sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

SUPER PORTUGUÊS PARA CONCURSOS PÚBLICOS COM CARLOS LIMA NO APROVAPODI

#APROVAPODI tem a honra de trazer o #SUPER_PORTUGUÊS para concursos públicos com o Prof. CARLOS LIMA. Senhas antecipadas a partir de amanhã no POINT DO ESTUDANTE. 
- ALUNO - 10,00 
- NÃO ALUNO - 15,00 
APROVAPODI PREPARA VOCÊ! 
CONCURSO PROFESSOR DO ESTADO RN!!!

POLO ETEC APODI: ATENÇÃO PARA ESTE COMUNICADO!!!

Matrículas ENCERRAM-SE AMANHÃ (05/12): SOMENTE COM TODOS OS DOCUMENTOS: 
a) Certificado de conclusão do Ensino Médio; 
b) Histórico escolar; 
c) Carteira de Identidade; 
d) Certidão de Nascimento ou de Casamento; 
e) CPF (indispensável para a matrícula); 
f) Título de eleitor; 
g) Certificado de reservista (para os homens); 
h) Comprovante de residência; 
i) 1 (uma) fotografia 3 X 4 recente. 
j) COMPROVAÇÃO DE RENDA para CANDIDATOS COTISTAS de renda inferior a 1,5 salário por pessoa: Xerox da Carteira Profissional/Bolsa-Família/Declaração de baixa renda. 

As vagas não preenchidas, em qualquer curso, decorrente do não comparecimento no período da matrícula de candidato classificado ou da não apresentação da documentação exigida, acarretarão em convocações dos candidatos habilitados de acordo com o processo classificatório. Não serão aceitas matrículas com documentação incompleta. 
Mais informações através do telefone: 33424816.

Aliado de Temer, Eliseu Padilha diz ao PMDB que vai deixar o governo

Brasília - Um dos principais aliados do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), disse na manhã desta sexta-feira, 4, a correligionários que vai deixar o governo.

Segundo relatos, o ministro tentou se reunir com a presidente nesta quinta-feira, 3, mas não teve êxito. A conversa deve ocorrer na próxima segunda-feira, 7. Nesta sexta, Padilha cumpre agenda no Rio Grande do Sul, Estado de origem.

Um posicionamento oficial, por parte dele, deve ocorrer apenas após a conversa com a presidente. A decisão ocorre em meio ao início da discussão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional.

Afastamento. Segundo na linha sucessória da Presidência da República, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) evitou nesta quinta, participar das principais discussões com integrantes da cúpula do governo e de se posicionar publicamente sobre a instauração do processo de impedimento a presidente.

A mesma conduta de Temer tem sido adotada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e lideranças do partido na Casa. Ao ser questionado sobre a abertura do processo, Renan se esquivou e afirmou que não tinha conhecimento do conteúdo da ação. A avaliação inicial das lideranças do PMDB da Casa é de que o momento é de "cautela", uma vez que a questão ainda precisa ter seus desdobramentos na Câmara, onde o processo deverá ser discutido inicialmente. Nos bastidores, a cúpula do PMDB diz que é preciso "descolar" de Cunha neste momento. Mas avalia que não pode ficar alheia a ponto de se distanciar muito de uma solução para o caso. A busca é pela equidistância.


*MSN.

Ex-presidentes da Assembleia Legislativa serão homenageados em sessão solene

Crédito da foto: Assessoria de Comunicação

Os deputados estaduais que foram presidentes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte serão homenageados em sessão solene no próximo dia 18 de dezembro. A homenagem faz parte das comemorações pela passagem dos 180 anos de fundação da Casa Legislativa no estado e vai contemplar 15 parlamentares e ex-parlamentares, às 9h, no plenário da Casa.

Enquanto 13 ex-presidentes receberão, cada, a Medalha do Mérito Legislativo, a deputada Márcia Maia (PSB) e o deputado Ricardo Motta (PROS), já agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo, serão homenageados com uma Comenda. Na mesma ocasião, cinco personalidades da cultura potiguar também serão homenageados com a Medalha do Mérito Cultural.

A programação prevê ainda descerramento de placa alusiva ao período e ainda o lançamento do selo e carimbo postais comemorativos aos 180 anos da Casa, a serem emitidos pelos Correios em reconhecimento e homenagem aos trabalhos prestados pela Assembleia Legislativa em favor da sociedade e do Estado do Rio Grande do Norte.

A sessão marca também o início das apresentações, por músicos da Banda da Polícia Militar, para execução dos Hinos Nacional e do Rio Grande do Norte. A partir dessa solenidade, os instrumentistas passam a tocar os hinos durante todas as sessões solenes promovidas pela Casa.

Os 180 anos da Assembleia Legislativa foram lembrados ao longo do ano de 2015. Durante o período, a Casa desenvolveu campanhas publicitárias que lembraram o tema e apresentaram a evolução do Legislativo, além de reportagens especiais na Tv e Rádio Assembleia, aplicativo para telefone e ações que destacaram a data.

Homenageados

Ex-presidentes
José Vasconecelos da Rocha (13/01/1961-31/01/1961)
Ezequiel José Ferreira de Souza (1973-1975)
Alcimar Torquato de Almeida (1977-1979)
Luiz Antônio Vidal (1979-1981)
Carlos Augusto de Souza Rosado (1981-1983)
Antônio Willy Vale Saldanha (1985-1987)
Nelson Hermógenes de Medeiros Freire (1987-1989)
Vivaldo Silvino da Costa (1989-1991)
José Adécio Costa (1991-1993)
Raimundo Nonato Pessoa Fernandes (1993-1995)
Leonardo Arruda Câmara (1995-1997)
Álvaro Costa Dias (1997-2003)
Robinson Mesquita de Faria (2003-2010)
Márcia Faria Maia Mendes (2009-2010)
Ricardo José Meirelles da Motta ( 2011-2014)

Medalha do Mérito Cultural
Leonardo Nogueira, ex-deputado
João Medeiros Filho, padre
Candinha Bezerra, fotógrafa e produtora cultural
Leide Câmara, pesquisadora musical
João Batista Ferreira, maestro

EXPANSÃO: IFRN Campus Apodi ganhará novo Curso

O Campus Apodi contará a partir do próximo ano letivo (2016) com mais um curso, que é o de técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática. Após importantes reuniões, dentre estas, a reunião ordinária nº 03/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPEX), foi aprovada a implantação de mais esse curso no Campus, que será oferecido na modalidade presencial.

Atualmente o IFRN Apodi disponibiliza quatro cursos técnicos subsequentes na modalidade presencial, são eles: Agropecuária, Biocombustíveis, Química e Zootecnia. A partir do próximo ano letivo receberá também o curso de Manutenção e Suporte em Informática.

ANIVERSÁRIO DO FERAS DO FORRÓ, A FESTA É SUA!!!!

Ex-prefeito de Macau Flávio Veras, vereador e mais três pessoas são presas

Da Tribuna do Norte: Anna Ruth.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte deflagrou nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (4) o desdobramento da Operação Maresia, que que investiga a prática de crimes contra o patrimônio público no município de Macau, na região da Costa Branca. Ao todo, cinco mandados de prisão foram cumpridos, sendo um deles o do ex-prefeito Flávio Veras.

Ainda segundo a MP/RN, foram presos também José Matias Alves Júnior, ex-secretário municipal; o advogado Miguel Fernandes de França; o atual chefe de gabinete da Prefeitura de Macau, Ailson Salustino Targino; e o vereador Joad Fonseca da Silva.

O atual prefeito da cidade, Kerginaldo Pinto (agora afastado do cargo), já havia sido preso há uma semana na mesma operação. Na ocasião, um mandado de prisão expedido pela desembargadora Judite Nunes decretou a detenção dele e de outras 10 pessoas.

Além do prefeito, quatro empresas foram alvo das investigações desencadeada pelo MP: TCL Limpeza Urbana LTDA; MAC Construções e Serviços LTDA; RCON Construções e serviços e Locações LTDA – ME; e R Bertino de Freitas – ME.

Constam contra Kerginaldo duas denúncias apresentadas pelo MP por suposta prática de de peculato, falsidade ideológica, falsidade de documento público, uso de documento falso, falso testemunho e coação de testemunha.

Além do Ministério Público, a Operação Maresia tem apoio das Polícias Militar e Civil.

COMEÇOU A FESTA DE SANTA LUZIA EM MOSSORÓ-RN!!

Abertura de evento tem participação de vereadores e do vice-prefeito de Mossoró
Foi aberta nesta quinta-feira, 3, a Festa de Santa Luzia, pelo padre Walter Collini. O presidente da Câmara Municipal, Jório Nogueira participou do evento ao lado dos vereadores Genivan Vale, Izabel Montenegro, Francisco Carlos, Celso Lanches e Alex do Frango. O vice-prefeito, Luiz Carlos Martins representou o prefeito Francisco José Jr Silveira.

*Carlos Skarlack.

PEGA FOGO CABARÉ!!! MAIS UM AUMENTO NO PREÇO DO BUTIJÃO DE GÁS!!!!

A Petrobras comunicou ao mercado, nesta quinta-feira (3), novo reajuste no preço do GLP (gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha) vendido em botijões maiores de 13 quilos e a granel.

De acordo com o Sindigás (Sindicato das Empresas Distribuidoras de GLP), o aumento no preço cobrado pelas refinarias vai variar entre 2,5% e 5%, dependendo do ponto de entrega do produto.

O repasse ao preço final, porém, é livre e depende das estratégias de distribuidoras e revendedores. “Portanto, o Sindigás orienta o consumidor a pesquisar o preço final”, disse a entidade.

É o segundo reajuste este ano. No primeiro, em setembro, a alta foi de 12%.

O gás de cozinha vendido pela estatal tem dois preços diferentes: um para botijões de 13 quilos, mais usados por residências, e outro para vasilhames maiores ou a granel, mais usados por condomínios, comércio e indústria.

O preço do gás vendido em botijões de 13 quilos não teve aumento, diz o Sindigás. O produto foi reajustado pela estatal em agosto, depois de 13 anos de congelamento do valor de venda pelas refinarias da estatal.

*Folha Press.

TOQUES DA POLÍTICA NO BRASIL

O ex-deputado Carlos Augusto Rosado cancelou programação da ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) hoje à noite em Mossoró.
De Brasília, onde acompanhou julgamento do último recurso de Rosalba no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele freou o desembarque dela – sua mulher – na abertura da Festa de Santa Luzia.

Temer aconselha presidente Dilma a evitar confronto com Cunha
A reunião entre Dilma e Temer durou cerca de 20 minutos e foi a primeira após Cunha anunciar na quarta-feira, 2, que daria prosseguimento ao processo de impeachment

PMDB e PT terão maiores representações na Comissão que avaliará Impeachment
A comissão especial para analisar o impeachment terá 65 deputados, em razão da proporcionalidade

Curso Livre de Metais no Conservatório de Música D'alva Stella em Mossoró.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO