domingo, 22 de novembro de 2015

Homem perde equilíbrio e cai da parede da Barragem de Santa Cruz, em Apodi/RN

Na manhã deste domingo (22) homem caiu de cima da parede da Barragem de Santa Cruz, localizado no município de Apodi, na região oeste do estado do Rio Grande do Norte.

Um homem identificado apenas por Antônio Bandeira, estava na Barragem de Santa Cruz e segundo algumas pessoas ele tinha escalado a parede perdeu o equilíbrio e caiu da parede. A vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Apodi com diversas escoriações pelo corpos, passa bem e neste momento está em observação.

Ele não foi o primeiro esse ano que caiu da parede da Barragem de Santa Cruz, um homem identificado como José Pedro da Silva, de 46 anos teve fratura exposta em uma das pernas e quebrou um dos braços ao despencar da parede da barragem de Santa Cruz, no dia 02 de agosto de 2015.

Em janeiro do ano passado, um pedreiro morreu ao cair da escadaria. Ednaldo dos Santos, de 43 anos, morava em Mossoró. Ele foi à barragem com grupo de amigos e familiares. Na ocasião, ele tentou subir os degraus e perdeu o equilíbrio. O pedreiro foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

Barragem de Santa Cruz

A barragem de Santa Cruz, localizada em Apodi, foi inaugurada no dia 11 de março de 2002. Com capacidade de armazenamento de 599.712.000 metros cúbicos, é o segundo maior reservatório do Rio Grande do Norte. A última sangria aconteceu em 20 de abril de 2009. Foi a terceira vez que as águas transpuseram a parede da barragem.


*Informações e imagens: Rede News 360.

Estiagem em números: Situação deve piorar nos próximos meses alerta diretor da Agência Nacional de Águas.

Em Jardim de Piranhas, o rio está reduzido a poças esparsas

JBelmont: A seca que castiga o Rio Grande do Norte há quatro anos dizimou as reservas do estado potiguar. Atualmente, o estado detém apenas 21% da capacidade hídrica. Entre as regiões mais castigadas estão o Seridó e o Alto Oeste, onde a seca esvaziou os maiores reservatórios: Marechal Dutra (o Gargalheiras) e Pau dos Ferros. Até agora, 15 municípios do estado estão em colapso no abastecimento, e outros 73 enfrentam algum tipo de racionamento de água.

Na última sexta-feira (20), o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu se reuniu extraordinariamente em Pombal, na Paraíba, para deliberar o manejo do sistema. Com apenas 13% da capacidade, o sistema Curemas-Mãe abastece mais de 20 cidades dos dois estados. A perspectiva inicial do comitê é tentar manter a reserva hídrica até março de 2017, uma vez que a possibilidade de recarga no inverno do próximo ano é baixa.

Nesta semana, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou que os efeitos do El Niño – fenômeno de aquecimento das águas do Oceano Pacífico – serão os mais intensos dos últimos 15 anos. O fenômeno impacta o período de chuvas no Nordeste do país.

“Infelizmente a perspectiva para 2016 do ponto de vista das chuvas são poucas, passando a nossa situação de grave para muito grave. Estamos em um estado de guerra, o sacrifício tem que ser maior para que a gente abasteça o consumo humano e animal”, afirmou Paulo Varella Neto, diretor da Agência Nacional de Águas.

Extrato da Tribuna do Norte

15 cidades com sistema de abastecimento em colapso
146.557 mil pessoas sem acesso à água encanada nas regiões:

Seridó
Acari
Carnaúba dos Dantas
Currais Novos
Jardim de Piranhas
Timbaúba dos Batistas

Alto Oeste
Antônio Martins
Frutuoso Gomes
João Dias
Luís Gomes
Paraná
Pilões
Rafael Fernandes
São Miguel
Serrinha dos Pintos
Tenente Ananias

76 municípios em sistema de rodízio ou com alguma restrição no abastecimento

91% dos municípios potiguares decretaram emergência por causa da seca

Reservatórios
Apenas 21% de toda a capacidade hídrica do estado está disponível
968,2 milhões de m³ de água

Oeste (Bacia Apodi-Mossoró)
274,2 milhões de metros cúbicos disponíveis
24% de toda a capacidade da bacia

Encanto (73,4%)
Riacho da Cruz (36,17%)
Santa Cruz (32,68%)
santo Antônio de Caraúbas (29,54%)
Umarí (21,42%)
Rodeador (12,9%)
Morcego (10,26%)
Flechas (4,9%)
Marcelino Vieira (4,19%)
Passagem (3,68%)
Tourão (2,48%)
Lucrécia (0,33%)
Malhada Vermelha (0,16%)
Pau dos Ferros (0,13%)
Bonito (0,02%)
Bodó (0%)
Santana (0%)
Pilões (0%)
Brejo (0%)
Jesus Maria José (0%)
Santo Antônio de Caraúbas (0%)
Apanha Peixe (0%)

Seridó (Bacia Piranhas-Açú)
573.352.630 milhões de m³ disponíveis
19,3% da capacidade
Pataxó (59,61%)
Armando Ribeiro (22,21%)
Mendubim (19,72%)
à Beldroega (17,95%)
Boqueirão de Parelhas (8,28%)
Rio da Pedra (7,09%)
Sabugi (6,03%)
Boqueirão de Angicos (2,8%)
Carnaúba (2,79%)
Itans (1,58%)
Esguicho (0,84%)
Cruzeta (0,53%)
Caldeirão de Parelhas (0,34%)
Passagem das Traíras (0,05%)
Gargalheiras (0,05%)
Zangarelhas (0%)
Dourado (0%)
Alecrim (0%).

VELÓRIO DE LÍVIA MARINHO SERÁ NO CENTRO DE VELÓRIOS DA FUNIPLANO EM APODI

O corpo da garota Lívia Marinho deve chegar em Apodi, por volta das 14h30min e será velado no Centro de Velórios da Funiplano, na rua Governador Dix Sept Rosado em Apodi e o sepultamento acontecerá em Caraúbas.

Ônibus cai em ribanceira e deixa feridos em Juiz de Fora

Acidente aconteceu na Rua Goiás, na noite deste sábado (21). 
G1 não conseguiu contato com a empresa responsável pelo ônibus.
Acidente deixou feridos em Juiz de Fora (Foto: 1º Sargento Edmilson Brugger/Arquivo pessoal)

Do G1: Um ônibus caiu em uma ribanceira na noite deste sábado (21), em Juiz de Fora, e deixou feridos. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamadas na Rua Goiás e socorreram pelo menos 18 pessoas. O G1 tentou contato com a empresa responsável pelo ônibus, mas não conseguiu até a publicação desta matéria.

Segundo a Polícia Militar (PM) e a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, os feridos foram encaminhados para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS). Dos feridos, apenas uma pessoa segue internada, porém está lúcida e sem ferimentos graves, informou a assessoria da Secretaria de Saúde. Os demais foram medicados e liberados.

De acordo com a PM, que está finalizando o registro da ocorrência, a suspeita é de que houve um problema no freio do veículo. O ônibus, que estava indo para o Rio da Janeiro, bateu em um barranco e caiu numa ribanceira. O veículo atingiu parte de um imóvel desocupado. Policiais aguardam um guincho para a retirada do ônibus do local.

GAROTA LÍVIA MARINHO PARTIU PARA MORAR COM O PAI DO CÉU

Lívia Marinho, sabemos que fostes morar com Deus! Deixa saudades para colegas, familiares e amigos, mas de uma coisa temos certeza, estarás descansando ao lado do pai e deixa de sofrer. Lívia, Deus agora cuida de você! Descanse em paz!!
Todo o povo de Apodi queria a sua permanência aqui na terra, pois você, mesmo sofrendo, transmitia um sorriso sincero, de menina que tinha força de vontade de viver! Lívia, você foi e continuará sendo lembrada por muitos! Só nos resta saudades!

UNIVERSITÁRIOS DO RN FAZEM HOJE PROVA DO ENAD

Quase seis mil universitários no Rio Grande do Norte devem fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2015. O Enade será aplicado neste domingo (22), em todos os estados do país.

O balanço divulgado pelo Ministério da Educação dá conta de 5.984 estudantes concluintes de educação superior no território potiguar, considerados aptos à participar do Exame.

Os candidados no RN são oriundos de 151 cursos de 13 instituições de ensino superior. Em número de candidatos aptos, o estado potiguar só supera outras seis unidade federativas brasileiras dentre as 27. Em todo o país, farão as provas 551.683 concluintes de educação superior, matriculados em 1.760 instituições.

Henrique e Garibaldi conversam com Luiz Almir e em vez do PR, vereador deve se filiar ao PMDB para ser vice de Carlos Eduardo

 Fotos Canindé Soares

Por Thaisa Galvão
Para o PR que já se considerava aliado do vereador Luiz Almir…bom pensar num plano B para ter um candidato a prefeito em Natal.

Ontem, no apartamento do ministro do Turismo Henrique Alves, Luiz Almir foi convencido por Henrique e pelo senador Garibaldi Filho a não sair do PV agora…

E esperar fevereiro, para trocar de partido graças à janela eleitoral.

Na conversa com o presidente do PR João Maia, onde a filiação de LA ficou acertadinha, João conversou com Rivaldo Fernandes, presidente do PV, que garantiu que assinaria o pedido de Almir para deixar a legenda.

Mas…Henrique e Garibaldi convenceram Luiz Almir que nada disso era preciso por causa da janela aberta em fevereiro.

E Rivaldo Fernandes, que já havia sinalizado o apoio à reeleição de Carlos Eduardo, já até conversou com Almir…e parece terem fumado o cachimbo verdíssimo da paz.

Luiz Almir confirmou ao Blog que foi convidado por Henrique e Garibaldi para se filiar ao PMDB, mas questionado sobre ser o vice de Carlos Eduardo, disse que não tinham falado sobre o assunto.

Claro que falaram.

Certamente foi por causa dessa conversa, que na entrevista que nos concedeu na 95FM depois do encontro com Luiz Almir, Garibaldi disse com muita convicção que o PMDB quer indicar o vice de Carlos Eduardo…e que o partido teria nome.

Perguntei a Luiz Almir se ele havia saído mais animado do apartamento de João Maia, no domingo passado, ou do apartamento de Henrique, nesta sexta-feira.

Ele respondeu que saiu animado dos dois e que se sentiu honrado com os dois convites.

Caso Luiz Almir aceite o convite do PMDB, voltará ao palanque com Henrique e Garibaldi, onde esteve em 2004.

Só que naquele ano, com Henrique e Garibaldi tentando derrotar Carlos Eduardo.

Agora seria para elegê-lo.

Nas fotos abaixo, de Canindé Soares, em 2004, o candidato a prefeito de Natal, Luiz Almir, com Aluízio Alves, Henrique Alves, José Agripino Maia, Rosalba Ciarlini, Garibaldi Filho, Geraldo Melo…todos juntos para derrotar Carlos Eduardo.

Ah…

Quanto a ser vice…há 3 semanas, em entrevista ao Blog, LA disse que não nasceu para ser o outro, para ser amante…

Mas…

DOCUMENTOS PERDIDOS

 
Atenção!!
Quem achar uma carteira contendo os documentos em nome MARCIO MAYKEL LIMA DO NASCIMENTO, por favor deixar na Luta FM!!!

JUDICIÁRIO E MP/RN GASTAM R$ 22 MILHÕES POR ANO SÓ COM AUXÍLIO MORADIA

Reportagem: Tribuna do Norte via Neto Queiroz.

No ano em que os órgãos públicos adotaram o corte de gastos como mantra, o Tribunal de Justiça (TJRN) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) irão gastar, aproximadamente, R$ 22,2 milhões no pagamento do auxílio-moradia aos seus membros. Nos dois órgãos, o benefício é pago em seu valor máximo – R$ 4.377,73 – e tem como finalidade ser uma “ajuda de custo para fins de moradia” nas localidades em que não houver residência oficial à disposição dos juízes, desembargadores, promotores e procuradores de Justiça. Em outubro, com o auxilio-moradia, o TJRN gastou R$ 879.923,73.

No Ministério Público estadual, foram pagos R$ 971 mil. Para 2016, a expectativa é de que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) inicie o mesmo tipo de pagamento e os membros da Procuradoria Geral do Estado (PGE) também requeiram o benefício.

Somados todos os benefícios, o TJRN e o Ministério Público estadual vão gastar, este ano, acima de R$ 91 milhões com a rubrica “indenizações”. Os ganhos incluídos dessa forma nos vencimentos dos magistrados, promotores e procuradores não entram no cálculo para o teto remuneratório constitucional e na declaração de Imposto de Renda.

A vantagem é dupla: somente em outubro, um desembargador recebeu líquido, como “indenizações”, R$ 7.406,00. O valor corresponde a aproximadamente um quarto do salário bruto mensal que lhe foi pago e que terá descontos do imposto de renda: R$ 30.471,11.

Acesse a reportagem completa clicando aqui: http://tribunadonorte.com.br/noticia/auxa-lio-moradia-do-tj-e-mp-custa-r-22-milha-es-ano/330519

CLINI VIDA!!!

Sejuc divulga fotos dos cinco fugitivos do CDP zona Norte

Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) divulgou as fotos dos presos que fugiram por volta das 2h da madrugada deste sábado (21) do CDP da zona Norte, localizado na Avenida João Medeiros Filho, conhecida como Estreada da Redinha, no Conjunto Santa Catarina.

Segundo informações dos agentes penitenciários, cinco presos identificados posteriormente como Augusto Jonata Brito Ribeiro, Antonio Pedro Silva de Carvalho, Rubson Rafael Silva de Oliveira, Fernando Henrique de Freitas Pereira e Paulo Sergio Batista Fernando conseguiram serrar as grades da cela que dá acesso área externa da unidade e pularam o muro.

Várias guarnições das Polícias Militar e Civil e dos Agentes Penitenciários realizaram diligências na tentativa de localizar os fugitivos, mas não obtiveram êxito. A polícia Militar ainda está a procura dos infratores e qualquer denuncia sobre o paradeiro dos presos que fugiram, pode ser dada pelo telefone 190 do Centro Integrado de operações de Segurança pública (CIOSP) ou pelo 181 do Disque Denúncia.

Informações do Portal 190RN.com