terça-feira, 10 de novembro de 2015

ADULTORA QUE ABASTECE PAU DOS FERROS SE ROMPEU EM MELANCIAS, APODI-RN


A adutora que liga a Barragem de Santa Cruz em Apodi, ao município de Pau dos Ferros e abastece cerca de 26 municípios da região Oeste se rompeu na noite de hoje (10), no Distrito de Melancias em Apodi.

O vazamento foi registrado por moradores que logo trataram de ligar para os responsáveis que imediatamente desligaram o bombeamento.

Segundo informações a Caern irá fazer o concerto já na manhã desta quarta-feira.

Além dos municípios de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias o governo do Rio Grande do Norte informou, em junho deste ano, que a obra também pretendia atender 66 comunidades rurais na bacia do alto e médio Apodi.

Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) irá avaliar os danos.


*Informações do Blogueiro Jair Gomes.

PROFESSORES, ESTUDANTES E PAIS DE ALUNOS PROTESTAM POR FALTA DE TRANSPOTE EM APODI

Isso é o atual retrato da educação em nosso município, alunos fora da sala de aula por falta de transporte.
Por falta de transporte para os alunos da zona rural do município de Apodi, as aulas estão paradas mais uma vez na cidade de Apodi.
Sem aluno, os professores não podem dar aulas, sem o transporte, o aluno não pode vir para a escola na cidade. Alguns ainda estão procurando os culpados, para tentar se livrar da responsabilidade. 
Essa não é a primeira vez que acontece a paralisação das aulas e já temos alunos do município, que desistiu de estudar, pela falta do transporte escolar, que é de responsabilidade do estado e do município de Apodi. No Sítio Arção, tem estudante indo para a cidade de Caraúbas, porque Apodi não oferece condição para o estudante daquela comunidade. Isso é uma vergonha!!
Ao invés de se lutar por melhoramentos nas escolas, agora é preciso lutar por transportes para o aluno vir para a escola. Se não tem aluno, a quem o professor vai dar aula? As nossas autoridades estão mesmo para decepcionar toda a população. E já conseguiu!
Decepção e tristeza para quem pensa um pouco na educação! Para quem não pensa, tanto faz!
No governo de Rosalba, a gestão do município de Apodi recusou de assinar o convênio do transporte escolar. Quando Robinson Farias assumiu o governo do estado, a gestão do município de Apodi assinou e aceitou o convênio. E de quem é a culpa da falta do transporte para os estudantes da rede estadual de ensino no município de Apodi?

Jornalista Sandra Moreyra, da Globo, morre no Rio aos 61 anos

Repórter lutava contra o terceiro câncer em 7 anos.
Sandra tinha 40 anos de carreira e participou de grandes coberturas.


Do G1: A jornalista Sandra Moreyra, uma das principais repórteres da Globo, morreu nesta terça-feira (10), no Rio. Ela tinha 61 anos e lutava contra um câncer.

Com 40 anos de carreira, Sandra participou de coberturas jornalísticas de importantes momentos do país.

Ela cobriu a morte de Tancredo Neves, o Plano Cruzado, o acidente radioativo em Goiânia, com Césio 137, a tragédia do iate Bateau Mouche, a Rio-92 e a ocupação do Complexo do Alemão.

Em outubro, a jornalista anunciou que descobriu que estava de novo com câncer. "Novamente estou sendo posta à prova. Mais um tratamento pra fazer. Eu amo a vida. E vou em frente”, postou ela.

Sandra enfrentava o terceiro câncer nos últimos sete anos, desta vez no mediastino – região torácica perto do esôfago.

O velório será na quarta-feira (11), das 12h às 17h30, no Cemitério Memorial do Carmo, no Rio. 


"Carioca e botafoguense. Sou mulher do Rodrigo, mãe da Ciça e do Ricardo, avó do Francisco e do Leon, que vem por aí em novembro", definia-se no Twitter. Casada com o arquiteto Rodrigo Figueiredo, ela era irmã da também jornalista e diretora da GloboNews, Eugenia Moreyra.  

40 anos de carreira
A repórter começou a carreira na Globo em Minas Gerais, na década de 1980. Logo depois, voltou para o Rio de Janeiro e passou a fazer reportagens para o RJTV, o Jornal Nacional, o Globo Repórter e o Bom Dia Brasil.

A cobertura que a jornalista considerava mais marcante foi o enterro dos mortos na chacina de Vigário Geral, em 1993.

“Na hora de escrever o texto, a matéria tinha uma carga de emoção tão forte, da dor daquelas pessoas, da violência, que pensei: 'Tenho que botar isso nas palavras mais simples'. Quando a matéria entrou no ar, foi um soco no estômago", relatou ao site Memória Globo.

"Ela estava muito mais forte do que eu poderia imaginar, porque consegui exatamente isso, lidar com a realidade sem querer ser mais do que ela, sem querer aparecer mais. No dia em que fiz aquela matéria foi quando senti: ‘Puxa vida, cresci. Que bom!”, completou.

Entre 1999 e 2004, atuou na GloboNews na parte gerencial e administrativa do jornalismo. No canal, também apresentou o programa Espaço Aberto Literatura. Depois, voltou a ser repórter na TV Globo.

Ela era considerada uma jornalista de múltiplos talentos: na edição, na reportagem e no vídeo. Seu texto era singular, com personalidade.

Luta contra o câncer
Nos últimos anos, chefiou o núcleo de reportagens especiais da TV Globo no Rio de Janeiro. Sem nunca ser vítima, tia Sandrinha, como era chamada pelos seus companheiros de redação, brigou pela vida até o fim.

Em 2008, descobriu e tratou um câncer no esôfago. Voltou ao trabalho e, em 2013, um exame de rotina constatou a volta da doença no mesmo órgão.

Sem voz depois do segundo tratamento contra o câncer, ela escreveu para que outros lessem. Na série de crônicas para o aniversário de 450 anos do Rio, Tony Ramos, Fernanda Montenegro, Milton Gonçalves foram alguns dos que deram voz às histórias que ela contava com tanto capricho. Seu último trabalho foi a série Cariocas Olímpicos.

Com muita dificuldade para engolir, ela nunca perdeu o gosto pela cozinha. Cozinhava, tirava fotos e publicava nas redes sociais.

Magrinha, descia todos os dias a rua de casa a caminho da academia. Quem sabe ganhava um pouco de massa muscular, dizia ela. Observava da janela da sala os tucanos e os sabiás do Jardim Botânico, onde morava. "Hoje mesmo eu ouvi um sabiá cantar feliz debaixo da minha janela. Sábias aves", escreveu no último dia 22. Na semana passada lamentou a queda de uma árvore na sua rua.

CLINI VIDA!!!

MOSSORÓ: GUARDA MUNICIPAL VISITA CASA DE PASSAGEM E MANDA RECADO!!!

Visitamos agora a Casa de Passagem, que é posto da Guarda Municipal.

O serviço aqui é sempre tenso, requer mais atenção e cuidado. O Guarda que está de serviço é Geraldo, ele está só.

Absurdo que a Secretaria Municipal de Segurança Pública e o Comando da GCM se omitem.

O SindGuardasRN se prepara para uma Assembleia-Geral, sexta-feira, 13.

Não vamos nos calar!

Caminhoneiro de Mossoró ganha destaque nacional na manifestação contra Dilma

De JBelmont: Por trás da manifestação de caminhoneiros que iniciou nesta segunda-feira (09), em 15 estados brasileiros está um catarinense de 44 anos e que passou os últimos 16 anos no município potiguar de Mossoró – Ivan Luiz Schimidt é o líder do Comando Nacional do Transporte (CNT) que desafiou as principais centrais sindicais da categoria e conseguiu paralisar parte das estradas nacionais.

Por meio das mídias sociais ele criou uma rede de comunicação de Norte a Sul do Brasil. Inicialmente foram montados três grupos-mães no aplicativo WhatsApp com 300 pessoas e de lá foram formadas novas ramificações.

Palestra discutirá viabilidade de energia solar para empresas

Algumas empresas caicoenses tem sido prejudicadas com a instabilidade dos serviços de energia elétrica. As falhas do fornecimento tem causado não só queima de equipamentos, mas também prejuízos no expediente das empresas. O assunto será pauta de uma palestra hoje (10), às 19 horas, na Casa do Empresário. Técnicos da empresa Alondra Energias Renováveis estarão falando sobre benefícios do sistema fotovoltaico e os rendimentos que estes podem trazer.

“A energia do sol que chega a Terra a cada hora é suficiente para abastecer toda a humanidade durante um ano”, explica um técnico da energia solar. A empresa mostrará a viabilidade da fonte de energia para empresas e residências de Caicó.

O xerife

Polícia apreende arsenal de armas e resgata pássaros silvestres

Uma operação realizada por policiais militares nas cidades de Aurora e Lavras da Mangabeira resultou na apreensão de um arsenal, pássaros silvestres e nas prisões em flagrante de dois homens nesse domingo (08). Cícero Alves da Silva (18) e Cícero Marcelino de Jesus (58), ambos sem antecedentes criminais foram capturados em suas residências. A Polícia chegou aos suspeitos, por meio de denúncias anônimas realizadas ao Batalhão Policial Militar Ambiental (PCMA) da cidade de Juazeiro do Norte. As delações relatavam a guarda de armas e pássaros silvestres em várias residências.

Na residência de Cícero Alves, que fica na Rua Universitário Herpânico, no bairro Araçá, em Aurora, os militares apreenderam três espingardas. Sendo duas de calibre 28 e uma do tipo socadeira, 13 munições de mesmo calibre, além de animais silvestres da fauna local. Em uma outra residência foram apreendidas mais cinco espingardas, sendo quatro do tipo socadeira e uma de calibre 28. Além de oito pássaros silvestres.

Dando prosseguimento com as diligências, desta vez, na cidade de Lavras da Mangabeira, na residência de Marcelino de Jesus, na Rua José Amaro de Barros – Distrito de Quitaius, os militares apreenderam um revólver de calibre 38 e 15 munições.

Todos os animais apreendidos na operação foram entregues a um núcleo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), localizado na cidade do Crato.

Alerta geral

Operação Tapa-Buraco já recuperou mais de 600 ruas e avenidas em Natal

Uma das principais marcas da atual gestão da Prefeitura de Natal é a preocupação com a conservação das ruas e avenidas da cidade. Desde o inicio de 2013, o governo municipal vem executando um arrojado plano de recuperação e manutenção das vias públicas da capital potiguar. A chamada operação “Tapa-Buraco” é uma atividade diária na cidade e já conta com investimentos na ordem de R$ 5,8 milhões, só em 2015. No período de janeiro até outubro deste ano, já foram recuperados 662 logradouros, dentre ruas asfaltadas ou com paralelepípedos.

Os serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) já chegaram às quatro regiões administrativas da cidade. Destaques para os trabalhos realizados nas avenidas Salgado Filho, Prudente de Morais, Xavantes, Antônio Basílio, Santarém, Itapetinga, Rui Barbosa, Imigrantes, Miguel Castro, João 23, Pompeia, Dão Silveira, Alexandrino de Alencar, Cometas, Romualdo Galvão, Felizardo Moura, Duque de Caxias e Alagoas.

Outra importante intervenção aconteceu na orla marítima de Natal. A Prefeitura recapeou totalmente a avenida Café Filho, no inicio da Via Costeira, até as proximidades da praia do Forte. A sinalização horizontal da pista também foi realizada.

Outra importante obra que envolve a recuperação asfáltica e está em curso no município é a da avenida Ayrton Senna. A Semov só está aguardando a Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) finalizar algumas intervenções na via para dar sequencia ao trabalho de reestruturação da avenida, uma das principais vias de tráfego da Zona Sul.

Essa é a mesma situação que ocorre na avenida Afonso Pena, na Zona Leste. A Caern também está com obras no local, executando a troca das tubulações, e assim que terminar a sua parte a Semov vai iniciar o recapeamento da via.

Esse ritmo de trabalho promete aumentar em 2016. A previsão de investimento da Prefeitura de Natal em drenagem, pavimentação, recapeamento e limpeza em lagoas de captação e bocas de lobo superam a marca dos R$ 10,7 milhões.

O prefeito Carlos Eduardo lembra que, ao assumir a administração da cidade em 2013, encontrou a malha viária totalmente desgastada e tomada por buracos. Ele determinou que uma recuperação completa das vias fosse realizada. Ao longo de toda a gestão, esses serviços foram ampliados e o cidadão natalense tem reconhecido os esforços da Prefeitura. “Por onde passávamos, era possível ver que esse problema incomodava a população. Corrigimos essa deficiência e estamos trabalhando para recuperar cada vez mais as ruas e avenidas de Natal”, destaca ele

G1 RN

Ufes demite professor Malaguti após denúncia de racismo em sala

O professor Manoel Luiz Malaguti Barcelos Pancinha, acusado por alunos de ter cometido preconceito racial durante uma aula foi demitido do cargo pela Universidade Federal do EspíritoSanto (Ufes), segundo a instituição. A informação foi divulgada pela Ufes na tarde desta segunda-feira (9). O professor não atendeu as ligação do G1.

O caso ocorreu em novembro do ano passado, durante uma aula na Ufes. Na ocasião, o professor teria dito que “detestaria ser atendido por um médico ou advogado negro”, por exemplo. Na época, os alunos protestaram contra a permanência do professor na universidade. Ele chegou a ficar suspenso por 30 dias, mas depois voltou a dar aulas normalmente.
Em entrevista ao Gazeta Online na sexta-feira (6), o professor confirmou que foi afastado das funções e que vai recorrer da decisão da reitoria. O docente recebeu o comunicado pelo Chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade, Edebrande Cavalieri.
Coletivo Negrada
Desde que o processo foi instaurado, o Coletivo Negrada cobrava um posicionamento da universidade em relação à postura do professor. Nesta segunda-feira (9), um representante do grupo falou sobre o resultado.


“A gente já tinha recebido essa informação [da demissão] desde sexta-feira. Mas só hoje é que foi dado o posicionamento público. De certa forma, ficamos surpresos, porque achamos que a Ufes iria adiantar a aposentadoria do professor. Estamos felizes com o resultado, mas a luta é grande. É uma vitória parcial, a gente comemora, mas sabe que tem muitas outras pautas entaladas na nossa garganta”, disse.
Denúncias
Em novembro do último ano, a Ouvidoria da Ufes recebeu duas denúncias envolvendo o professor Malaguti. Uma delas realizada por alunos do curso de Ciências Sociais. Na ocasião, Malaguti teria feito declarações racistas dentro de sala de aula durante uma discussão sobre cotas raciais.
Já a segunda denúncia, era de que o professor teria estacionado seu veículo de forma irregular. Na ocasião, Malaguti teria parado seu carro junto à rampa de acesso para cadeirantes no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Ufes (CCJE).
Com o intuito de apurar as denúncias, foi nomeada uma Comissão de Sindicância. A Comissão foi conduzida pelo CCJE, ao qual o professor está ligado. O trabalho foi encerrado ainda em dezembro de 2014 e o relatório final indicou a instauração de processos disciplinares para os dois casos. Os processos foram conduzidos em separado por duas comissões de inquérito nomeadas pelo reitor Reinaldo Centoducatte.
As comissões foram criadas a fim de apurar se a atitude do professor configurou infração disciplinar, com base na a Lei 8.112 (que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais), e apresentar a conclusão do processo.

Fonte: G1

APODI TERÁ MANIFESTO EM PROL DO TRANSPOTE ESCOLAR HOJE!!!!

Hoje, terça feira, 10/11 às 15h30 min, será realizado um manifesto (organizado pelos professores da Escola Zenilda Gama) em prol do retorno do transporte escolar da rede estadual de ensino, saindo da Escola Zenilda Gama até a 13ª DIREC de Apodi. Senhores pais e alunos(as) participem, vamos apoiar essa luta! Os estudantes estão perdendo aulas e poderão perder o ano letivo de 2015 por falta do transporte escolar. 

ENTÃO É NATAL...


Suspeito de matar adolescente em Ceará-Mirim é preso e confessa crime


De JBelmont: A Policia Civil prendeu na manhã desta segunda-feira (9) o principal suspeito de assassinar uma adolescente de 14 na cidade de Ceará-Mirim, no último sábado (7).
Welberton Pereira Maciel, 23 anos, confessou o crime durante o interrogatório com o delegado. Ele estava foragido desde o último sábado quando praticou o crime.
O crime
9ad9e9f0-1928-4c1f-942a-15fae3bb4909A vítima identificada como Kassia Fabiola Pereira de Oliveira foi encontrada com um corte no pescoço e provavelmente teria sido degolada. Apesar de não existirem sinais de violência sexual, nenhuma possibilidade sobre motivações sobre o crime foi descartada pela Polícia Civil, que irá investigar o caso.

CLINI VIDA!!!

Lula quer churrasco com petistas do Nordeste em Natal organizado por Fátima

Do Xerife: A Coluna Esplanada revelou que nem só de inferno astral vive o ex-presidente Lula na agenda diária. Ele pediu a senadora Fátima Bezerra (PT) um churrasco em Natal (RN) com os petistas do Nordeste.

Enquanto isso, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, cumpre a primeira agenda no Sudeste. Visita nesta terça-feira o Instituto Nacional do Câncer (Inca) no Centro do Rio de Janeiro, e à tarde se reúne com o governador Luiz Fernando Pezão no Palácio Guanabara.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO