quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CANTORIAS MARCADAS COM O POETA JANAILSON CARDOSO!!!!

O POETA JANAILSON CARDOSO CONTINUA CANTANDO NOS FINAIS DE SEMANA!!!

Transferência do ex-governador Fernando Freire é adiada

 Fernando Freire ficará em cela separada em Apodi
A transferência do ex-governador Fernando Freire, de Natal para o Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP/Apodi), na região Oeste potiguar, foi adiada. A informação foi confirmada pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar. A transferência será feita pela Polícia Militar, que aguarda o encaminhamento da Secretaria do Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

Segundo Baltazar, durante a tarde desta quarta-feira (7), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed-RN), afirmou que era necessário um relatório de segurança da CDP, para que o deslocamento fosse feito. "Já solicitamos esse relatório a direção do CDP, que deve enviar hoje e provavelmente a transferência será feita amanhã de manhã.

Fernando Freire está sendo mantido no quartel da Polícia Militar, na zona norte, desde a noite de ontem, quando recebeu alta do Hospital São Lucas, onde foi internado no dia 25 de setembro. Inicialmente, ele seria levado para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, mas após a morte de um preso ontem, a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) decidiu encaminhá-lo para Apodi. "A nossa avaliação, devido aos últimos acontecimentos em Alcaçuz, é que o momento não reflete segurança. Nosso pensamento é somente quanto à segurança. Ele é uma figura pública custodiá-lo em um local como Alcaçuz, que ainda veremos o que pode acontecer durante as próximas horas, seria mais um complicador para a gente", explicou o coordenador Durval Franco.

Cedida

 
CDP abriga, atualmente, 78 presos do regime fechado e 15 do aberto
A escolha do CDP de Apodi para custodiar o ex-governador foi devido à tranquilidade e boa estrutura da unidade. Lá, Fernando Freire ficaria sozinho em uma cela na área administrativa - entre o alojamento dos agentes, o refeitório e o cartório - com banheiro e ligação para a instalação de TV e ventilador. Segundo o diretor Márcio Morais, o presídio existe há seis anos e nunca registrou confronto entre facções ou rebeliões.

O ex-governador Fernando Freire responde a diversas ações judiciais por crimes de peculato, desvio de recursos públicos e enriquecimento ilícito, tendo sofrido três condenações. Em 15 de setembro, o juiz Henrique Baltazar havia unificado às penas já aplicadas ao ex-governador em 33 anos, três meses e nove dias de reclusão, a serem cumpridas inicialmente em regime fechado.


*Tribuna do Norte.

Canindé-CE: ´Paroquianos e romeiros participam da cerimônia de arriamento das bandeiras, marcando o encerramento da Festa de São Francisco das Chagas em 2015

Fotos: Everton Félix (85) 99606-6875

Nesta segunda-feira (5), a tradicional cerimônia de arriamento das bandeiras marcou o encerramento da Festa de São Francisco 2015 em Canindé, momento em que uma multidão de paroquianos e romeiros, também, participou da bênção dos chapéus.








Autoridades marcam presença no final da Festa de São Francisco 2015

Fotos: Everton Félix (85) 99606-6875
No ano em que a Basílica de São Francisco das Chagas e a Igreja do Cristo Rei, no Bairro do Monte, comemoram 100 anos de construção e o painel de São Francisco completa 125 anos, a Festa de São Francisco das Chagas 2015, em Canindé, contou com a tradicional presença de milhares de romeiros vindos de todo o Brasil, principalmente da região Nordeste, que chegam até Canindé a pé, de bicicleta, de ônibus, carros ou motos para prestarem seus testemunhos de fé e gratidão ao santo milagroso.

No último dia 4 de outubro, dia da procissão de encerramento, autoridades municipais, estaduais e federais, tais como o prefeito Paulo Justa, o ex-prefeito Celso Crisóstomo, o governador Camilo Santana, o ex-governador Cid Gomes, o deputado federal José Guimarães e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Zezinho Albuquerque, marcaram presença nos festejos de 2015.

Em 2016, a Festa de São Francisco acontecerá de 6 a 16 de outubro, por ser ano em que acontecerão as eleições para prefeitos e vereadores.
Segundo Relata o historiador Augusto César Magalhães:

Em 1775 chegava a Canindé o português Francisco Xavier de Medeiros, sargento-mor, membro da ordem terceira franciscana, que situou uma fazenda de gado nestas terras reguengas. Trazia na bagagem esta veneranda imagem de São Francisco, esculpida em madeira que ao contrário do que dizem os invencionistas não veio de Portugal, mas de Pernambuco, conforme asseverou o Frei Manoel Sales, um dos mais respeitáveis restauradores de imagens sacras deste país, que disse ter restaurado inúmeras imagens com as mesmas características e técnica compatível 100% com a "escola pernambucana" do século XVIII.

Mesmo após a inauguração da nossa primeira capela em 1796, nunca havia sido celebrada novena em louvor ao santo padroeiro. A primeira iniciativa foi do Pe. João Jose Vieira, ligado a paróquia de São Jose de Ribamar em Fortaleza, a quem éramos vinculados eclesiasticamente, pois ainda não éramos uma paróquia. A novena foi rezada em único dia, naquele 4 de outubro de 1806. Foi naquele dia também que pela primeira vez houve uma procissão com a imagem de São Francisquinho percorrendo as pequenas ruas da incipiente Vila.

Essa novena ficou sendo celebrada anualmente no mesmo dia, com a procissão, até que em 1817, quando foi criada a paróquia, passamos a ter a novena dividida para os nove dias e a procissão de encerramento.

As procissões com o painel, nos moldes que conhecemos hoje se deu a partir de 1890, pela iniciativa do vigário local, Pe. Manoel Cordeiro da Cruz (o primeiro e único vigário em toda a história a ter nascido em Canindé). Ele encomendou o Painel na Bahia e implantou as nove procissões, mantendo a de encerramento com a imagem do São Francisquinho, tradição mantida até hoje, são 208 anos ininterruptos.


Fonte: Canindé Notícia.

DIA 11 TEM BAILE BENEICENTE AMIGOS DO GASPEC!!!

No dia 11 de outubro, acontece na Associação Cultural Desportiva Apodiense (ACDA), uma grande festa, noite para recordar!

O evento terá a animação da banda Radiola Club, que se doou por inteiro para a realização do evento.

Para a noite estão sendo vendidas as mesas ao preço de R$ 50,00 no GASPEC.

Vamos participar!!!!

Após morte de preso em Alcaçuz, Coape decide levar Fernando Freire para Apodi

O ex-governador Fernando Freire não será transferido para a penitenciária estadual de Alcaçuz. Na manhã desta quarta-feira (7), a Coordenação da Administração Penitenciária (Coape) conseguiu a autorização para levar o ex-governador para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi, na região Oeste do estado. O motivo alegado pela Coape é a segurança de Freire.
 Fernando Freire ficará em cela separada em Apodi
Devido à morte de um preso na manhã de ontem (6) em Alcaçuz, a Coape justificou que situação ainda está indefinida e não se sabe o que poderá acontecer na unidade nos próximos dias. Por isso, para não haver outro fato atípico na unidade, com a chegada de um ex-governador, eles decidiram levar Fernando Freire para Apodi.

"A nossa avaliação, devido aos últimos acontecimentos em Alcaçuz, é que o momento não reflete segurança. Nosso pensamento é somente quanto à segurança. Ele é uma figura pública custodiá-lo em um local como Alcaçuz, que ainda veremos o que pode acontecer durante as próximas horas, seria mais um complicador para a gente", explicou o coordenador da Administração Penitenciária, Durval Franco.

O motivo da escolha de Apodi é que a unidade é considerada tranquila e tem estrutura nova. Lá, Fernando Freire permanecerá em cela separada dos demais detentos da unidade.

"Como é um caso atípico, uma situação nova, de muita repercussão, achamos prudente que se coloque em local separado com os outros. É praxe esse tipo de isolamento no primeiro momento. No decorrer da pena ele deverá ser integrado à comunidade prisional", disse Durval Franco.

A Polícia Militar levará o ex-governador para Apodi. Ainda não está definido o momento em que ele será transferido. De acordo com a PM, a transferência depende de comunicado formal por parte da Coape e da Secretaria de Segurança. 


*Tribuna do Norte.

123ª Morte violenta em Mossoró: Jovem baleado na cabeça no Dom Jaime Câmara morreu no Tarcísio Maia

Jovem baleado na noite de ontem no bairro Dom Jaime Câmara, morreu na madrugada de hoje, 07 de outubro, no Hospital Regional Tarcísio Maia.

Hudson Natanael de Lira Oliveira “Magrão” de 22 anos de idade, foi surpreendido por elementos em um veículo de cor escura, quando caminhava para sua residência em companhia de sua esposa, por volta de 22 horas, na Rua Joana Batista, no bairro Dom Jaime Câmara, em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A família da mulher informou a polícia, que “Magrão” estava sentado numa esquina da rua com a esposa e quando caminhavam em direção a sua residência, o veículo se aproximou e sem que houvesse qualquer tipo de diálogo, os ocupantes começaram a atirar em sua direção que conseguiu correr, tentando escapar dos atiradores. Magrão era acusado de um crime de homicídio no bairro Bom Jardim em agosto de 2014.

Ele estava sendo socorrido em um veículo da família e na Avenida Presidente Dutra, foi transferido para uma Unidade com Suporte Avançado “Alfa” do Samu. Magrão perdeu muito sangue e massa encefálica, foi deixado ainda com vida no Hospital regional Tarcísio Maia, mas não resistiu e morreu na madrugada de hoje.

Hudson Natanael de Lira Oliveira “Magrão” foi a 123ª morte provocada em Mossoró no ano de 2015, contra 141 no mesmo perito em 2014.

São considerados como Crimes Violentos Letais Intencionais toda ação humana que visa a atingir fisicamente a outro, produzindo morte como resultado final imediato ou posterior em decorrência da natureza do ferimento causado.
 
*O Câmera.

Filho do Secretário adjunto de Turismo de Mossoró foi raptado de casa por bandidos e levado no carro da família.

Por volta de 19 horas de terça feira, 06 de outubro, um jovem filho do Secretário adjunto de Turismo da cidade de Mossoró, foi assaltado na porta de casa no bairro Alameda dos Cajueiros em Mossoró no Rio Grande do Norte.
Três elementos, um deles armado, surpreenderam o rapaz no momento que ele colocava o carro da família, um Ônix de cor branca na garagem. O jovem foi levado junto com o carro. Depois de percorrerem várias ruas em Mossoró, os bandidos seguiram viajem pela BR 304 em direção a cidade de Assú. Eles abandonaram o rapaz em uma estrada carroçável, logo após o posto da Rodoviária Federal.

O rapaz conseguiu correr e pedir socorro no posto e comunicou a ocorrência aos agentes da Rodoviária Federal, que acionaram a Central de Operações da cidade de Assú.

Uma guarnição do Grupo Tático Operacional “Gto” do 10º Batalhão encontrou o veículo em deslocamento, próximo ao KM 90 da BR 304 já no município de Assú.

Quando os assaltantes perceberam a presença da polícia, já em perseguição, um deles conseguiu descer do veículo ainda em movimento e efetuou alguns disparos de arma de fogo e fugiu pelo matagal. Na reação da polícia, o veículo foi alvejado com alguns disparos na lateral, esquerda do lado do condutor.

Segundo informações dos militares do “Gto” os outros dois elementos permaneceram no carro e colocaram as mãos para fora demostrando rendição.

Jeimis Saturno Souza de 19 anos de idade, natural e residente na Rua Manoel Santana Sobrinho no bairro Funilândia em Assú e um adolescente de apenas 16 anos de idade residente na Rua Adares Tavares Dantas, no conjunto Irmã Lindalva em Assú. Eles foram conduzidos para a Delegacia de plantão em Mossoró, confessaram o crime e foram reconhecidos pela vítima. 

O Bacharel Francisco Edvan de Queiroz, Delegado de Plantão, disse que os dois serão responsabilizados por assalto com utilização de arma de fogo. O menor será entregue à Justiça de Mossoró na manhã de quarta-feira e Jeimis será encaminhado para a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza de Mossoró.


*O Câmera.

POFESSORES DECIDEM AMANHÃ O FIM DA GREVE DA UERN, QUE JÁ PASSA DE 130 DIAS

Os docentes da UERN vão se reunir amanhã para decidirem sobre o fim da greve. A tendência é de não aceitar a proposta.

A concessão de aumento de salário em forma de bolsas de auxílio não contempla os aposentados e não entra no salário base.

A mesma proposta que o Governo já havia apresentado antes e fora rejeitada pelos grevistas. As demais propostas não acrescentam nada de novo.

O que os grevistas vão decidir é se recuam ou não diante da possibilidade da greve ser decretada ilegal e os salários serem cortados.

Nesse caso aceita-se a oferta do Governo como justificativa. O outro lado da moeda é que a sociedade parece está se incomodando em favor da universidade.

TSE mantém ação do PSDB para impugnar mandato de Dilma e Temer

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (6) manter uma ação do PSDB que pede a impugnação dos mandatos da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer por suposto abuso de poder político e econômico na eleição de 2014. A ação tinha sido arquivada e agora os ministros decidiram reabri-la.

Por cinco votos a dois, a maioria dos ministros reverteu uma decisão pelo arquivamento dada em fevereiro pela ministra Maria Thereza de Assis Moura . Em outras sessões, já haviam votado pela continuidade os ministros Gilmar Mendes, João Otávio de Noronha, Luiz Fux e Henrique Neves. Contra, havia votado somente Maria Thereza.

O PSDB aponta na ação abuso de poder político, econômico e fraude na campanha do PT do ano passado, o que, segundo os tucanos, tornaria “ilegítima” a eleição de Dilma. A acusação mais grave aponta “financiamento de campanha mediante doações oficiais de empreiteiras contratadas pela Petrobras como parte da distribuição de propinas”, suspeita investigada na Operação Lava Jato.


*O Xerife.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO