sábado, 14 de novembro de 2015

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL PERTO DO POSTO CURIÓ EM APODI

Um acidente com vítima fatal foi registrado no início da noite de hoje (14) na BR 405, na cidade de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima fatal, identificada como Pedro Félix da Silva, 'Pedro Trinca' 69 anos de idade, morador da fazenda do Sr. ‘Augustinho Pinto’.

Nossa equipe de redação esteve no local onde ouviu a Polícia Militar, a qual fazia o isolamento da área enquanto aguardava a chegada o ITEP, e ouviu também alguns curiosos que estavam no local, no entanto ninguém soube informar como de fato ocorreu o acidente.

Sabe-se que a vítima, ‘Pedro Trinca’, pilotava uma moto do tipo Honda Biz, de cor prata, placa MXO 7656 – Apodi/RN, percorrendo a BR 405 no sentido Apodi/Caraúbas, e pode ter batido frontalmente com outro veículo, ou até mesmo ter sido colhida pela traseira da motocicleta.

Somente a perícia poderá decifrar o que de fato ocorreu, porém a moto da vítima encontrava-se completamente destruída. Nossa equipe de reportagem conseguiu fotografar um pára-choque de um veículo do tipo GM/Classic Life, de cor preta, placa MZJ 3532, também de Apodi/RN, o qual pode ter se envolvido no acidente e o condutor se evadido do local. 


*Informações e imagens: Rede News 360. 

PM da guarda da Assembleia Legislativa é assassinado em Natal

Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o cabo PM Marcos Aurélio Lopes, que atuou na guarda da Assembleia Legislativa, foi morto a tiros por dois homens, em Natal. O crime ocorreu no bairro de Felipe Camarão. Aurélio estava lotado no CIOSP.

Governador em exercício participa da abertura da 3ª Conferência de Juventude

Cumprindo agenda oficial, o governador em exercício, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), participou neste sábado (14) no final da manhã da 3ª Conferência Estadual de Juventude, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do RN (UFRN), na capital do estado.

O evento foi organizado pela Secretaria Extraordinária de Juventude do RN (Sejurn) e definirá os 20 delegados que representarão o Estado na Conferência Nacional de Juventude, em Brasília (DF), que ocorrerá em dezembro, cita informação da assessoria de imprensa do governo estadual.

Em seu discurso, Ezequiel Ferreira de Souza, que também é o presidente licenciado da Assembleia Legislativa do RN, parabenizou o empenho da secretária da Juventude, Divaneide Basílio e afirmou que tanto o Governo, quanto a ALRN são parceiros da juventude, na conquista de seus direitos.

Participaram da abertura da 3ª Conferência os secretários estaduais de Educação e Cultura, Francisco das Chagas Fernandes; Teresa Freire, da Secretaria da Mulher; o secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina; os deputados estaduais Fernando Mineiro (PT) e Carlos Augusto Maia (PTdoB) e a senadora Fátima Bezerra (PT).


*O Xerife.

Barbosa: Judiciário não é remédio contra as escolhas políticas ruins

O ex-presidente do Supremo Tribunal federa, Joaquim Barbosa, disse, durante sua palestra no Recife, que o Judiciário não é remédio contra as escolhas políticas ruins feitas pelos cidadãos ou pelos seus representantes no Congresso.

“Não faz parte do papel do Judiciário corrigir políticas públicas nas quais não concordamos, ainda que elas sejam ruins”, afirmou. Segundo ele, a competência do STF está no combate aos excessos e ilegalidades cometidos pelos gestores públicos, mas não na correção de políticas públicas equivocadas.

*O Xerife.

Petroleiros do RN decidem suspender greve da categoria

Sindicato apela para que nenhum trabalhador utilize transportes próprios ou de terceiros para o retorno ao trabalho.
Em assembleias realizadas em Mossoró e Natal, concluídas na noite desta sexta-feira, 13, trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás, lotados em unidades administrativas e operacionais situadas no Rio Grande do Norte, decidiram acatar o indicativo do Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros – FUP – e suspender o movimento de greve.
Ratificada por 57,9% dos votos dos trabalhadores que compareceram às sessões deliberativas, a orientação da FUP também recomenda a aceitação da proposta apresentada pela Petrobrás no dia 11 de novembro, em que a empresa responde à Pauta pelo Brasil garantindo a renovação do Acordo Coletivo, além de propor o Estado de Greve, que indica a possibilidade de os trabalhadores retomarem o movimento a qualquer momento.
Deflagrada em 1º de novembro, a greve nacional dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás teve um caráter histórico. Depois de mais de 100 dias de tentativas frustradas de discussão das reivindicações elencadas na Pauta pelo Brasil com os gestores da Petrobrás, o movimento conduzido pela FUP e sindicatos filiados conseguiu abrir canais em que serão discutidas e analisadas proposições visando a retomada dos investimentos e a preservação da empresa enquanto sistema integrado de produção de energia.
Além disso, o movimento também garantiu, na luta, que nenhum direito dos trabalhadores seja retirado, preservando para todo o Sistema Petrobrás as conquistas obtidas pela categoria nos últimos 13 anos.
Embarque – Logo após a conclusão das sessões deliberativas realizadas em Natal e Mossoró, a Diretoria do SINDIPETRO-RN reuniu-se com a Gerência Geral da UO-RNCE para comunicar a decisão dos trabalhadores norte-rio-grandenses e ajustar os procedimentos relativos aos embarques para as unidades operacionais. O Sindicato apela para que nenhum trabalhador utilize transportes próprios ou de terceiros para o retorno ao trabalho.
Conforme acertado com a Gerência, a Petrobrás disponibilizará, neste domingo, 15, transporte para todos e todas que estejam nas escalas serviços. Os trabalhadores do Polo Guamaré e das Plataformas Marítimas embarcarão para essas áreas no próximo domingo, 15, às 6h00, partindo de Natal. A Empresa também informa que, em casos de necessidades especiais e/ou emergenciais de embarque, transportes estarão disponíveis à partir deste sábado.
ATP-ARG – Para os trabalhadores lotados em Regimes de Turno e Sobreaviso (uma equipe de cerca de 3 ou 4 trabalhadores), a Petrobras disponibilizará veículos àqueles que se sintam em condições de retornar às atividades ainda hoje. Para os que trabalham em Regime Administrativo, os ônibus sairão na segunda e terça-feira, no horário habitual. 


*Fonte: Patu em Foco

Mossoroense foi identificado entre as vítimas de desastre em MG

O Corpo de Bombeiros identificou, ontem (13), o mossoroense Marcos Aurélio Pereira Moura entre as vítimas do desastre ambiental no rompimento de duas barragens de rejeitos em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana/MG.

Marcos Aurélio Pereira Moura trabalhava no laboratório químico de uma das empresas que atuava nas barragens, segundo informações repassadas por uma tia dele.

Saiba como uma horta orgânica pode ajudar na alimentação e educação do seus filhos

Na escola de inglês Open Doors, uma horta pedagógica faz a alegria da criançada e é uma das atividades previstas na grade curricular. 
Nas aulas no Vegetable Garden (horta, em tradução para o português), elas podem acompanhar o processo desde o plantio até a colheita, e também os cuidados necessários para se manter a produção. As hortaliças colhidas pelas crianças são levadas diretamente para as aulas de culinária na cozinha experimental da escola.

Segundo a coordenadora pedagógica da Open Doors, Carla Souto, além de aprender o vocabulário em inglês referente às plantas e hortaliças, as crianças entram em contato sensorial direto com as texturas, sabores e cheiros, o que contribui para agilizar o aprendizado.

Além disso, há um outro benefício prático nessa atividade. “Elas terminam conhecendo os sabores das hortaliças que tinham preconceito e não comiam. Muitas vezes nem acreditam que estão consumindo aquilo que jamais provariam em casa. Ou seja, além do aprendizado do idioma, a atividade proporciona uma alimentação mais saudável”, afirma.

Divulgação
 Carla Souto, coordenadora pedagógica da Open Doors
 

Para cultivar uma pequena horta orgânica dentro de casa, basta ter um espaço reservado em um jardim, varanda ou área aberta, que tenha uma boa incidência de sol e um tempinho para plantar, regar e colher os vegetais. Conheça abaixo uma das receitas saudáveis (em inglês) utilizadas com os alunos na cozinha experimental a partir das hortaliças colhidas no Vegetable Garden.

Sparky’s Wrap

What you need:
1 wrap
1 one tablespoon of cream cheese
1 lettuce leaf
2 tomato slices
1 mozzarella cheese slices
1 turkey ham slices
 
What to do:
 
Open the wrap and spread cream cheese with a knife
Place the lettuce and tomatoes sliced
Add the mozzarella cheese and turkey ham
Roll the wrap and cut into pieces

Professora do IFRN está na França e passa bem

A professora de teatro do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Rebeka Carozza está em Paris, na França. Ela não está entre os feridos brasileiros e passa bem. Nesta manhã de sábado, 14, a informação é que as pessoas evitem deixar as casas. “Estamos em estado de alerta. O policiamento por aqui é intenso. Muito Grande. É possível ver da janela do apartamento. Os espaços públicos foram fechados e muitas estações de trem também”, detalha Rebeka.

Há quase um ano em Paris, Rebeka deixou Natal (RN) para cursar doutorado na Universidade de Sorbonne. A professora disse por telefone que todos estão impressionados com os atentados que aconteceram na sexta-feira, 13. “Ainda procuram por pessoas desaparecidas, mas todos são muito solidários”, enfatiza a professora.

Rebeka mora a um quilometro dos atentados que ocorreram na capital francesa e, segundo informações da polícia, mais de 120 pessoas morreram.

Foram sete ataques que ocorreram na cidade, praticamente, foram simultâneos, entre os terroristas islâmicos, dois homens bomba. Pelo menos, cinco terroristas foram mortos pela polícia.

*Número do Consulado do Brasil na França para quem precisar de informações de brasileiros que estão no país atacado pelos terroristas: 33680123234.


Fonte: Ronda.com

CLINI VIDA!!!

Polo da Escola Agrícola de Jundiaí em Areia Branca abre inscrições para funcionários da rede

A Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas nos cursos técnicos ofertados na modalidade de Educação a Distância através da Rede e-Tec Brasil – Profuncionário. Ao todo são oferecidas 350 vagas, destinadas a funcionários da rede pública de ensino.

As inscrições gratuitas podem ser realizadas no período de 13 a 21 de novembro no horário das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas, nos respectivos polos de apoio do e-Tec/EAJ/UFRN. Os endereços estão presentes no edital.

Para participar o candidato deverá apresentar no ato da inscrição o Cadastro de Pessoa Física (CPF), além do documento de identificação com foto e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição presente no edital.

Para realizar inscrição, o candidato deverá ter concluído o ensino fundamental ou o ensino médio. A seleção será realizada pela análise das justificativas entregues pelos candidatos no ato da inscrição. O edital está disponível em: http://www.eaj.ufrn.br/site/

São oferecidas vagas nos cursos técnicos em Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar em Areia Branca, Ceará Mirim, Macaíba, Monte Alegre, São Paulo do Potengi, Vera Cruz , Natal e Touros.

Profuncionário

O Programa Profuncionário, é uma ação que faz parte das diretrizes da Rede e-Tec Brasil promovendo a formação dos funcionários da educação pública, focando preferencialmente a habilitação compatível com a atividade exercida na escola ou em órgão da rede federal, estadual ou municipal.

O Programa consiste em oferecer, na modalidade de Educação a Distância, a formação profissional técnica em nível médio, aos funcionários que atuam nos sistemas de ensino da educação básica pública. Os concluintes dos cursos serão certificado como Técnicos em Educação, em uma das habilitações cursadas.
Edital n°23/2015 Profuncionário e-Tec

Polo e-Tec Areia Branca

Em Areia Branca, através da parceria firmada entre a EAJ e Prefeitura de Areia Branca serão ofertadas 35 vagas para o curso técnico em Alimentação Escolar no Polo e-Tec localizado na rua Desembargador Filgueira, nº. 03, centro, Areia Branca-RN.
 

Fonte:A voz de Areia Branca

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO