quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Quadrilha liderada pelo pistoleiro e assaltante de Banco "Negão da Serra" foi presa em Pernambuco

O Grupo de Apoio Tático Itinerante – GATI do 21º BPM apreendeu um arsenal e deteve uma quadrilha composta por quatro homens na noite dessa terça-feira (12/01). O fato aconteceu no Sítio Trancados, Vila Natuba, área rural da Vitória de Santo Antão, no estado de Pernambuco.
 
Todo o armamento estava armazenado em uma casa onde se encontravam os ex-presidiários Fabrício dos Santos, de 18 anos, Anderson da Silva Araújo, 20, José Jonas de Araújo, 24, e Francisco Sales Fernandes, “Negão da Serra” de 46, condenado a 101 anos por uma chacina na cidade de Mossoró.

Este quarteto faz parte de um grupo especializado em assaltos à bancos e pretendia realizar investidas as agências bancárias instaladas em Gameleira e Glória do Goitá, cidades da Zona da Mata.

Integram o arsenal dois revólveres (01 PT .40, 01 MT .40); 02 fuzis de uso restrito 7,62; 01 Taurus cal. 38; 01 Rossi cal. 38; além de farta munição composta por cal. 762-140; cal. 38 – 13; cal. .40 – 25; cal. 9mm – 17 e um carregador de PT 380 e outro de SMT .40; além de 127 munições de fuzil, 25 munições de ponto 40, 08 munições calibre 38, e 16 munições de 380 milímetros.

Ainda na área da casa do Sítio Trancados foi apreendido dois veículos, sendo um Chevrolet Onix branco de Placa PGB 4102, e uma motocicleta YBR Vermelha, de Placa PEN 3794.

O quarteto foi autuado em flagrante na Delegacia da Vitória de Santo Antão e encaminhado ao sistema prisional.

Obs: Em seu depoimento prestado à polícia paraibana de como aconteceu a chacina que eliminou o ex-prefeito Aguinaldo Pereira da Silva e mais quatro pessoas, na RN 117, entre Mossoró e Governador Dix-Sept Rosado, nas proximidades do sítio São João da Várzea, o assaltante Francisco Sales Fernandes, o "Negão da Serra", assumiu ter participado de forma direta na execução das cinco pessoas.

*Informações: Voz de Vitoria/O Câmera.

CLINI VIDA!!!

PARABÉNS PARA OS ANIVERSARIANTES DE HOJE!!!

Daniela Duarte, parabéns e muitas felicidades!!!
Claudete Câmara, parabéns pelo aniversário e que Jesus continue te abençoando!!!
Antônio Sobrinho, parabéns e muitos anos de vida!!!
Paula, parabéns, felicidades e tudo de bom na sua vida!!! Feliz aniversário!!!
Wiane Lima, parabéns!! Feliz aniversário e muitos anos de vida!!!

Restaurantes populares continuam sem data para voltar a funcionar

Edital da licitação de prestação de serviços deveria ter saído no dia 7, mas ainda está sendo concluído.
 Suspensão dos serviços surgiu após operação do MP, que prendeu oito empresários acusados de fraude em licitações dos restaurantes populares.
O ano de 2016 não começou nada bem para cerca de 20 mil potiguares que utilizam o Restaurante Popular, isso porque o serviço foi suspenso em todo Estado desde o dia 31 de dezembro de 2015. A suspensão aconteceu devido a uma orientação do Ministério Público.

Em entrevista ao Nominuto.com no último dia 4, o coordenador de Desenvolvimento Social da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Paulo Jordão disse que o fechamento aconteceu devido à necessidade de uma licitação para a contratação de novas empresas prestadoras de serviço. “Nós fomos orientados pelo MP a fazer isso. Resolvemos realizar um processo licitatório comum e não emergencial, por ser mais viável economicamente”, comentou.

Na ocasião, Paulo Jordão chegou a dizer que o edital de licitação seria fechado no dia 7 de janeiro, mas ao entrar em contato com a Sethas, na manhã de hoje (13), a equipe do Nominuto foi informada que a situação permanece a mesma. Ou seja, o edital ainda não foi fechado, e também não há previsão para a reabertura dos restaurantes.

Apesar de ainda não haver prazos para a reabertura, a assessoria de imprensa da Sethas revelou que a secretaria está trabalhando para concluir e publicar o edital de contratação de novas empresas prestadoras de serviço.

Em todo o Rio Grande do Norte, 24 restaurantes foram fechados, afetando quase 20 mil consumidores. A novidade é que com as novas licitações o número de estabelecimentos será ampliado. “Iremos abrir mais cinco restaurantes. Serão mais dois em Natal, um na zona Oeste e outro na zona Norte, um em Mossoró, um em São José de Mipibu e outro em São Miguel”, detalhou o coordenador de desenvolvimento Paulo Jordão.

No último contrato, encerrado no dia 31 do último mês, oito empresas do Estado não tiveram renovação nos contratos. “Os contratos não foram renovados, mas todas têm permissão judicial para participar das novas licitações”, destacou Paulo Jordão.

A decisão de suspender os serviços surgiu após a operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) que prendeu oito empresários por fraude na licitação dos restaurantes populares do Estado.


*Nominuto.com

CHUVAS REGISTRADAS PELA EMPARN DE ONTEM PARA HOJE


Per.: das 7:00hs de 12/01/2016 as 7:00hs de 13/01/2016

No. Postos Existentes: 197 No. Postos sem Contato: 88

No. de Postos com Chuva: 7 No. de Postos sem Chuva: 102

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Boa Saude(Emater) 5,4

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 8,8

Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 8,3

Natal 6,6

Ceara Mirim(Prefeitura) 4,2

Senador Georgino Avelino(Particular) 2,4

Canguaretama(Base Fisica Da Emparn) 1,4

Thábata Mendes canta pela primeira vez com a XCalypso em Tibau-RN

XCalypso, Solteirões e Dorgival Dantas são as atrações da Arena Show da Gondin & Garcia Produções
O próximo sábado (16) será o encerramento do verão da Arena Show em Tibau e a Gondim & Garcia Produções vai fechar os shows da Arena com chave de ouro! Depois do sucesso estrondoso de Wesley Safadão e “É o Tchan”, a festa de encerramento do verão 2016 trará 4 atrações, sendo a mais esperadas de todas a banda X-Calypso comandada por Ximbinha e a mossoroense Thábata Mendes. Será a primeira vez que a artista vai se apresentar em sua região depois de ficar conhecida nacionalmente, “Ela ficou muito feliz quando eu disse a ela que fecharia uma data com a X-Calypso”, afirma Tácio Garcia, diretor da Gondim & Garcia produções, “O mais curioso é que no verão 2015 ela estava em Tibau curtindo os shows da Arena, agora volta como atração e estrela conhecida em todo Brasil”, observa o empresário.

Para completar a noite duas atrações adoradas pelos forrozeiros vão se apresentar, o poeta Dorgival Dantas e a banda Solteirões do Forró costumam agradar o público com suas músicas, eles também estarão presentes no último show de 2016 na Arena. A carismática e talentosa banda Forró dos 3 será a atração local.

Os acessos para pista, área vip e camarote podem ser adquiridos na sede da Gondim & Garcia, no centro empresarial caiçara. Garanta já o seu acesso com preços promocionais para o primeiro lote até quarta-feira (13). Informações: (84) 3316-5366.

INGLÊS!

A Coordenação do Programa Idiomas sem Fronteiras informa que as inscrições para as turmas presenciais de inglês para alunos e servidores (técnicos e docentes) foram prorrogadas até quinta-feira, 14 de janeiro, às 12:00, horário de Brasília. Os interessados em participar precisam ter realizado o exame de proficiência em língua inglesa TOEFL. O iníco das aulas está previsto para 25 de janeiro. Mais informações: Núcleo de Línguas/IsF Setor 2, Bloco I, Sala 18 ou no telefone (84) 3342-2244 ou (84) 9480-6848.

ACIDENTE NA BR 304 ATINGE ADULTORA QUE ABASTECE MOSSORÓ

De Carlos Notícias: Na manhã desta quarta-feira (13), um carro capotou na BR-304, na altura do rio Angicos. O acidente, sem vítimas, atingiu a adutora Jerônimo Rosado deslocando quatro tubos do equipamento. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já está no local, trabalhando no conserto.
Em virtude deste acidente, a adutora, que é responsável por 30% do abastecimento de Mossoró, está sem funcionar. Assim, o fornecimento de água está reduzido para a cidade. Os bairros mais atingidos são Sumaré, Dom Jaime Câmara, Nova Vida, parte do Paredões e do Abolições. A previsão da Caern é que o conserto seja concluído até o início da tarde, quando o abastecimento será retomado. Contudo, devido ao tempo em que ficou parado, pode ser necessário um prazo de 36 horas para a total regularização da distribuição.

NOVAS NOTAS DE CORTE DO SISU SÃO DIVULGADAS PELO MEC

Os estudantes já podem conferir na internet a segunda rodada de notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgadas na manhã de hoje (13). A nota de corte é a nota mínima necessária para o estudante ter a chance de ficar entre os potencialmente selecionados para o curso.

As primeiras notas de corte foram divulgadas ontem (12) pelo Ministério da Educação e hoje elas foram atualizadas de acordo com a procura dos candidatos. A última nota de corte será divulgada amanhã (14) a partir das 9h. O estudante pode fazer a busca pela nota por instituição, pelo curso ou por município.

Os cursos de medicina e direito estão entre os que têm notas de corte mais elevadas. Na ampla concorrência, a nota de corte para cursar direito durante o dia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é 787,47; 

na Universidade Federal do Ceará (UFC) é 756,22; 
na Universidade de Brasília (UnB) 755,97 e 
na Universidade Federal do Paraná (UFPR), 795,25. 
Para Medicina, na UFRJ a nota de corte é 824,53; 
na UFC é 790,72; 
na UnB, 831,71 e 
na UFPR, 824,53.

11ª Morte violenta em Mossoró em 2016: Um Jovem morto e outras duas pessoas baleadas na noite de hoje

Na noite de hoje, 12 de janeiro de 2016, mais uma morte violenta foi registrada na cidade Mossoró, capital do Oeste do Rio Grande do Norte.
Ed Morango Medeiros Gurgel, de 27 anos de idade, que residia na Rua Amaro Duarte, no bairro Nova Betânia, trafegava de motocicleta com a sua namorada, Vanessa Vieira de Paiva, de 24 anos, próximo ao Portal do Saber, na Rua José Damião, quando foram surpreendidos e por atiradores.

Ed Morango sofreu vários disparos de pistola e morreu no local. Vanessa, foi socorrida por populares para Hospital Regional Tarcísio Maia, alvejada nas duas pernas. Ela disse à polícia que foi baleada na mesma ocorrência, mas não sabe explicar a motivação para o crime.

Segundo informações, Vanessa é dona de uma rede de Academia e namorava com Ed Morango, que foi assassinado. A polícia militar atendeu a ocorrência e fez o isolamento do local, para os procedimentos da equipe de plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, para o corpo foi removido e será necropsiado.

Mais cedo no bairro Barrocas, um jovem conhecido apenas como "Danilo" foi baleado quando chegava de bicicleta numa churrascaria. Danilo conseguiu se refugiar dentro de uma casa e pediu ajuda à polícia militar.

Ele foi atendido no local por uma equipe do Samu e logo após foi conduzido para o Hospital Regional Tarcísio Maia.
 
*Imagens: Redes Sociais.
*O Câmera.

OPOSIÇÃO DE APODI ESQUECE O SEU PAPEL E SÓ PENSA EM CANDIDATURA

O município de Apodi vive um momento, onde as pessoas já começam querem saber quem vai ser candidato, quem vai enfrentar o atual prefeito no pleito que se aproxima.
Já falamos algumas vezes que no município de Apodi não existe oposição, pois temos um grande número de obras paralisadas, comunidades desassistidas, ruas na escuridão, veículos sucateados, banda de música abandonada, etc... mas a oposição não cobra. 
A oposição que existia em Apodi, que mostrava a situação da cidade, era um programa de rádio, que suspenderam e acionaram a justiça para calar, numa forma de ditadura.
Agora, estão pensando somente em quem vai ser candidato. Vários nomes estão sendo expostos e a sociedade, é quem vai escolher o dirigente da cidade!
Mas volto a dizer, oposição em Apodi não tem!

NATAL É BANHADA POR CHUVA NESTA MANHÃ

Os institutos de meteorologia apontavam para Natal, nesta quarta-feira (13), tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isolada. Com umidade relativa do ar de 76% e probabilidade de 90% de precipitação, as águas começaram a banhar a capital potiguar logo cedo.

O interior é que mais precisa das chuvas. Vamos aguardar!

IFRN lança edital com mais de mil vagas para cursos técnicos

O IFRN divulgou edital do Processo Seletivo para seus cursos técnicos. O Campus Apodi informa que os interessados deverão se inscrever no período de 7 a 21 de janeiro de 2016, no Sistema Gestor de Concursos do IFRN (http://processoseletivo.ifrn.edu.br). Em caso de dúvidas, é possível assistir ao tutorial que explica o passo a passo da inscrição, disponível no sistema gestor de concurso.

O candidato portador de necessidades especiais que precise de atendimento diferenciado deverá indicar no formulário de inscrição, em campo próprio, a sua necessidade, especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar no local das provas para garantir a sua participação no processo seletivo. Além disso, até o dia 29 de janeiro de 2016, ele deve dar entrada em processo administrativo direcionado à Diretoria Acadêmica de seu curso, no setor de protocolo do campus para o qual se inscreveu, anexando cópia dos documentos comprobatórios da necessidade, conforme descrito no item 18 do edital.

A prova do processo seletivo acontecerá no dia 21 de fevereiro. Os candidatos deverão responder os cadernos de prova e as folhas de gabarito exclusivamente com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.
TÉCNICO SUBSEQUENTE
O edital 33/2015 oferta 1068 vagas presenciais e 80 vagas a distância para os cursos técnicos subsequentes, voltados para quem já terminou o ensino médio e deseja uma formação profissionalizante. Os cursos têm duração de cerca de 2 anos.

Acesse:

Sistema gestor de concursos – para realizar e acompanhar a inscrição

Passo a passo sobre como realizar a inscrição

Edital 33/2015 – Técnico subsequente

CHEIROX, PERFUMARIA E PAPELARIA!!!


Potiguar tira nota 1.000 na redação do Enem

Amada por uns e temida por outros, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerada por muitos como parte essencial para quem quer se dar bem e obter boas notas. Os critérios utilizados pelo exame nos últimos anos exigem dos participantes maior capacidade de argumentação aliado à contextualização do tema proposto à realidade atual, de modo que cada pessoa tenha um posicionamento sólido sobre o assunto posto para dissertação.

E teve gente que não se intimidou com o “monstro de sete cabeças” que se criou em torno da prova no imaginário dos estudantes. A potiguar Luana Natália, de 19 anos, mostrou que é boa de escrita, organizou e defendeu com firmeza suas considerações e teve como glória a nota máxima na redação. Moradora do bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal, a jovem está no seleto grupo de 104 participantes do Enem, de todo o Brasil, que alcançaram os 1000 pontos na edição realizada em 2015.

Luana fez a prova pela segunda vez, a primeira como ‘treineira’, em 2014. Na ocasião, ela chegou perto do desempenho de 2015. Tirou 900 na redação. Dessa vez, ela se dedicou ainda mais para conseguir uma boa nota. “Nunca tinha estudado tanto na minha vida”, declarou. A estudante não esperava que o seu desempenho na redação fosse recompensado com o topo da pontuação. “Esperava uma nota boa na redação, mas não mil”, disse, ainda admirada. A fórmula para o êxito não tem mistérios, é até simples e qualquer pessoa pode segui-la: ler, escrever e debater.

“Leio de tudo, menos auto-ajuda”, comenta em meio a risadas. “Sempre gostei de escrever, publico textos no meu blog desde os 13 anos. Treinei bastante, escrevia duas redações por semana. Também discuti o tema da redação desse ano com minha família e meus amigos”. Coincidências à parte, Luana pode se considerar uma sortuda, embora ela não acredite muito em acasos. “Não acredito muito nessas coisas, mas acho que o tema foi direcionado para mim. Fiz a redação em pouco tempo, quase uma hora”, afirmou a jovem.

Luana Natália é feminista, debate e defende o direito das mulheres e viu no assunto proposto ano passado, “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, um prato cheio para montar seu discurso e defender a causa que tem como bandeira. “Achei importante porque o machismo mata as mulheres diariamente. Então, esse tema deve estar sempre em discussão e o Enem é um grande meio para divulgar assuntos como este”, afirmou.

Em seu texto, a jovem militante utilizou da contextualização sócio-histórica para montar a dissertação. Além disso, ela recorreu a figuras icônicas como Simone de Beauvoir e de obras literárias como A Casa dos Espíritos, da escritora chilena Isabel Allende, que tem um dos protagonistas como representante do machismo. “Fiz a relação com a herança que vem de milhares de anos, da mulher ser considerada um objeto, que não tem autonomia sobre o seu corpo, e com aquele velho ditado ‘em briga de marido em mulher, não se mete a colher’, que são ideias absurdas”, comentou.

Expectativas
Passado o período de provas, veio a expectativa que é inevitável para boa parte das candidatas e dos candidatos, até o encerramento da contagem regressiva no último dia 8, quando o acesso às notas do Enem foi liberado para consulta. Sobre o momento em que visualizou a nota da redação, a estudante relata: “Eu fiquei de boca aberta por uns cinco minutos, minha mãe começou a chorar e eu corri pra casa das minhas tias pra comemorar”.

Desde criança, Luana sonha, tão somente, em cursar Medicina. Ela concorre a uma das vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior instaladas no estado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Escolheu como primeira opção a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e como segunda preferência a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Até ontem, das 50 vagas em disputa na UFRN, Luana ocupava a 53ª posição com 766,86. Já na UERN, figura na 3ª posição de 60 vagas, com 787,65.

A diferença nas notas se dá em relação ao peso que cada instituição atribui às pontuações. Isto é, um curso de medicina pode atribuir maior peso às notas da área de Ciências da Natureza, por exemplo, o que influencia na média bruta. Como o SiSU é marcado pela imprevisibilidade, pois as notas de corte sofrem variações de acordo com as inscrições solicitadas em cada curso, Natália mantém os pés no chão para qualquer eventualidade. “Se for o caso, faço cursinho, recomeço novamente. Desistir nunca”, afirmou.

De toda maneira, permanece o sentimento de satisfação em ver o resultado do esforço feito durante o ano passado para realizar o Enem, expresso nos excelentes números conquistados, o que a jovem atribui aos seus mestres. “Eles [os professores] são a parte mais importante disso tudo. Desde o primário até o cursinho, eles foram essenciais. Guardo uma parte deles dentro de mim e usei isso na prova. Por isso que eu saí tão bem”, avaliou.

*Fonte: Tribuna do Norte.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO