terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Galego de Xandú foi morto na cidade de Martins na tarde de hoje

José Ribamar Ferreira Neto, “Galego de Xandú” de 36 anos de idade foi morto no final da tarde de hoje, 05 de janeiro, na cidade de Martins, região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo informações o crime aconteceu Rua das Pinheiras, próximo ao Mercadinho São José, na Cohab.

Galego, que segundo informações, é um velho conhecido da polícia, quando percebeu a aproximação do seu desafeto, tentou fugir numa motocicleta, mas foi alcançado e morto com alguns disparos de arma de fogo, possivelmente pistola. O crime pode estar relacionado ao tráfico de droga na região de Martins e Serrinha dos Pintos.

A equipe de plantão no Instituto Técnico e Científico de Polícia “Itep” foi acionada e depois dos procedimentos no local do crime, deverá remover o corpo para a base do órgão em Mossoró, onde será necropsiado. 

 
*Imagem de Galego vivo: www.martinsempauta.com
*O Câmera.

CONVITE DE CANTORIA!!!


4ª Morte violenta em Mossoró em 2016: Ossada humana é encontrada dentro do Aeroporto tinha sinais de violencia

Um popular encontrou dentro do Aeroporto de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, partes de uma ossada e acionou a Central de Operações da Policia Militar. Os ossos estavam enterrados numa cova bem rasa, próximo ao muro do clube dos funcionários da Petrobras.
O Aeroporto Dix Sept Rosado fica localizado no meio de dois bairros “Quixabeirinha e Belo Horizonte” com muitas ocorrências de crimes de homicídios e tentativas.

Ainda não há conformação de morte violenta e nem precisa, pois ninguém iria se enterrar vivo, como forma de se matar.

Só com a chegada da equipe de plantão no Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep, foi possível constatar que se trata de uma ossada humana.

Como os ossos estavam em processo de desintegração, segundo o perito criminal, Joaquim Guimarães, não foi possível apontar no local, as causas da morte e nem a identificação da vítima.

Os ossos foram removidos para a base do Itep e a família de algum desaparecido na cidade ou região deverá fornecer material genético para uma comparação, no exame de DNA.

Imagem do Policia Robson Alves/Passando na Hora/O Câmera.

Ministério Público emite nota sobre operação Dama de Espadas

Sobre os mais recentes fatos da operação Dama de Espadas com a divulgação de gravações de interceptação telefônica, o Ministério Público emitiu nota oficial.

Veja a nota na íntegra:
Os Promotores de Justiça com atuação na área do Patrimônio Público, que participaram da investigação e da deflagração da Operação Dama de Espadas, Keiviany Silva de Sena, Paulo Batista Lopes Neto, Hayssa Kyrie Medeiros Jardim e Hellen de Macedo Maciel, diante do que foi noticiado na imprensa nesta terca-feira (5 de janeiro de 2016) sobre uma suposta procrastinação da deflagração da Operação Dama de Espadas, manifestam-se nos seguintes termos:
1) A data da deflagração da operação Dama de Espadas foi decidida única e exclusivamente pelos signatários desta nota após as devidas autorizações judiciais, quando as diligências necessárias, documentadas no processo, foram concluídas;
2) Nunca houve qualquer interferência do Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, no andamento da citada operação; a lisura da operação é atestada pelo êxito das buscas e apreensões e prisões, em ambiente de total surpresa para os investigados.
3) Lamentamos profundamente que, em uma matéria tratando de uma suposta interferência do Procurador-Geral de Justiça no trabalho dos Promotores do Patrimônio Público, os veículos de comunicação noticiantes tenham deixado de ouvir exatamente as pessoas que poderiam esclarecer se houve ou não essa suposta interferência, nós os Promotores do Patrimônio Público.
4) As matérias são ofensivas ao Procurador-Geral de Justiça e aos Promotores do Patrimônio Público. Se o PGJ tivesse interferido, significaria que nós os promotores teríamos admitido essa indevida interferência, procrastinando a deflagração da operação; e nós repudiamos qualquer ilação nesse sentido.
5) A Promotoria do Patrimônio Público aguarda que o Supremo Tribunal Federal (STF) destrave a investigação da Dama de Espadas, que foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), para que o Ministério Público do Rio Grande do Norte promova as responsabilizações criminais devidas.

ELIÉSIO DE BOM É PRÉ CANDIDATO A PREFEITO DE APODI


Em breve, o empresário e ex vereador de Apodi, Eliésio de Bom deve anunciar que é pré candidato a prefeito de Apodi.

O mesmo deve usar os veículos de comunicação da cidade para dizer, que o seu nome está à disposição do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PMDB de Apodi.

Eliésio já esteve na política, como vereador eleito pelo povo, por duas vezes e no momento atua como empresário e proprietário da Auto Escola Apodi.

PESQUISA AVAIA QUALIDADE DA ÁGUA NO SEMIÁRIDO POTIGUAR E DOENÇAS ADQUIRIDA POR CONTAMINAÇÃO

 
Açude público construído em 1953 abastece município de Lajes Pintadas
Por Marcos Neruber

Estudos realizados nos principais reservatórios da região semiárida do Rio Grande do Norte revelaram sérios problemas de qualidade de água, incluindo a contaminação por metais. Os resultados indicam que a gestão inadequada de recursos hídricos pode ser o principal entrave para a conservação e uso sustentável dos mananciais disponíveis no semiárido brasileiro.

“Observa-se que nesses locais a necessidade de preservação dos recursos hídricos se torna mais eminente e medidas eficazes, sejam tecnológicas ou educacionais, precisam ser implementadas para incentivar a conservação dos corpos d’água”, analisa a pesquisadora Viviane Souza do Amaral, do Departamento de Biologia Celular e Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A pesquisadora estuda a influência do fenômeno da radiação natural na saúde das populações que vivem nas áreas de riscos. O problema se agrava quando há a escassez de recursos hídricos, uma vez que potencializa a concentração de metais, oriundos do processo de decaimento de urânio, presente nos afloramentos rochosos, e provenientes também das atividades antrópicas, como esgoto e agricultura.

Lajes Pintadas

A pesquisa realizada pela professora Viviane Amaral mostra problemas enfrentados no município de Lajes Pintadas, situado na mesorregião do agreste do Rio Grande do Norte, a 135 quilômetros de Natal. Com uma população de 4.614 habitantes, a cidade é abastecida pelo açude público construído no ano de 1953 e pela adutora Monsenhor Expedito.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2010, Lajes Pintadas apresentou 415,2 casos de câncer num total de 4.614 habitantes, um número superior ao registrado na capital do estado que foi de 353,5 novos casos (806.203 habitantes). No município, existem afloramentos rochosos com a presença de ionizantes naturais que liberam o gás radônio e, consequentemente, o chumbo para o ambiente.


Os tipos de câncer mais comuns no município são os de orofaringe, estômago e pulmão. A alta incidência de casos de neoplasias na população de Lajes Pintadas pode estar associada à exposição à radiação natural e seus subprodutos como o radônio e os metais pesados, de acordo com a pesquisa.

Anastácia Vaz

 
Pesquisa realizada pela professora Viviane Amaral mostra problemas enfrentados no município de Lajes Pintadas
“Os efeitos da exposição à radiação natural são amplificados pela diminuição da disponibilidade hídrica gerada pelos processos de seca, uma vez que possibilita a concentração desses produtos no açude”, destaca Viviane Amaral.

Os estudos identificaram um aumento na frequência de mutações cromossômicas em organismos indicadores expostos as águas do açude de Lajes Pintadas. Além disso, foram registrados altos índices de radiação em 26 pontos distribuídos ao longo do açude e uma alta concentração de metais, em especial o chumbo. Os valores foram significativamente maiores em períodos de escassez hídrica.

Radiação

Segundo a Agência Internacional de Energia Atómica-AIEA (2007), o Brasil possui uma das maiores reservas mundial de urânio, possuindo a sétima maior reserva geológica com cerca de 310.000t de U3O8, ficando atrás dos Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Rússia, Cazaquistão e Austrália os quais possuem uma reserva com volume em torno de 1.462.000t.

O urânio é o elemento químico mais pesado de ocorrência natural. Geralmente encontra-se disponível no interior da crosta terrestre, no entanto, processos naturais e antrópicos contribuem para a sua redistribuição em todo o meio ambiente. Com isso, há uma ampla distribuição deste metal em praticamente todos os compartimentos ambientais (rochas, solos, águas superficiais e subterrâneas, ar, plantas e animais).

Um dos isótopos formados na cadeia de decaimento do urânio é um gás inerte radioativo, o radônio. Este, por se tratar de um gás, tem como sua principal via de absorção o sistema respiratório. Pelo fato desse gás ser liberado por rochas e solos que contenham urânio, a contaminação através da exposição natural ao radônio é um fato de preocupação mundial. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), e o Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos (USNTP) o radônio é um agente carcinogênico humano, e quando ao inalar um átomo de radônio, ele pode se desintegrar dentro dos pulmões.

Arquivo de Luiza Xavier 

 
Estudos identificaram aumento na frequência de mutações cromossômicas em organismos indicadores expostos as águas do açude de Lajes Pintadas
O chumbo inorgânico tem sido recentemente recategorizado pela IARC a grupo 2A como provável carcinogênico humano, portanto sua presença poderia influenciar positivamente na ocorrência de câncer pela exposição a radônio ao longo da vida.

"Níveis elevados de chumbo no sangue têm efeitos conhecidos relacionados com disfunção cognitiva, distúrbios neurocomportamentais, danos neurológicos, hipertensão e insuficiência renal. Os efeitos, relacionados à exposição ao chumbo, são distintos quando comparados em adultos e crianças. Tal fato pode ser explicado devido à suscetibilidade que o organismo apresenta no período da infância, principalmente no que diz respeito ao sistema nervoso, o qual se encontra ainda em formação”, explica a professora Viviane Amaral.

De acordo com a pesquisadora, inúmeros estudos revelam que a presença de chumbo no sangue de crianças acima de 5 ug% causam alterações no sistema nervoso infantil, originando problemas nas funções cognitivas, distúrbios de comportamento, baixo rendimento escolar, diminuição da capacidade visual, dentre outros.

“O processo de decaimento do urânio somado as condições climáticas desfavoráveis, torna-se uma preocupação no âmbito toxicológico devido aos diferentes efeitos em consequência da contaminação por radônio e chumbo amplificada pela escassez hídrica. Nosso projeto propõe realizar uma avaliação do risco carcinogênico e não carcinogênico na população exposta naturalmente à radônio e ao chumbo no município de Lajes Pintadas”, explica Viviane Amaral.

Após reportagem com áudios, Robinson afirma que não foi citado como parte na Dama de Espadas

O governador Robinson Faria divulgou nota no início da tarde desta terça-feira(5), através da assessoria de imprensa, após a reportagem do Portal G1-RN, que ganhou repercussão na imprensa local (Governador buscou informações sobre investigação do MP-RN, destaca reportagem, que traz áudios ) destacando que não é citado pelos promotores nas investigações sobre supostas fraudes com cheques salários e desvio de R$ 5,5 milhões no Legislativo.

Confira nota na íntegra abaixo:

O governador Robinson Faria não foi citado pelo Ministério Público Estadual como parte nas investigações da Operação Dama de Espadas.

Tendo sido deputado estadual por 24 anos, e chegado a presidência do Legislativo, Robinson Faria conviveu e estabeleceu laços de amizade e respeito com vários servidores da Assembleia.

A relação do governador com o MPRN é de profundo respeito e diálogo por defender a contribuição essencial da instituição para a Democracia brasileira.

Assessoria de Comunicação Social – Governo do RN

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/

COMBUSTÍVEIS PODEM SOFRER AUMENTO NO PRÓXIMO MÊS

Em fevereiro começa a valer o pacote fiscal sancionado pelo governo do estado, em outubro do de 2015, para aumentar a arrecadação do Estado. Um dos tributos reajustados é a alíquota do Imposto Sobre Consumo de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. O valor deve subir de 25% para 27%.

E assim vai seguindo o povo brasileiro!

Jornalista é baleado em tentativa de assalto na Zona Sul de Natal

Henrique Arruda foi baleado na noite desta segunda (4), em Cidade Verde. Não há informações sobre os assaltantes.

Um jornalista foi baleado na noite desta segunda-feira (4) durante um assalto na Zona Sul de Natal. O repórter Henrique Arruda, de 24 anos, estava no conjunto Cidade Verde, próximo ao terminal de ônibus da área, quando foi abordado por criminosos.

De acordo com informações no site do NOVO Jornal, Henrique estava sozinho na avenida Gastão Mariz Faria quando foi abordado por assaltantes e acabou sendo baleado. Ele foi socorrido ao hospital, passou por uma cirurgia e tem estado de saúde considerado estável. Ainda não há informações sobre os criminosos.

O jornalista Henrique Arruda trabalha no NOVO Jornal desde 2012. Ainda de acordo com o jornal, Henrique estava de férias e voltaria ao trabalho nesta terça-feira (5).

*Portal G1/O Câmera.

Operário tem pé decepado enquanto trabalhava na Usibras

Um operário da Usibras, identificado como José Francisco Bevenuto, 35 anos, teve o pé decepado após se envolver em um acidente de trabalho na manhã desta terça-feira (05) em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

Ele trabalhava no setor de serraria, quando pisou em uma grade e afundou. Segundo os socorristas do SAMU, Carlos Bezerra e Fábio Marques, o pé esquerdo da vítima foi triturado por um moinho que ficava abaixo dessa grade.

O operário foi levado até o Pronto Socorro do Hospital Regional Tarcísio Maia, onde foi entregue ao setor de pequenas cirurgias. Ele estava acompanhado de um outro funcionário da empresa.

As causas do acidente serão apuradas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) do Estado.

Mossoró Hoje/Imagem Passando na Hora/O Câmera.

MÚSICA NOVA DO CANTOR APODIENSE NENO GAMA!!!

Cantor e compositor de Apodi 'Neno Gama' grava o seu 7º CD e anuncia nas redes sociais. A música 'Não vá embora meu bem' tem a sua composição e pode se tornar um grande sucesso na região! Contatos para shows (84) 99400-4954 ou (84) 99939-0520.

PARABÉNS PROFESSORA MARGARIDA GURGEL!!!!

Professora Margarida Gurgel, Feliz aniversário! Espero que viva um dia maravilhoso, um dia que esteja à altura de toda a sua excelência e extraordinária personalidade.
Muitas felicidades e que em sua vida sempre abundem a saúde, o sucesso, a paz e o amor! 

Parabéns por mais um ano de vida!!!

Prefeitura do Natal prevê concurso para fevereiro

 Jandira Borges (Semad): vagas serão para Semtas, SME e Semdes
Tribuna do Norte: A Prefeitura de Natal deverá realizar no final de fevereiro o concurso público para o provimentos de 912 vagas para o quadro efetivo de servidores. Segundo Jandira Borges de Oliveira, titular da Secretaria da Administração (Semad), os novos funcionários do Executivo serão lotados nas secretarias municipais de Assistência Social (Semtas); Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e da Educação (SME). O edital do certame deverá ser publicado até a próxima semana.

De acordo com a titular da Semad, uma reunião hoje (5) vai discutir os últimos detalhes do edital do concurso. “Amanhã (hoje) estarei reunida com a secretária da Semtas e com a comissão de licitação para discutirmos como será o edital. Precisamos ainda apreciar junto ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) para garantir que o processo não seja interrompido”, explicou Jandira, lembrando da situação do RN frente à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ainda segundo a secretária de Administração, a previsão inicial é que as inscrições sejam abertas ainda em janeiro, com o processo seletivo sendo realizado em 22 de fevereiro. “A nossa previsão é essa, porém, pode ser que o concurso ocorra um pouco antes ou um pouco depois”, disse ela.

A nomeação dos aprovados também deverá ser rápida. Jandira contou que em virtude da Semtas não ter um quadro efetivo de servidores, os candidatos deverão tomar posse ainda em junho. “A Semtas funcionava com um quadro que, em sua maioria, era de funcionários temporários, devido a lei aprovada em 2013. O concurso tem como objetivo justamente preencher essas vagas temporárias com servidores efetivos”, disse.

Das 912 que serão oferecidas no concurso, 892 são destinadas à Semtas. Há ainda outras 12 para a Secretaria de Educação e mais oito para a Semdes. “Essa vagas para a Semdes e SME foram criadas em virtude de programas do Governo Federal para combate às drogas”, explicou a secretária.

Quadro de vagas
Veja o número de vagas abertas e os respectivos salários

Nível Superior
SEMDES (8)
Assistente social (4)
Psicólogo (4)

SME (10)
Assistente social (4)
Psicólogo (6)

SEMTAS (892)
Advogado (10)
Administrador (5)
Arte educador (2)
Assistente social (246)
Contador (3)
Economista (1)
Educador social (26)
Estatístico (2)
Nutricionista (4)
Pedagogo (17)
Psicólogo (99)
Sociólogo (1)
Terapeuta ocupacional (4)
Salário básico para os cargos: R$ 2.396,01

Nível médio
SEMTAS
Cuidador (153)
Orientador social (50)
Assistente administrativo (262)
Salários para esses cargos: R$ 1.043,80

Técnico de nutrição (4)
Salários: R$ 1.060,84. 

3ª Morte violenta em Mossoró em 2016: Homem foi baleado e morreu na Unidade de Saúde do Santo Antônio


A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte registrou no início da noite de hoje, 04 de janeiro de 2016, mais uma morte violenta. O crime aconteceu na Travessa Gilberto Miranda no bairro Santo Antônio
Iranilson Ferreira da Silva, 19 anos de idade, foi alvejado com cerca de 20 disparos de arma de fogo e morreu na Unidade de Pronto Atendimento do Santo Antônio, para onde foi socorrido.

Segundo informações colhidas pela polícia Militar, Iranilson foi surpreendido na calçada de sua residência, por dois homens que chegaram numa motocicleta. Logo na chegada os elementos quebraram as luminárias de um poste de iluminação pública e efetuaram os disparos que atingiram o jovem.

A polícia ainda não tem informações dos possíveis acusados e nem sobre a motivação para o crime. 


*O Câmera.

IFRN lança edital com mais de mil vagas para cursos técnicos

O Campus Apodi ofertará um total de 80 vagas, distribuídas para os cursos técnicos subsequentes de Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática.
O IFRN divulgou edital do Processo Seletivo para seus cursos técnicos. O Campus Apodi informa que os interessados deverão se inscrever no período de 7 a 21 de janeiro de 2016, no Sistema Gestor de Concursos do IFRN (http://processoseletivo.ifrn.edu.br). Em caso de dúvidas, é possível assistir ao tutorial que explica o passo a passo da inscrição, disponível no sistema gestor de concurso.

O candidato portador de necessidades especiais que precise de atendimento diferenciado deverá indicar no formulário de inscrição, em campo próprio, a sua necessidade, especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar no local das provas para garantir a sua participação no processo seletivo. Além disso, até o dia 29 de janeiro de 2016, ele deve dar entrada em processo administrativo direcionado à Diretoria Acadêmica de seu curso, no setor de protocolo do campus para o qual se inscreveu, anexando cópia dos documentos comprobatórios da necessidade, conforme descrito no item 18 do edital.

A prova do processo seletivo acontecerá no dia 21 de fevereiro. Os candidatos deverão responder os cadernos de prova e as folhas de gabarito exclusivamente com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.
 

TÉCNICO SUBSEQUENTE

O edital 33/2015 oferta 1068 vagas presenciais e 80 vagas a distância para os cursos técnicos subsequentes, voltados para quem já terminou o ensino médio e deseja uma formação profissionalizante. Os cursos têm duração de cerca de 2 anos.

Acesse:

Sistema gestor de concursos – para realizar e acompanhar a inscrição

Passo a passo sobre como realizar a inscrição

Edital 33/2015 – Técnico subsequente 

Wilson Oliveira e a Campanha para ajudar Izinha do bairro malvinas em Apodi a comprar 01 cadeira de rodas Motorizada, valor R$ 11.000 reais.

Luiza Fernandes de Souza, 48 anos, 26kg, 01 metro de altura vem pedir a ajuda de todos para COMPRAR 01 CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA NO VALOR DE R$ 11.000 ( ONZE MIL REAIS )A CADEIRA vai melhorar a qualidade de vida dela, a mesma tem deficiências e não está mais conseguindo andar como antes, sente dores nas pernas e cansaço físico, De acordo com ela o médico disse que aos poucos a resistência vai diminuindo até ela deixar de andar.
Quem quiser e puder ajudar com qualquer quantia ligue para 84 – 9 9156 30 20, 9 9820 9649 e 9 9441 78 36 e fazer a sua doação

COMPARTILHEM

PASSE NA RIVANI VRIEDADES!!!!


Eleições: 40% preferem candidatos da oposição

A insatisfação com os representantes políticos já se manifesta nas pesquisas de intenção de voto para as eleições municipais. De acordo com levantamento do Ibope, mais da metade dos eleitores brasileiros declararam que pretendem votar em candidatos de oposição (40%) ou que não votarão em ninguém (16%).

Os atuais prefeitos são os candidatos preferidos de apenas 22% dos entrevistados. Outros 8% disseram que planejam votar no candidato indicado pelo chefe do Executivo municipal. O restante não sabe ou não respondeu. A pesquisa foi encomendada pela coluna do jornalista José Roberto de Toledo, do jornal O Estado de S. Paulo.

Os indecisos ou insatisfeitos com todos os partidos representam um terço dos entrevistados. O grupo se apresenta como uma saída para os candidatos governistas. O levantamento também mostra que a tendência oposicionista varia de acordo com a região do país: o posicionamento é mais acentuado no Norte e no Centro-Oeste (46%, contra 23% dos governistas) e no Sudeste (42% a 24%), do que no Sul (27% a 33%) e no Nordeste (39% a 41%).

O partido dos candidatos também influencia na sua maior rejeição ou aceitação, como indica a pesquisa. Prefeitos petistas (17%) e seus candidatos (5%) têm, em média, 22% das intenções de voto, contra 33% para oposicionistas. As cidades administradas pelo PT concentram a maior taxa de indecisos: 29% declararam que não votarão em ninguém e 16% não souberam responder.


*O Xerife.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO