quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

ALEXANDRIA TEM NOVO PREFEITO

ALEXANDRIA/RN - Em sessão extraordinária neste dia 06/01/2016 a Câmara de Vereadores, por um placar de 8 x 1, votou pela cassação do então Prefeito Nei Moacir Rossatto de Medeiros.

Em seguida, foi empossado o Presidente da Câmara, Raimundo Ferreira de Andrade, como novo Prefeito, já que na cidade não há Vice-Prefeito, Edilberto Oliveira faleceu dias após ter tomado posse.

Mesmo após 80 minutos, não obstante à brilhante defesa feita pelo assessor jurídico do Prefeito, o Advogado Dr. Marciel Sales os vereadores permaneceram irredutíveis, confirmando as infrações políticas-administrativas que constam no relatório final da CPI. Com exceção do Vereador Suê todos os demais votaram pela cassação.

Chega assim, de forma inédita, o fim de um capítulo da nova história política de Alexandria. Se o acontecimento de hoje foi bom ou ruim o tempo se encarregará de mostrar.

Que Raimundinho tenha, nesses quase onze meses de mandato à frente, oportunidade de fazer boas coisas pela nossa gente tão sofrida, como ele mesmo falou em seu discurso de posse.
 
Finalizo citando uma frase do Vereador Cícero Bernardino em uma das sua falas de hoje: "Quem disse que Vereador não tem poder ?"

É preciso que os senhores Edis mostrem muito mais esse seu poder na busca de soluções urgentes para os graves problemas que assolam a terra da Serra Barriguda.

Agradeço as citações das matérias deste Blog no acompanhamento e informação de toda CPI, feitas pelo Dr. Marciel Sales, na certeza de procuramos constantemente informar com imparcialidade os acontecimentos da nossa cidade.

Embora muitos ainda tentem não enxergar dessa maneira, continuaremos trilhando o caminho da coerência, da imparcialidade e da honestidade, pois foi assim que conquistamos toda confiança e credibilidade.
Raimundinho em sua última foto com a Equipe da Câmara Municipal antes de se tornar Prefeito
Visão da Platéia na Sessão de Hoje
 
*Do Barriguda News. 

Morre ator Antônio Pompeo

O ator Antônio Pompêo, de 62 anos, foi encontrado morto por volta das 17 horas desta terça-feira (5) em sua casa, em Guaratiba, na zona oeste do Rio, onde morava sozinho.
Ator Antônio Pompeo fez várias novelas e filmes no Brasil
A Polícia Militar foi chamada por uma amiga e vizinha do ator, que estranhou o sumiço de Pompeo.

"Senti falta dele. Enviei uma mensagem pelo celular, como sempre fazíamos, e ele não visualizou nem me deu retorno. Então me preocupei. Vendo a janela dele aberta, o que não era de costume, estranhei. E vinha um odor forte na minha varanda. Liguei para o proprietário do apartamento, que pediu para chamar polícia. Quando a polícia chegou, constatou que ele estava morto. Acreditamos que já estava desde domingo. O corpo estava muito debilitado e com um odor muito forte", contou Aldinéia Silva ao site "Ego".

Apesar da suspeita de infarto, a causa da morte só será confirmada após exame pelo Instituto Médico Legal (IML), para onde o corpo foi levado.

Pompêo, que nasceu em São José do Rio Pardo, no interior paulista, participou de novelas como "O Rei do Gado", "A Viagem", "Pecado Capital", "Mulheres de Areia", "Pedra sobre Pedra" e "Fera Ferida", da TV Globo, e "Xica da Silva", da extinta TV Manchete. Ele também era artista plástico, e deixou uma filha, que não mora do Rio.


*Do Tribuna do Norte.

Câmara de Alexandria cassa prefeito Ney Rossatto, do PSB!

Em sessão extraordinária os vereadores cassaram o prefeito por oito votos a um.
A Câmara Municipal de Alexandria se reuniu, hoje (06), em sessão extraordinária para votar o pedido de cassação do prefeito Ney Rossato. E a sessão mobilizou as atenções do município com direito a sustentação oral pelo advogado de defesa e transmissão pela rádio FM local. Os vereadores decidiram pela cassação de Ney Rossato do PSB, por 8 votos a 1.

Em tempo: Ney Rossato encaminhou ofício à 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros/RN, para suspender a CPI que culminou com o julgamento. O juiz Osvaldo Cândido de Lima Junior indeferiu o pedido.


O Mural de Riacho da Cruz.

OAB/RN emite Nota de Esclarecimento sobre divulgação de áudios da Operação Dama de Espadas

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte divulgou hoje (06) Nota de Esclarecimento sobre o possível envolvimento de advogados na divulgação de áudios da Operação Damas de Espadas. Na Nota, o presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho, lamenta e repudia a acusação, esclarecendo à sociedade potiguar que o pedido de quebra do sigilo das investigações foi formulado pelos próprios membros do Ministério Público Estadual que atuam no processo.
Leia a Nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento
Diante da afirmação do Procurador Geral de Justiça (Tribuna do Norte de 06/01/2016) de que a escolha e divulgação de áudios da Operação “Dama de Espadas” teria sido feita por “uma parte interessada ou algum advogado de parte interessada”, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte vem a público lamentar e repudiar a acusação, esclarecendo à sociedade potiguar que o pedido de quebra do sigilo das investigações foi formulado pelos próprios membros do Ministério Público Estadual que atuam no processo.
A divulgação dos áudios, através de matérias jornalísticas sérias e compromissadas com o cidadão, não faz qualquer juízo de valor acerca do seu conteúdo. Apenas traz a público o registro de conversas cujo teor e gravidade serão analisados pelo Juiz que julgará a ação.
A Ordem dos Advogados do Brasil manifesta o seu integral apoio aos advogados que atuam na defesa de investigados na referida operação, que têm atuado de forma ética, dentro dos limites e das garantias constitucionais do exercício da ampla defesa e do contraditório, princípios estes que certamente também norteiam a atuação dos ilustres Promotores de Justiça que atuam na Operação Dama de Espadas.
Natal, 06 de janeiro de 2016.
Paulo de Souza Coutinho Filho Presidente da OAB/RN

Câmara de Alexandria julga cassação do prefeito Ney Rossato

Do Xerife: A Câmara Municipal de Alexandria está reunida, hoje (06), para votar o pedido de cassação do prefeito Ney Rossato. E a sessão mobilizou as atenções do município com direito a sustentação oral pelo advogado de defesa e transmissão pela rádio FM local.

Em tempo: Ney Rossato encaminhou ofício à 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros/RN, para suspender a CPI que culminou com o julgamento. O juiz Osvaldo Cândido de Lima Junior indeferiu o pedido.


Do Blog: Parece Apodi, que suspenderam a CPI e não quiseram conversa, nem justificativa!

Áudios revelam conversas entre autoridades e principal investigada na Dama de Espadas

Com informações do G1 RN
Áudios gravados durante as investigações que resultaram na Operação Damas de Espadas mostra proximidade do Governador Robinson Faria, do procurador geral de Justiça Rinaldo Reis e do ex-presidente da Assembleia Legilativa Ricardo Motta, com a principal investigada, Rita das Mercês Reinaldo.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), com autorização judicial, interceptou ligações telefônicas, em agosto de 2014, do vice-governador e então candidato ao governo do Estado, Robinson Faria, com a ex procuradora-geral da Assembleia Legislativa, Rita das Mercês Reinaldo.

Segundo o MPRN, o governador buscou informações sobre a investigação que resultou na Operação Dama de Espadas, que investiga suposto desvio de R$ 5,5 milhões da Assembleia Legislativa do Estado.

De acordo com o áudio interceptado, Robinson ligou para Rita e a questionou sobre o fato de algumas pessoas que trabalhavam lá estarem sendo intimadas para depôr ao MP.

Nas gravações obtidas pelo G1, Rita das Mercês é o elo de ligação entre o governador Robinson Faria, o procurador-geral Rinaldo Reis e o ex-presidente da AL Ricardo Motta.

Confira a transcrição dos áudios dos acusados:

Robinson Faria com Rita das Mercês:

ROBINSON - (…) O que é que você está achando disso ai? É o que?

RITA - É. A gente tá trabalhando, né? O presidente tá trabalhando. Já trabalhou já hoje, certo?

O “trabalho” citado na conversa entre Robinson e Rita seria uma conversa entre Ricardo Motta e o procurador-geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis. Na manhã do mesmo dia 26 de agosto, Rita teria participado de uma reunião entre Ricardo e Rinaldo na Assembleia Legislativa.

RITA - (…) Eu dei a entender hoje na hora da reunião lá que não era interessante pra ele lá, porque agora um negócio que está para prescrever, né? (…) Ele disse: "vou procurar me inteirar e tal". Eu disse: "inclusive você viu, você estava na minha sala semana passada quando chegou e eu mostrei e tal". Aí ele disse: "Não. Eu vou procurar me inteirar e tal. Não é o momento. Vou reunir com o pessoal. Vou conversar, porque não é o momento. Vou conversar".

Robinson Faria foi presidente da Assembleia entre 2003 e 2010. Durante este período, Rita, que já era procuradora-geral, manteve-se no mesmo cargo. Em outro trecho da conversa, ele perguntou a Rita das Mercês sobre qual época seria a investigação do Ministério Público.

ROBINSON - (…) É avulso? Ou é de um período só, ou uma certa época?

RITA – Avulso. Avulso.

ROBINSON - Tem atual e atrasado ou de época só? Ou certa época?

RITA - Tem só atrasado, só de atrasado. Tem gente já exonerado, entendeu? Tem gente efetivo. Tem aposentado, sabe? Fizeram uma miscelânea lá.

Em uma segunda interceptação de conversas entre o governador e Rita, ela fala da dificuldade do MP prosseguir com as investigações.

RITA - (…) Como o presidente colocou, ia ficar mal para a própria instituição, né?

ROBINSON  - Sim.

RITA - Ser usada pra isso…

ROBINSON - E... e não pode fazer nada à revelia do chefe, do diretor?

RITA - É, ele disse que ia conversar e tal, que eles têm independência. Mas eu acho que ele tem um pouco de influência.

ROBINSON - Tem, tem. Ele é de lá.

RITA - Ele é de lá. (...) Eu acho que ele tem um pouco de influência.

A conversa entre Robinson e Rita, que dura quase 10 minutos, é concluída com ele dando a certeza que seria eleito governador do Rio Grande do Norte.

ROBINSON - Vamos ver, né? E a outra parte aqui vai dar certo, viu?

RITA - Vai dar certo! Se Deus quiser.

ROBINSON - Vai dar certo, vamos ganhar, viu?

RITA - Vamos embora, vamos ganhar. E outra coisa: eu não quero mais ficar na Assembleia não (risos).

ROBINSON – (Risos) Vamos comigo, eu vou tirar você dai.

Após a operação Dama de Espadas, Rita das Mercês foi exonerada do cargo de procuradora-geral da Assembleia Legislativa e atualmente está proibida de entrar no local.

Ricardo Motta
Outra interceptação feita pelo MPRN revela que o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, também estava empenhado para saber o motivo das intimações emitidas pelo MP.

Na ligação, Motta exige que Rita ligasse para o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, solicitando um posicionamento sobre a investigação.

Confira:

MOTTA – Ei, mais tarde dá um toquezinho pra Rinaldo pra saber se ele tem alguma posição. Quando ele quer as coisas ele liga pra gente.

RITA – É. Mas não ligou. Não deu retorno.

MOTTA - Mais tarde você liga, mais no final da manhã. "Rinaldo, tem alguma posição?" Entendeu?

Rinaldo Reis
Enquanto Rita das Mercês buscava informações sobre as investigações da Dama de Espada com Rinaldo Reis, o procurador-geral também buscava junto a ela informações sobre o andamento e votação de lei na ALRN.

O Projeto de Lei Complementar nº 025/2014, que mudificou a forma de indicação dos candidatos a desembargador, foi uma iniciativa do próprio Rinaldo Reis e aprovada na CCJ e no Plenário da Casa, um dia após as gravações entre o procurador-geral e Rita.

Confira:

RINALDO – (…) Ritinha, é rápido. Você sabe dizer se está realmente pautado? Eu tentei até falar com Israel agora, mas ele não atende o telefone.

RITA – Pronto. Eu saí agora de uma reunião com o presidente e ele e está com o relator Kelps [Lima, deputado estadual]. Aí até o presidente insistindo pra levar (…) o processo amanhã pra reunião da comissão e perguntou se você tinha conseguido falar com os líderes. Conseguiu falar com alguém?

RINALDO - Não. Eu vou ligar. Eu tentei, eu tentei falar com todo mundo semana passada, mas era todo mundo com o telefone desligado.

RITA – Desligado, né?

RINALDO - Agora mesmo tentei falar com Hermano [Morais, também deputado estadual] e não consegui, que era pra saber já de alguma novidade.

Rita lembra que os deputados, no mês de agosto de 2014, estavam na fase final da campanha eleitoral:

RITA - Porque nesse período é complicado a gente botar esse povo aqui dentro, né?.

RINALDO - Eu sei. Eu sei.

No dia seguinte a essa gravação, Rinaldo Reis volta a telefonar para Rita das Mercês, dizendo que já estaria na “casa” dela, referindo-se à Assembleia Legislativa. A interceptação foi feita às 9h15:

RINALDO - Estou aqui na sua casa já. Na sua casa de trabalho, entenda.

RITA – Já? Oh, coisa boa! Que maravilha (…)

RINALDO - Você está por aqui, Ritinha?

RITA – Tô. Você está em cima, na Comissão?

RINALDO - Não, não. Eu estou aqui na… Não, não tem ninguém na CCJ, eu queria saber se a gente tinha como localizar Kelps, Hermano alguns desses aí antes da gente começar.

O outro lado
O governador Robinson Faria foi procurado pelo G1. Ele emitiu nota através da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. Leia a íntegra:

"O governador Robinson Faria não foi citado pelo Ministério Público Estadual como parte nas investigações da Operação Dama de Espadas.

Tendo sido deputado estadual por 24 anos, e chegado a presidência do Legislativo, Robinson Faria conviveu e estabeleceu laços de amizade e respeito com vários servidores da Assembleia.

A relação do governador com o MPRN é de profundo respeito e diálogo por defender a contribuição essencial da instituição para a Democracia brasileira".
O deputado Ricardo Motta, por telefone, disse não se recordar do que se tratava a conversa que teve com Rinaldo Reis e Rita das Mercês.
“Como presidente da Assembleia, sempre procurei conversar com todas as instituições. Mas não me lembro do teor dessa conversa especificamente”. Indagado se tinha procurado saber do que se tratava a investigação do MP, ele negou. “Nunca procurei o doutor Rinaldo Reis para saber de investigação alguma do Ministério Público”.

Rinaldo Reis admitiu que conversou com Ricardo Motta, que lhe fez perguntas sobre as intimações emitidas pelo MP.
“Encontrei o deputado Ricardo Motta por duas ou três vezes pessoalmente na Assembleia nessa época. Ele me perguntou do que se tratava esse inquérito civil e eu disse a ele que não sabia, até porque os promotores têm sua independência em qualquer investigação. Realmente disse que iria procurar me inteirar e assim o fiz. Perguntei a promotora responsável pelo caso do que se tratava e, à época, nem mesmo ela tinha nada de concreto, informando que se tratava de algumas possíveis irregularidades.
Passei esse conteúdo para o deputado Ricardo Motta, até porque não havia nada de mais. Jamais eu passaria se a investigação estivesse avançada e em nenhum momento sugeri que ela fosse protelada. Ninguém nunca me pediu para travar nenhuma investigação, até porque não encontraria espaço para isso comigo”.

Sobre o fato de procurar os deputados Hermano Morais e Kelps Lima para tratar da aprovação do projeto de lei, ele disse ser um procedimento normal. “Isso é normal, legal e não acho que seja antiético. Na condição de procurador-geral de Justiça, sempre conversei com os deputados para esclarecer projetos de interesse do Ministério Público”.

Hermano Morais lembrou que em agosto de 2014 era presidente da CCJ. “Sempre que havia algum projeto do MP na Casa, o doutor Rinaldo se apresentava pessoalmente para explicar do que se tratava, mas sempre mantendo a ética. Ele chegou até a participar de reuniões na CCJ conosco”.

Através da assessoria de imprensa, o deputado Kelps Lima disse que em “todas as sessões, os deputados relatores são procurados pelas mais diversas entidades pedindo agilização de projetos: TJRN, Governo, MP, TCE, Sindicatos, OAB, ONGs. Nenhum projeto foi aprovado pela Assembleia em 2014 sem passar pelo menos na CCJ, apesar do regimento autorizar a aprovação direta sem nenhuma Comissão, desde que acordada pelos líderes”.

Rita das Mercês não foi localizada. Por telefone, o advogado dela, Flaviano Gama, disse que só vai se pronunciar nos autos do processo.
 
*Por: Nova Cruz Oficial.
 

Ao se aposentar da UnB, Cristovam Buarque abre mão de salário como senador

O senador Cristovam Buarque se aposentou na Universidade de Brasília, onde foi reitor. Passaria a ter duas remunerações mensais: uma como aposentado da UnB. Outra, do Senado. Mas ele renunciou aos proventos como senador. 

Isso que é exemplo, que deveria ser seguido por muitos políticos do nosso Brasil.

*Por Ancelmo Gois.

45º ANIVERSÁRIO DO REI DO BREGA!!!


Com 84,7% de aprovação, ACM Neto lidera ranking de melhor prefeito do Brasil

Com 84,7% de aprovação, ACM Neto (DEM) lidera isoladamente o ranking dos prefeitos melhor avaliados do país, feito pelo Instituto Paraná a partir de pesquisas realizadas de agosto a dezembro de 2015 em 13 capitais brasileiras.

De acordo com o levantamento, obtido com exclusividade pela Satélite, Neto aparece 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado – o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), cuja gestão foi aprovada por 64,4% dos eleitores alagoanos.

Completam o top 5 Geraldo Júlio (PSB), de Recife; Marcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte; e José Fortunati (PDT), de Porto Alegre, com índices positivos de 57,6%, 54,8% e 53,9%, respectivamente. Da lista, apenas Lacerda e Fortunati estão no segundo mandato e, por efeito, não poderão entrar no páreo eleitoral de outubro.


*O Xerife.

POPULAÇÃO DE LAGES PROTESTA NA BR 304 POR FALTA DE ÁGUA

 (Foto: Josinere Rocha)
Blog do Robson Cabugi: Em protesto pela falta de água na cidade de Lages-RN, a população está neste momento em um trecho da BR 304, em frente a Madeireira Central, impedindo a passagem de veículos. As pessoas que realizam o protesto atearam fogo em pneus.

A ordem é resistir até a CAERN se pronunciar e tomar as devidas providências.

NENO GAMA: REVI MEU EX AMOR!


5ª e 6ª Morte violenta em Mossoró em 2016: Dois indivíduos foram mortos na madrugada de hoje

Dois jovens foram mortos na madrugada de hoje, 06 de janeiro de 2016, no quintal de uma residência na Rua Mestre Antônio do Rosário, no bairro Alameda dos Cajueiros em Mossoró no Rio Grande do Norte.
Os matadores arrebentaram a porta da frente da casa com disparos de escopeta. Os rapazes ainda tentaram fugir, mas foram alcançados e mortos no quintal da residência. Segundo o Perito Criminal Joaquim Guimarães, foram muitos disparos em todas as partes do corpo das vítimas.

A polícia não sabe o que teria acontecido no local, mas acredita que os jovens foram surpreendidos pelos atiradores. A casa ficou toda revirada, com portas e janelas quebradas e paredes perfuradas a bala.

Ao lado da casa, mas dentro do quintal a polícia localizou uma motocicleta Bis com placa de Aracati no estado do Ceará com queixa de roubo. A polícia não sabe se o crime tem alguma coisa a ver com o roubo da motocicleta e nem se as vítimas estavam utilizando a motocicleta para assaltar.

O local do duplo homicídio foi isolado por militares das viaturas da área do 12º Batalhão. A equipe da Delegacia de plantão esteve no local, mas ninguém tinha informações sobre as vítimas, apenas uma moça apareceu chorando e conversou com os investigadores.

Ela disse que tinha uma filha com um deles, mas sabia nem sua identificação. Sabe que ele havia sido preso, acusado de assalto. Os corpos foram removidos para a base do Itep, onde serão necropsiados.


*Informações e imagens: O Câmera.

CHEIROX!!!


Naldo Coró foi morto dentro de casa em Areia Branca

Francinaldo Bernardo da Silva, “Naldo Coró”, 34 anos de idade, foi morto dentro de casa e possivelmente dormindo numa rede na cidade de Areia Branca, no interior do Rio Grande do Norte.

O crime aconteceu no início da noite de hoje, 05 de janeiro de 2016. Segundo informações, os elementos entraram na casa pelas portas dos fundos. Naldo já havia escapado de uma tentativa de homicídio, mas na noite de hoje não teve a mesma sorte.

Ele era bastante conhecido na cidade de Grossos, com várias passagens pela polícia.

A equipe de plantão no Samu de Areia Branca ainda foi ao local, mas apenas para constatar a morte do rapaz. A policia militar fez o isolamento do local para os procedimentos da equipe do Itep, que depois de periciar o local do crime deverá fazer a remoção do corpo. 

*O Câmera.

CIRO GOMES QUER SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA!!

Será no dia 22 de janeiro o lançamento da candidatura à presidência da República de Ciro Gomes, durante o Congresso Nacional do PDT, em Brasília.

Nessa data, Leonel Brizola faria 94 anos. Haverá uma festa em São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, em frente a um dos primeiros Cieps construídos por Brizola e por Darcy Ribeiro.


Ciro Gomes, o apressadinho!

CLINI VIDA!!!