos para apurar isso", disse Dinorá Simas.

Em Caicó, no "Pereirão", foram executados José Fagner Tibúrcio e Sairo Luan Leite, mortos com facadas dentro do setor de triagem da unidade. Os detentos afirmavam que pertenciam a uma facção criminosa e seriam transferidos nesta semana. Contudo, presos rivais que estavam no pavilhão C abriram acesso através da parede, usando uma grade, e mataram os detentos com facas artesanais.

Em agosto deste ano, a Sejuc realizou quase duzentas transferências de detentos para minimizar os riscos de confrontos entre facções criminosas. Entre agosto e outubro, já foram registradas pelo menos 12 mortes dentro de presídios do estado.


*JBelmont.

Petrobras: R$ 200 milhões com investigações internas

Foco de um dos maiores escândalos de corrupção da história do país, a Petrobras gastará R$ 200 milhões com a contratação de escritórios de advocacia para a realização de investigações internas sobre os crimes revelados pela Operação Lava Jato.

Os contratos foram assinados após a posse do atual presidente da estatal, Aldemir Bendini, com dois escritórios de advocacia e uma assessoria para apurar “natureza, extensão e impacto das ações cometidas no contexto da Operação Lava Jato”.

Os contratos foram feitos com dispensa de licitação. A estatal argumenta que são “serviços técnicos de natureza singular” e, nesses casos, a legislação permite a contratação direta das empresas.


*O Xerife.

Abertas inscrições para os alunos que desejam atuar como fiscais no Exame de Seleção

O IFRN Campus Apodi informa que estão abertas as inscrições para os alunos que desejam atuar como fiscais no Exame de Seleção. Poderão participar os alunos a partir do 2º ano(Integrado) ou a partir do 2º período (EJA, Subsequente e Licenciatura).

A prova será realizada no dia 18 de Outubro de 2015. As inscrições para fiscais podem ser realizadas até o dia 08/10/2015, e o resultado com os alunos selecionados será divulgado no dia (09) de Outubro.
Para realizar a Inscrição clique aqui!

Sindicato denuncia má gestão na PF no Rio Grande do Norte

Enquanto o Governo Federal corta e discute redução de verbas da administração direta e indireta; 
pensa em aumentar impostos para tentar superávit nas contas públicas; 
enquanto o Brasil sofre em profunda crise na Segurança Pública; enquanto os órgãos públicos estão sucateados e sem recursos para atividade básica; 
a Superintendência da Polícia Federal do Rio Grande do Norte promove a compra de 20 (vinte) frigobares para serem instalados nas salas dos delegados que possuem chefia. 

Com um custo de R$ 805,00 (oitocentos e cinco reais) por equipamento, totalizando um gasto público desnecessário de R$ 16.100,00 (dezesseis mil e cem reais), isso apenas para massagear o ego de servidores públicos, comprando equipamentos desnecessários e que serão subutilizados. Ademais, fará aumentar o gasto com energia elétrica do órgão, obviamente.

Com este valor seria possível, por exemplo, terem sidos adquiridos aproximadamente 100 (cem) espargidores de agente pimenta, equipamento de menor potencial lesivo essencial para atividade policial, uma vez que os que a PF tem se encontram com data de vencimento ultrapassada desde JANEIRO/2010. Observe-se que segundo a Lei 13.060/2014, as forças policiais são obrigadas a utilizar armamento menos letais. Mas para os Gestores da PF/RN é mais importante água gelada enquanto os Policiais Federais estão atuando sem tais equipamentos.


*O Xerife.

IFRN CAMPUS APODI: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

O Serviço Social do IFRN Campus Apodi divulgou nesta terça-feira (29), o resultado com os alunos selecionados na avaliação socioeconômica para os cursos técnicos de Química e Informática para Internet.

Confira a lista dos alunos selecionados:
Lista de química

RESULTADO FINAL
AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS CANDIDATOS DA LISTA DIFERENCIADA I Candidatos com renda familiar bruta per capita inferior ou igual a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). 

DAMIÃO MORAIS DE FREITAS
KEFFSON KELF DA SILVA
MARIANA CARNEIRO DA SILVA
TARCISIO FERREIRA DE FARIAS FILHO

AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS CANDIDATOS DA LISTA DIFERENCIADA II
Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita inferior ou igual a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ALISON STEFANO RODRIGUES DA SILVA
ANGELICA RODRIGUES FERNANDES
DANIEL FREITAS DE LIMA
LEANDRO DE OLIVEIRA FREITAS DIOGENES
LEOMARIA DA SILVA CARNEIRO
NÃO APRESENTOU DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA
MARCIO DE OLIVEIRA MORAIS

Lista de Informática para Internet

RESULTADO FINAL AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS CANDIDATOS DA LISTA DIFERENCIADA I Candidatos com renda familiar bruta per capita inferior ou igual a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  
ARTUR LIPE GOMES FREIRE 
GLADSON SAMUEL TORRES DA COSTA 
MARCIA GABRIELA ALVES FERREIRA 
PAULO VICTOR DE MENEZES

AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS CANDIDATOS DA LISTA DIFERENCIADA II Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita inferior ou igual a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). 
ALEXANDRE HENRIQUE COSTA DE OLIVEIRA
ALISSON DIEGO MARTINS DE SOUZA 
GUSTAVO COSTA DE SOUZA 
LUANA TAISE SOARES DA COSTA 
LUIS FERREIRA JUMIOR
MARIA GERLANDIA DE PAIVA

FUTEBOL: RESULTADOS DA 29ª RODADA E CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2015

Na tarde de sábado, 03/10 começou mais uma rodada do Campeonato Brasileiro e deve terminar neste domingo. 

Veja o placar: 

Internacional-RS 2x1 Sport-PE
Coritiba-PR 0x3 Atlético-MG
São Paulo-SP 1x0 Atlético-PR
Flamengo-RJ 2x0 Joinville-SC
Avaí-SC 1x1 Vasco da Gama-RJ
Santos-SP 3x1 Fluminense-RJ
Ponte Preta-SP 2x2 Corinthians-SP
Cruzeiro-MG 0 x0 Grêmio-RS
Goiás-GO 2x3 Figueirense-SC
Chapecoense-SC 5x1 Palmeiras-SP

CLASSIFICAÇÃO

C CLUBE PG JG VI SG
1 Corinthians-SP 61 29 18 25
2 Atlético-MG 56 29 17 21
3 Grêmio-RS 52 29 15 16
4 Santos-SP 46 29 13 14

5 São Paulo-SP 46 29 13 6
6 Palmeiras-SP 45 28 13 18
7 Flamengo-RJ 44 29 14 0
8 Internacional-RS 44 29 12 -2
9 Ponte Preta-SP 41 29 11 2
10 Sport-PE 40 29 9 9
11 Atlético-PR 38 29 11 -3
12 Fluminense-RJ 37 29 11 -8
13 Cruzeiro-MG 37 29 10 1
14 Chapecoense-SC 34 29 9 -8
15 Avaí-SC 33 29 9 -16
16 Coritiba-PR 33 29 8 -9
17 Goiás-GO 31 29 8 -1
18 Figueirense-SC 31 29 8 -16
19 Vasco da Gama-RJ 27 29 7 -29
20 Joinville-SC 24 29 5 -16

PARABÉNS PARA OS CONSELHEIROS ELEITOS NESTE DOMINGO!

A partir do próximo de 2016, Apodi vai ter essas 5 (cinco) pessoas conduzindo o Conselho Tutelar do município. A sociedade escolheu nesse domingo, de forma democrática e assim a sociedade espera o zelo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em primeiro lugar, Cristiano Marcos, reeleito com 592 votos.
Em segundo lugar, Tiago Fernandes, reeleito com 412 votos.
Em terceiro lugar, Mateus Lima, reeleito com 351 votos.
Em quarto lugar, Gildevânia Santos, eleita com 323 votos.
E em quinto lugar, Nalva Costa, eleita com 281 votos.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO