domingo, 29 de novembro de 2015

Dois acidentes com três pessoas mortas na região de Assú durante o final de semana

Na noite de sábado dia 28 de novembro, Rafael Martins, de 22 anos idade, residente no bairro Frutilandia em Assú, morreu vítima de acidente na BR 304, próximo ao posto Florestal.
Segundo informações, ele saiu de uma vaquejada, por volta de 22 horas e quando trafegava pela BR em direção a cidade, onde morava, bateu sua motocicleta de frente com um veículo que trafegava no sentido contrário. Rafael morreu no local.

A equipe da Policia Rodoviária Federal, atendeu a ocorrência e fez o isolamento do local para os procedimentos da equipe de plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, “Itep” de Mossoró, para onde o corpo foi removido.

Por volta de meio dia de hoje, 29 de novembros, dois comerciantes da cidade de Assú, morreram em acidente na RN 233, entre as cidades de Paraú e Trinfo Potiguar.

Segundo informações, o condutor de um veículo tipo Saveiro, perdeu o controle do volante, saiu da via e bateu num barranco, já fora da pista. Dos três ocupantes do veículo, dois morreram no local.

O marchante, Antônio Wilson de Farias, de 52 anos de idade e seu filho, Pedro Henrique de Souza, morreram no local. A terceira pessoa foi socorrida para o Hospital Regional de Assú.

Os corpos foram removidos para a Base do Itep em Mossoró onde será necropsiado.


*Informações e imagens: O Câmera.

CLINI VIDA!!!!

URGENTE=Policia Militar localiza vasto material roubado no latrocínio do comerciante Teté de Ademar.

Caixas de cartuchos de vários calibres
Espingarda da vítima

Após repercussão da prisão ocorrido na tarde desta Sexta feira dia 28/11, do principal suspeito do latrocínio que vitimou o comerciante Antônio Leão da Silveira, mais conhecido como “Teté de Ademar” de 74 anos de idade, morto a pauladas e com quase 20 cutiladas de faca, em sua residência, localizada na Rua Luís Simplício, no centro de Apodi, crime ocorrido na madrugada do dia 20/11; Uma denúncia feita na manhã desse Domingo dia 29/11 ao Sargento Ivanildo, informando que Renatinho após o crime, estaria constantemente entrando e saindo de uma casa abandonada que fica vizinho a casa de sua mãe.

De imediato o Sgt. Ivanildo pediu apoio a Rádio Patrulha e o GTO de Apodi, que foram até o local e entraram na casa, e logo encontraram alguns cartuchos e uma munição cal. 38.

Os policiais deram início a uma minuciosa revista, e no quintal da casa, perceberam que alguma coisa estaria enterrada, resolveram cavar e conseguiram encontrar um balde cheio de cartuchos de vários calibres, a espingarda da vítima, um pedaço de madeira sujo de sangue "possivelmente usado no latrocínio" e uma camisa também com manchas de sangue.

Renatinho encontra-se detido no CDP de Apodi, e nega sua participação no latrocínio, mas aponta como autor, "Tiago Zoião" um ex-presidiário da Mário Negócio em Mossoró. A policia não tem dúvidas que Renatinho participou do crime, a dúvida é se o mesmo praticou sozinho.

Todo o material apreendido foi conduzido a delegacia de Policia Civil de Apodi onde será apresentado ao delegado Renato Oliveira.

Resposta a sociedade: Não existe crime perfeito quando se tem operadores de segurança determinados a elucidá-los. Parabéns a Polícia Militar da cidade de Apodi, em especial ao Sargento Ivanildo, que mesmo em sua folga sempre se mostrou empenhado na elucidação deste crime que chocou a cidade de Apodi.

Camisa do suspeito suja de sangue
Camisa do suspeito suja de sangue

*Fonte: Sentinelas do Apodi.

FUTEBOL: RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DA PENÚLTIMA RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2015

O Campeonato Brasileiro de futebol 2015 está chegando o fim. A penúltima roda (37ª) está acontecendo nesse final de semana e já sabemos quem é o campeão, o Corinthians. As atenções agora estão voltadas para quem vai se livrar do rebaixamento para a segunda divisão e quem vai participar da Liberadores.

PLACAR:

São Paulo 3 x 2 Figueirense

Fluminense 1 x 1 Internacional

Avaí 1 x 0 Ponte Preta

Cruzeiro 3 x 0 Joinville

Grêmio 2 x 1 Atlético-MG

Vasco 1 x 0 Santos

Sport 2 x 0 Corinthians

Chapecoense 1 x 3 Goiás

Palmeiras 0 x 2 Coritiba

Atlético-PR 3 x 0 Flamengo

CLASSIFICAÇÃO:

 C CLUBE PG JG VI SG
1 Corinthians-SP 80 37 24 40
2 Atlético-MG 66 37 20 15
3 Grêmio-RS 65 37 19 18
4 São Paulo-SP 59 37 17 5

5 Internacional-RS 57 37 16 -1
6 Sport-PE 56 37 14 14
7 Santos-SP 55 37 15 14
8 Cruzeiro-MG 55 37 15 11
9 Atlético-PR 51 37 14 -2
10 Ponte Preta-SP 51 37 13 2
11 Palmeiras-SP 50 37 14 8
12 Flamengo-RJ 49 37 15 -6
13 Fluminense-RJ 47 37 14 -8
14 Chapecoense-SC 47 37 12 -7
15 Coritiba-PR 43 37 11 -11
16 Avaí-SC 41 37 11 -22
17 Figueirense-SC 40 37 10 -15
18 Vasco da Gama-RJ 40 37 10 -26
19 Goiás-GO 38 37 10 -9
20 Joinville-SC 31 37 7 -20
 

APODI: PROJETO ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA DA ESCOLA ANTÔNIO DANTAS

Professores da Escola Estadual Professor Antônio Dantas acabam de recepcionar os Tenentes, Capitão e Major da Aeronáutica que atuam na base de lançamento da Barreira do Inferno em Natal, que estará na nossa escola fazendo um trabalho para todas nossas escolas.

"Projeto Barreira Itinerante"

O CLBI (Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno), estará em APODI nesta segunda e terça feira no auditório da escola para ministrar oficinas, palestras, Astronomia e muito mais, 10 militares.

Todas as escolas estão convidadas. Agende sua escola com antecedência e venha viver momentos ímpares!


Programação:

Segunda feira - a equipe estará durante todo o dia no auditório da nossa escola Antônio Dantas para ministrar palestras sobre:

* Programa Espacial Brasileiro;
* Projeto Tamar;
* Como ingressar na FAB;
* Histórico sobre a Barreira do Inferno;
* Arma ponto 30;
* Foguetes;
* Astronautas e muito mais.
- Primeira ação: das 8h às 9:30h;
- Segunda ação: das 10h às 11:30h.
 

Terça feira - a mesma programação Lara as escolas do município de APODI.

Motim no maior presídio do RN é contido; grades e celas são destruídas

Detentos de Alcaçuz, em Nísia Floresta, se rebelaram neste sábado (28).
Vídeo mostra que grades foram arrancadas e celas destruídas por presos.
Presos se amotinam mais uma vez na penitenciária de Alcaçuz (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi)

Do G1 RN: O motim de detentos no maior presídio do Rio Grande do Norte foi contido após cerca de 8 horas neste sábado (28). A rebelião foi iniciada no início da tarde e encerrada à noite. Vídeos feitos pelos próprios presos e compartilhados em redes sociais mostram que grades foram arrancadas e celas destruídas na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta. A informação foi confirmada pelo diretor da unidade prisional, Eider Brito.

Diante da destruição, ainda neste sábado, o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Cristiano Feitosa, disse que iria calcular os prejuízos e punir os responsáveis. "Vamos dimensionar os danos e aplicar sanções disciplinares", assegurou Cristiano Feitosa.

À tarde, foi divulfgado um vídeo que mostra a destruição em Alcaçuz. O motim teria sido motivado, segundo a Sejuc, porque a visita social prevista para a manhã deste sábado havia sido suspensa. A direção do presídio suspendeu a visita porque na sexta-feira (27) foi encontrado um buraco no pavilhão 2.

Além da suspensão da visita, os presos teriam ficado insatisfeitos com a retirada de alguns aparelhos das celas, como TVs. Os aparelhos, segundo a Sejuc, foram retirados para serem catalogados e foram devolvidos neste sábado.

Meteorologista da EMPARN aposta na boa quadra invernosa

No momento em que agricultores, habitantes da zona urbana e governantes se preocupam com a chegada de 2016, eis que meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot, traz uma esperança. Ele acredita que a quadra chuvosa que normalmente é iniciada em fevereiro e março, no Rio Grande do Norte, pode ser antecipada para a primeira quinzena de dezembro.

Segundo Bristot, “entre os dias 10 a 12 do mês vindouro, deve-se iniciar as chuvas, e será o melhor período invernoso dos últimos quatro anos”. A declaração teria sido dada durante a inauguração da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da EMPARN, em Parnamirim.

*Vi no Xerife.

MAIS CANTORIAS COM O POETA JANAILSON CARDOSO

145ª 146ª 147ª mortes violentas em Mossoró: Três pessoas foram mortas na cidade e uma ossada humana encontrada na zona rural do municipio

Duplo homicídio no Alto da Pelonha,
Um corpo com mãos e pés amarrados e várias perfurações de faca peixeira encontrado no Loteamento Frei Damião
Uma Ossada humana encontrada no Sítio Espinheirinho, zona rural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na manhã de hoje, 29 de novembro de 2015.

Dois jovens, sendo um menor de 14 anos de idade, foram encontrados mortos dentro de um casebre na Rua Flavio Jeronimo do Nascimento, no Alto da Pelonha, na madrugada de hoje. Os matadores invadiram a residência pela porta dos fundos e atiraram nas vítimas que, possivelmente estavam dormindo.

Carlos Daniel Ferreira Bezerra, de apenas 14 anos de idade, residente na rua Flavio Jeronimo do Nascimento, foi alvejado com vários disparos e morreu antes da chegada do socorro médico. 

A família afirma que o adolescente não tinha envolvimento com ilícitos, e acreditam que ele morreu por estar acompanhado com seu primo, Francisco Fabio Bezerra Ferreira de 22 anos de idade, que também foi morto no local. Ele morava na Ilha de Santa Luzia.

A Polícia acredita que o alvo dos disparos seria Fabio e confirmou seu envolvimento em troca de acusações e até troca de tiros com elementos do conhecido conjunto novo, na mesma região do Alto da Pelonha. Segundo informações da polícia, Fabio tanto sofria ameaças de morte como ameaçava seus desafetos.

O outro crime aconteceu no Loteamento Frei Damião, localizado as margens da Br 110, a caminho da cidade de Upanema. O corpo de um rapaz aparentando pouca idade, foi encontrado com as mãos e os pés amarrados e cerca de cinco cutiladas de faca pelo corpo, sendo duas na região do pescoço.

Os moradores da região encontraram o corpo e acionaram a Central de Operações da Policia Militar. Pelas marcas deixadas no local e o estado de rigidez do cadáver, o Perito Criminal Otavio Domingos acredita que o vitima tenha sido morta no local durante a madrugada.

A vitima, estava apenas de short e não portava documento de identificação. Não há informação recente de pessoas desaparecidas na cidade de Mossoró.

Ainda na manhã de hoje, um morador do Sítio Espinheirinho, localizado as margens da BR 304, próximo ao Posto de Zé da Volta, localizou uma Ossada Humana, dentro de um matagal, cerca de 700 metros da pista.

Ao lado da ossada, a perícia criminal encontrou uma carteira de habilitação registrada no estado do Ceará em nome de Francisco Wellington da Silva Patrício, de 22 anos de idade.

Pelo avançado estado de desintegração dos ossos, o Perito Criminal Otavio Domingos, disse ser impossível identificar, no local, o que teria causado a morte do jovem.

Nas três ocorrências, a polícia militar fez o isolamento dos locais, para os procedimentos das equipes de plantão, na Delegacia de Polícia Civil e no Instituto Técnico e Científico de Polícia, “Itep” de Mossoró, para os corpos e a ossada foram removidos.


*Informações e imagens: O Câmera.

Acidente com vítima fatal é registrado na RN-032 que liga Felipe Guerra/RN a BR-405

Um acidente com vítima Fatal foi registrado por volta das 3h da manha deste domingo (29) na RN 032, entrada do município de Felipe Guerra, Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

Segundo Informações um Fiat Palio com Placas NNK 3666 APODI, colidiu frontalmente com uma moto Fan cor Vinho de Placa NNX 9122 AREIA BRANCA, a motocicleta era conduzida pelo jovem Rafael de Souza Praxedes de 20 anos de idade, morador da comunidade de Poço de Tilom. O jovem teve morte no local, já o condutor do veículo se evadiu do local do acidente.

A Polícia Civil fez o isolamento do corpo no local até a chegada do ITEP que Fez a perícia e remoção do corpo da vítima para a sede do órgão na cidade de Mossoró.
RN 032
Os últimos dois acidente recentes que nessa estrada foi registrado em agosto de 2014 e maio de 2015, deixando 3 (três) vítimas fatais, que pode ter sido provocado por ultrapassagem indevida ou falta de atenção dos condutores.

O acidente que aconteceu em agosto de 2014 envolveu um veículo e uma motocicleta.

Segundo a polícia o veículo que trafegava no sentido BR/cidade, teria invadido a faixa contraria e colidido de frente com a motocicleta, que era conduzida por um adolescente conhecido apenas como Juninho, que retornava de Felipe Guerra para a comunidade de Soledade onde residia. Juninho foi arrastado por vários metros e jogado para fora da via e morreu no local. A motocicleta ficou totalmente destruída.

Já o último acidente registrado no dia 15 de Maio de 2015, por volta das 20h30 envolveu duas motocicletas. Francisco Erivan, de 44 anos, morreu na hora. O outro condutor, Antônio Nelson, de 38, ainda foi levado ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mas também não resistiu aos ferimentos. De acordo com informações da polícia, os dois transitavam em sentidos opostos quando colidiram de frente.


*Fonte: Rede News 360.

APODIENSES CHEGAM AO 3º LUGAR NO ESTADUAL DE HANDEBOL DE QUADRA

Todas mostraram muita força ao representar o município de Apodi na nossa capital. Em sua página do facebook, Lyndy Géssica diz:
"Terceiro lugar no estadual de handebol de quadra, agradecer a todos que acreditaram em nós, primeiro ano que participamos da primeira divisão e classificamos . Valeu meninas ‪#‎handnaveia‬ @selecaohandebolapod"

Crime praticamente desvendado: Policia de Apodi prende presidiário suspeito de participação na morte de Teté de Ademar.

Presidiário Renato Moreira, faltou no CDP na noite do crime
 Faca, caixas de cartuchos e a bainha do revolver da vítima

Policiais de Apodi sob o comando do sargento PM Ivanildo de Lima Alves, conseguiram identificar o principal suspeito de ter participado da morte do comerciante, Antônio Leão da Silveira “Teté” de 74 anos de idade, morto a pauladas e com quase 20 punhaladas, em sua residência, localizada na Rua Luís Simplício, no centro de Apodi. Além das facadas e pauladas, jogaram pólvora por toda casa do comerciante e por pouco não aconteceu uma grande tragédia, pois existiam cerca de 50 botijões de gás butano no interior da residência.

A operação policial, que prendeu o presidiário, Renato Moreira, ainda contou com a participação dos policiais do Destacamento da Policia Militar de Rodolfo Fernandes, Cabo Edimar Oliveira e dos soldados Túlio Marinho, Souza Neto.

O Renatinho como é mais conhecido na cidade, foi preso em sua residência. Os policiais já estão em Mossoró realizando o flagrante na Delegacia de Plantão. Familiares da vitima reconheceram a bainha do revolver. Aos policiais, O Renatinho, disse que o crime fora praticado por um ex-presidiário do Completo Penitenciário Dr. Mario Negocio em Mossoró, conhecido pela alcunha de Tiago Zoião, mas o sargento Ivanildo Lima não tem dúvidas da participação de Renatinho no crime, mas não descarta a participação de mais gente.

O presidiário Renato Moreira, constantemente tem faltado para o pernoite ou seja recolhimento no Centro de Detenção Provisória de Apodi, na noite do crime, ele faltou, apresentou um atestado médico a direção da unidade prisional.

Na residência do detento, que atualmente cumpre pena em regime semiaberto, no Centro de Detenção Provisória de Agente Ronilson Alves da Silva (CDP/Apodi), os policiais conseguiram apreender, a bainha do revolver da vitima, uma faca peixeira e duas caixas de cartuchos de espingarda calibre 12.

A princípio, a polícia acreditava que o idoso havia morrido de um choque elétrico, mas com a chegada de peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP), ficou constatado que o comerciante teria sido assassinado de forma cruel.

O crime aconteceu por volta das 4 horas da manha do dia 20 de novembro, elementos invadiram a residência do comerciante e após assassina-lo conseguiram levar um revolver calibre 38, uma espingarda de caça, dinheiro e vários cartuchos e munições. O comerciante vendia pólvora, chumbo e munições.


*Com informações do por trás das grades-rn/Sentinelas do Apodi.


UMARIZAL-RN: Cofre interno do Banco do Brasil foi explodido na madrugada de hoje

Por volta das 03:15 horas as pessoas que residem nas proximidades do Banco do Brasil de Umarizal, escutaram o primeiro estrondo da dinamite, seguido por mais quatro.  

Segundo uma moradora que não quis se identificar, os bandidos trabalharam dentro da agência por mais de uma hora. "Acho que eles saíram por volta de umas 4:30 horas" disse a moradora.  

Segundo policiais que se encontravam agora pela manhã na frente da agência, os elementos conseguiram arrombar o cofre maior e fizeram o rapa no dinheiro, além disso eles ainda tentaram arrombar outro cofre que existe no interior da agência, mas isso não foi possível talvez pela falta de tempo ou mesmo de material explosivo.  

Segundo ainda informações, eram vários elementos armados, e eles ficaram espalhados pela cidade esperando a chegada da polícia. Ainda foram encontrados várias estrelinhas de metal na pista de entrada da cidade, que serve para furar os pneus dos carros.




*Fonte: Umarizal News.

CLINI VIDA!!!

Pró-reitoria realiza testagem rápida para HIV e Sífilis

No dia Internacional de Combate à AIDS, 1º de dezembro, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE), por meio do Programa de Aconselhamento em Saúde (PAS), promove uma ação de testagem rápida com o objetivo de diagnóstico de HIV e Sífilis.

A ação, aberta também para o público externo à UFRN, acontece das 10h às 16h no Restaurante Universitário (RU), com acompanhamento e aconselhamento de psicólogos. O resultado do teste é obtido em aproximadamente 15 minutos.

O Programa de Aconselhamento em Saúde é voltado para a comunidade acadêmica e promove ações pautadas no tema durante todo o ano com profissionais de Psicologia, Enfermagem e Serviço Social.

Bom motorista vai ganhar redução no valor anual do IPVA

Bom Motorista. Esse é um programa que o deputado Gustavo Fernandes (PMDB) espera ver instituído no Rio Grande do Norte por meio da aprovação de Projeto de Lei de sua autoria apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (25). De acordo com a propositura, ao condutor e ao proprietário de veículo automotor que não tenham incorrido em infração de trânsito fica instituído desconto no valor anual do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

“Não se cuida, simplesmente, de premiar o cumpridor das normas legais, mas, do reverso, de tentativa de mudança cultural, levando os condutores, via incentivo aos proprietários, a evitar as infrações de trânsito. A proposta não é novidade, pois vários outros estados já criaram leis dessa natureza, objetivando incentivar os motoristas a respeitarem as normas de segurança e serem mais conscientes e responsáveis no trânsito”, justifica Gustavo.

Segundo opinião do deputado, os instrumentos de apenação aos condutores, proprietários ou não, têm eficácia duvidosa, quer pelos modelos postos, quer pela mistificação da indústria de multas desenvolvida pelo Poder Público.

“O presente Projeto – continuou Gustavo Fernandes - tem o intuito de implementar política de educação para a segurança no trânsito, ao revés do que já existe como forma de mudança cultural no trato dessas questões até agora empreendidas’”.

O parlamentar manifestou ainda a sua convicção que, considerando o legítimo interesse público da proposição espera contar com o apoio dos colegas deputados na sua aprovação.

Em seu Artigo 2º o Projeto de Lei define os percentuais de desconto no valor anual do IPVA, sendo 10% no caso de não ter cometido infração de trânsito no ano civil anterior e 15% no caso de não ter cometido infração de trânsito nos últimos dois anos.

VIOLÊNCIA: MAIS DUAS PESSOAS FORAM MORTAS EM MOSSORÓ

Dois jovens, sendo um menor de idade foram encontrados mortos dentro de um casebre no Alto da Pelonha na manhã de hoje 29 de novembro em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. 
Mais informações em instantes...

TRÂNSTO: Pesquisa constata que educação de trânsito reduz custos da saúde pública

Pesquisa realizada em setembro na cidade de Natal e divulgada ontem, 27, pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (DETRAN) traz informações importantes relacionadas a campanhas educativas de trânsito, apontando que na opinião dos entrevistados as ações são responsáveis pela diminuição dos custos com a saúde, além de evitar acidentes. Os dados são expressivos e confirmam que 88,8% dos 1.200 pesquisados nas quatro zonas urbanas da capital acreditam na eficiência da educação de trânsito na prevenção de vítimas de acidentes de tráfego.

Diante disso, os entrevistados se colocaram a favor de campanhas educativas constantes, ou seja, aquelas efetivadas durante todo o ano. Nesse sentido, 93,8% das pessoas pesquisadas manifestaram apoio, contra 4,1% que indicaram que as campanhas deveriam ser apenas sazonais. A fotografia exposta pela pesquisa deixa claro que 92,2% da população natalense aprova o investimento público em campanhas educativas de trânsito. Esses números são amparados ainda pela percepção de 48,5% dos pesquisados, que acreditam que ação de conscientização direcionada para que o motorista não faça uso de bebida alcoólica quando for dirigir ser o tema mais importante abordado nas campanhas, que é seguido de celular ao volante, com 14,1%, e o uso responsável das motocicletas e ciclomotores, ambos com 9,1%.

Dentro dessa ótica, o Detran vem trabalhando cotidianamente e intensificando as ações de educação de trânsito no estado do Rio Grande do Norte. Números catalogados pelo Departamento sugerem que a iniciativa vem gerando resultados positivos quando visualizamos as informações de acidentes de trânsito e de vítimas fatais registradas nos dados do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). As informações contabilizam números de janeiro a setembro deste ano, período mais intenso das campanhas do Detran, e os comparam com o igual período do ano passado. O resultado é que a quantidade de acidentes em Natal caiu 15,8%, e no tocante a vítimas fatais esse dado foi reduzido em 8,9%. Já no Estado, nesse mesmo período o número de pessoas que perderam a vida foi diminuído em 16,1%.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Júlio César Câmara, a intenção da equipe de trânsito estadual com as campanhas educativas é de preservar vidas, além de fomentar a prática de respeito as condutas determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “A pesquisa nos deixa feliz porque mostra que o Governo do Estado e o Detran acertam quando trabalham educação de trânsito, que é apoiada e constatada pela população como uma medida que reduz acidentes e ameniza gastos com saúde pública”, ressaltou.

A pesquisa foi realizada pela empresa Seta Instituto de Pesquisa, sendo os dados coletados nos dias 5 e 6 de setembro deste ano. Foram entrevistados 1.200 eleitores do município de Natal, tendo como parâmetros para a amostragem a renda familiar, grau de instrução, sexo, idade, modal de transporte e região administrativa de residência. A pesquisa tem grau de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3% para mais ou para menos.


*Do Gazeta do Oeste.

MATTOS NASCIMENTO NO CALÇADÃO DA LAGOA DO APODI!!!!