sábado, 26 de dezembro de 2015

Em vídeo, moradores registram chuva de granizo no Sertão de Pernambuco

Moradores de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, registraram fotos e vídeos de chuva de granizo que ocorreu na região na tarde desta sexta-feira (25). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a chuva aconteceu por volta das 13h.

Segundo o meteorologista Roni Guedes, o fenômeno ocorreu devido a formação de uma nuvem de desenvolvimento vertical. "Esta nuvem é formada e impulsionada em locais com maior altitude. A nuvem se formou em Alagoas, passou pelo Agreste pernambucano e seguiu para o Sertão do estado, onde choveu granizo", informou ao G1.

Na quarta-feira (23) o fenômeno ocorreu em Flores, também no Sertão. (Veja o vídeo).

O metereologista contou que este tipo de chuva dura menos de cinco minutos. "O peso da nuvem é muito grande e ela não consegue manter a carga. Por isso a chuva dura tão pouco tempo", explicou.

A nuvem de desenvolvimento vertical ainda está no Sertão do estado, mas não há expectativa de que haja outra chuva de granizo até o domingo (27), conforme informou a Apac.

Fonte: G1

Nota do Enem 2015 será divulgada no dia 8 de janeiro, diz MEC

As notas do Enem 2015 vão sair no dia 8 de janeiro, segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta

quinta-feira (24).

Em um post bem humorado publicado no perfil oficial do ministério no Facebook, o MEC confirmou pela primeira vez a data exata de divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até então, a única informação confirmada era a de que as notas sairiam "no início de janeiro".
Na mensagem, o MEC respondeu a diversos questionamentos dos estudantes, que usavam as redes sociais para perguntar sobre a tão esperada data. "Nós entendemos a ansiedade de vocês e não poderíamos passar o Natal sem divulgar a data do resultado do ‪#‎Enem2015‬!", afirma o "post presente" do ministério. "Aproveitem as festas, dia 8 de janeiro está logo ali."

Espelho da redação
No início de dezembro, a Justiça decidiu que o espelho da redação do Enem 2015 deve ser disponibilizado junto com as notas individuais de cada candidato, previstas para o início de janeiro 2016. A decisão, com abrangência nacional, é da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Em nota, o Inep afirmou que recorreria da decisão, e disse que o espelho da redação do Enem é divulgado com "fins pedagógicos" e que o processo de correção é seguro.
"O texto é avaliado por dois corretores independentes. Se houver discrepância acima de 100 pontos entre as notas dos dois corretores, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas", diz o texto.


Fonte: G1

Homem mais obeso do mundo morre no México

O mexicano Andrés Moreno, considerado o homem mais obeso do mundo, morreu nesta sexta-feira (25) em Ciudad Obregón, no

Estado de Sonora, no noroeste do México, apenas dois meses depois de passar por uma operação de redução de peso.

Familiares de Moreno anunciaram a notícia através de sua conta no Facebook. Segundo a imprensa local, Moreno, de 38 anos, morreu vítima de um infarto e de uma peritonite.

O mexicano, que chegou a pesar 444 quilos, passou por uma operação de redução de peso no dia 28 de outubro em Guadalajara, no Estado de Jalisco, no centro Gastric By-pass do México. No momento da cirurgia, ele pesava 323 quilos.

Pouco menos de um mês depois, no dia 25 de novembro, Moreno teve que realizar uma operação de urgência para a retirada de uma hérnia que afetou seu intestino, disse na época o médico José Castañeda, que também tinha realizado a primeira cirurgia.

Os médicos cortaram cerca de 80 centímetros do intestino de Moreno, já que a hérnia tinha "estrangulado" parte do órgão, explicou o Castañeda.

Quase um mês depois da operação que tinha mudado sua vida, como chegou a dizer o homem mais obeso do mundo, Moreno tinha perdido mais 30 quilos e sonhava em ajudar outras pessoas a lidar com o problema.

Fonte: Uol

Homem sobrevive após ser atingido por raio e explosão

Um homem de 42 anos sobreviveu mesmo após ter sido atingido por uma raio e uma explosão de um caminhão tanque, causado pela

descarga elétrica.

Valdir Vicente Ribeiro trabalhava em uma usina no município de Lagoa de Itaenga, em Pernambuco. No momento do acidente, ele ajudava a abastecer um caminho tanque. Ele foi levado até o Hospital da Restauração, em Recife.

Apesar dos ferimentos, ele chegou ao hospital consciente e disse ter sido arremessado por cerca de 40 metros com a explosão. Valdir teve queimaduras de segundo e terceiro grau nas costas, cabeça e região dorsal. Ele seguirá internado para novas avaliações.

Fonte: Uol

Governo bane 288 suspeitos de corrupção

O governo federal expulsou 288 servidores envolvidos em corrupção entre janeiro e novembro deste ano –o equivalente a 26 exclusões por mês num universo de 577 mil trabalhadores. O número é 12% inferior aos 329 funcionários públicos que foram banidos pelo mesmo motivo nos primeiros 11 meses de 2014.

No total do ano passado, levando em consideração o intervalo de janeiro a dezembro, a corrupção foi a causa de 363 expulsões, abaixo das 380 registradas em 2013. Foram 315 em 2012 e 361 no primeiro ano de mandato da presidente Dilma Rousseff.

O balanço consta no banco de dados da Controladoria-Geral da União, que divulga mensalmente os desligamentos no Executivo federal.
Ministro interino da CGU, Carlos Higino estima que uma parcela mínima dos servidores demitidos por desvios seja efetivamente punida.

"Fizemos um levantamento, até 2008 ou 2009, e pouco menos de 3% eram mandados para a cadeia. Acredito que esse percentual se mantenha até hoje, por uma questão de celeridade dos processos no Judiciário", diz.

A série histórica mostra que os ministérios que mais expurgam força de trabalho por malfeitos nos primeiros 11 meses de cada ano são: Trabalho e Previdência Social, seguido por Fazenda e, logo atrás, Justiça. O roteiro se repetiu em 2015.

O primeiro da lista –resultado da fusão, ocorrida em setembro último, da pasta de Trabalho e Emprego com a de Previdência Social– possui 46,6 mil servidores ativos e expurgou 120 trabalhadores.

Em segundo no ranking, o Ministério da Justiça, com 32,5 mil funcionários públicos em atuação, baniu 45 deles por envolvimento com episódios de corrupção.

Sob o mesmo carimbo, a Fazenda livrou-se de 38 dos seus 33,2 mil servidores ativos de janeiro e novembro deste ano.

Fonte: Folha de São Paulo

Chuva de granizo é registrada na Serra da Ibiapaba

Uma chuva de granizo foi registrada na tarde dessa quinta-feira, 24, em Ubajara, 329,3 km de Fortaleza. O fenômeno meteorológico inusitado teve início por volta das 16h30min e durou cerca de uma hora, conforme relatos de moradores.

“A gente escutou uma ‘zuada’ bem forte nas telhas e quando vimos era granizo. A família inteira se juntou pra ver”, contou Naira Barros de Menezes, 30, recepcionista do hospital municipal da cidade.

Ela estava com a mãe organizando os detalhes da confraternização de Natal e correu para fazer fotos e vídeos. “A nossa cidade é seca, sofremos com a falta de água, então ver isso foi muito bom. Graças a Deus, que tá mandando água”, comemora.

Segundo a Fundação Cearense Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), um sistema meteorológico conhecido como ‘Vórtice Ciclônico de Altos Níveis’ ocasionou fortes chuvas na região da Serra da Ibiapaba.

As imagens de satélite da Funceme registraram, às 17h15, nuvens de grande desenvolvimento vertical na região de Ubajara, o que explica os registros de temporais e até chuva de granizo.

Alerta Geral

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO