quarta-feira, 25 de novembro de 2015

25 DE NOVEMBRO, DIA DO DOADOR DE SANGUE

O Dia Doador de Sangue, comemorado neste dia 25 de novembro, é marcado por grande movimentação no Hemocentro de Mossoró. Mesmo com a procura por parte de doadores, o estoque ainda está em nível baixo, apesar de, felizmente, não está em situação crítica. Os tipos sanguíneos A+ e O- são os que estão com estoque baixo.

De acordo com a assistente social do Hemocentro, Eciran Targino, sempre “estamos nos preparando para o período de festividades de dezembro e janeiro, que são os meses que mais registram demanda, são meses em que recebemos poucos doadores, são períodos que têm mais demandas porque a violência aumenta, os acidentes também”.

Eciran esclarece que o principal problema são as urgências e emergências, porque para as cirurgias eletivas, o Hemocentro se prepara, pedindo ao paciente que familiares e amigos façam doações. Segundo ela, as cirurgias ocupam 45% do sangue da unidade, 30% são para urgências e emergências, e o resto para outros casos.

Com a inauguração da UTI adulto no Hospital Almeida Castro, o Hemocentro de Mossoró também sentiu uma diferença no serviço. “Com a ampliação de um serviço, é lógico que aumentou a demanda de doadores, aqui nós fazemos o serviço de rede de solidariedade, falamos com as pessoas que podem precisar de sangue, para que ela crie um banco de sangue, caso ela precise para uma cirurgia”, explicou Eciran.

A assistente social explicou que o Hemocentro de Mossoró necessita, em média, de 1.000 bolsas de sangue por mês, no entanto, ultimamente, o estoque só chega a 600 bolsas – tendo sempre um déficit de 400 bolsas. 

(Foto: Josemário Alves) 
Quando necessita de uma demanda maior do que possui, o Hemocentro de Mossoró chega a pedir sangue em outros municípios, como Caicó, Natal e Pau dos Ferros.

Dia do Doador

O Dia do Doador foi comemorado com alegria no Hemocentro de Mossoró. A programação especial contou com música ao vivo, recital de poesia, e distribuição de brindes.

“Além de uma camiseta de doador e boné, trouxemos brindes como a matrícula grátis em uma academia de musculação”, informou a assistente.
“Hoje é um dia de festa, sempre comemoramos com alegria em uma programação especial”, completou.

O cearense Vitor Monteiro foi um dos que resolveram fazer a doação de sangue nesta quarta-feira, 25. Ao MOSSORÓ HOJE, ele informou que há cinco anos vem fazendo doação de sangue.

“Acho importante sempre doar. Não custa nada ajudar quem precisa. Na minha família tem muita gente que doa, e isso foi passando para mim”, disse o agrônomo.


*Informações do Portal Mossoró Hoje.

ADVOGADO E ESPOSA APODIENSES SOFRERAM ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO RECEBERA UM MILAGRE

O advogado Fláuber Soares e sua esposa Jamilly sofreram acidente automobilístico nessa terça feira, 24 de novembro. O acidente aconteceu na BR 405, na comunidade de Mulongu próximo a entrada para Felipe Guerra.
O casal foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró.
Para muitos, um milagre aconteceu. Pelo estado em que ficou o carro que era conduzido pelo advogado, não tem outra explicação, um milagre!

SENADO VOTA E DECIDE POR CONTINUIDADE DA PRISÃO DE DELCÍDIO!

Em votação aberta, Senado dá aval à prisão de Delcídio decretada pelo STF.
Líder do governo foi preso nesta quarta-feira (25) por ordem do STF.
Cabia ao Senado referendar prisão, que é mantida por tempo indeterminado.

15 ANOS DE FERAS DO FORRÓ SERÁ IMPERDÍVEL!!!!

“De coração partido” Garibaldi Filho votou pelo prisão de senador petista

Do Xerife: Com um voto que “cortou seu coração”, o senador Garibaldi Filho (PMDB) optou pela manutenção da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT), acusado de obstaculizar as investigações da operação Lava Jato.

Embora reconheça a postura correta de Delcídio perante os demais colegas de Parlamento, e sua amizade pessoal, Garibaldi lembrou que “esse é o momento de mostrar transparência”.

O senador José Agripino (DEM) também deve votar pela manutenção da prisão do petista. O nome da senadora Fátima Bezerra (PT) está apagado no painel, já que ela se encontra missão oficial no Nepal.

Homem tenta se jogar de viaduto em Mossoró, mas é contido por Policiais e Bombeiros

Juscelino Antônio da Silva de 50 anos de idade, foi contido por militares, da Polícia e do Corpo de Bombeiros, na manhã de hoje, 25 de novembro, quando tentava se jogar do viaduto na BR 304, na Avenida João da Escóssia, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

A polícia não sabe ainda qual o motivo do homem querer se matar. Segundo informações, ele é do estado de Pernambuco e não tem família em Mossoró.
 
Depois de dominado, Juscelino que aparenta sofrer com problemas Psiquiátricos, foi atendido por uma equipe medica, que o conduziu para o Hospital Regional Tarcísio Maia, para uma avaliação medica. Segundo informações, ele depende de remedios controlados e não teria tomado hoje.
 
Imagens: Passando na Hora.
*O Câmera.

População de Soledade reclama de promessa não cumprida do chefe do executivo apodiense

Usando das redes sociais, populares do Distrito de Soledade um dos mais ricos e geradores de ICMS do município, cobraram do executivo apodiense a promessa de pavimentação feita quando o então prefeito era candidato e disseminou as promessas pelas ruas do Distrito.

Após três anos, não houve nem uma sinalização do cumprimento da promessa, já que em algumas ruas da comunidade a promessa seria de pavimentar no primeiro ano de mandato, por isso hoje as pessoas cobram, afinal promessa é divida.

Enquanto esperam o cumprimento da promessa do executivo, a comunidade que tem material abundante para pavimentação sofre com a ação da poeira diariamente.


*Vi no Josenias Freitas.
Cartão vermelho para quem promete e não faz!!!

CLINI VIDA!!!

Policiais em Quixadá se emocionam ao cumprirem mandado de prisão contra idosa de 80 anos

Uma idosa de 80 anos passou por uma experiência terrível nesta terça-feira, 24, em Quixadá, quando recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia Regional de Polícia Civil deste município.

Contra ela havia um mandado de prisão por pensão alimentícia.

O filho da idosa mudou-se para São Paulo e deixou de pagar a pensão do próprio filho. Ele não manteve mais contato e a “Justiça” acabou lançando a responsabilidade para a idosa que, mesmo tendo passado 80 anos da vida sem cometer uma única irregularidade ou crime de qualquer natureza, acabou atrás das grades.

Doente, sentindo fortes dores nos ossos da bacia e muito pobre, ela foi recolhida quando estava em casa por uma viatura e está presa na Delegacia de Quixadá, onde clama por ajuda. Os policiais que cumpriram o mandado ficaram muito emocionados ao terem de executar uma ordem incomum.

Presa, a idosa deverá sofrer bastante com as dolorosas lembranças que vai guardar após ter sido obrigada a estar onde criminosos de verdade deveriam ser colocados.

A lei estabelece a obrigação de dar alimentos e, conseqüentemente, o direito de exigi-los dos avós e ascendentes em grau ulterior, desde que o parente em grau mais próximo não possa pagar. A responsabilidade dos avós é complementar quando os pais não estão em condições financeiras de arcar com a totalidade da pensão necessária.

*Monólitos Post.

Apodienses vão de Apodi a Canoa Quebrada de bicicleta

(Foto: Rede Social)

No ultimo final de semana, para ser mais preciso na madrugada do ultimo domingo (22/11), por volta das 01:00hs, um grupo de amigos se aventuraram em uma viagem de bike onde foram da cidade de Apodi / RN, a cidade de Cano Quebrada, no Estado do Ceara. O grupo de ciclistas era formado por Daboré (bancário), Neném de Bore (agropecuarista), Maicon ( metalúrgico) e Jessica (estudante). Ao todo o quarteto de ciclistas percorreram mais de 340KM, e só retornaram a cidade de Apodi, na primeira hora da madrugada da segunda-feira (23/11).

Atualmente na cidade de Apodi, vem crescendo o numero de pessoas que se iniciam no ciclismo, e com o passar do tempo, estas vão se aventurando em ciclo viagens, que são dignas de verdadeiros aventureiros.

No final do ano de 2014, um grupo também de ciclistas, na sua maioria apodiense, fizeram uma viagem ao Santuário do Lima, na cidade de Patu, onde percorrem mais de 200 KM, e neste ano de 2015, já houveram ciclo viagens a cidade de Pau dos Ferros, retornando pela Serra de Portalegre, visita a Casa de Pedra, no pé da serra de Martins, Tibau, e já esta marcado para os próximos dias, uma aventura de Bike ate a cidade de Tabuleiro do Norte, indo pela Chapada do Apodi.

“Temos programado para o ano de 2016, uma ciclo viagem para as cidades de Juazeiro, Natal e Canindé ", relatou um dos ciclistas.

*BLOG F5APODI.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO