sábado, 28 de novembro de 2015

Deputado Walter Alves participa de evento literário em Lajes

Thaisa Galvão: O deputado federal Walter Alves (PMDB) participou ontem do festival literário do município de Lajes, o I Flilajes.

Ele circulou no local com o prefeito Benes Leocádio (PMDB) e o vice Marcão.

Walter assistiu a uma discussão sobre Alzira Soriano, primeira mulher prefeita da América Latina, eleita em Lajes.

Participaram da mesa de discussão o antropólogo da UFRN, João Batista Cortez e o jornalista Múcio Procópio.

Plano Municipal de Saneamento é apresentado ao Prefeito Haroldo Ferreira

O Prefeito Municipal de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira recebeu ontem (26), na sede do Governo Municipal, o coordenador do Plano Estadual de Saneamento Básico, Francisco Alves. O encontro teve como objetivo avaliar e definir a formação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que será implantado no Município. Participaram da reunião o Chefe de Gabinete Luiz Agnaldo, coordenador de meio Ambiente Erione Costa e o Engenheiro Civil Hans Vagner.

O plano municipal de saneamento básico visa identificar os principais problemas do município no tocante à serviços de abastecimento hídrico, saneamento, destinação correta de resíduos e drenagem, atendendo tanto a zona urbana quanto a zona rural, serve ainda para nortear como esses serviços serão fornecidos e ampliados a medida que o município e a demanda cresçam.

A elaboração desse plano é vital para o município pois além de servir para orientar como serão fornecidos tais serviços, o município que não apresentar seus plano até o final desse ano ficará impedido de pleitear recursos federais para qualquer um dos serviços acima citados. Da reunião foram definidos o comitê de coordenação e o comitê executivo, a minuta de lei que será encaminhada à câmara municipal e posteriormente será criado o conselho municipal de saneamento. A expectativa é de que logo comecemos a capacitação dos servidores e iniciemos os levantamentos pertinentes (através de escutas com a comunidade) e por fim apresentemos o plano em audiência pública.


*Rede News 360.

Mulher capota Hilux na RN 233 que dá acesso ao Olho D’água Park Hotel em Caraúbas

Um capotamento foi registrado na tarde desse sábado (28), por volta das 16h30min na rodovia estadual RN 233, que dá acesso à o Olho D’água Park Hotel, município de Caraúbas, na região Oeste do estado do Rio Grande do Norte.

Segundo informações, a Hilux de cor prata, era conduzida por uma mulher de nome não identificado, esposa de Tarcísio dos pneus da cidade de Patú, estava no olho d’água Park Hotel e já tinha saído do hotel onde estava hospedada. Ela percebeu que tinha deixado o celular no hotel e voltou para pegar. Quando já estava perto do Park Hotel, de acordo com a vítima, foi desviar de outro veículo perdendo o controle do carro e capotando.

A vítima não identificada ficou presa às ferragens, mas conseguiu sair. As informações que chegam, é que ela não sofreu nada de grave.

*Fonte: Icém Caraúbas - Fotos Paulo Walter.

SAI CAPITÃO CARVALHO, ENTRA TENENTE JÚLIO BATISTA NA COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR DE APODI

(Tenente Júlio Batista )
Apodi terá uma mudança no comando da Polícia Militar de nossa cidade. Nos próximos dias com a saída do Capitão Carvalho, que irá assumir o Sub comando do 2º Batalhão em Mossoró, e quem deve assumir o comando em Apodi é Tenente Júlio Batista. A população apodiense só espera segurança e tranquilidade e acima de tudo, o cumprimento das leis. 
Do Blog, só desejamos, que o Tenente consiga desempenhar um bom trabalho na nossa cidade!

Atenção: A criança morta na Casa de Saúde em Mossoró não sofreu qualquer tipo de violência

A morte de uma criança recém-nascida, na Casa de Saúde e Maternidade Almeida Castro, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, foi provocada por complicações pulmonar.

O Caso foi tratado como suspeita de morte por alguma forma de asfixia, mas a equipe de plantão na Coordenadoria de Medicina Legal, “Comele” no Itep de Mossoró, liderada pelo Médico Legista/Professor de medicina Legal, Isaac Axel, não identificou nenhum hematoma ou sinal de Asfixia, para justificar a morte violenta da criança.

Segundo o médico, foi identificada uma lesão grave nos pulmões do bebê, como causa de sua morte.

A mãe da criança, uma adolescente, não confirmou que havia adormecido por cima do filho de 13 dias de nascido. Ela disse que acordou por volta de seis horas da manhã, com a criança ao seu lado e possivelmente já morta. Ela disse ainda que o bebê foi retirado da cama por uma técnica do hospital, numa tentativa de reanimação. 


*Fonte: O Câmera.

Fatalidade: Mãe de 13 anos adormece amamentando e mata filho recém nascido

A morte de uma criança recém-nascida, na Casa de Saúde e Maternidade Almeida Castro, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, pode ter sido uma fatalidade. O caso foi registrado por volta de seis horas da manhã de hoje, 28 de novembro.

Segundo informações colhidas pela polícia, a mãe estava amamentando seu filho que nasceu prematuramente e adormeceu em cima da criança, matando-a sufocado.

A equipe da Policia Civil de plantão foi comunicada e acionou a perícia do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, em Mossoró.

Os procedimentos de perícia no local, não foram realizados. A mãe e a avó da criança foram prestar esclarecimentos na Delegacia de Plantão e a criança morta foi retirada do local pela equipe da Casa de Saúde.
 
Segundo o Perito Criminal de plantão, como o local foi violado, as causas da morte do Recém-nascido só serão conhecidas quando o resultado da Necropsia foi anunciado.

 *Fonte: O Câmera.

CONVITE DE CANTORIA!!!

AGRICULTOR APODIENSE MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA CIDADE DE ITÁU-RN

O acidente que terminou com a morte do agricultor "Raimundo Edilson de França" de 57 anos de idade, aconteceu no início da noite de ontem, 27 de novembro, na BR 405 na saída da cidade de Itaú em direção a Pau dos Ferros. Segundo informações ele foi atropelado por um veículo e morreu no local.

Edilson era solteiro, natural de Apodi, mas morava na Rua Alice estevão, no bairro Nossa Senhora das Dores, na cidade de Itaú, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Nem a família e nem a polícia tem muitos detalhes sobre o acidente, apenas que o agricultor caminhava a pé pela BR por volta de 18 horas de ontem, possivelmente embriagado. Segundo informações, o condutor do veículo atropelador fugiu sem prestar socorro à vítima.

A equipe de plantão no Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep, Unidade Regional de Mossoró, realizou os procedimentos no local e removeu o corpo, para a base do órgão em Mossoró, onde foi necropsiado e liberado, já na manhã de hoje.

O sepultamento de Raimundo Edilson de França acontecerá as 16 horas no Cemitério Publico de Apodi. 


*Fonte: O Câmera.

chá de jaramataia ajuda mulher paralítica a andar no Sitio Rio Novo em Apodi

CLINI VIDA TAMBÉM APOIA O NOVEMBRO AZUL!!!

" Câncer de Próstata é o câncer mais comum no homem e o segundo que mais mata. Quando descoberto em fase inicial a chance de cura é muito alta. Procure um Urologista. Previna-se!"
O Dr. Tarcisio (Urologista), está atendendo na CliniVida todas as quintas feiras.
Agende já sua consulta na CliniVida!
Av. Marechal Floriano, n° 69 Apodi/ RN
Tel. 3333-3808/ 9461-5056/ 9636-5735.

Homem vestido de Papai Noel rouba helicóptero no interior

Um homem vestido de Papai Noel roubou um helicóptero modelo Robson 44 na tarde desta sexta-feira (27) em Mairinque (a 71 km
de São Paulo).
Segundo informações da Polícia Militar, o piloto foi contratado no Campo de Marte, na capital, para levar o passageiro até uma chácara na cidade do interior. O passageiro teria dito que faria uma surpresa em uma festa de confraternização.

Ao pousar, o piloto foi rendido pelo "Papai Noel" e por dois homens que estavam na chácara. Foi amarrado e só conseguiu escapar para pedir ajuda à noite.

Levado pelo grupo, o helicóptero não foi encontrado até agora.

Fonte: Folha de São Paulo

Túnel iluminado é encontrado dentro de presídio no RN

Um vídeo gravado por agentes penitenciários durante uma revista realizada no final da manhã de sexta-feira (27) mostra um túnel descoberto dentro de uma das celas do Complexo Penal de Pau
dos Ferros, na região Oeste do estado. Pelas imagens, é possível ver que havia lâmpadas acesas dentro da estrutura.
De acordo com o diretor da unidade, Francisco Caio Arnauld Sampaio, o túnel foi escavado ao lado do vaso sanitário de uma das celas. "Foi um trabalho de rotina, feito pelos agentes penitenciários e que contou também com o apoio da PM. O túnel, já estava bastante externo, quase chegando na rua", acrescentou.
O Complexo Penal de Pau dos Ferros tem capacidade para comportar até 80 presos. Atualmente, no entanto, possui 156 detentos.
Quatro túneis em sete dias

O túnel encontrado no Complexo Penal de Pau dos Ferros é o terceiro descoberto em presídios do estado em sete dias. No dia 20, agentes penitenciários do Grupo de Escolta Penal (GEP) e do Grupo Penitenciário de Operações com Cães (Gepoc) acharam um túnel escavado em uma das celas da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na Grande Natal. A descoberta foi possível depois de uma denúncia anônima. Na quarta-feira passada (25), um novo túnel foi encontrado no PEP, desta vez descoberto por agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE). Já na noite desta quinta-feira (26), utilizando um túnel, seis presos conseguiram escapar da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.


G1

Bebê que nasceu com 400 g vai para casa após quase 7 meses em SC

Coordenadora da UTI neonatal, a enfermeira Carolina Moraes, nem estava de plantão, mas foi até o hospital só para dizer tchau para João Pedro. O bebê que nasceu em Joinville no Norte catarinense, pesando apenas 400 gramas e 27 centímetros, pôde finalmente ir para a casa nesta semana, depois de quase sete meses. “A gente fica com o coração partido por ele estar indo, mas sempre torceu por esse momento”.

A luta de José Pedro começou no dia 7 de maio, quando a mãe deu à luz com apenas 25 semanas de gravidez, após descobrir que o filho corria risco ainda na barriga. Na época, ele foi considerado um bebê prematuro muito grave. “Podemos considerar praticamente a metade da gestação, tudo ainda está em formação, principalmente o cérebro”, afirma o pediatra neonatologista Kalil Auache.

Segundo o médico, as chances de sobrevivência nesses casos são inferiores a 30%. “O restante morre nas primeiras horas”, explica. Depois de nascer, José Pedro sofreu uma parada respiratória, foi reanimado, recebeu alimentação por sondas e ficou UTI neonatal por cinco meses.

Enquanto José Pedro se recuperava, a família se desdobrava: os pais iam e voltavam de Rio Negrinho, onde se dividiam nos cuidados com o filho mais velho. Uma viagem de mais de 100 quilômetros.

A cada dia, porém, o bebê surpreendia a equipe: José Pedro foi se desenvolvendo e ganhando peso. Aos quatro meses, a mãe pôde finalmente pegar o filho no colo pela primeira vez e amamentar.

'Lutou muito'
“Sempre foi um guerreiro, desde tão pequenininho, sempre lutou muito pra sobreviver, passamos por muitos sustos, muitas dificuldades, dificuldades de notícias que não eram boas, mas sempre pensando pelo lado bom e graças a deus deu tudo certo”, diz a mãe, Saiana Castilho.

José Pedro está agora com o peso seis vezes maior do que quando nasceu: 2,6 kg. “Estava muito ansioso, nessa noite ninguém conseguiu dormir só na expectativa de poder levar nosso pequenininho pra casa depois de tanto tempo, tanta luta, tantos quilômetros rodados”, diz o pai, George Castilho.

O bebê deixou o hospital dentro de uma estatística também muito pequena. Nesse tipo de caso, menos de 5% dos bebês têm alta podendo ser amamentados pela mãe - e até esse feito eles conseguiram. O menino vai continuar a tomar remédios e vitaminas para manter o ritmo do crescimento.

Alívio

 
O médico que acompanhou o caso tem mais de 20 anos de experiência e conta que nunca viu uma recuperação como a de José Pedro pra esse tipo de nascimento prematuro. “Está perfeitamente bem, respirando em ar ambiente, como nós, alimentando-se na mãe e às vezes complementando”, disse Kalil.

“Estamos muito aliviados de finalmente poder levar nosso filho pra casa, depois de toda essa caminhada, quase sete meses, acompanhando, tendo outro filho em casa, mas é a maior felicidade do mundo", diz a mãe. "Nem estou acreditando ainda que estou levando meu filho para casa”.

G1

MPF reforça pedido de condenação de Zelada e mais 3 réus da Lava Jato

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou na sexta-feira (27) as alegações finais e reforçou o pedido de condenação contra Jorge Luiz Zelada, ex-diretor, e de Eduardo Musa, ex-gerente da área Internacional da Petrobras.

Os procuradores também pediram à Justiça Federal que a pena contra os dois seja maior uma vez que ocupavam cargos públicos quando cometeram irregularades.

“Os motivos dos crimes devem ser valorados negativamente em relação aos acusados Jorge Zelada e Eduardo Musa, haja vista que valeram-se de seus cargos, alta hierárquica na Petrobras, ambos com remuneração significativamente superior a renda média mensal do cidadão brasileiro, para que, assim, obtivessem lucro fácil as custas da estatal”, argumenta o Ministério Público Federal.

Zelada e Musa, com intermédio do lobista Hamylton Pinheiro Padilha Junior e do operador João Augusto Rezende Henriques, são acusados de receber US$ 31 milhões a título de propina a partir de irregularidades em contrato de afretamento de navio-sonda.

O Ministério Público Federal pediu que esta quantia seja devolvida por Zelada e Henriques à Petrobras.

A denúncia contra eles foi aceita pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Lava Jato, em 10 de agosto deste ano.

O processo teve origem na 15ª fase da operação, e as alegações finais (do MPF e dos advogados de defesa) correspondem à última etapa da tramitação judicial antes da sentença do juiz.

Veja por quais crimes cada um foi denunciado
- Jorge Luiz Zelada: corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas
- Hamylton Pinheiro Padilha: corrupção ativa e lavagem de dinheiro
- João Augusto Rezende Henriques:corrupção passiva
- Eduardo Vaz da Costa Musa: corrupção passiva e lavagem de dinheiro

O MPF igualmente reforçou o pedido de condenação para os outros réus deste processo: o lobista Hamylton Pinheiro Padilha Junior e João Augusto Rezende Henriques, apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção descoberto na Petrobras.

De acordo com o Ministério Público, a legenda foi responsável pela indicação de Zelada e Musa para os cargos na petrolífera. O partido nega envolvimento nos crimes investigados pela Lava Jato.

Os procuradores ainda solicitaram ao juiz Sérgio Moro a manutenção da prisão preventiva de Zelada e de João Augusto Henriques. Musa e Padilha têm acordo de delação premiada e respondem ao processo em liberdade.

O ex-diretor da área Internacional está detido na Região Metropolitana de Curitiba desde a deflagração da 15ª fase da Lava Jato. Henriques foi detido em meio à 19ª fase da Operação Lava Jato, que foi considerada um avanço nas investigações das 15ª, 16ª e 17ª fases.

Contas no exterior

 
De acordo com a força-tarefa da Lava Jato, o ex-diretor Jorge Zelada mantinha o dinheiro adquirido por meio de propina em contas bancárias no exterior. Antes de ser preso, Zelada já teve valores bloqueados em bancos estrangeiros.

O réu, segundo as investigações, fez transferências bancárias para a China e para Mônaco.

Foram € 11 milhões para Mônaco e outro US$ 1 milhão para a China.

De acordo com as investigações, um saldo milionário em contas no exterior, auditorias internas na estatal e depoimentos de outros suspeitos que firmaram acordo de delação premiada são provas do envolvimento de Zelada no esquema criminoso. O MPF diz que ele tinha salário mensal na Petrobras de R$ 100 mil.

O que dizem os advogados

 
Antonio Augusto Figueiredo Basto, que representa Musa, afirmou ao G1 neste sábado (28) que não iria se manifestar porque não teve acesso ao conteúdo da alegação final.

Para o advogado Celso Sanchez Vilardi, que representa Hamylton Padilha, o pedido de condenação é normal uma vez que o lobista é colaborador da justiça. O reforço no pedido de condenação é decorrência, conforme dito por Vilardi, das confissões feitas por Hamylton Padilha.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do ex-diretor Jorge Zelada neste sábado. Os advogados têm afirmado que não houve irregularidades na contratação de navio-sonda e que faltam provas na denúncia. Além disso, os advogados negam os crimes atribuídos a Zelada, pedindo a absolvição do cliente.

O mesmo ocorreu com a defesa de João Henriques. Em setembro, os advogados afirmaram que Henriques nunca foi operador e que não pagou propina para nenhum partido. De acordo com a defesa, faltam elementos para comprovar os crimes atribuídos ao acusado.

G1

Prefeito de Apodi com prestígio em baixa

Segundo contam lá de Apodi, o prefeito do município, Flaviano Monteiro (PC do B), anda com o prestígio meio em baixa. O governador Robinson Faria (PSD) foi entregar títulos e escrituras de terra, recebeu o agradecimento dos agricultores, coisa e tal… Já Flaviano, conforme relato de observadores, foi recebido com certa frieza pelos beneficiários da ação governamental. 

*Vi no Xerife.

XIV SEACAD É REALIZADA COM SUCESSO NO ANTÔNIO DANTAS!

Portal do AD: A Escola Antônio Dantas recebeu durante a noite de ontem, na abertura da SEACAD, centenas de pessoas que foram prestigiar nossas apresentações.

A cobertura oficial do evento fica por conta das equipes dos Projetos "Blog Escolar - Portal do AD" e da "Rádio na Escola - AD Virtual".

Vejam alguns flashes de ontem.









































Abertura da XIV SEACAD "Socializando Saberes".


A noite de ontem (26/11) foi marcada pelas belíssimas apresentações na Semana de Artes e Ciências da Escola Antônio Dantas. Orientados por seus professores, os alunos demonstraram talento e criatividade ao expor seus projetos ao público presente, através de dança, teatro, música e experimentos práticos.
O palco brilhou com os "Tons e Vozes do AD", sob o comando do Maestro Janilson Carvalho e a professora Magna Sousa. Foram mostrados também experimentos práticos em Química e Física, com os projetos "Produtos de Limpeza" e "A Magia dos Espelhos - Uma Viagem ao Mundo da Óptica".
O professor Girleno Belarmino e seus alunos satirizaram "A Morte", dentro do Projeto "Repensando a Leitura". A comédia mexicana "El Chavo Animado" foi interpretada pelos estudantes do Projeto "Hablemos Español", do Professor Charley Noronha, e a galera da "Matemática: Desafios e Curiosidades", encenou o encantador musical "Math: Cada Gota Conta".
O evento contou com a presença da Diretora da 13a DIREC, Mara Duarte, da Subcordenadora da SUEM - SEEC/RN, Rosângela Silva e de todo o corpo docente da Escola Estadual Professor Antônio Dantas.
O diretor Jeone Morais, abriu a SEACAD agradecendo a presença de todos e o apoio de toda a comunidade escolar, mostrando um vídeo com as ações desenvolvidas em sua gestão, buscando sempre a melhoria da nossa instituição.
Hoje à noite tem mais. Aguardamos vocês!















DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO