quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

BLOGUEIRO JAIR GOMES DESTACA A POSIÇÃO DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DE APODI


[política] "Peguem a Câmara e a Prefeitura de Apodi e coloquem no lixo!" 

Hoje (03), Apodi viveu um dos piores momentos morais da história do município, isso porque as pessoas que representam a câmara e a prefeitura deixaram de ter o povo como prioridade.

A questão se resume ao fato dos projetos de suplementação orçamentária do executivo, que estava para serem votados hoje na câmara e foram reprovados. Isso porque o prefeito não se planejou, fez com bem o quis e no final do ano quer fazer o que era necessário durante o ano inteiro, como a comprar de material para evitar que a Secretaria de Urbanismo, por exemplo, deixe de efetuar os seus serviços.

Além disto a câmara também aceitou o veto do prefeito Flaviano Monteiro no que diz respeito ao projeto que ampliaria a lei de improbidade administrativa, dando mais segurança a população no tocante a moralidade dos serviços públicos, onde garantiria que nem o executivo ou o legislativo, contratassem parentes de gestores. Um retrocesso!

Os fatos atribuídos dão a entender que nem FLAVIANO MONTEIRO (PCdoB), como alguns vereadores, estão, literalmente, preocupados com o povo. Isso porque o prefeito pregou, no dia da sua emancipação, a moralidade, mas exerce a IMORALIDADE para com a população, bem como alguns vereadores que não sabem o que estão representando na sede do poder legislativo.

É tamanha a falta de carater para com a sociedade por parte de alguns representantes políticos, bem como de algumas pessoas que também incriminam os políticos e nas eleições usam da exploração capital para poder lhes conceder os atributos do voto no tocante ao cumprimento legal da cidadania, mas que cidadania é essa?

Sabe-se que, apesar da votação ser secreta, cinco vereadores votaram a favor do veto do prefeito, noeiam-se eles: Junior Carlos (PSB), Genivan Varela e Chico de Marinete (ambos do PCdoB), Soneth Ferreira (PDT) e Costinha (PPS), estes apoiaram o veto do prefeito que diz respeito a contratação de serviços por parte da prefeitura mesmo que o prestador deste serviço seja um membro da família do gestor.

Por outro lado, sete vereadores deveriam votar na derrubada do veto, mas um anulou, intencionalmente o seu voto. Apesar do voto ser secreto, três declararam, publicamente, que votou a favor da derrubada do veto o vereador Ângelo, Laete e Nilson. Resta saber como foram os votos dos demais (Evangelista, Filho Neto, Junior Souza e Hortência).

O vereador do PROS, Bráulio Ribeiro, não participou da sessão.

É importante destacar que a votação saiu de 6 contra o veto e 5 a favor, mas como teve um nulo e a câmara necessitaria de 7 para derrubar, o projeto não foi aprovado.

Diante dos fatos, resumi-se que seria melhor pegar a "Câmara e a Prefeitura e jogar no lixo", com tamanha barbaridade. E por que? porque os serviços públicos estão parecendo mais empresas próprias onde famílias tomam de contam deste poderes.


*Do Jair Gomes. 

CLINI VIDA!!!!

ANIVERSARIANTES DE HOJE!!!!!

Socorrinha, parabéns pelo aniversário!!! Felicidades, saúde, paz e todos os sonhos realizados!!! Feliz aniversário!!!
Vanessa Marinho, parabéns!!! E que deus te abençoe grandiosamente, te ilumine e lhe concedendo muita paz e saúde!!!! Feliz aniversário!!!
Luiz de Castro, parabéns pelo aniversário!!! Que Deus o abençoe hoje e sempre!! Muitos anos de vida!!!
Luciene Freitas, parabéns e muitas felicidades hoje e sempre!!!
Jéssica Lorrany, parabéns, felicidades, sucesso, saúde, paz, amor e tudo de bom!!! Feliz aniversário!!!

Curso de Medicina da UFERSA é autorizado pelo Ministério da Educação

Autorização foi publicada no Diário Oficial da União

ARQUIVO – Comissão de Implantação do Curso de Medicina da Ufersa, em reunião, discute diretrizes para o Curso/Crédito: Assecom/Ufersa

A autorização do Curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi publicada no Diário Oficial da União – DOU desta quarta-feira, dia 03 de dezembro, página 12, seção 1, pelo Ministério da Educação – MEC, com a oferta de 80 vagas anuais para o Campus de Mossoró.

Com a decisão, a graduação em Medicina já constará na lista de cursos ofertados pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU de 2016.1, com 40 vagas por semestre.

Acesse o Diário Oficial da União

Há mais de um ano, a Universidade vem se preparando para a implantação do Centro de Saúde da Ufersa. Uma equipe de sete professores, já empossados, vinha trabalhando na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso – PPC, organizando a aquisição de material, espaço e as diretrizes para o funcionamento do curso.

METODOLOGIA – Dentro da proposta pedagógica, o curso de Medicina da Ufersa funcionará de acordo com a “Metodologia Ativa”, isso significa que os estudantes da graduação serão inseridos na rede local de atenção à saúde desde o primeiro semestre letivo. Para a professora Andréa Taborda, uma das coordenadoras do PPC, “os estudantes terão maior aproximação com as problemáticas locais”.

Com a publicação da Autorização, a Universidade irá nomear ainda nesta quinta-feira, dia 3, mais 12 novos professores aprovados em concurso público. Também já foram empenhados a aquisição de material para laboratório e material de anatomia para os anos iniciais, além do acervo bibliográfico.

ACOMPANHAMENTO – A implantação do curso de Medicina na Ufersa está no âmbito da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, do Ministério da Educação, que, entre outras diretrizes, prevê a avaliação periódica por uma Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas – CAMEM.

Em meados de novembro deste ano, a Universidade recebeu a visita de uma comissão do Ministério com membros responsáveis pelo procedimento que antecederam a autorização publicada hoje. Via de regra, as universidades gozam de autonomia para criar novos cursos de graduação, mas alguns cursos em específico exigem mais do que a autonomia universitária. Exemplo disso é o curso de Medicina que pressupõe aprovação prévia pelo Conselho Nacional de Saúde.

Para o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, “A autorização do curso de Medicina da Ufersa é a concretização de um planejamento que envolveu a comunidade acadêmica com muita dedicação. Estamos realizando o sonho de trazer mais cursos de Medicina para o interior do Estado, o que certamente terá um impacto positivo para a Saúde de toda nossa região”.


*Carlos Skarlack.

Acidente é registrado na BR-405, próximo a entrada de Felipe Guerra/RN

Uma batida frontal deixou um homem levemente ferido na na manha desta quinta-feira (03) na BR-405 próximo a entrada de Felipe Guerra/RN.

No acidente se envolveram um carro do tipo Vectra sd Expression de placa NNV 0487 de Apodi e uma moto Honda/XLR 125 que vinha sendo conduzida por um homen identificado como "Vanvan Taxista". 

Com o choque, o mototaxista conecido como "Vanvan" bateu a cabeça e sofreu escoriações pelo corpo. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital. Ninguém mais se feriu no acidente, que registrou também danos materiais. 

*Informações e imagens do Portal Rede News 360.





Rosalba Ciarlini é inocentada pelo TSE e tem inelegibilidade revogada

 Rosalba Ciarlini foi absolvida pelo TSE e está elegível para as próximas eleições

Uma decisão do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) no início da manhã desta quinta-feira (3) inocentou - por 4 votos a favor e 3 contra - a ex-governadora Rosalba Ciarlini, pelo suposto crime de usar o avião do Governo do estado para viajar até Mossoró, durante a campanha eleitoral para a prefeitura da cidade, em 2012. Desta forma, a ex-chefe do Executivo teve a inelegibilidade revogada e pode concorrer nas próximas eleições.

De acordo com a decisão, o pleno da Corte do TSE entendeu que não houve crime por parte da ex-governadora, que havia sido condenada em decisões anteriores. Foi absolvida também a ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, que era denunciada pelo mesmo crime.

A decisão permite que a ex-governadora dispute as próximas eleições, onde é apontada como uma das candidatas à Prefeitura de Mossoró.


*Informações do Tribuna do Norte.

Solidariedade: Campanha em apoio à população de Mariana e Região

Nesta quarta-feira (02), a campanha que o IFRN Campus Apodi está participando para arrecadar mantimentos que serão enviados a cidade de Mariana(MG) recebeu mais contribuições, dentre elas a doação de alimentos do Capítulo Príncipe Vale do Apodi da Ordem Demolay.

Para os interessados em contribuir as doações serão recebidas no Campus Apodi, nos seguintes horários: MANHÃ 07:00 ÀS 11:30 e TARDE 13:00 ÀS 17:30. Podem ser doados alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal, ração para animais domésticos.

AJUDE, CONTRIBUA, FAÇA PARTE!

Para mais informações:

Endereço do Campus: RN 233, KM-02, Nº999, Bairro Chapada do Apodi; Apodi-RN; CEP: 59700-000.

Telefone do campus: (84) 4005-4101

Email da coordenadora - sabrina.guedes@ifrn.edu.br

OLHE O RECADO!!!!

Wilson Oliveira e o segundo dia da campanha beneficente Natal sem fome e sem frio no 02 dia de dezembro.

Campanha arrecadou berço, mosquiteiro e fraudas para essa jovem que foi
mãe a pouco mais de 01 mês.

ANIVERSÁRIO DO FERAS DO FORRÓ, A FESTA É SUA!!!

Wilson Oliveira e O segundo dia da campanha beneficente Natal sem fome e sem frio no 02 dia de dezembro.

Recebemos um pedido para ajudar e DOAMOS MAIS UMA PEQUENA CESTA BÁSICA PARA o jovem QUEXIM morador do bairro bacurau 1 o mesmo não tem trabalho fixo e ganha a vida no dia que consegue algum trabalho, nos contou que há dias que em sua casa só tem o almoço o resto das refeições ele faz em casas de amigos.

CONVITE DE CANTORIA!!!

Wilson Oliveira dar inicio a campanha beneficente Natal sem fome e sem frio no 01 dia de dezembro.

Campanha natalina ajudou a Sra. Mazilene com 02 filhos, desempregada morando de aluguel e com o marido preso no CDP de Apodi ela mora na rua Manoel João Dantas, 520, veio pedir ajuda e imediatamente doamos essa cesta básica para a mesma começar a ter um pouco de dignidade fazendo suas refeições em sua própria casa, ela nos pediu PARA ARRECADAR R$ 450,00 reais para pagar o SINDICATO com o objetivo de fazer o AUXILIO RECLUSÃO DO MARIDO QUE SE ENCONTRA COM MAIS DE 03 ANOS ACUMULADO. QUEM QUISER e PUDER AJUDAR É SÓ LIGAR 84 - 9 9156 3020 ou 9 9820 96 49 e fazer a sua doação.

CLINI VIDA!!!!

CASOS DE MICROCEFALIAS FAZ GOVERNADOR DECRETAR ESTADO DE EMERGÊNCIA NO RN

Prefeitos, sociedade civil, segmentos religiosos e entes públicos foram convocados pelo governador Robinson Faria para se unirem num grande pacto contra o mosquitoAedes Aegypti, após o significativo aumento do número de casos de crianças nascidas com microcefalia no Estado – situação semelhante no resto do Nordeste e Brasil - e que estão ligados ao zika vírus. A reunião ocorreu na Escola de Governo hoje (3) pela manhã e o governador aproveitou para anunciar uma série de medidas, como o Decreto de Estado de Emergência que será assinado ainda hoje; a solicitação de uma audiência com a presidenta Dilma, para discutir especificamente essa situação juntamente com outros governadores do Nordeste, na qual vai defender a criação de um Fundo Nacional, a divulgação de uma campanha publicitária educativa, bem como a busca pelo apoio dos mais de 4 mil soldados do Exército do Estado para se unirem aos agentes de saúde contra os focos do mosquito, que causa doenças como dengue, zika e febre chikungunya.

Robinson Faria ressaltou que essa é uma “guerra” contra o mosquito: “Esse é o momento para uma grande pactuação com Governo. Vamos fazer uma força tarefa com a união dos secretários de Estado, prefeitos, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, sociedade civil, bem como Igrejas, universidades, escolas públicas e privadas, imprensa, entre outros, para mudar a história dos últimos 30 anos sob a ameaça do mosquito transmissor. Todos devemos ser protagonistas no combate ao mosquito. Os prefeitos que estão aqui presentes, poderão levar nossa campanha educativa para a população de suas cidades através das rádios; cada um deverá ter seu papel para fazermos essa comunicação”, conclamou, acrescentando que dentre as determinações governamentais, constam a prioridade no atendimento nos hospitais do Estado às crianças nascidas com microcefalia. Até o momento, desde que os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) observaram um aumento muito grande dos casos de microcefalia – que contam com 89 casos incluindo também crianças nascidas com má formação. Segundo o Ministério da Saúde já são 1.248 casos de microcefalia no Nordeste. O Rio Grande do Norte está na terceira posição.

Lagreca lembrou em seu discurso que o combate à desnutrição de crianças foi feito com uma medida simples, o soro caseiro. “O combate ao famoso mosquito da dengue também pode ser feito com medidas simples. E é isso que precisamos levar à população. Mobilizar as pessoas para que não permitam que o mosquito nasça”. A recomendação para adiar o projeto de uma gestação também foi lembrada pela maior parte dos integrantes da mesa.

De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap, Cláudia Frederico, que conclamou os prefeitos a manterem a Sesap informada das notificações da doença em suas cidades, lembrou também que a comunidade científica está debruçada sobre esses casos de microcefalia no Brasil, porque ainda pairam muitas dúvidas. O que se sabe é que as mães relatam que durante suas gravidezes apresentaram sintomas do zika vírus como cansaço, dores no corpo e coceiras na pele. Uma forma antes considerada “branda” da dengue e que, no entanto, está afetando gravemente, sobretudo os bebês.

Além de aproximadamente 50 prefeitos, estiveram presentes na reunião técnicos de saúde, o secretário Ricardo Lagrecca; a secretária da Mulher, Tereza Freire; o reitor da Uern, Pedro Fernandes; o presidente da Fermurn, Francisco José Silveira Júnior; os deputados estaduais Getúlio Rego e Fernando Mineiro; o vereador Hugo Manso, representantes de Igrejas e das Forças Armadas, dentre outras autoridades.

Em jogo dramático, Palmeiras vence Santos nos pênaltis e fica com título da Copa do Brasil

Do G1: Agora vale pôster, e para o Palmeiras! Em jogo dramático e cheio de tensão, o Verdão conquistou o tricampeonato da Copa do Brasil após superar o Santos no tempo normal e nas penalidades. Depois do 2 a 1 nos 90 minutos da decisão na Arena, com dois gols de Dudu e um de Ricardo Oliveira, os times decidiram o título nos pênaltis, com vitória alviverde por 4 a 3. 

Veja o desempenho dos jogadores de Palmeiras e Santos
Dudu viveu uma noite mágica diante de quase 40 mil palmeirenses. Lutou, correu e foi o melhor em campo. Fez dois gols no segundo tempo e abriu caminho para a taça. Ela parecia vir ainda no tempo normal, mas o gol de Ricardo Oliveira no fim impediu. Antes das penalidades, Dudu chorou e foi consolado pelos companheiros. Lágrimas que, pouco tempo depois, se transformariam em gritos de: "É campeão!"
Se o título do Palmeiras tem um herói, ele é Fernando Prass. Após as polêmicas com Ricardo Oliveira ao longo do ano, o goleiro foi decisivo para o Palmeiras superar o Santos e levantar a taça. Nos pênaltis, pegou a cobrança de Gustavo Henrique, a segunda do Peixe, e foi o responsável pelo chute final. Seco, forte, indefensável para Vanderlei. Era hora de tirar tudo da garganta e festejar. Zé Roberto, Jackson e Cristaldo também marcaram. Rafael Marques errou. Geuvânio, Lucas Lima, Ricardo Oliveira fizeram para o Alvinegro. Marquinhos Gabriel chutou para fora.
Foi o sétimo jogo das equipes no ano, com quatro vitórias do Peixe e três do Verdão e, assim como no Paulistão, tudo acabou nas penalidades. O título recoloca o Palmeiras na Taça Libertadores após dois anos de ausência. Depois do jogo, os jogadores alviverdes ironizaram Ricardo Oliveira com cartazes e máscaras, lembrando a gozação que ele havia feito contra o Verdão num jogo do Campeonato Brasileiro.
O título também tem muita importância para o técnico Marcelo Oliveira. Depois de ser vice em 2011 e 2012, pelo Coritiba, e em 2014, pelo Cruzeiro, o treinador finalmente conquista sua primeira taça da Copa do Brasil. Mais que isso. Dsde o título paulista de 76, com Dudu, apenas Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari conseguiram ser campeões pelo clube. Juntos, ele somam 12 conquistas.
Gabriel Jesus era dúvida até minutos antes de começar o jogo. Escalado, precisou de dez segundos para criar a primeira grande chance, mas parou em ótima defesa de Vanderlei. Aos 40 minutos do primeiro tempo, voltou a sentir dores no ombro esquerdo e precisou ser substituído. Saiu de campo chorando.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO